
Olá, hoje iremos fazer a Review/Tutorial do Afterimage, um belíssimo metroidvania desenhado a mão produzido pelo estúdio chinês Aurogon Shanghai e distribuído pela Modus Games.

Título: Afterimage
Produtora: Aurogon Shanghai
Distribuidora: Modus Games / Maximum Games
Gênero: Action RPG “Metroidvania”
Plataformas: PC, Playstation 4/5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S.
Mídia: Físico e Digital
Textos: Português, inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, russo, japonês, chinês e coreano.
Dublagem: Inglês, japonês e chinês.
Data de Lançamento: 25 de Abril de 2023
*Esta análise foi feita com o código fornecido pela Modus Games / Maximum Games. Review baseado na versão de PS4.
OBS: Versão Playstation possui crossbuy e versão Xbox Smart Delivery.

Trailer do Jogo:
História
Bem-vindos ao mundo de Engardin, uma terra devastada após um terrível cataclismo quase destruir a civilização humana. Iniciamos o game no controle de Renee, uma garota quase sem memória acompanhada de sua amiga Ifree em um tipo de patrulha em busca de almas que não retornaram ao “rio”.



Após o término da patrulha elas resolvem voltar para o vilarejo mas são interrompidas com o uivo de um lobo e vão logo verificar do que se trata…


Porém a batalha não saiu como planejado e Renee acaba sendo morta ou pelo menos era o que deveria acontecer. Elas despertam na confluência do fluxo na vila. Tudo indica que ela possui um dom e esse poder impede a nossa protagonista de morrer, fazendo ela voltar sempre que for derrotada para a confluência do fluxo.


No caminho para o vilarejo encontramos com uma garota misteriosa que parece conhecer bem nossa personagem. Ela percebeu a perda de memória de Renee e pede para que ela se afaste de todos que possuem trajes parecidos com o dela.

Chegando na vila (um pouco tarde) a encontramos toda em chamas causadas pelos monstros de fogo e temos uma nova batalha contra o Lobo Exuberante, porém enfraquecido da luta anterior (aparentemente).

Saindo vitoriosa dessa vez seguimos em frente e encontramos novamente com a garota misteriosa utilizando o encantamento de cristalização de alma em sua mestra. Numa tentativa inútil Renee tenta impedir o ritual, mas a garota consegue pegar a alma de Aros e partir.


E aqui começa a jornada de Renee em busca da alma de sua mentora e de suas memórias perdidas, desencadeando uma série de eventos que determinarão o destino do novo mundo.

Gráficos/Áudio
Desenhado todo a mão, Afterimage é um colírio para os olhos, com gráficos em 2d muito bem trabalhados na Unreal Engine o game consegue impressionar a cada cenário novo apresentado.


Com um cenário feito em camadas para aumentar a imersão do jogo você precisa ter cuidado para não se deparar com armadilhas e inimigos escondidos pelo mapa, há também diversas passagens secretas então não deixe de explorar tudo.

As batalhas de chefes são bastante variadas e bem feitas, deixando o jogador a cada luta mais boquiaberto com a beleza do game.


Devido ao game usar as animações desenhadas à mão para Renee, ela não possui ornamentos para armaduras. Em compensação teremos disponíveis 12 opções de cores diferentes que você encontra explorando todo o mapa.

O game possui mais de 40 faixas orquestrais compostas pela Aurogon Sound Team e gravadas inteiramente pela International Master Philharmonic Orchestra e vários outros musicistas.
A trilha sonora do game está muito boa, com musicas leves enquanto você explora a linda Emerald Falls e faixas mais densas quando exploramos alguma parte mais sombria do mapa como a Town of the Exiled.
A dublagem (em inglês) fica por conta da belíssima Kira Buckland, que além de ser a voz da nossa protagonista Renee participou ativamente na indicação das vozes dos outros personagens.
Dentre os trabalhos mais conhecidos da dubladora nos jogos temos a 2B em Nier: Automata, Celine e Elise Schwarzer em The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel series (Reviews do Cold Steel 3 e 4 escritos pelo LUX ET UMBRA e pelo Pena, aqui e aqui), Edna em Tales of Zestiria, Kuki Shinobu em Genshin Impact e dezenas de animes como One Piece, Tower of God, Demon Slayer, To Your Eternity e JoJo’s Bizarre Adventure.

Jogabilidade / Mecânicas
Com foco no combate rápido, Afterimage tem os controles muito bem responsivos e de fácil aprendizagem, você pode alterar a posição dos botões na hora em que desejar nas opções do game. Aos amigos do PC, o jogo suporta os controles de PS4/5 e Xbox.


Na tela principal do game na parte superior esquerda temos as barras de HP, Mana, o seu nível atual (mostrada em números) e os glifos que você coleta durante a gameplay e servem para te curar (Pressionando L1), os glifos recarregam automaticamente sempre que você descansar nas árvores de confluência, lembrando os frascos de estus da série Dark Souls.

No menu não temos a quantidade de experiência adquirida e nem o quanto falta para o próximo nível, você vai acompanhar o progresso apenas na tela principal onde a barra vai enchendo, similar a barra de nível de outro metroidvania: o Elderand (Review aqui). Lembrando que se você morrer toda a sua experiencia do nível atual será perdida e você terá apenas uma chance de voltar ao local da morte e resgatar, caso morra no caminho ela se perde para sempre (novamente outro padrão adotado em jogos soulslike).


Mapa – Um dos maiores mapas já apresentados em jogos desse gênero, temos como colocar marcadores em qualquer parte do mapa e eu sugiro fortemente a você marcar tudo, desde um item que você não conseguiu coletar a NPCs, confie que sem marcação será muito mais difícil de encontrar o que você estava procurando nos backtracks.
Vale lembrar que as viagens rápidas só podem ser usadas nas árvores de confluência grandes, para se deslocar rapidamente para uma árvore menor será necessário uma poção de repouso.

O jogo conta com diversos puzzles te recompensando no final deles com algum equipamento, acessório, moedas de Se ou orvalhos.

Temos disponíveis na medida em que avançamos no jogo mais de 200 peças diferentes de equipamentos para coletar, 6 tipos de armas principais e varias secundárias, armaduras e acessórios. Cada tipo de arma possui habilidades específicas adquiridas ao usar essências de talentos na árvore de habilidades (mais detalhes sobre a seguir).
Itens – a seção de itens é dividida em quatro abas:

Na primeira temos os itens consumíveis como Poções de Vida e de Mana, a Poção do Esquecimento que você usa para dar reset nos pontos de habilidades, a Poção de Repouso que te transporta para qualquer árvore de confluência que você já tenha disponível no mapa*** e temos as comidas que você cozinha junto com os NPCs Alice, Emily, Mia e Doro, algumas você vai encontrar espalhadas pelo mapa.
*** Muita atenção no uso da Poção de Repouso, o mapa de Afterimage é gigantesco (isso não é meme), o mapa desse jogo é um dos maiores se não for o maior que eu já tenha visto em um metroidvania. Dito isto a habilidade de viagem rápida do jogo só é adquirida depois de 1/3 do game, aproximadamente 15 a 20 horas de jogo, isso pode ser incomodo para alguns jogadores visto que o fator de backtracking aqui é muito grande, então use com cautela as poções pois elas são bem limitadas no começo do game. (Eu sou tão avarento que não gastei nenhuma hahahah).
Com a implementação de patchs recentes, os desenvolvedores mudaram o local da “Flower of Confluence” para a Cidade do Repouso, que é um dos primeiros locais em que você vai chegar no game, disponibilizando a viagem rápida logo no inicio do game. Também podemos comprar as Poções de Repouso com a NPC Alice na cidade por 150 orvalhos. Isso demonstra que os desenvolvedores estão ouvindo e recebendo os feedbacks da comunidade. Eu particularmente não achei interessante essa troca mas foi um ponto positivo para os jogadores mais casuais e iniciantes no gênero.

Na segunda aba temos os itens que servem para montar receitas de comida que nos dão status diversos como aumento de experiência, aumento de ataque, defesa, vida e etc.

Na terceira aba ficam os itens chaves do jogo, notas contando um pouco sobre a lore, chaves diversas que liberam novas áreas no mapa, ossos prismáticos, Bálsamos que servem para dar upgrade nas suas armas, os glifos, as palavras de shenlong, Moedas de Se entre outros.

Por fim a última aba concentra os drop de monstros que você pode vender para mercadores espalhados pelo mundo.

Equipamentos – Podemos equipar duas armas principais e uma secundária (geralmente um livro ou cajado), Elmo, armadura, bota e três slots para acessórios (liberados ao decorrer do jogo).

Talento – Aqui vamos usar as essências de talento para distribuir da forma que o jogador desejar, cada caminho vai melhorar um tipo de arma (Espada, chicote, foice, etc), acompanhado de aumento de atributos como PV Máximo, Defesa, eficiência de cura, taxa de obtenção entre muitos outros aprimoramentos. Ao final de cada caminho terá uma habilidade exclusiva que só será ativada quando você encontrar o pergaminho especifico no mapa.

Remanescência / Afterimage – Na parte de cima ficam as habilidades permanentes da personagem como o pulo duplo/triplo, dash, a flor da confluência e outras skills ativas e passivas.
Na parte de baixo temos as skills que você escolhe para equipar (a depender da quantidade de Sementes Divinas que você possuir). Só podemos alterar essas afterimages nas árvores de confluência.

Missões – O jogo conta com dezenas de missões além da principal, ajude Alice e seus amigos a preparar diversos pratos deliciosos, salve alguns mercadores e encontre vários personagens durante sua jornada.



Bestiário – Normalmente já iniciamos o game com um bestiário disponível, em Afterimage teremos que encontrar o “Diário Mágico” durante suas explorações para liberar essa aba.
Aqui vamos ter informações sobre o nível, pontos de vida, dano de ataque e os drops dos monstros e bosses.

Configurações – Aqui vamos alterar os idiomas (lembrando que os áudios só estão disponíveis em inglês, chinês e japonês), ativar/desativar as vibrações na tela e no controle, regular os sons e mudar os controles.

Extras
New Game Plus – No NG+ do jogo você controla uma nova personagem contando a história de uma perspectiva diferente da Renee. Nessa etapa nós jogamos um total de 10 capítulos e ele complementa toda a história principal já que muitas coisas não foram explicadas na jogada principal.

No slot de salvamento ficarão duas abas, a do jogo normal com Renee e a com a outra personagem, você pode intercalar entre elas quando desejar, nada é perdido nem sobreposto.
Torre Nigredo – Quando finalizarmos o New Game Plus, efetuarmos os dois finais diferentes no capítulo 10 e voltamos ao save do jogo principal uma nova missão estará disponível na Torre Albedo, você entrará em um portal para Torre Nigredo e vai iniciar uma quest para fazer o TRUE ENDING do jogo. Um detalhe interessante é que essa última dungeon é igual a Torre Albedo, porém invertida (Yin e Yang). Estou tentando me recordar onde eu já vi um castelo do drácula local invertido heheh.
Por falar em referencias o game possui várias, mas irei mostrar as duas que eu achei mais interessante:


Um relógio que abre locais quando passa um determinado tempo… How nostalgic.
Conquistas
Dificuldade: 5/10
Respeitando o tempo do jogador, os desenvolvedores tiveram a preocupação de colocar uma lista de conquistas sem perdíveis/missable, então você pode jogar sem preocupação nenhuma e completar tudo na ordem em que desejar.
Para os 100% de Afterimage vamos precisar:
· Completar o Bestiário;
· Coletar todos os equipamentos e acessórios;
· Fazer todos os finais;
· Derrotar todos os chefes;
· Coletar todos os glifos;
· Coletar todas as palavras de Shenlong;
· Completar o NG+;
· Completar as Sidequests;
· Comprar todos os itens únicos de todas as lojas.
Como falei anteriormente, não se preocupa com as conquistas no começo do game, aprecia o jogo e após os finais e NG+ inicia o teu farm, existe uma NPC chamada Se (uma fada) que iniciada sua quest começará a vender itens em troca da “Moeda de Se” e um desses itens vai marcar no mapa a quantidade de itens “coletados/ a coletar” em cada área e mostrar um icone em Renee quando você estiver próximo de um tesouro, te ajudando muito na reta final do jogo e busca dos equipamentos.

Considerações finais
Graficamente falando o jogo é muito bonito, dezenas de cenários muito bem desenhados e caprichados, tudo isso acompanhado de uma trilha calma em alguns locais e intensa nos chefes e locais mais obscuros, tudo numa bela sincronia.
Controles totalmente responsivos e com suporte aos de Playstation e Xbox no PC. Um pequeno ponto negativo é que as vezes durante a gameplay enquanto eu pulava e atacava para um lado ela virava rapidamente para o outro quando tocava no solo, isso me estressou um pouco nas batalhas de Bosses mais difíceis.
Se jogar com calma e ir explorando as cegas você chega facilmente ao final do jogo com algo em torno de 40 a 50 horas de gameplay, com um adicional para os 100% e o NG+. Lembrando que o jogo possui diversos finais em locais distintos então o tempo fica bem subjetivo aqui, mas a média é essa que eu citei.
A história possui algumas reviravoltas e é uma das mais completas que eu vivenciei em jogos desse gênero/estilo. Vi relatos de vários jogadores reclamando da historia do game mas eu achei ela bem completa e bem explicada também com seus ecos e cutscenes, o New Game+ trás um complemento a história e ainda temos o verdadeiro final após a finalização dele. Talvez a pessoa não tenha jogado o game na íntegra já que é um game bastante longo ou simplesmente não entendeu mesmo 🤭. O game possui diversos finais e te entrega uma lore bem consistente, deixando margem para uma possível futura DLC ou continuação.

Isso é o que diferencia o Shin Reviews dos demais sites, nossas análises são da experiência de jogo completa, onde no mínimo terminaremos o jogo uma vez, respeitando assim os desenvolvedores e distribuidores.
Conclusão
Por fim digo que Afterimage é um dos melhores metroidvanias que já joguei, entrando facilmente no meu top 5 junto do Hollow Knight e do Castlevania: Symphony of The Night.
Com um valor de R$ 124,50 na PSN BR e R$ 73,99 na Steam o game tem um preço justo para todo conteúdo que tem a disposição.
Para o publico alvo que gosta de um bom metroidvania, Afterimage é mais do que mandatório para você, diversas armas e equipamentos, backtrackings muito bem elaborados e batalhas de bosses memoráveis farão os fãs do gênero muito satisfeitos.
Com mais de 60 horas de gameplay o game me entregou uma experiência maravilhosa, foi muito divertido explorar o imenso mapa de Engardin, pegando novas habilidades e voltando a locais anteriores onde esses poderes eram necessários, coletando todos os equipamentos e completando dezenas de missões paralelas.

O céu é o limite…
A vocês que chegaram até aqui, o meu muito obrigado.