Review/Tutorial: Dogfight: A Sausage Bomber Story

Shmups sempre estarão presentes nas nossas vidas de jogadores de jogos eletrônicos (ainda bem), uma vez que é um gênero bem versátil, podendo variar entre as mudanças no decorrer dos anos com investimento em gráficos ou implementações de mecânicas mais atuais, dando assim o livre arbítrio de cada empresa em escolher no que focar em específico, ou por que não, focar em ambos os aspectos…

Dogfight é um daqueles shmups que diferentes de Sophstar (que ainda trarei o review) focou mais em gráficos e optou em deixar a simplicidade da jogabilidade do gênero mantida.

Sendo desenvolvido pela Katsu Entertainment LLC e distribuído pela Hound Picked Games, vamos então embarcar nesse indie e ver o que nos traz de diversão???

Katsu Entertainment LLC (site oficial)

A Katsu Entertainment é uma empresa independente de desenvolvimento de entretenimento digital.
Nossa equipe principal consiste em veteranos de longa data da indústria de jogos que fizeram parte de grandes sucessos em várias plataformas, gêneros e gerações de hardware. De jogos de console AAA aos 10 títulos móveis casuais de maior bilheteria, os membros de nossa equipe estiveram lá, produzindo jogos jogados por dezenas de milhões de jogadores em todo o mundo.
Ao longo dos anos, trabalhamos com algumas das maiores licenças em esportes, filmes e quadrinhos, brinquedos e jogos.
Nosso grupo de designers, artistas e engenheiros de ponta entende a importância das marcas e é especialista em criar experiências de jogo que irão se conectar com os jogadores.

Hound Picked Games (site oficial)

Adoramos grandes jogos e agora queremos compartilhá-los com você!
A Hound Picked Games nasceu do nosso amor por descobrir jogos indie incríveis – títulos originais que jogamos e amamos, de desenvolvedores apaixonados que compartilham nossos valores. Além de entender o que é preciso para levar um jogo desde a ideia até a data de lançamento, sabemos o que torna um ótimo jogo. É um momento emocionante para jogadores e desenvolvedores, com jogos independentes recebendo aclamação da crítica e grandes audiências em todo o mundo. Deixe Hound Picked Games ser o seu guia para os melhores jogos que você está prestes a jogar.
Não gostamos de nos gabar, mas juntos temos séculos de experiência em jogos. Transformamos nosso conhecimento como players em uma editora diferenciada. Ser independente nos permite trabalhar apenas com desenvolvedores em quem acreditamos e co-publicar jogos que realmente gostaríamos de jogar. Os resultados falam por si – títulos premiados com seguidores cult que nos ajudaram a fazer um nome para nós mesmos no mundo dos jogos. Cada jogo que lançamos é algo que ficaríamos mais do que felizes em comprar, e esperamos que nossos fãs leais sintam o mesmo!
Muitos dos desenvolvedores com quem trabalhamos estão financiando seus projetos por meio de sites de crowdfunding. Ajudamos nossos desenvolvedores a garantir mais de US$ 2,6 milhões em financiamento no Kickstarter e somos versados em manter os patrocinadores atualizados com seus investimentos e em ajudá-los a entregar seus jogos, como é o caso de, digamos, NAIRI: Tower of Shirin…
Se você é fã de jogos independentes, talvez já tenha encontrado alguns dos títulos com os quais estivemos envolvidos. Se você ainda não nos conheceu, aqui estão alguns de nossos lançamentos recentes favoritos.
O próximo passo para Hound Picked Games é trazer uma nova onda de títulos para você. Você pode ver no que estamos trabalhando seguindo-nos nas mídias sociais e, se estiver jogando (e amando) nossos jogos, dê um alô usando #SoundtheHound.

Código fornecido para review pela Hound Picked Games, versão Playstation 4
Review baseado no Playstation 5 através da retrocompatibilidade.

Nome: Dogfight: A Sausage Bomber Story
Gênero: Shoot’em Up (shmup), Action, Shooter, Arcade
Desenvolvedora: Katsu Entertainment LLC
Distribuidora: Hound Picked Games
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
Lançamento: 2023 (13 de abril)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

Com o fim da Guerra das Salsichas, o mundo pode se aperfeiçoar em tecnologias nas mais diversas áreas, como ciência, indústria e medicina.
O mundo pôde apreciar uma era de paz e tranquilidade sem precedentes…

Porém, a nação Vega, uma nova ameaça vinda do velho mundo, promete acabar com essa tranquilidade.
Mais uma vez, o mundo entrará em guerra e precisamos da tecnologia de armas dos Bombardeiros Salsicha.

Trívia: A história se passa depois do jogo Sausage Bomber. Caso não conheça, foi feito para mobile e é do gênero arcade com destruição de alvos:

Gráficos

Dogfight possui design gráfico em arte desenhada à mão, com efeitos tridimensionais baseando na variação da paleta de cores, que é intensa e dá a imersão cartoonesca do jogo, somado ao aspecto cômico.
Os personagens possuem design deformado e chibi, além de mostrar brevemente sua artwork nos diálogos que antecedem as batalhas de chefes. O mesmo ocorre com a introdução e final da história, passando uma breve animação.

Som / OST

O jogo não possui dublagens.
A trilha sonora é composta por Dale North, que trabalhou em jogos como Helvetii, Dreamscaper e Wizard of Legend.
Para esse jogo, Dale optou por arranjos de rock e riffs pesados, afinal estamos numa guerra… 😛
Apesar de serem músicas boas e agradáveis para quem curte o gênero musical, não há um número significativo de músicas.

Jogabilidade

A jogabilidade do jogo é simples e baseado em arcade clássico, tendo apenas 3 funções, sem opções de mapeamento personalizado. Apesar disso o jogo possui uma jogabilidade agradável e com resposta rápida, mesmo se não usar disparos automáticos.

Sistema de Jogo

Teremos 9 fases lineares em diversos tipos de ambientes no mundo do jogo, sendo liberada 1 por vez conforme progredir no jogo e contando com a opção de repetir as fases através da escolha no mapa.

De volta à Guerra…

Nosso esquadrão bombardeiro tem 4 pilotos, a gameplay para todos é sutil em termos de diferenças, mas tentarei resumir de forma prática e notável:
Brad Wurst – avião azul, possui canhões nas asas que soltam 1 disparo isolado, poder total com 6 projéteis em formação em trios.

Becky Elbasa – avião vermelho, canhões nas asas, porém com poder total em 5 projéteis com 3 no meio e 1 em cada lado.

Teresa ‘Tessa’ Lami – avião verde, canhões nas asas, porém com poder total em 8 projéteis com 4 em cada lado.

Frank Furter – avião amarelo, canhão central com tiros duplos, seu poder total são 7 projéteis em formação próxima.

Nossos pilotos possuem armas primárias e armas secundárias.
As armas primárias são focadas em disparos de projéteis diferenciados, enquanto as secundárias podem ser bombas ou até mesmo trocada por armas primárias, porém com a impossibilidade de ativar ambas as armas ao mesmo tempo.

Já as armas secundárias, tem a função padrão de serem bombas, nesse caso ilimitadas.

Sim, diferente do que estamos acostumados com a maioria dos shmups, as bombas nesse tem efeito ilimitado, claro que não tem a mesma frequência de disparos como as armas primárias, mas já ajuda em grande escala.

Ainda como ataque, os aviões podem fazer giros de 180º e atirar em efeito reverso para padrões de inimigos que venham pela retaguarda da tela.

Resistência

Os aviões tem uma resistência em serem atingidos por alguns projéteis, entretanto, quanto maior a dificuldade, mais frágeis eles serão. Ao se esgotar totalmente a vida, caso o avião esteja em altura segura, é possível salvar a queda e recuperar a pane brevemente apertando rapidamente.

Power Ups e Pick-Ups

Grande parte dos inimigos, em suas formações padrões, irão soltar medalhas, que nada mais são que bonificações de pontuação, toda formação, terá seu último inimigo derrotado com a medalha.

Logo, e não menos importante, haverão inimigos de Bônus, geralmente eles podem trazer algum power up ou outros itens que ajudarão em suporte:

Fire Up – aumenta o poder do seu tiro primário, é simbolizado pela chama, a barra abaixo da sua pontuação indica o nível de poder que seu disparo está.

Option – suporte auxiliar que irão aumentar seu poder de fogo ou até mesmo servir de escudo em alguns momentos, dependendo do suporte coletado.

Há apenas 2 tipos de option, o clássico que segue seu avião e os orbs que giram entorno do avião e soltam projéteis, além de proteger seu avião por alguns impactos, até serem destruídos.

Repair – recupera a resistência da nave, caso ela sofra dano
OBS: esse pickup tem efeito neutro na dificuldade ATOMIC, já que nessa dificuldade sua nave pode ser derrubada com 1 hit.

Quartel General do Bombadeiro Salsicha

Os níveis terão 5 estrelas de classificação, cada estrela irá conceder chances maiores de desbloquear armas no QG. São 24 armas no total e 45 estrelas possíveis, mas nada impede de fazer os desbloqueios em múltiplos playthroughs…

As classificações levam em conta principalmente sua precisão em derrotar todos os inimigos possíveis e sua evasão em evitar danificar o avião e morrer.
Como dito antes, é possível equipar duas armas primárias, porém o slot secundário não terá a mesma praticidade com elas.

Modo Speed Run

Um dos grandes fatores interessantes do jogo é o modo Speed Run, ajustável antes do início do jogo.
O modo speedrun nada mais é que o acelerador do jogo.
Conforme derrotar inimigos, seu velocímetro aumenta em 0.01 de tempo em velocidade do jogo.
O SpeedRun tem valor máximo de 1.6, ou seja, você precisa derrotar 60 inimigos para chegar na velocidade máxima possível (se ajustada conforme seu gosto), deixando o jogo em ultra velocidade:

Caso seu avião seja atingido, a velocidade volta para 1.0.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 2/10

O pessoal não quis pegar pesado com os jogadores e deixou uma lista amigável e de fácil completude.
Para platinar / dominar o jogo, você precisa de forma resumida:

  • Terminar o jogo duas vezes
  • Terminar o jogo na dificuldade ATOMIC
  • Bater seu melhor tempo de jogo na mesma dificuldade em speedrun
  • Terminar o jogo em 30 minutos
  • Desbloquear todas as armas do QG
  • Destruir todos os inimigos em uma missão

Considerações Finais

Graficamente o jogo agrada muito pelo estilo cartoon e pelas animações de destruição serem bem completas. Os inimigos ejetando das unidades e saindo correndo pela fase dão o toque cômico e cartoon, além dos diversos diálogos antes dos chefes terem uma pitada de humor pastelão.
Os efeitos de paleta de cores funcionam perfeitamente com a arte desenhada a mão do jogo e torna toda a interface fluída e leve.

A trilha sonora, apesar de ter arranjos bons no início, porém a limitação de número de músicas pode ocasionar um demasiado enjoo, uma vez que todos os chefes possuem o mesmo tema, e que por sinal também toca na última fase inteira. Jogadores casuais que irão jogar o jogo uma única vez talvez não se incomodem tanto.

A jogabilidade é simples e precisa quando o jogo estiver na velocidade normal, porém ela sofre alteração em speedrun, obviamente de forma proposital, para tentar atrapalhar os jogadores menos experientes no gênero, o que torna o desafio talvez maior para esse tipo de jogador. Mas de forma geral, é responsiva e todas as mecânicas de emergência.

A durabilidade do jogo condiz com o gênero, como diz no próprio troféu, você não irá demorar mais que meia hora nas suas 9 fases totais. Isso reflete também no desafio, que mesmo no atômico, os mais acostumados com o gênero não sentirão dificuldades de forma geral e torna convidativo para os menos experientes, já que o jogo não usa o formato de vidas consideradas no jogo todo, mas sim separadas por fases, ou seja, em toda fase você terá seu número máximo de vidas completo.
Bas batalhas com chefes são divertidas mas pouco desafiadoras, além de uma arma específica do QG quebrar o jogo em favor do jogador, tornando totalmente “noob friendly”.

A performance foi satisfatória, não tendo crashes repentinos e se mantendo firme nos 60fps no Playstation 5.

Conclusão

Dogfight: A Sausage Bomber Story se mostrou um jogo amigável e que está preocupado apenas no fator simplicidade e diversão, focando apenas em um gráfico cartoon fluído e com desafio passível para quaisquer tipo de jogador, seja os que gostam de troféus e conquistas ou os mais casuais; público este voltado para a Katsu Entertainment.
O que mostra também a possibilidade de você chamar diferentes tipos de jogadores e idades para jogar junto com até 4 jogadores locais.

Pronto pra proteger a Terra da Nação Vega????

Deixe uma resposta