Review/Tutorial: Trifox

Jogos de plataforma sempre foram queridos pela maioria dos jogos eletrônicos. A essência da aventura baseada em sua destreza em explorar os cenários e descobrir os segredos dos cenários faziam parte do desafio de forma progressiva e, em alguns casos, frustrante.

Digo isso mais pelo aspecto de input delay em pulos extremamente precisos em plataformas curtas e tudo mais. Com o passar dos anos, os plataformas foram ficando tridimensionais e aplicando novas mecânicas interessantes que poderíamos usar mais habilidades.

Trifox nos traz um plataforma simplista, porém com mecânicas interessantes, sendo desenvolvido pela Glowfish Interactive e publicado pela Big Sugar pela então vamos embarcar na aventura da nossa raposa carismática e ver o que ele mantém no legado do gênero???

Glowfish Interactive (site oficial)

A Glowfish Interactive se dedica a fornecer e integrar arte 3D de alta qualidade para uso em aplicativos e jogos 3D interativos.
Com nossa sólida experiência técnica, podemos fornecer experiências de jogos totalmente interativas adaptadas às suas necessidades ou adicionar suporte a projetos já em andamento.
Como estúdio, pretendemos ultrapassar os limites de qualidade do que se pode esperar de uma pequena equipe de desenvolvimento.

Big Sugar (site oficial)

Composto por veteranos e jogadores da indústria. Somos obcecados em apoiar jogos independentes e fazer com que eles sejam notados. Quer seja o seu primeiro título ou o suporte para colocar seu jogo em diferentes plataformas, nossa equipe pode fornecer suporte quando e onde for necessário. Dos requisitos de produção ao marketing, nós damos cobertura a você.

O jogo também teve apoio da Cronos Interactive.

Cronos Interactive (site oficial)

AJUDANDO VOCÊ A FOCAR NO QUE IMPORTA – SEU PRODUTO, SUA EQUIPE E SUA EMPRESA.
Cronos Interactive é um cluster para entretenimento interativo e soluções tecnológicas imersivas. Oferecemos aos estúdios talentosos as vantagens de pertencer a uma grande rede profissional, com a liberdade e agilidade criativa normalmente reservadas apenas aos desenvolvedores independentes. Oferecemos aos inovadores acesso a um conjunto de consultores de primeira linha que podem ajudá-lo com o conceito, desenvolvimento e marketing de produtos em escala global.

Código cedido para review pela Glowfish Interactive, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5

Nome: Trifox
Gênero: Adventure, Platformer, Action, Indie
Desenvolvedora: Glowfish Interactive
Distribuidora: Big Sugar
Plataformas: PC, Playstation 4 / 5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch
Lançamento: 2022 (14 de outubro)
Mídia: até o momento do review, apenas digital
OBS: a versão digital inclui CROSSBUY para PS4/5 e Smart Delivery para as versões Xbox

Tela Título

História / Enredo

Nosso personagem está em casa vendo televisão quando tem sua casa invadida e saqueada por grandes vilões. O objetivo deles era ter acesso ao controle dimensional que o nosso personagem possuía.

Sem pestanejar, ele pretende recuperar a integridade de sua casa, e ter o controle de volta…

Gráficos

O jogo usa a engine Unity de forma sutil, com texturas simplificadas e modelagens tridimensionais com aspectos em blocos / polígonos. A paleta de cores é variada, sendo opaca em alguns momentos e extremamente colorida em outros, variando de acordo com o ambiente das fases.

Os efeitos de luz são focados em intensidade forte, para ajudar a identificar os diversos puzzles que irá encontrar no cenário em ambientes escuros. Entretanto, alguns pontos de efeitos possuem o uso da própria paleta de cores em sua variação.

Som / OST

O jogo possui dublagens sutis, como risadas maléficos e gritos de susto dos personagens.
Entretanto, o foco é a trilha sonora. O compositor do jogo é Niels van der Leest, que trablahou em jogos como Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West (que em breve teremos review aqui no site).

O arranjo escolhido pelo nosso renomado compositor possui um tom eclético com músicas orquestradas e sutis, porém com temáticas de acordo com os diversos biomas que nossa raposa irá encontrar. É possível conferir a trilha sonora via spotify através do perfil do compositor.

O jogo teve apoio da Flanders Audiovisual Fund.

Flanders Audiovisual Fund (site oficial).

O VAF é um organismo de financiamento público que apoia a produção audiovisual e de jogos e coproduções internacionais com a Flandres.
Criada pelo governo da Flandres em 2002, está sediada em Bruxelas. Seus objetivos são três: desenvolver uma indústria audiovisual sustentável; encorajar e apoiar talentos audiovisuais e de jogos emergentes; e promover uma vibrante cultura audiovisual e de jogos na Flandres e além.

Jogabilidade

O jogo faz o uso da maioria dos botões do controle, com um esquemático simples e completo, baseando-se em twin stick e com as funções divididas em botões de ação, shoulders e triggers. Entretanto, perceba que o touch faz um quick retry, então evite bater acidentalmente ali para não se frustrar… 😛

Sistema de Jogo

Nossa raposa deve passar por fases divididas em mundos, lutando com os vilões em 3 biomas e profissões diferentes baseados no HUB, podendo assim voltar às fases e repeti-las…

3 profissões distintas…

Ao começar sua busca pelo controle, nosso personagem se vê na possível escolha entre 3 diferentes profissões e uma vantagem característica delas. As 3 profissões envolvem um estilo de jogo diferente para cada uma delas.
Guerreiro – modo de jogo com combates fechados, corpo a corpo e esquivas físicas.
Mago – modo de jogo com controle de espaço e combates à distância.
Engenheiro – modo de jogo focado em tecnologia com armadilhas e distância.

O jogo irá lhe propiciar a escolha baseada na vantagem de cada uma das 3 classes, perante isso, você terá diferentes formas de se locomover com o chamado Perk / Vantagem.

Para o Guerreiro você faz uma arrancada, para o mago você faz o teleporte e para o engenheiro você usa seu helicoptero para planar. O jogador poderá testar as 3 profissões no início para identificar qual será seu melhor estilo de jogo.

Um mundo diferenciado…

Como dito antes, o jogo conta com um sistema de HUB contendo diferentes mundos em biomas, baseadas nas profissões que você viu anteriormente.

Evidentemente, o mundo posterior será desbloqueado ao concluir o mundo anterior, que se consiste em um conjunto de 4 fases em cada mundo, sendo 3 de fases ponto à ponto e 1 com a luta do chefe do mundo.

Antes de cada fase você tem um breve informativo resumido no painel esquerdo.
Os ícones representam a porcentagem concluída da fase, as gemas obtidas na fase, o tempo levado para concluir a fase, o número de moedas obtidas na fase e por fim, quantas mortes sofreu na fase.

As fases de Ponto a Ponto

A exploração da fase é o platformer clássico.
Você deverá destruir os inimigos e coletar moedas para juntar dinheiro.

As moedas variam de valor conforme sua cor.
Moedas vermelhas concedem 5 em dinheiro.
Moedas cinzas concedem 10 em dinheiro.
Moedas amarelas concedem 15 em dinheiro.
Alguns momentos você será surpreendido com baús que poderão conter bonificações diversas das moedas.

As moedas terão uma função que será mostrada no decorrer do review / tutorial.
Ainda com relação às fases, você terá puzzles em grande parte do jogo, e geralmente consiste na ativação de chaves e dispositivos sem energia.

A essência dos puzzles, na maioria das vezes, consiste em ativar chaves ao mesmo tempo, ou que precisam de items para que as chaves de ativação fiquem por tempo suficiente pra que você consiga atravessar e progredir na fase.

As fases tem uma exploração bastante variada, podendo ser extensa em explorar todos os cantos ou ser curta se for feita diretamente do ponto inicial ao ponto final. Todas as fases, com exceção das batalhas com chefes, possuem gemas escondidas.

As gemas estarão em baús escondidos nas fases, tente encontra-las…

3 Raposas em 1…

O combate do jogo é focado nas habilidades que nosso personagem terá, e que reflete na forma de jogo que você escolher.

A vida é exibida pela barra vermelha, e a azul é a mana usada para as habilidades, que são divididas nos slots ao lado.
Lembra das moedas comentadas anteriormente???
Você terá a chance de usar as moedas na LOADOUT ROOM.

A Loadout Room se encontra no HUB dos mundos, à esquerda.
As 3 profissões estarão disponíveis para compra (incluindo os PERKS que lhe é oferecido no início do jogo) e se dividirão em “tiers”.

De forma resumida, podemos definir da seguinte forma:
As habilidades mais ao centro, no topo da circunferência são os PERKS, que são as vantagens comentadas e mostradas anteriormente, focada em mobilidade, feitas apenas com .
As habilidades são divididas em níveis 1, 2, 3 e 4, e terão diversas funções como suporte, ataque, defesa e controle de situações.
As habilidades poderão ser atribuídas aos botões , , e .

No lado esquerdo, você tem uma prévia da habilidade antes de comprar.
Os ícones mostram a prioridade do tipo de habilidade e sua eficiência de cooldown.
Ataque para a espada, Defesa para o escudo e Cooldown de Ativação e Reativação / Recarregamento.
Essas informações são mais eficientes no painel direito.

Agora perceba que você tem a opção de fazer uma mescla entre as classes, sim, você pode fazer uma raposa híbrida com Guerreiro, Mago e Engenheiro, deixando seu estilo de jogo totalmente versátil.

Já no lado direito do HUB, você tem as informações de jogo, boa para checar algumas informações que serão úteis pra quem quiser platinar / miletar / dominar o jogo.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 2/10
O jogo tem sua lista de troféus baseada em progressão de fases, miscelâneas e completude.
De forma resumida, você precisa:

  • Terminar o jogo em qualquer dificuldade
  • Desbloquear todas as habilidades
  • Completar uma fase com as 3 classes originais
  • Completar uma fase com as 3 classes em formato híbrido
  • Achar todas as gemas
  • Coletar 50 mil de moedas
  • Derrotar 2000 inimigos
  • Destruir 2000 objetos
  • Coletar 300 poções
  • Completar uma fase sem morrer
  • Alcance um tempo de ponto de controle em 3 horas
  • 2 troféus relacionados à fases (troféus ocultos, portanto spoiler :P)
  • Conseguir 100% do jogo

Considerações Finais

Graficamente o jogo é simplista e competente para a proposta cômica e infantil do jogo.
A textura rasa do jogo é claramente compatível com a ideia poligonal do mundo e, apesar disso, ele possui bons efeitos de luminosidade e de profundidade de cenário, deixando o fundo mais desfocado e a parte de cenário mais próxima. Efeitos como explosões, vapores e eletricidade são bem sutis, mesmo com grande excesso de inimigos na tela em batalha.

A trilha sonora é sutil e agradável, com músicas temáticas para cada mundo.
Apesar de não ter dublagem, não sentimos falta dela perante a narrativa ser direta e simples.

A jogabilidade versátil transforma o jogo em diversas maneiras, seja jogar de forma pessoal com o guerreiro, de longe com o mago ou criar armadilhas com o engenheiro, todas as habilidades são divertidas enquanto batalhamos, e os inimigos possuem padrões fáceis de identificar.

O desafio do jogo é moderado, digo isso pensando em público variado jogando, seja criança ou nós, marmanjos. O jogo apresenta uma evolução no desafio das fases e dos combates, tornando o design agradável e dificilmente errôneo para a maioria das crianças que experimentarem jogar, e isso é algo que eu realmente gostei. O design do jogo é totalmente variado, com fases diversas em plataforma, on rails ou até mesmo tower defense…

As batalhas com os chefes são bem criativas, e apesar de serem poucos mundos e poucos chefes, vemos uma potencial criatividade do time de desenvolvimento e direção de criação aqui. Todos os chefes tem formas e padrões que são desafiadores e que podem fazer nossos pequenos jogadores pedir ajuda na batalha.

Lutar contra os irmãos engenheiros pode frustrar nossos pequenos jogadores, mas a batalha é bem divertida de forma geral…

A duração do jogo é compatível com o jogo, para fazer tudo, o jogo irá demorar 6 à 8 horas, considerando pegando todos os itens, gemas e refazendo as fases para fazer o checkpoint em 3 horas. E o mundo com 3 fases e 1 de chefe não torna o jogo maçante, além da já comentada variação de fases.

A performance do jogo no Playstation 5 foi totalmente satisfatória, não tendo crashes repentinos e se mantendo firme nos 60fps, mesmo com a grande quantidade de inimigos e efeitos na tela.

Conclusão

Trifox certamente é um jogo que mistura a nostalgia e a modernidade de forma divertida e eficaz, pois nos trás uma formula clássica com ideia simples de plataforma, somada à criatividade de variar a jogabilidade em 3 opções de estilo de jogo.

O desafio moderado e o excelente design de jogo faz com que você volte à época de se prender em jogos do gênero, mesmo que com uma história simples e cômica.
Pronto pra recuperar a integridade de sua casa e o controle dimensional??

Deixe uma resposta