Orfeu, Ado e a Ansiedade

Eu já gostei muito de jogos de luta.
Nunca fui muito bom neles, mas gostava e jogava com frequência, ainda nos tempos dos jogos apenas off-line e quando os jogos eram mais simples, mecanicamente falando.
Meu timing para parrys e combos, entretanto, nunca foi bom.
Também me era difícil vencer certas partidas, quando faltava apenas o último HP do adversário humano. Apelidei tal problema de Síndrome do Último Golpe, quando o jogador que está vencendo não consegue finalizar a luta e, na maior parte das vezes, acaba sendo derrotado no processo.
Orfeu foi o maior músico da mitologia grega, mestre da lira, dizia-se que suas músicas podiam encantar humanos e animais e até mesmo alterar a natureza.
Embora possua muitas versões, seguiremos aqui a mais famosa (de Pseudo-Apolodoro), que o coloca como filho da musa Calíope e do deus Apolo.
Orfeu e Eurídice apaixonam-se perdidamente e resolvem se casar; porém, no dia do casamento, a jovem é picada por uma cobra, enquanto fugia de seu admirador, Aristeu.
Desesperado pela morte da amada, Orfeu resolve ir até o Submundo para resgatá-la. Através de seu talento musical, ele convence Caronte a levá-lo até o Mundo dos Mortos e, da mesma forma, encanta Cérbero, que o deixa passar pelos portões.

Por fim, ele encontra Hades e Perséfone e apresenta de forma musicada sua jornada para resgatar Eurídice. Apiedada do relato, Perséfone convence Hades a permitir que o músico resgate sua amada, porém o deus coloca uma condição para tal feito: a jovem irá seguir o herói em silêncio até o final da caminhada e Orfeu não deve, sob nenhuma hipótese, olhar para trás.
Animado, ele parte em seu retorno, sem ouvir som algum às suas costas. A caminhada é longa e a dúvida vai surgindo em sua mente, terá o deus dos mortos lhe pregado uma peça? E se Eurídice não estiver atrás dele?

Orfeu já vê a luz do mundo dos vivos e ouve os sons, mas sua mente está cada vez mais tomada pela desconfiança.
Quando está há poucos passos da saída, ele decide virar-se para ver se estava realmente sendo seguido ou fora ludibriado.
A incerteza se mostra falsa e o pavor toma conta do músico.
Eurídice, que havia lhe acompanhado em silêncio durante toda a jornada, é puxada de volta ao mundo dos mortos.
Minhas experiências online também são raras e atrapalhadas.
Eventualmente, eu até me saio bem em algumas partidas e jogos (Battlefield One que o diga), mas no geral, tenho muitas dificuldades.
Jogos com times me são mais fáceis, mas o desafio 1×1 é onde eu peco com maior frequência. A tensão do enfrentamento, o cálculo de ataques, posições e estratégias e o fato de eu não ser uma pessoa competitiva, resultam em derrotas na maior parte das vezes.
Ao retornarem do Egito às colinas de Betel, os pastores dos rebanhos de Abraão e seu sobrinho Ló começam a discutir. Para resolver o problema, Abraão diz que Ló deve escolher onde gostaria de se estabelecer e que deviam se separar.
Ló vai para Sodoma, onde estabelece família, e Abraão para Hebrom.
Contudo, Deus avisa Abraão que destruiria Sodoma e Gomorra, pelos seus inúmeros pecados. O patriarca questiona se as cidades poderiam ser preservadas, caso houvessem cinquenta justos nelas. O número chega finalmente a dez justos, incluindo seu sobrinho, a quem gostaria de salvar.

Deus então envia dois anjos, que são recebidos por Ló em sua casa. Os habitantes de Sodoma, furiosos, exigem que Ló os entregue os anjos, aos quais gostariam de abusar, mas os anjos cegam os malfeitores e revelam ao anfitrião que estão lá para destruir a cidade.
Ló tenta convencer, sem sucesso, seus genros a deixarem a cidade com ele e o restante da família.
Na manhã seguinte, ele, sua mulher e as filhas partem da cidade, que será destruída pelo fogo.

Os anjos advertem que nenhum deles olhe para trás durante a fuga, mas Ado (ou Edith, ambos os nomes constando apenas em Tanakh, a “Bíblia Judaica” e não na Bíblia Cristã), a Mulher de Ló, não resiste e acaba virando-se, ao que é transformada imediatamente em uma estátua de sal.
A ansiedade é um estado natural da mente humana, um mecanismo de defesa que coloca os indivíduos em estado de alerta para possíveis fugas ou lutas diante de perigos.
Todavia, o(s) transtorno(s) de ansiedade é uma condição mais séria, que coloca o paciente em estado de preocupação excessiva, podendo causar uma série de sintomas, como insônia, taquicardia, dores de cabeça, pensamento sobre a morte, medo do futuro e dificuldade de concentração, entre vários outros.
Fui diagnosticado com Transtorno de Ansiedade Generalizada aos 36 anos de idade, provavelmente tendo durante toda a vida. Inclusive minha depressão deve ter sido gerada/potencializada pela ansiedade.

E foi aí que eu entendi a dificuldade nos jogos de luta, nas partidas online, nos parrys e esquivas perfeitas: era a ansiedade que sempre me atrapalhava.
Hoje eu trato ela com medicamento e terapia, mas mesmo assim ainda sou afetado pela mesma nos jogos. Evidentemente, este é o menor dos problemas que ela causa, mas ainda me é desagradável errar o timing de golpes específicos ou antecipar recuos e avanços.
