Review / Tutorial: Atelier Marie Remake: The Alchemist of Salburg

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos retornar aos princípios da franquia Atelier com o jogo “Atelier Marie Remake”.

O jogo foi produzido pela Gust, responsável por toda a franquia “Atelier” e jogos como o Blue Reflecion, enquanto a publicação ficou encarregada pela Koei Tecmo, que já fizemos review do Samurai Warriors 5 e do Ninja Gaiden Collection (mais reviews deles você encontra aqui: Gust / Koei Tecmo).

Como dito, esse é o remake do primeiro jogo da franquia, que saiu originalmente no PlayStation 1, tendo diversos ports ao longo dos anos, mas só agora que recebemos ele no ocidente. Enquanto ele não recebeu uma versão física no ocidente, a versão asiática para PlayStation 4 e Nintendo Switch tem inglês, o que ajuda bastante aqueles que preferem coleciona-los fisicamente.

Review baseado na versão para o PS4.
Código cedido pela Koei Tecmo.

Titulo: Atelier Marie Remake: The Alchemist of Salburg
Produtora: Gust
Distribuidora: Koei Tecmo
Gênero: JRPG / Turno
Plataformas: PlayStation 1 (Original), Sega Saturn (Port), Dreamcast (Port), PlayStation 2 (Port), PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC (Steam)
Mídia: Físico (Asiática) e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

História

Em Salburg, temos a academia de alquimistas, conhecida por seus excelentes alunos em todo o reino.

É aqui que acompanhamos Marlone, ou “Marie” como é mais conhecida, uma aluna que notas tão ruins que para redimir esse cenário recebe um tarefa especial.

Ela recebe um atelier e tem 5 anos para completar um item bom o suficiente para conseguir passar nos testes da academia.

A premissa do jogo é simples e direta ao ponto, acompanhado o dia a dia da Marie enquanto ela tenta melhorar os seus conhecimentos em alquimia e faz novas amizades para passar no teste, mas o que o futuro lhe aguarda, fica nas mãos do jogador, já que temos vários finais diferentes, que dependem do que fazemos na campanha.

Gráficos

Os gráficos do jogo são todos em 3d no estilo “chibi”, aonde os modelos dos personagens tem uma cabeça maior do que o resto do corpo, pra deixar um estilo mais caricato durante a partida, mas durante as conversas temos artes em 2D dos personagem nas “proproções corretas”.

Comparação entre a arte original e do remake

Em alguns pontos mais importantes da história temos artes em 2D completas para ilustra-las melhor, nesse também refizeram as artes originais com traços num estilo mais atual.

Áudio

Esse remake recebeu versões novas das musicas originais, que seguem o padrão que vemos durante toda a série, sempre bem alegres e divertidas pra manter o clima descontraído da franquia, mas caso queira, também é possivel utilizar as musicas originais durante a sua campanha.

A OST do jogo está disponivel no Spotify, segue ela pra você curtir enquanto termina de ler o post.

Assim como o jogo original, ele só tem dublagem em japonês e mantiveram os mesmos dubladores, nesse temos um time pequeno que fizeram mais de um personagem cada, mas ainda assim é bem expressivo, entre eles temos:

  • Haruna Ikezawa: Dubladora da Marie, faz a Athena do The King of Fighers desde o 98 e os personagens Kisara e Teepo da série “Tales of”;
  • Tsumugi Osawa: Dubladora da Schia e da Mu, fez as vozes da Cham Cham, Mizuki Rashoujin e Mina Majikina no Samurai Shodown VI.
  • Takehito Koyasu: Dublador do Kreis e do Schwalbe, faz o Olivier da série Legend of Heroes, como também o Dio Brando e Diego Brando da série Jojo’s Bizarre Adventure;
  • Run Sasaki: Dubladora da Kirie e da Natalie, fez a Vanessa da série Macross e a Alfin do Crusher Joe.

Jogabilidade

Logo ao iniciar uma nova partida, temos a opção de dois modos:

  • Normal: Esse é o modo que o jogo original foi criado, com o limite de 5 anos para finalizar o jogo e com o limite de tempo para algumas missões paralelas mais importantes.
  • Unlimited: Nesse novo modo, não existe o limite dos 5 anos, ao chegar nessa data, você pode continuar a partida normalmente, podendo finalizar a campanha a qualquer momento. Enquanto a história tem o mesmo desenvolvimento, alguns eventos não ocorrem nesse modo (o que impede certas conquistas nessa partida).

Menu Principal

O menu principal é bem simples e direto, mas ajuda em tudo que é necessário para concluir o seu teste e sobreviver nas suas expedições.

A área do inventário do menu varia entre “Container”, mostrando todos os seus itens quando está na cidade e “Basket”, quando está nas explorações. Aqui você pode verificar todos os seus ingredientes e equipamentos, podendo excluir o que não precisa e liberar espaço.

Já na parte de equipamentos temos dois pontos de nele. Na primeira parte você pode equipar os itens consumíveis no seu time, sem fazer isso eles não podem usar os itens nas batalhas. Vale apontar que se você não equipar os itens na cidade, durante a exploração só é possível equipar itens adquiridos nessa viagem.

Na segunda parte podemos colocar os equipamentos nos personagens, mas é somente uma arma e uma armadura, nesse jogo não temos acessórios.

Em Formation você acertar o posicionamento dos seus personagens durante as batalhas, que afetam o desempenho deles, tendo três posições:

  • 1st Line: Aumenta o ataque e defesa física em 20%, mas reduz o ataque e defesa mágica em 20%;
  • 2nd Line: Posição neutra da batalha, não tem bônus e penalidades;
  • 3rd Line: Aumenta o ataque e defesa magica em 20%, mas reduz o ataque e defesa física em 20%;

A área dos guias te ajuda bastante, contendo todas as informações de itens e inimigos, como também as referências e até os rumores encontrados na campanha.

A área “Story” pode ser considerada um dos pontos mais importantes do jogo, principalmente se você pretende fazer todas as atividades do jogo. Na primeira parte “Events” você tem todas as marcações do eventos que já ocorreram e uma parte que mostra os eventos anuais.

Já no event list você tem uma lista completa de todos os eventos possíveis do jogo, com as datas e pré-requisitos para ativa-los, além de possibilitar um filtro por personagens. Use aqui para se programar e conseguir fazer tudo e não ter um final ruim.

Agenda

Essa área secundária ajuda no gerenciamento das suas atividades, tendo 3 abas distintas:

  • Quests: Aqui ficam registradas qualquer missão que você aceitou na taverna ou dos seus aliados, mostrando quantos dias faltam e todas as informações necessárias delas;
  • Objetives: Aqui é uma área extra com diversos desafios que ao serem completados aumentam as pericias da Marie e dos seus aliados, não interfere diretamente na campanha, mas ajuda no seu objetivo final;
  • Faries: Aqui você pode coordenar as fadas que você contratou para te ajudar no atelier, dando tarefas prar elas, como criar itens ou explorar áreas para recolher ingredientes.

Exploração e Gerenciamento de tempo

Um dos focos do jogo, além da criação dos itens, é o gerenciamento do tempo. Enquanto temos 5 anos e cada mês são exatos 30 dias, tendo até a mudança de estações, como os dias correm não é exatamente tão prático assim. A parte da criação de itens eu vou deixar separado, mas também conta nesse processo.

Tem um mini-mapa que te ajuda a explorar a cidade e regiões de coletas de itens.

Explorar a cidade não gasta tempo enquanto você não retornar para o Atelier, então não precisa se preocupar aqui.

Quando algum NPC tem alguma informação nova, geralmente algum rumor que pode ajudar a desbloquear novos locais ou eventos, tem uma marca tanto nele como no mini-mapa.

“Amigos, Amigos, negócios a parte”

Alguns mercenários e amigos podem entrar no seu grupo para ajudar na exploração, mas cada um dele tem uma taxa que é paga ao retornar para a cidade. Outro ponto que nem sempre eles eles estão disponíveis na cidade e outras vezes, mesmo estando na região, estão ocupados, não podendo te acompanhar.

Na taverna temos acesso as missões que o pessoal da cidade deixa para os aventureiros. Completa-las dentro do prazo estipulado, além do dinheiro, também aumentamos a nossa reputação, que libera missões que pagam melhor. Só tome cuidado que se o você aceitar uma missão e o prazo expirar, a recompensa é extremamente reduzida e se você desistir, perde reputação.

Enquanto a compra de itens nas lojas não foge do que conhecemos, vender itens aqui é um pouco difernete, já que nem tudo é possivel vender e ainda tem umas variações:

  • Loja de armas: Só compra armas e alguns itens específicos;
  • Loja da Academia: Somente ingrediente e itens alquímicos, variando o que compra a cada 10 dias.

Tem uma opção de viagem rápida na cidade para os pontos disponíveis, também mostra quais itens você pode vender na academia e até se a loja da Flair está aberta (essa vende itens excelente pra te ajudar na exploração).

Cada local tem ingrediente e inimigos expecíficos.

Fora da cidade temos um mapa geral da região, com todos os pontos disponíveis para exploração. Para explorar, gasta alguns dias na ida E NA VOLTA, então precisa se programar para não perder algum evento nessa viagem e dentro da exploração.

Na viagem para as áreas de exploração também podem ocorrer algumas batalhas ou encontrar algum item, vai da sorte do jogador nesse momento.

Dentro das áreas de exploração, temos alguns pontos de coleta de ingredientes, caso esteja com alguma missão ativa e nesse local tiver um ingrediente que você necessita, fica marcado no mini-mapa.

Os pontos de coleta podem variar dependendo da raridade do ingrediente e até mesmo da estação que esta no momento. Qualquer coleta de ingrediente consome 1 dia.

A cada dia passado, os personagens recuperam um pouco de HP e MP, o que ajuda durante as explorações. Essa regra vale para qualquer ação que consuma dias durante o jogo.

Também é possível coletar ingrediente com o “Simple Gathering“, aonde Marie procura por itens aleatórios no local. Só precisa tomar cuidado que as vezes algum monstro te ataca durante essas procuras. Cada tentativa também consome 1 dia.

Você tem visualização de todos os monstros da área e caso ataque eles, tem uma vantagem no inicio do combate. Dai, independente de como iniciou ou finalizou a batalha, Marie fazer um “Simple Gathering” automático, consumindo 1 dia.

Em alguns momentos muito específicos ocorrem alguns mini-games, que variam bastante entre eles, então não vou entrar em detalhes aqui pra não tirar as surpresas de como eles ocorrem e o que acontece.

No retorno, todos os participantes da exploração recebem experiência, 1 ponto de amizade com a Marie (que ativa certas cenas durante a campanha) e tem chance de aumentar os seus status.

Alquimia (Criação de Itens)

Se você já jogou alguns jogos da série mais atuais, vai reparar que a alquimia aqui é bem mais simples do que temos atualmente, mas por ser o primeiro jogo da franquia, da pra entender esse motivo. Na hora de criar os itens, nós escolhemos entre os disponíveis das receitas que a Marie já conhece, mas nesse os ingredientes são “travados”, não temos opções de altera-los.

Os itens estão separados pelas categorias elementais e você adquire novas formulas conforme lê referências alquimias na academia (sendo comprando a referência ou de outras maneiras que não entrarei em detalhes aqui pra deixar as surpresas).

Fora isso, temos vários detalhes particulares aqui, vou por por partes:

  • Chance de sucesso: nesse jogo não é garantido que você consiga produzir o item desejado, sendo que essa chance abaixa dependendo do cansaço da Marie e outros fatores que eu entro em detalhes logo em seguida;
  • Custo de MP: aqui você utiliza uma certa quantidade de MP da Marie para cada item criado, quanto menos MP ela tiver, menores as chances de produzir o item;
  • Nível: Dessa vez o nível de batalha da protagonista é diretamente utilizado na produção dos itens. Enquanto ter um nível abaixo do recomendado não te impede de criar o item, ele reduz as suas chances de sucesso;
  • Utensílios: Puxando um pouco mais para a química real, Marie pode comprar utensílios como um moedor e filtros para aumentar as chances de sucesso na fabricação do item;
  • Consumo de ingredientes e itens: Aqui o consumo de dias e ingredientes é fracionado, por exemplo, para criar o item da foto cada item utiliza “0,3 partes” do ingrediente “Fest” e usa 1,5 dias. O detalhe aqui é que, ao usar uma fração deles o jogo arrendodara para cima, então se você criar apenas um item dele, você consome 1 ingrediente inteiro e 2 dias na produção;
  • Fadiga: Uma mecânica exclusiva da Marie é a fadiga, que ao produzir os itens, ela fica cansada e acumula fadiga, quanto maior ela estiver, mais chances dela falhar na criação do item.

Antes de criar o item, o jogo te avisa de datas importantes (não específicas de personagens, mais relacionadas a eventos anuais) para que você não perca uma data assim sem querer. Isso também ocorre quando tenta iniciar uma exploração.

Com tudo pronto, Marie tentara produzir o item e caso tenha sucesso, ela recebe experiência, mas também acumulará a fadiga. Muitas vezes, depois de produzir um item, pode ocorrer um evento devido ao tempo passado na sua produção.

Apesar de não ser muito recomendado, caso precise recuperar os seus personagens, é possível dormir vários dias para descansar (e no caso da Marie, também retirar a fadiga dela).

Batalhas

As batalhas aqui são bem simples e por turnos, sendo que cada botão é relacionado ao comando que pretende utilizar. A sequencia dos turnos é mostrado no canto inferior direito com a foto dos personagens, sendo quem estiver mais a esquerda é o que atacará.

Cada personagem tem até 2 técnicas próprias que consomem MP ao utiliza-las, então tem que ficar de olho na sua utilização.

O uso de itens também é um pouco peculiar aqui. Além do que já vimos na série que você precisa equipar os itens para conseguir utiliza-los em batalha, nesse você também consegue usar ingrediente, mas qualquer item utilizado TAMBÉM consome MP o usuário, o que pode atrapalhar um pouco durante as partidas.

No final das batalhas, temos uma pequena chance de receber itens (nesse jogo é bem baixo para a maioria dos inimigos) e em certos níveis os personagens melhoram certas técnicas ou aprendem uma nova.

Extras

Independente de qual final você fizer, libera o New Game Plus num novo save. Caso esteja jogando no modo normal, ao carregar esse save te encaminha direto para a nova partida, mas caso esteja no Ilimitado, tem a possibilidade de continuar num “pos-game” para liberar mais coisas no jogo.

Um detalhe do NG+ nesse jogo é que ele reseta os níveis e amizades dos personagens e não puxa a maioria das receitas e ingredientes, então não é tão fácil desde o início.

Dependendo das suas ações na campanha, também recebe títulos que liberam alguns bônus para a sua nova campanha, o que adianta um pouco a sua vida pra tentar todos os finais.

Já na tela título libera a seção “Extra”, aonde temos informações novas dos personagens, ver os finais liberados, entre outros detalhes.

Ainda nos extras, conforme libera na campanha principal, é possível jogar os mini-games o quanto quiser, marcando os recordes de tempo e medalhas.

Conquistas

Deu um certo trabalho, mas feito mais uma platina na série.

Mesmo jogando no modo com o limite de tempo o jogo é bem tranquilo, conseguindo realizar a maioria das atividades sem muito esforço, mas completar a lista de conquistas dele da um bom trabalho extra, já que necessita fazer todos os finais num único save, exigindo várias partidas consecutivas. Entre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
Memory LaneCompletar a lista de eventos
Bosom BuddiesAlcançar amizade máxima com todos os aliados
Item CollectorCompletar a lista de itens
BusybodyOuvir todos os rumores

Conclusão

Atelier Marie Remake traz pela primeira vez para o ocidente o jogo base que deu origem as diversas mecânicas que temos na série.

Os gráficos são todos em 3D usando o estilo “chibi”, com os personagens com uma cabeça bem maior que o corpo, bem caricato tanto nos personagens como inimigos, mantendo a intenção principal de ser um jogo mais voltado para relaxar.

As musicas são bem alegres, combinando com o clima geral da campanha, e mesmo sendo mais limitado, também tem dublagem em japonês para manter clima anime dele.

A jogabilidade dele é um pouco limitada, tanto por usar o jogo original do PS1 como base como também ser o primeiro jogo da franquia, aonde muitas ideias ainda precisavam amadurecer um pouco, mas ainda agrada bastante tanto no foco dele na criação de itens e gerenciamento de tempo, como nas batalha. Aqui vale apontar que, mesmo com limite de tempo imposta desde o inicio, não é algo que atrapalhe tanto na partida, já que é tempo mais do que suficiente pra completar quase tudo na primeira partida e caso não queira correr em nada, essa versão ainda tem a opção de desativar o limite de tempo, deixando a campanha no ritmo do jogador.

No geral, se você gosta da série Atelier ou de jogos de gerenciamento de tempo e criação de itens, Atelier Marie é uma boa entrada para a franquia que, mesmo mostrando a sua idade, te da bastante oportunidade para moldar a partida ao seu gosto.

Deixe uma resposta