Review/Tutorial: Ship of Fools

E cá estamos com mais um dos jogos procedurais, aka Roguelike, que sempre traz o fator de “ame ou odeie”. Entretanto, Ship of Fools também se enquadra em jogos que usam fórmulas mescladas, nesse caso estamos falando de uma espécie de “Tower Defense” com “Ação Cooperativa”.
A fórmula roguelike em si pode ser um tanto quanto manjada, porém, a forma que ela foi mesclada e explorada nos faz ver um jogo diferenciado e divertido.

Desenvolvido pela Fika Productions, a versão consoles foi portada pela DO Games (trabalhou com Cult of the Lamb, Monster Sanctuary, Manifold Garden, Shikhondo, entre outros) e distribuído pela nossa já conhecida Team17, vamos então analisar o que essa mescla de formatos nos apresenta ???

Fika Productions (site oficial)

Fika Productions é um estúdio de jogos indie da cidade de Quebec fundado em 2018. Com a visão de oferecer entretenimento simples com o maior cuidado, a equipe está desenvolvendo seu primeiro jogo indie, Ship of Fools, trazendo à vida um jogo roguelite construído a partir da quilha para jogo cooperativo.

DO Games (site oficial)

Portabilidade e publicação como um serviço para #gamedevs
Libere seu jogo em qualquer lugar! Não há necessidade de sacrificar seu tempo criativo, contratar uma grande equipe ou lutar por um grande contrato editorial. Mantemos os custos baixos, fornecendo a você nossas ferramentas de portabilidade automatizadas para integração e, em seguida, gerenciamos todo o resto.

Código fornecido para review pela Team17, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5

Nome: Ship of Fools
Gênero: Roguelike, Co-op Adventure, Action, Tower Defense
Desenvolvedora: Fika Productions
Distribuidora: Team 17
Plataformas: Playstation 4/5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2022 (22 de novembro)
Mídia: até o momento do review, apenas digital
OBS: a versão digital inclui CROSSBUY para PS4/5 e Smart Delivery para as versões Xbox

Tela Título

História / Enredo

Há muito tempo, poderosos guerreiros do mar capturaram uma entidade da luz

Do alto do seu Grande Farol, eles aproveitaram seu poder para iluminar as águas do Arquipélago.

A escuridão ao redor desapareceu, criaturas marinhas que antes tornavam as viagens quase impossíveis desapareceram com ela.

Muitos anos se passaram, os fortes se tornaram fracos e os guerreiros do mar se tornaram lendas de tempos antigos.

Diante disso, uma maldição ocorre no Arquipélago e uma eterna tempestade paira na ilha.
As criaturas marinhas voltaram nos mares e querem ir em direção ao farol para destrui-lo. cabe à você, ser o tolo que irá enfrentar es criaturas e tentar pôr um fim à maldição.

Gráficos

Os gráficos do jogo são trabalhados na engine Unity.
A interface e design desenhada a mão remetem à uma paleta de cores mais opaca em alguns momentos e mais fortes em outros, afinal de contas estamos diante de uma tempestade que assola uma ilha por meio de uma maldição.

Apesar de o jogo mostrar a artwork dos personagens nas conversas, não há movimentação labial, sendo as expressões mais fixas nas conversas, mas há expressões diferenciadas nas interações durante a ação que o jogo proporciona.

Já os efeitos do jogo são mesclados com variação da paleta de cores ou efeitos tridimensionais sutis.

Som / OST

O jogo não possui dublagens, onde os personagens se comunicam através de ruídos e resmungos próprios.

Já no aspecto de trilha sonora, ela é composta por Philippe Grant, até então seu único trabalho de composição. Os arranjos escolhidos pelo compositor são ecléticos de forma geral, porém tem uma inspiração forte em trilhas navais (por motivos óbvios) e com rock e metal em alguns pontos.

Graças ao próprio compositor, é possível acompanhar a trilha sonora enquanto ler o artigo, através do álbum do jogo no Spotify.

Jogabilidade

O jogo conta com os 4 botões de funções, 2 shoulders, analógico esquerdo e o touch como esquema.

Apesar de parecer confuso, o jogo é bem simples na jogabilidade, e você mal irá ter tempo de acessar seu inventário, conforme irá notar ao ler o review / tutorial (LOL).

Sistema de Jogo

Ship of Fools possui elementos de roguelike com tower defense e ação.
Os tolos devem navegar em 4 mares distintos do arquipélago e destruir as criaturas marinhas por meio de mapas procedurais para a navegação das fases.

Cada Tolo tem sua Mania

O jogo permite que você escolha qual personagem irá jogar, de início apenas 2 estão disponíveis:

Inicialmente você pode jogar com Todd e Hink. Os outros personagens serão desbloqueados conforme você cumprir requisitos.

Agora perceba que cada personagem possui um item que dá uma habilidade / vantagem diferenciada, no exemplo, Todd tem um combo mais rápido com o remo.

Começando a viagem ao desconhecido…

Ao começar o jogo você se depara com a navegação das fases através do tabuleiro.

Os mares são representados pelo tabuleiro, você tem 1 turno por vez e algumas casas tem alguns aspectos diferenciados, como podemos notar. Fases que não temos casas simbolizadas por algum ícone são fases normais, sem alterações.

Porém as casas podem se dividir nos seguintes aspectos:

Casas de Coleta de Recursos – são os ícones com desenhos pequenos e sem destaque colorida.
No caso são casas com desenhos menores, mas darei detalhes no decorrer do tutorial.

Casas de Ilhotas Exclusivas – são pequenas ilhas sem decorrência de batalhas
Resgate – encontre alguém perdido e que poderá ajudar no arquipélago
Ilha do baú de Item – abra o baú e colete items
Tente a Sorte – gaste Sand Dollars para abrir baús
Altar do Mago – irá gerar itens em quantidade aleatória para lhe dar suporte e ataque
Altar do Tubarão – você tem 2 items de forma randômica, porém só 1 pode ser coletado
Maldição – você poderá coletar um item amaldiçoado

Casas de Maré – são casas focadas em troca de movimento ou bonificação de movimento.
Redemoinho – redemoinhos irão atalhar ou atrasar seu movimento (dependendo do caso), podendo trocar seu movimento entre ponto A e B que eles estiverem localizados.
Impulso Marítimo – faz com que você passe 1 turno sem batalhar e avance 1 casa.
Casas de Maré Rápida – são as casas com ícones vermelhos, indicando que as fases serão rápidas e você terá diversos recursos que poderá coletar, porém sem a chance de o barco ir com calma.

Casa Randômica – representada pelo símbolo de “?”, pode ser qualquer uma das opções acima.

Já no lado direito, o número 3 significa que a maldição tem 3 turnos antes de avançar no tabuleiro, apesar de você ter uma vantagem em movimentos, ela tem vantagem em ocupar diversas casas ao mesmo tempo no turno dela, ao chegar na parte “escura” do tabuleiro, você enfrenta o chefe da fase.

Devo frisar que ao avançar pra frente no tabuleiro, casas que ficarem em sentido anterior à casa corrente serão descartadas e inacessíveis, sendo possível deslocar em 3 casas no sentido frontal e transversal.

Batalhando nos mares…

Nossos queridos tolos terão alguns recursos de ataque para lutar contra as criaturas marítimas que estão se aproximando do barco. Com exceção dos blocos de ilhotas, todos os outros podem ter batalhas.
Os personagens tem em sua disposição 2 canhões, um automático e um manual.

Entretanto, você deve carregar os canhões manualmente com a munição no suporte do barco.

Os canhões terão sua indicação de munição acima deles, então fique de olho quando precisar recarregar eles para não ser prejudicado.

Agora perceba que há 2 slots superiores e inferiores, é possível deslocar os canhões para qualquer um dos 4 slots para que você tenha suporte suficiente para as hordas.

É essencial saber onde você deve se posicionar para esperar os combates, o jogo possui 3 possíveis sentidos de hordas: superior, inferior e misto.
O jogo facilmente irá identificar pra você em qual sentido as hordas virão:
Superior – a câmera do jogo dará zoom in para o ponto superior da tela.
Inferior – a câmera do jogo dará zoom in para o ponto inferior da tela.
Misto – a câmera do jogo dará zoom out e ficará centralizada no meio.

Os personagens também tem ataques com o remo, onde pode proporcionar ataques em sequência nos inimigos próximos e que irão causar dano no barco.

O remo possui um breve combo de golpes onde o último golpe é o mais forte, isso faz com que você afaste os inimigos marítimos que conseguem se aproximar do barco e estarão prestes à atacar, sendo sinalizado com o “!”.

Agora perceba que alguns inimigos atiram projéteis, que geralmente são outros inimigos que irão invadir o barco para danifica-lo. Nesse caso, também é possível evitar que o projétil alcance o barco e você use o remo para contra-atacar e repelir de volta, bastando segurar o botão de ataque do remo, por padrão é o botão de função .

Por fim, os canhões também podem usar tiros com arpão para coletar itens e suprimentos atirados no mar. Você precisa segurar o botão e usar o botão de disparo para usar o arpão, que tem seu número limitado situado no canto superior direito da tela.

Os arpões também causam dano nos inimigos, mas fica ao seu critério como quer usa-los.

Um Tolo sabe se defender…

Agora perceba que seu personagem tem grande poder de ataque para distância e combates fechados, porém ele sabe se defender??? Claro que sim, não seria tolo de aceitar entrar no mar com um barco e lutar com criaturas sem saber o que fazer, certo???

Pra isso, seu personagem pode rolar e fazer evasão dos ataques de inimigos, além de também ajudar à pegar impulso e se deslocar de forma rápida para inimigos que estão prestes à danificar o barco.

Uma das melhores coisas do jogo é batalhar com os chefes…

Já o seu barco, possui como defesa o número limitado de danos antes de afundar, indicado pelo canto superior esquerdo. Em cada dano que o barco levar, irá aparecer ranhuras de madeira, sendo necessário repara-las com pedaços de madeira pra repor os danificados, alguns são encontrados através de drop, ilhotas e comprar no comércio marítimo.

Dependendo do caso, pode-se recuperar de 1 à 3 slots de madeira…

O barco possui slots para deixar itens de recursos, munições e items para ativar ou reservar, isso serve para montar sua própria estratégia de necessidades, uma vez que itens atirados avulsamente no barcão não são fixados e irão cair no mar. Então você precisa deixar eles nos slots de recursos se quiser guarda-los.

Outro fator de defesa do barco são os escudos, que são acoplados nas laterais do barco, sendo o máximo de 8 escudos, 4 na parte superior e 4 na inferior.

Cada escudo aguenta 1 hit cada e depois se quebram…

O Arquipélago

Praticamente a base de reforços e personagens estarão aqui.
A parte evolutiva do jogo se concentra em recursos, comércio de itens, upgrades do barco e, outros fatores. Aqui os personagens irão exigir o Sand Dollar e Tendril em alguns aspectos.
Os upgrades do arquipélago são fixos.

Porém novamente devo frisar que, para você ter acesso à mais recursos do arquipélago, você precisa resgatar os personagens.

Ataques de estados anormais…

Nossos tolos personagens podem ganhar buff e ganhar ataques aplicados em itens encontrados durante as fases e nas ilhotas. Os estados anormais podem ser óleo, fogo, gelo e ressonância.
Óleo – os personagens ficam com coloração roxa, causando estado de confusão e lentidão nos inimigos
Fogo – os personagens ficam com coloração vermelha, causando estado incendiário e perdendo vida
Gelo – os personagens vão ficando azuis até serem totalmente congelados e paralisados
Ressonância – como o nome sugere, irá causar uma corrente de danos através das ondas sonoras

Os estados anormais também podem ser adquiridos através dos pássaros que você pode equipar no barco, fazendo com que soltem ovos com o poder elemental deles.

As viagens fazem o tolo, mais tolo… ou será que não???

Como podemos notar, o jogo possui uma grande quantidade de recursos para enfrentar as criaturas, e com isso você irá saber quais recursos ir atrás e consequentemente as casas do tabuleiro que são mais convenientes de acordo com sua situação.

Os diversos itens irão buffar e o aspecto procedural do jogo pode fazer com que você ganhe uma build muito poderosa, podendo combinar os diversos estados anormais dos ataques.

Entre os mais desafiadores, são as maldições, encontrada nos altares de Cthulhu.
A maldição será com o item gerado randomicamente e irá causar uma desvantagem no barco até o fim da fase. Ao derrotar o chefe, você libera a maldição e ganha uma vantagem poderosa.

Um tolo é o suficiente, mas dois tolos podem ser necessários…

Uma das opções do jogo é jogar em cooperativo local ou online, tornando a experiência mais divertida e com a possibilidade de desfazer amizades, já que ambos devem coordenar bem as defesas do barco.
No cooperativo, haverão mais inimigos e a frequência de ataques deles são um pouco maiores que em solo.

Extras e Pós Game

Ao derrotar o jogo 1 vez, você verá uma breve animação e irá entrar em novo ciclo de dificuldade, com isso, você será desafiado de forma progressiva e de acordo com suas habilidades, recursos e upgrades disponíveis.

The Great Lighthouse Update

Uma nova atualização saiu e trará mais itens, armas e outros fatores para o jogo base, sendo um update gratuito para a versão PC. Para os consoles, a previsão de quando esse update irá chegar em meados de setembro de 2023.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10

Por ser um roguelike, o jogo irá exigir um tempo considerável até fazer todas as melhorias.
Alguns troféus podem parecer difíceis, mas não impossíveis.
De forma resumida, você precisa:

  • Derrotar 10000 inimigos
  • Fazer todos os upgrades
  • Vencer uma partida completa sem levar dano
  • Vencer uma partida em forma solo e cooperativo
  • Desbloquear todos os personagens
  • Livre uma maldição
  • Repelir 2 projéteis ao mesmo tempo

Considerações Finais

Graficamente o jogo encanta pela arte desenhada a mão e pelas caretas dos personagens durante o jogo. Os efeitos de luz sutis não incomodam e fazem contraste à arte cartoon do jogo de forma coerente e não exagerada. A variação da paleta de cores remete aos diversos climas e biomas dos mares que os personagens irão viajar no decorrer do jogo.

A trilha sonora é um dos pontos fortes do jogo, com músicas agradáveis de ouvir e com arranjos bem ecléticos. A falta de dublagem não incomoda, e os grunhidos e ruídos dos personagens reclamando pra falar são carismáticos.

A jogabilidade por sinal é responsiva, apesar de o esquemático ter tendências de fazer você entrar em pânico em alguns momentos apertando botão de deslocar os canhões ao invés de usar eles quando há diversos inimigos. A precisão de mira é minimalista e você pode errar alguns tiros ou deixar de coletar itens no mar se não tiver noção de tempo e espaço (principalmente nas fases de maré rápida).

O desafio do jogo é claramente focado em replay value, uma vez que estamos lidando com um roguelike e poderá parecer injusto no início, mas no decorrer da jogatina, você irá desbloquear novos recursos e saberá exatamente o que fazer em cada situação, fazendo com que eu classifique o desafio de forma moderada. Os inimigos tem uma variedade considerável e alguns são variações de outros, desafiando sua percepção e destreza em alguns momentos.
As batalhas com chefes são criativas e bem construídas.

A performance do jogo na versão Playstation 5 foi impecável, não possuindo fechamentos repentinos e perda de frames, ficando fixo em 60fps independente da quantidade de inimigos e efeitos na tela. No aspecto de duração, temos um jogo relativamente curto, sendo 4 mares diferentes, com 3 tendo o tabuleiro explorável e o último a batalha final.

A quantidade de personagens e suas qualidades farão com que os jogadores se identifiquem com seu estilo de gameplay, com qualidades distintas e características únicas.

Conclusão

Ship of Fools certamente irá levar o selo de recomendado do site, uma vez que é um jogo roguelike, tenha em mente que pode parecer repetitivo pelo fato de você precisar melhorar recursos enquanto jogar. Apesar disso, você irá perceber que foca no desafio e mescla com o tower defense de forma divertida, seja de forma solo ou cooperativo, as batalhas são variadas em ritmos lentos e rápidos em questão de segundos, já que a máquina não perdoa.

Entretanto, é inegável que a sorte influencia na dificuldade do jogo, já que é totalmente procedural a forma que o tabuleiro será construído e as batalhas irão ser geradas. Os itens coletados e a forma que você irá construir a viagem podem muito bem deixar o jogo fácil e sem desafio ou fazer com que você brigue com seu companheiro de barco.

Se quer um jogo com desafios justos, recursos justos e possível rinha de amigos, sendo considerado um tesouro dos mares na diversão, Ship of Fools é o seu jogo.

O fim da tempestade eterna está em suas mãos…

Deixe uma resposta