Review / Tutorial: Atelier Ryza Ever Darkness & The Secret Hideout

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos retornar na franquia Atelier com o inicio de mais um arco no Atelier Ryza Ever Darkness & The Secret Hideout.

O jogo foi produzido pela Gust, responsável por toda a franquia “Atelier” e jogos como o Blue Reflecion, enquanto a publicação ficou encarregada pela Koei Tecmo, que já fizemos review do Samurai Warriors 5 e do Ninja Gaiden Collection (mais reviews deles você encontra aqui: Gust / Koei Tecmo).

Esse é o primeiro jogo do arco “Secret“, sendo que num geral ele não tem nenhuma interligação direta com os outros jogos da franquia, o que ajuda bastante pra aqueles que nunca jogaram ela, podendo aproveitar bem o desenrolar da história sem depender de conhecimento anterior dela.

Titulo: Atelier Ryza Ever Darkness & The Secret Hideout
Série: Atelier
Produtora: Gust
Distribuidora: Koei Tecmo
Gênero: JRPG / Turno Ativo
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch e PC (Steam)
Mídia: Digital e Físico
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

História

Aqui acompanhamos Ryza, a filha de fazendeiros, enquanto ela e seus amigos de infância exploram as redondezas da ilha de Kurken, uma região mais afastada repleta de ruinas de uma civilização antiga.

Isso até o alquimista Empel aparece na região, salvando eles do perigo. Dai pra frente, Ryza começa a aprender alquimia, inicialmente para fugir da monotonia da vida da ilha, mas começa a descobrir alguns segredos da sua terra natal, desencadeando diversos eventos.

Gráficos

Como já é esperado de um jogo da Gust, ainda mais da franquia Atelier, a arte do jogo é totalmente voltada para o estilo anime, com cenário e modelos bem vibrantes e que puxam para um estilo mais bonitinho, até mesmo nos inimigos que enfrentamos.

Em diversos pontos da história temos algumas artes em 2D para ilustrar alguns momentos mais importantes da história, sempre bem desenhadas, o que vai agradar bastante quem curte esse estilo de jogo.

Áudio

As musicas são bem agradáveis e alegres, dando um clima descontraído para a campanha do jogo, aonde até mesmo as musicas gerais de batalha também sequem o mesmo padrão, mas claro, pros momentos mais pesados (e alguns especiais), temos umas musicas bem mais agitadas e tensas.

Encontrou a OST do jogo no Youtube, então deixei ela aqui pra você curtir enquanto termina de ler o post.

O jogo tem dublagem apenas em japonês, mantendo o clima anime que temos na série, trazendo bons atores no projeto, entre eles:

  • Yuri Noguchi: Dubladora da Ryza, faz a Goe Ishikawa do Release the Spyce e Mejiro Palmer do Uma Musume;
  • Hitomi Owada:Ddubladora da Klaudia, faz a Niyah dos Xenoblade 2 e 3, como também a Grey do Bombergirl;
  • Haruka Terui: Dubladora da Lila, também trabalhou no Xenoblade 3
    fazendo a Shania e faz a voz da Chihaya do Persona 5;
  • Hirofumi Nojima: Dublador do Empel, faz o Colt do Hunter X Hunter e o Darroch do Rune Factory 5.

Jogabilidade

Numa das atualizações foi adicionado o modo foto

A série Atelier tem um maior foco na criação de itens e na exploração para adquirir os materiais pra essas tarefas, não sendo um jogo muito difícil na dificuldade normal, mas é possível adaptar a experiência dependendo das configurações impostas.

Menu

Como todo bom RPG, você entrará no menu dele pra configurar o seu time diversas vezes na campanha, pelo menos o menu é bem intuitivo e vai liberando as opções conforme avança no jogo.

A primeira opção pode varias entre “Container” e “Basket”, dependendo de onde você está no momento:

  • Container: Quando está na cidade, você pode verificar todo o seu inventário, analisando as informações dos diversos itens encontrados;
  • Basket: Durante as explorações, temos acesso somente a cesta de itens coletados nessa exploração, tendo um limite bem pequeno em relação ao inventário geral, precisando muitas vezes jogar itens fora pra pegar algo que te interessa mais.

Em ambos os casos, também é possível utilizar os itens de cura equipados nos personagens, mas nesse jogo temos um contador que é utilizado um certo valor variado de item pra item ao utiliza-los (isso em batalha também). Caso esse contador zere, é possível “sacrificar” o uso de um item para recuperar o uso de itens gerais durante a exploração, mas não se preocupe, ao retornar pra a cidade ou o atelier a contagem é restaurada e os itens são recuperados.

Na aba “Quest” temos acesso a todas as missões principais como também as paralelas encontradas com os moradores da cidade e dos seus companheiros. Aqui é listado tudo que é necessário para completa-las, o que ajuda bastante durante a partida.

Na área de “Equipment” podemos equipar as armas, armaduras e acessórios nos personagens, lembrando que cada um tem um tipo de arma específico. Acessórios não tem restrição e tem 2 espaços pra eles, podendo criar combos. Uma coisa interessante nesse jogo é que os equipamentos tem certos “ranks de classes”, variando entre Ofensivo, Defensivo e Suporte. Dependendo das combinações, ativa uma classe extra que serve como bônus para eles, então usar as combinações mais adequadas pra o seu tipo de jogo e do personagem ajuda bastante.

Nessa área do “Gathering Tools” é aonde equipamos as ferramentas usadas para recolher materiais nas explorações e alguns extras que te ajudam nelas.

Em “Formation” acertamos o trio que participará das batalhas, tendo algumas regras especificas aqui:

  • Personagens com o frame da foto em dourado ficam na linha de frente do grupo;
  • Personagens com o frame da foto em prateado ficam na linha de trás do grupo;
  • Só é possível colocar 2 da mesma categoria, ou seja, 2 na frente e 1 atrás ou 2 atrás e 1 na frente;
  • O personagem marcado com a estrela é o que o jogador tem o controle inicialmente na batalha.

A área de “Status” no geral é mais para termos informações dos personagens, mas olhar as técnicas e as suas descrições ajudam bastante pra saber como ativar os suportes nas batalhas.

Como em todo jogo da franquia, o Guia é uma das áreas mais importantes, mesmo que você não acesse com frequência, ela tem todas as informações da sua campanha, itens e inimigos já encontrados, o que facilita bastante na hora de criar novos itens e avançar na história.

Atelier

Grande parte do jogo você passara aqui criando os itens necessários para avançar na campanha. Aqui temos várias coisas pra interagir, como também é o único local do jogo junto com o quarto da Ryza que podemos salvar o jogo e trocar as roupas dos personagens.

Vale lembrar que nem tudo está acessivel desde o começo do jogo, precisando avançar bastante na campanha pra liberar boa parte deles.

No caldeirão alquímico é aonde criamos os itens. Enquanto a base da criação dos itens é o já conhecido de misturar os ingredientes necessários, como isso ocorre é um pouco mais abrangente nessa série e cada arco tem seu próprio estilo de alquimia.

No estilo ensinado para a Ryza, iniciamos a partir de um ingrediente base (podendo variar de um item especifico ou apenas dentro de uma categoria) e ao adiciona-lo, libera os ingredientes posteriores da cadeia. Algumas vezes você precisa desbloquear usando o elemento correspondente da casa seguinte e precisa levar em consideração que dependendo do nível de alquimia da Ryza, a quantidade de ingrediente utilizáveis varia.

Cada ponto da cadeia da receita tem um efeito diferente, podendo aumentar o poder do item, liberar efeitos extras e outros mais diversos e saber mistura-los para alcançar o que você deseja requer vários testes, já que mesmo que crie 2 itens da mesma receita, eles saem diferentes dependendo dos ingredientes utilizados.

Outro ponto interessante nesse estilo é a alteração da receita. Algumas receitas tem itens que ao serem utilizados, modifica o produto, liberando uma nova receita. Fazendo isso, você consegue puxar certos elementos da receita anterior e seguindo uma cadeia disso, da pra alcançar itens extremamente apelativos.

Depois de escolher todos os ingredientes e fechar a receita, você pode utilizar algumas características deles para compor o produto final, que ficam disponíveis dependendo da categoria do item criado.

Ainda no caldeirão, fora da parte das receitas, podemos sacrificar ingredientes para transforma-los em gemas alquimicas. Essas gemas não são utilizadas diretamente na criação de itens e nem tem valor de venda, mas são utilizadas em diversos outros processos.

Um dos processos utilizando essas gemas é a melhoria de um produto já criado, podendo adicionar novos efeitos dentro da receita ao custo do novo ingrediente e uma quantidade de gemas. Enquanto podemos acrescentar efeitos não adicionados inicialmente na produção do item, não é possível modificar para um novo item que nem é possível durante a criação base.

Na forja podemos alterar os equipamentos criados pela Ryza, adicionando efeitos novos e alterado os status base deles usando ingredientes e gemas no processo, tendo mais opções de customização dos equipamentos.

Aqui podemos criar diversas cópias de qualquer item criado pela Ryza utilizando as gemas, mas claro, quanto mais poderoso o item, maior é o custo para cada cópia criada.

Com os “Travel Bottle” você sacrifica um item pra criar uma pequena área especial com alguns itens e inimigos específicos, o que agiliza bastante adquirir certos itens. Depois que você entra uma vez, precisa recarregar o pote com as gemas ou pode trocar o item utilizado, criando um novo mundo.

Também é possivel usar senhas pra criar esses mundos pra facilitar a sua vida caso saiba de alguma boa.

No Atelier é possível mudar a aparência dele em vários pontos e cada um deles não é apenas cosmético, aumenta chances de receber itens ou outros bônus, então corra atrás do que te interessa no momento.

Também tem o jardim, aonde podemos plantar sementes alquimicas que depois de um tempo geram materiais variados dentro da classe da semente, também ajudando na coleta de ingredientes.

E por ultimo temos nosso amigo Puni, que ao ser alimentado altera a sua forma e sai em busca de novos materiais para a Ryza, muitas vezes ele trás ingredientes bem fortes.

Exploração

Enquanto as áreas são todas interligadas, você tem acesso ao mapa para viagem rápida em todas as separações de áreas da região, o que facilita bastante a exploração.

Na cidade e em alguns pontos específicos você encontra os NPCs com missões para a Ryza, mas muitas vezes, apesar de aparecerem no cenário, precisa avançar na campanha ou alguma outra missão paralela pra inicia-las. Pelo menos fica marcado no mapa pra facilitar encontra-los.

Na cidade não temos muitas lojas, já que a maioria das coisas a própria Ryza produz, mas nelas temos uma certa variedade de produtos que varia conforme o tempo passa no jogo (em questão de dias, não só da campanha), tendo itens limitados e barganhas disponíveis.

O mesmo ponto de coleta varia o que tem disponível dependendo da ferramenta utilizada

Durante as explorações, Ryza pode utilizar diversas ferramentas para adquirir materiais utilizados na sua alquimia, o que faz disso um dos pontos mais importantes da franquia, precisando de uma atenção extra nessa parte.

Você também tem uma visualização dos inimigos no campo, podendo ataca-los para iniciar o combate com uma vantagem ou fugir deles conforme necessário.

Em alguns pontos específicos encontramos essa flor, que serve para recuperar os personagens e os pontos de utilização de itens, o que ajuda bastante em alguns momentos da exploração.

Combates

Os combates aqui fogem um pouco do convencional da série, utilizando Turno Ativo (ATB) invez do turno básico. Você controla um dos personagens, enquanto os outros ficam no controle da AI, podendo trocar quem você deseja utilizar a qualquer momento.

Todos os comandos são dados pelos botões diretos e conforme avança na batalha, acumula o “Tactics”, indo do nível 1 ao 5. Cada vez que ele chega ao limite do nível atual, você pode liberar o próximo nível, resetando a contagem, mas liberando mais ataques aos personagens.

A utilização de itens ou técnicas aqui não travam o andamento da batalha, então precisa pensar rápido no que pretende fazer pra não receber muitos ataques a toa. Os itens continuam usando a contagem própria deles, mas as técnicas também utilizam a pontuação do “Tactics” para ativa-las.

Atacar bastante os inimigos podem deixa-los tontos

Se você manter o controle do mesmo personagem por um certo tempo, os outros solicitam ajuda pelos “Action Order” e ao executa-las, eles ativam técnicas especificas de apoio só acessíveis nesse modo.

Único momento que podemos “pausar” a batalha é ao utilizar o “Quick Action”, gastando 10 pontos de Tactics a qualquer momento que não seja o turno do personagem que você está controlando. Nesse momento, além da ação ser feita na hora, caso o inimigo esteja em “Break Down”, os personagens de apoio podem utilizar técnicas especiais para auxilia-lo.

Por ultimo, quando estiver no “Tactics” nível 5, é possível utilizar o Fatal Drive, que é o ataque mais poderoso dos personagens, mas tem alguns detalhes, como só é possível utilizar esse ataque 1 vez por batalha com cada personagem e toda vez que utilizar o nível retorna pra 1.

Extras

Depois que você finaliza o jogo, libera o New Game +, conseguindo trazer praticamente tudo que foi adquirido na campanha anterior. Também libera um nível de dificuldade novo pra aqueles que querem mais desafios.

Também libera o menu de extras com imagens, musicas e até mesmo comentários dos dubladores, algo que vai agradar bastante quem curte esse tipo de material.

Por ultimo, o jogo tem um pequeno conteúdo pós-game com algumas missões extras, dando a oportunidade pra completar qualquer coisa que ficou faltando na hora de finalizar a campanha.

DLCs

O jogo tem uma quantidade razoável de DLCs disponíveis, boa parte delas são apenas roupas para quem curte mudar o visual dos personagens, mas também temos algumas com histórias extras dos personagens e uma área nova com itens e inimigos bem mais fortes do que os encontrados na campanha principal.

Todas elas estão disponíveis separadas ou num conjunto dentro da season pass.

Conquistas

Como boa parte dos jogos da franquia, o jogo não é complicado, mas a lista de conquista pede pra você fazer tudo que o jogo tem a oferecer, pelo menos não te força a realizar um grind desnecessário pra fazer tudo, praticamente tudo vem naturalmente caso você faça as missões paralelas do jogo. Entre as mais complicadas temos:

ConquistaDescrição
True Queen of ShadowsDerrotar a versão extra do ultimo chefe
Alchemy MasterConseguir todas as receitas de alquimia
Total MasteryAlcançar nivel 99 em alquimia com a Ryza

Conclusão

Atelier Ryza traz o que esperamos de um jogo da franquia, com bastante foco na criação de itens e na interação dos personagens.

Os gráficos seguem o padrão dos jogos da Gust, com belos cenários e modelos em 3D no estilo anime “kawaii”, tudo bem colorido e cheio de efeitos durante toda a campanha.

As músicas no geral são todas bem alegres, mesmo durante as batalhas que tem um ritmo mais rápido continua nesse estilo, enquanto a dublagem dos personagens também ficaram muito boas.

A jogabilidade tem uma pequena variação dentro da série, usando batalhas com turno ativo (ATB) em vez do turno padrão, que da uma agilizada nos combates e a parte da alquimia que sempre muda dentro de cada arco também ficou muito boa, caso o jogador entenda bem o sistema, consegue montar diversos itens e equipamentos extremamente poderosos.

No geral, se você já conhece a franquia Atelier, gosta de RPGs mais relaxados ou criação de itens, esse é um excelente jogo pra cair de cabeça e curtir o inicio de mais uma jornada sem se preocupar com jogos anteriores, já que tirando uma referência ou outra, não é necessário conhecer fundo a série pra entender o que ocorre aqui.

Um comentário sobre “Review / Tutorial: Atelier Ryza Ever Darkness & The Secret Hideout

Deixe uma resposta