Review / Tutorial: Tails of Iron

Tails of Iron é notavelmente inspirado em Salt and Sanctuary, com uma jogabilidade focada em ataques precisos, desvios e defesas / parries na hora certa, criando uma grande espera no seu lançamento pela arte e mecânicas com premissa soulslike…

Desenvolvido pela Odd Bug Studio e publicado pela CI Games e United Label Games, vamos então descobrir o que o jogo tem a oferecer.

Odd Bug Studio (Site Oficial)

Um novo estúdio de desenvolvimento de jogos baseado em Manchester, Reino Unido, fundado por três alunos da Norwich University of the Arts. Em 2017, lançamos com sucesso nosso primeiro jogo “The Lost Bear” no PlayStation VR.
Em 2019, começamos nossa nova jornada em “Tails of Iron” com a publicação do novo e empolgante “United Label”

Código cedido para review pela CI Games, versão Playstation 4

Nome: Tails of Iron
Gênero: RPG, Aventura (subgênero: Souslike)
Desenvolvedora: Odd Bug Studio
Distribuidora: CI Games (Europa) / United Label Games (América)
Plataformas: Playstation 4 / Playstation 5, Xbox One / Xbox Series S | X, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2021 (16 de setembro)
Mídia: física e digital

Tela Título

História / Enredo

OBS: Tails of Iron usa a ordem de sucessão Ultimagenitura.

Ultimagenitura

Uma ordem de sucessão quando o soberano é sucedido pelo filho mais novo. Isso serve nas circunstâncias em que os mais jovens “mantém o coração”, cuidando do país, enquanto o filho mais velho se ocupasse de fazer sucesso pelo mundo. Devido à idade, o sistema tem sido relativamente impraticável durante os séculos passados – a primogenitura, por seu lado, evoluiu a partir do facto de que o filho mais velho já tivesse atingido a maturidade ainda durante o reinado do seu pai, enquanto que o mais novo ainda fosse bebê.

Gráficos

Os gráficos são todos com arte desenhadas à mão, com paleta mais pálida e com intensidade de cores medianas em alguns cenários. Os efeitos de movimentação são mais cartoonescos e com quadros rápidos. O cenário é bem definido com diversas camadas de background em ambientes externos e detalhes de fundo em ambientes internos, com efeitos de luzes destacáveis nos tons pretos para dar imersão em interiores e duração do dia.
A engine usada no jogo é a Unity.

Som / OST

A trilha sonora do jogo, em sua grande maioria é apenas ambiente, alguns momentos haverão músicas presentes mas geralmente são em áreas que estará visitando pela primeira vez, outras em batalhas com chefes ou batalhas de desafio.
Os arranjos se diferenciam em músicas calmas, orquestrais, compostas por Francesco Ameglio.

A desenvolvedora Odd Studio disponibilizou 3 músicas para amostra no seu canal do YouTube.

O jogo não possui dublagens, sendo apenas ruídos de assobios que simbolizam os ratos conversando em pequenos balões.

Porém, o jogo é narrado por Doug Cockle que fez Geralt em The Witcher, Victor Vran no jogo com mesmo nome e o Baron em Desperados III, que já fizemos review / tutorial.

Jogabilidade

O jogo conta com um sistema de controles baseados em força dos golpes, parries e esquivas (por isso o subgênero soulslike), com um esquemático rico em funções.

Sistema de Jogo

Redgi deve lidar com diversos inimigos e cenários para ajudar à reconstruir seu reino, em um modo de rolagem plataforma e ambientação sombria, com inimigos punitivos e sistema de batalha brutal…

Começar do Zero…

De início, Redgi vê o reino de seu pai totalmente caído, vilas destruídas, pessoas (?!) desaparecidas, súditos perdidos, apenas o sentimento de ir atrás do clã dos sapos e vingar a morte de seu pai vem na sua mente…

Como combate, Redgi possui diferentes tipos de equipamentos, no que se limita ao seu armamento, teremos:
Armas Brancas – são as armas de combate fechado, darei detalhamentos mais pra frente…
Defesa – são os escudos que Redgi usa para se defender ou usar Parries…
Armas de Alcance – são as armas que Redgi usa para combates com inimigos mais distantes, estratégia de movimento no combate e aéreos.

No que se limita ao seu equipamento de resistência:
Elmos e Capacetes – aumenta a defesa de Redgi na região da cabeça
Armadura – aumenta a defesa de Redgi para seu corpo

Um Combate para Rato Armado até os Dentes

Redgi conta apenas com ataques normais, sem muitos golpes exagerados ou que darão animação de especiais, sendo um combate totalmente cadenciado e com timing certo para os diversos padrões que você irá enfrentar nos inimigos. Porém, alguns movimentos do sistema irão lhe auxiliar nesse combate em que a punição de dano sofrido é alta e o timing conta…

Armas de uma mão
Possuem manuseio mais rápido, deixando a frequência dos seus ataques maiores.
O dano base varia de acordo com o tipo de usada.
Geralmente Redgi pode efetuar 3 ou 4 hits com essas armas.

Armas de duas mãos
Possuem manuseio mais difícil e lento, porém seu dano é maior que as armas de uma mão.
Redgi possui apenas 1 golpe com esse tipo de arma.

Escudos
Os escudos diferenciam a defesa de Redgi para os projéteis inimigos e para sua janela de reação em parries.

Alcance
Uma boa tática ao se distanciar dos inimigos nos combates é a possibilidade de acertar eles de longe, as armas de alcance servem de vantagem para esse tipo de tática ou inimigos que irão sobrevoar o mapa, entretanto elas possuem munição limitada, use com cautela.

Todos os equipamentos acima possuem diferentes classes / tipos e peso (leve, média e pesada), isso influencia nos atributos específicos de cada arma, além da mobilidade de Redgi.

Diferentes armas, diferentes inimigos

Sim, os equipamentos tem diferentes efeitos e Redgi terá seu peso afetado…

Note agora que há alguns atributos a parte.
Sua defesa consiste em resistência para 4 tipos de inimigos, que são os próprios sapos, os mozquitos, as toupeiras e os besougros.

A maioria dos equipamentos aumentam 1 atributo por tipo de inimigo, então uma vez ou outra você pode precisar revisar sua armadura para garantir sucesso em batalhas que esteja levando uma surra…

As armas por sua vez, possuem danos isolados entre si, e isso ajuda muito na sua gerência de quais armas usar em momentos oportunos, sendo possível causar finalizações brutais.

Os diferentes indicadores de perigo…

Os inimigos terão diferentes tipos de ataques, e isso é mostrado conforme você prestar atenção nos indicadores em cima deles:

Investida – irão executar um golpe de investida, porém com uma considerável janela de previsão.

Especial – irão aplicar um golpe especial, porém com janela de invulnerabilidade, se falhar…

Projéteis – irão executar ataques de distância em você, use seu escudo ou esquiva-se…

Aparável – use seu escudo e contra-ataque para deixar ele temporariamente tonto…

Progressão / Exploração

A progressão do jogo se dá em cenários exploráveis em todo o seu ambiente, com um mapa disponível para verificar os possíveis lugares para visitar, através do seu diário.

Os ícones maiores se referem à posição de Redgi, próximo objetivo de história e missões secundárias…
Os menores (que são vistos dando zoom), são relacionados à pontos de save, de troca de equipamentos e outras coisas…

Além de ambientes diferentes com a carismática animação enquanto se desloca através do mural que você encontra em alguns pontos dos cenários.

Missões Secundárias

O mural de missões secundárias irão pagar moedas de ouro, barras de prata e restos de animais à você, além da possibilidade de esquemas, dependendo do grau de dificuldade.

Além das facções, há também personagens que você pode encontrar e pedir uma ajuda:

Irmãos e súditos… juntai-vos

Os irmãos mais velhos de Redgi seguiram outros caminhos, e servirão de apoio na sua jornada com diferentes funções, e que irão melhorar tanto as resistências do nosso herói, quanto seu equipamento, além de outros personagens que irão ser resgatados enquanto o reino voltará…

Como disse antes, há 3 tipos de moedas para comercialização: moedas de ouro, barras de prata e restos de animais, geralmente as duas últimas são drops de inimigos, já as moedas é pelo progresso de história e missões secundárias.

Pinky – reabasteça suas munições ou veja se tem esquemas novos para venda, além de itens úteis para novas explorações.

Bam-Bam – um dos irmãos de Redgi e ferreiro do reino. Entregue esquemas derrubados pelos chefes ou comprados em alguma loja para ele forjar novos equipamentos.

Rem Rem – outro dos irmãos de Redgi, ficando responsável pela cozinha. Traga ingredientes certos e ele irá preparar algo delicioso e que fará aumentar sua vida.

Denis – o irmão mais velhos dos 4 e o capitão do exército… Denis lhe ajudará no seu treinamento e aprender as técnicas.

Claro que há alguns detalhes que deixei de fora no review / tutorial, mas deixo pra você descobrir enquanto jogar…

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10

De forma resumida, você deve:

  • Troféus de progressão
  • Adquirir todas as armas
  • Derrotar 25 sapos, mozquitos e besougros
  • Concluir os quadros de missões das facções
  • Coletar todos os ingredientes para Rem Rem
  • Devolver as estátuas pro seu lugar (você vai entender)
  • Matar 2 chefes opcionais
  • Coletar 50 partes de monstros, 20 minérios de ferro, 20 moedas de ouro
  • Restaurar as alas do castelo
  • Completar 1 side quest específica

OBS: possível bug no troféu da Arena, posso ser um caso a parte mas mesmo tendo cumprido os requisitos, o troféu não desbloqueou.

Talvez uma das coisas que me frustraram, foi o fato de um troféu (em específico o da foto) ter bugado, desmotivando assim a minha busca nos 3 últimos equipamentos que me faltavam. Já encaminhei a mensagem para os responsáveis e espero que algum patch corrija o trigger do troféu.

Considerações Finais

Graficamente o jogo tem uma arte bonita, algo que admiro justamente é essas artes desenhadas à mão. Os cenários são bem construídos com suas camadas de fundo e frontal, dando uma boa ambientação para os lugares. Os efeitos brutais são bem legais de se ver, assim como as finalizações e o sangue manchando os personagens. Apesar de efeitos sutis e sem exageros, combinou bem com o estilo usado para a Unity nesse jogo.

A trilha sonora é agradável, possuindo diferenciados arranjos tribais e orquestrais de acordo com as situações em que Redgi está. A dublagem de Doug, enquanto narra a história, aumenta o carisma do jogo. Além de falar como se estivesse traduzindo a linguagem dos ratos pra você, dá a imersão de ser um universo único com os pequenos roedores.

A jogabilidade pode parecer travada para alguns, mas lembre-se que há o fator de pressão / força dos ataques. Há limitações em alguns movimentos, e o combate sendo cadenciado farão você refletir sobre a forma que deve jogar.

A performance do jogo foi algo que se empenharam em deixar fluído, tendo em vista que o jogo rodaria em 30fps, mas por intermédio de atualização, foi possível manter 60fps para o jogo na versão PS4, algo louvável e que certamente adiciona o incrível empenho na equipe em deixar a performance mais fluída. Não houve crashes e fechamentos repentinos em nenhum momento.

A progressão do jogo se dá de forma livre, você decide quando e onde vai, e a aventura tem uma boa dose de duração, questão de 5 / 6 horas para a história principal (3 / 4 horas se rushar) e 7 / 8 horas se fizer tudo. O desafio é automaticamente evolutivo para a mecânica soulslike, pois os inimigos são bem punitivos e poderão haver até 4 ou 5 inimigos na tela durante os combates, entretanto há poucas variações dos inimigos comuns e seu padrão é curto, dando um aprendizado rápido e perdendo parte do desafio hardcore, algo que compensa nas batalhas com chefes, onde as batalhas são criativas e distintas numa percepção geral.

De forma geral, Tails of Iron foi uma agradável experiência, com certeza deve fazer parte do currículo de quem curte gêneros punitivos soulslike ou que ainda não experimentou e tem curiosidade. Haverão momentos que talvez cause frustração para os mais novatos, mas lembre-se que o aprendizado virá de forma natural e coerente com a sua progressão e quando perceber já estará no fim da jornada de Redgi.

Então, dê sua ajuda e restaure o reino de Redgi…

OBS: os ratos existiram e foram animais de Dan Robinson (Team Leader, Character / Art Designer e Animador do jogo).

Deixe uma resposta