Sempre que a gente se acostuma com uma franquia, é inevitável as comparações quando os responsáveis por ela trocam seu universo e se encaminham para outros rumos. E não digo apenas no gênero do jogo, mas sim até mesmo no universo que se tenta alcançar.
Para os que ainda não sabiam, Wanted: Dead tem como responsáveis figuras como Hiroaki Matsui que trabalhou na saga moderna de Ninja Gaiden (especificamente no Ninja Gaiden / Ninja Gaiden Black e Ninja Gaiden II), Dead or Alive 3 & 4 e também no Samurai Jack: Battle Through Time. No jogo, ele novamente fica responsável pela direção.
Outra figura conhecida, é Yoshifuru Okamoto, que também trabalhou no nosso lendário ninja e samurai Jack, sendo responsável pela produção de Wanted: Dead.
Sabemos mais ou menos como são os jogos mencionados, e a discrepância entre ambos, vemos novamente uma nova aventura na produção de jogos por parte desses veteranos, focando em um universo cyberpunk e trazendo uma fórmula híbrida entre shooter e hack n slash…
Desenvolvido pela Soleil Games e distribuído pela 110 Industries, vamos então ver o que essa fórmula de dois veteranos da indústria dos videogames nos traz???
Soleil Games (site oficial)
Você já esteve tão imerso em um jogo que perdeu a noção do tempo?
À medida que crescemos, nos tornamos mais sábios e maduros, mas também desenvolvemos uma tendência de reter nossos sentimentos, deixando nossas emoções em segundo plano.
Perdemos aquela curiosidade quando criança, onde não pensamos demais nas coisas e simplesmente mergulhamos de cabeça no que amamos?
No Soleil, criamos jogos para despertar o entusiasmo perdido, mergulhando o mundo em um redemoinho de pura emoção; a mesma emoção que desencadeia o sentimento de admiração e curiosidade que as pessoas de todas as idades têm dentro de si.
São esses sentimentos que criam momentos calorosos e memoráveis para aqueles que jogam nossos jogos.
Por meio de nossa paixão e experiência ao longo da vida em criar jogos de ação, enfrentamos os riscos de frente, desafiando-nos a criar títulos únicos e originais do Japão.
Yoshifuru Okamoto
Trívia: Yoshifuru foi o antigo funcionário da Tecmo e em 2008 fundou a Soleil Games.
110 Industries (site oficial)
A 110 Industries é uma empresa internacional de entretenimento com sede na Suíça, com foco na produção de videogames AAA, música e histórias em quadrinhos.

Código cedido para review pela 110 Industries, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5
Nome: Wanted: Dead
Gênero: Action, Shooter, Third Person Shooter, Hack n Slash, misto
Desenvolvedora: Soleil Game Studio
Distribuidora: 110 Industries
Plataformas: Playstation 4/5, Xbox One/Series S|X, PC
Lançamento: 2023 (14 de fevereiro)
Mídia: Física e Digital
OBS: as versões Playstation 4/5 possuem crossbuy, e as versões Xbox One e Series Smart Delivery

Mídia Física
Para comprar as edições físicas, ainda tem disponível a versão standard na nossa parceira Play Asia.
Basta clicar no logotipo abaixo.

Tela Título

História / Enredo
A colônia britânica de Hong Kong retornou para a China em 1997, anunciando uma junção definitiva.
Um instituto soviético está desenvolvendo pesquisas para humanoids.
A empresa baniu empregadores para incluir esses humanoids com o intuito de criar armas em produção de menor tempo, o que acarretou atenção de outros países como EUA, Japão e Coréia.
Unidades russas e chinesas adentraram nas ruas dias antes, citiando e tomando conta de tudo, de forma ilegal e violenta, todos financiados pela Dauer Synthectics.
Historiadores citam esse acontecimento como uma colossal falha de senso humano.
Hannah é uma tenente exilada em Hong Kong e que se vê obrigada à investigar a conspiração por trás da produção de humanoids ao lado de seus 3 companheiros do esquadrão Zombie.
Gráficos




Os gráficos de Wanted: Dead são baseados na Unreal Engine 4, com uma paleta de cores mais opaca e pálida, em alguns aspectos, porém com características que remetem ambientes retro dos anos 90. As cenas de progressão de narrativa ocorrem em formatos in-game, anime e CG’s em alguns momentos.
O jogo possui efeitos de blur para movimentação de câmera e explosões, os efeitos de luz intensos estarão presentes em alguns momentos, exigindo determinados cuidados para os mais sensíveis.
Som / OST
A performance de voice actor ficou por conta de artistas de continente europeu como Mario Gravilis, David Wurawa, Ildiko Preszly e Luisa Wietzorek, além de Stephany Joosten.
A lista completa pode ser vista aqui.
A trilha sonora do jogo é composta por diversos artistas como:
Dasha Rush, uma renomada DJ russa, e sendo seu trabalho de estreia em jogos eletrônicos, tem o foco em músicas eletrônicas e sintetizadores com a mescla de retro dos anos 90, uma mistura perfeita para o clima cyberpunk do jogo.
Keiichi Sugiyama que trabalhou em diversos jogos da Sega como REZ, Bella and the Switchblades, Stephany Joosten que também trabalhou na direção de cenas do jogo, além de atuar na dublagem.
Jogabilidade

Por ser um jogo híbrido de dois gêneros, é natural que o jogo tenha diversos comandos e use todas as funções dos controles. A leitura de entrada dos comandos é feita por meio de sequências memorizadas, ou seja, mesmo que Hannah tenha animações mais demoradas e você aplique sequência de comandos, o jogo irá entender e executar após os frames.
O jogo também conta com a função de pressão dos gatilhos na versão Playstation 5, onde irá medir o quanto de pente do cartucho de balas você irá gastar nos seus disparos.
Sistema de Jogo
Hannah deve concluir as fases de forma linear, juntamente com sua equipe, entretanto algumas fases irão exigir cuidado pois estará sozinha.
A frieza da lâmina…
Como já anunciado, Hannah tem combate híbrido entre melee e armas de fogo.
A forma que ela lida com a parte melee é focada em hack n slash, e tem o básico do combate do gênero.
O combate com a katana envolve combos básicos em 4 hits iniciais.

Entretanto, a espada pode ser misturada com tiros de seu revólver, a fim de deixar inimigos feridos e continuar dando golpes melee. O revolver não possui limitação de munição. Os combos em misto com o revolver irão aumentar a janela de combos e número de golpes sequenciais, além de variações de movimentos.


A espada é capaz de causar desmembramentos e danos letais em questão de poucos acertos, dependendo da efetividade entre o revolver e a espada, mas haverão diversos momentos que terão muitos inimigos na tela, sendo necessário saber alternar entre combos mais curtos e combos mais extensos para não se prejudicar demais.

A ardência das balas…
Hanna tem em seu treinamento, a opção de usar armas de fogo, além do seu revolver, o jogo irá funcionar como um third person shooter, com mecânicas de cover, ADS e tiros cegos e abertos.


Diferente do revólver, as armas tem limitação de munição, sendo necessário coletar através dos cadáveres dos inimigos. Hanna pode usar 2 armas diferentes por vez, sendo a sua principal e uma secundária adquirida pelos cadáveres dos inimigos, são diferenciadas pela cor amarelo e verde.


As munições caem com frequência razoável, mas nada impede de você ficar totalmente sem munição e precisar encarar os inimigos com combate em armas brancas.
Uma agente não tão normal assim…
Hannah tem reflexo muito avançado, e isso é um trunfo para contra-ataque em casos de inimigos com alto perigo na sua direção. Esses ataques geralmente são mostrados com uma luz vermelha logo antes de serem aplicados em você.

Nesse momento, você pode usar o revolver e evitar o ataque, além de causar um dano com chance mortal na maioria dos inimigos (aka tirar a cabeça) ou deixar eles em stagger. O Stagger nada mais é que a chance de você causar finalizações.



Além diso, Hannah também pode causar stagger aplicando Parry em ataques físicos dos inimigos.
A adrenalina nas veias…
O círculo no meio do HUD de Hannah significa seu medidor de adrenalina.
Ele é preenchido conforme Hannah ataca e defende os ataques. Ao estar totalmente cheio, Hannah usa seu revolver para ferir em dano letal grande parte dos inimigos no cenário, deixando eles em stagger, e assim aplicar finalizações em série.

O trabalho em equipe…
Hannah é chefe do seu squad, e eles podem acionar o que o jogo chama de buddy assist.
O time é composto por:
Cortez – seu grande amigo é mudo, porém tem uma força descomunal que ajuda à segurar os inimigos para Hannah deferir tiros ou finalizações.
Herzog – é capaz de acertar os inimigos em longa distância com seu rifle, causando danos mortais e headshots.
Doc – quando a saúde de Hannah chegar em 0, ele é capaz de reanima-la uma vez, caso estiver por perto na fase.
O Squad de Hannah tem participação fundamental, uma vez que cada personagem irá auxiliar ela de forma diferente, porém eficaz, entretanto, seus tiros de metralhadoras causam menos danos que os dela.

Haverão fases que Hannah não terá o squad consigo, ou parte dele não estará junto, então saiba quem irá lhe acompanhar em cada ponto das fases.
Outro aspecto de esquadrão se dá nos checkpoints das fases, onde o drone de Gunsmith irá lhe aguardar para repôr munição e equipamentos, além de personalizar suas armas de fogo com attachments e mudar as atribuições delas:


As únicas armas personalizáveis são a assault e o revolver, armas secundárias não são personalizáveis.
Recoil Handling – porcentagem de recuo da arma em cada disparo.
Accuracy – precisão de mira
Magazine Capacity – capacidade de pente de munição
Reload Speed – velocidade de recarregar a munição
Damage – dano dos disparos
Stopping Power – poder de parada, capacidade de tornar os alvos incapacitados ao serem atingidos
Armor Piercing – perfuração de armadura, quebrar coletes e causar danos em inimigos mais fortes
Range (revolver) – alcance de dano
Os attachments das armas incluem:
AIM DOWN SIGHT – uso de miras personalizadas ou padrões (iron sights) da arma
STOCK – responsável por ligar o cano e o gatilho
MAGAZINE – pente de munição
BARREL – cano de disparo
Uma policial com muitas habilidades…
Ao derrotar inimigos, coletar documentos, fazer finalizações, você irá ganhar SKILL POINT (SP) e é mostrado brevemente em cima do HUD. Os pontos são gastos na árvore de habilidades dela que é dividida em 3 aspectos:

Offense – destinado à desbloquear novos ataques e habilidades, além de melhorar movimentos já existentes.
Defense – destinado à aumentar a defesa de dano, aumento de recursos de defesa como STIMPACKS e parries efetivos.
Utility – destinado à aumentar recursos de munição, praticidade de recarregar e buddy assists.
Extras
Em cada intermissão, você irá para seu QG, é possível jogar alguns minigames que irão desbloquear conforme avançar no jogo, além de conversar com seus companheiros e encontrar mais documentos auxiliares para a história e o passado de Hannah.
Crane Game Machine – desbloqueie figures e itens adicionais de outros minigames como músicas extras em Karaoke e Ramen.


Shooting Range – Hannah pode treinar sua mira e efetividade de sua arma no treino de alvos, em modalidades Time Attack, Score Attack e apenas Practice.

Training – vença pequenas hordas de inimigos usando todos os ataques disponíveis em 4 níveis de dificuldade.

Ramen Game – Herzog e Hannah disputam quem come mais Ramen enquanto tocar uma música. É uma espécie de jogo ritmico com o desafio de comer sem ter uma má digestão.

Karaoke – Hannah e Gunsmith partem para a diversão juntas e cantam músicas clássicas no karaoke. Da mesma forma que o Ramen, é um jogo ritmico com padrões.

Space Runaway Arcade – jogue o arcade do Space Runaway.

O Space Runaway também foi lançado em versão standalone e free to play na STEAM, caso quiser dar uma conferida:
Memórias – alguns dos coletáveis e documentos que Hannah irá coletar, podem trazer algumas cenas de flashback, onde explica (ou na realidade confunde) ainda mais o passado da nossa personagem. Isso inclui casos de polícia do passado, a vida de Hannah antes de entrar na polícia, entre outros.
Troféus / Conquistas

Dificuldade: 5/10
De forma resumida, você precisa:
- Terminar o jogo em todas as dificuldades
- Ver todas as finalizações
- Derrotar 1000 inimigos usando katana
- Derrotar 1000 inimigos usando armas de fogo
- Desbloquear todas as habilidades
- Obter todas as memórias
- Obter todas as figures no Crane Game
- Full combo em Ramen e Karaoke
- 100 counters com o revolver
- Terminar Space Runaway no hard
- Terminar uma fase sem se curar
- Fazer 10 headshots
- Queime 3 inimigos ao mesmo tempo com granada incendiária
- Detone 2 inimigos simultaneos com uma granada de fragmentação
- Desmembre 100 inimigos
- Derrote 10 inimigos com tiros deslizantes
- Derrote 10 inimigos com revolver
- Mude a música da jukebox uma vez
- Faça 10 parries
- Faça 13 mil pontos no shooting range
- Coma 5 ramens servidos em sequência
- Encha a adrenalina no karaoke
- Faça 10 mil pontos no Time Attack e Score Attack do Shooting Range
- Termine os 4 treinamentos
- Ative os sprinkles uma vez
- Acerte 3 inimigos em um bullet time
- Chute a máquina de gancho até mostrar ERROR
- Derrote 10 inimigos usando uma serra elétrica
Considerações Finais
Graficamente o jogo é competente com a Unreal Engine 4, porém há mesclas um tanto quanto estranhas em alguns momentos. Como dito antes, o jogo tem cenas in-game, cg e anime. Porém nas cenas in-game, há momentos de que a modelagem de alguns personagens parecem incoerentes com relação aos outros, e não digo apenas de NPC’s, mas sim dos próprios personagens do esquadrão.
Apesar de tudo, de forma geral, o jogo tem gráficos bons e Hannah é totalmente dinâmica com o sangue esguichando nela (porém, só ela tem essa interatividade).
A trilha sonora tem momentos pequenos com músicas que remetem aos anos 80, assim como as músicas que tem performance vocal e as dos minigames, porém é só. As músicas das fases não são muito presentes e não há um envolvimento com o clima de ação do jogo, onde a maioria das músicas parecem iguais no seu aspecto eletrônico.
Já a dublagem, é neutra. Há uma certa cumplicidade entre alguns personagens em algumas cenas, mas a atuação não chega à marcar, sendo apenas uma dublagem quase que robótica e sem emoção. Nenhum diálogo é profundo ao ponto de voê sentir carisma nos personagens. Mas lembre-se que estamos lidando com pessoas que trabalharam em Ninja Gaiden moderno, nada mais neutro e sem sal que o enredo de Ninja Gaiden hahahaha.
A jogabilidade porém pode ser um fator decisivo para muitos jogadores de forma geral. O gunplay do jogo é bem fluído, apesar de termos a falta de troca de combro nas miras, poucas munições e ser necessário procurar armas no chão, controle das armas é agradável e responsivo. Porém alguns jogadores podem estranhar os ataques melee, uma vez que as colisões são quase que esponja e sem efeito, mas aos poucos vai se acostumando conforme jogar.
Por outro lado, as respostas de leitura em combos e reações de counter são bem precisas.
A duração do jogo foi um dos motivos de eu ter deixado de me divertir somado ao pequeno design de desafio perto do final. O jogo tem em torno de 5 capítulos, porém a última parte é recheada de sequências longas e inimigos, com setpieces que estão ali apenas para “segurar o jogador”, tornando cansativo depois de um tempo. A tentativa de dificultar o término do jogo ficou muito parecido com o Soulstice que fiz review tempos atrás, onde em vez de tornar o final do jogo algo desafiador e prático, se tornou apenas uma tentativa cheap de punição para que você não termine tão rápido.
A performance do jogo tem altos e baixos com frames variando e fechamentos repentinos depois de muito tempo sendo executado. Entretanto, devo firsar que joguei o jogo em acesso antecipado e tive problema apenas 2 vezes com crash enquanto joguei. Acredito que tenham corrigido no patches atuais.
E sim, o jogo tem o mesmo problema de câmera de Ninja Gaiden, dependendo do seu posicionamento.
Conclusão
Wanted: Dead é literalmente “um jogo dos criadores de Ninja Gaiden”, apesar dos problemas, temos a diversão focada em apenas gameplay com violência exagerada, tiros pra todo lado, história rasa e diálogos fracos.
Se você gosta desses aspectos não terá problema em se divertir, porém se prefere um jogo mais produzido, com história e personagens envolventes, bom, você tem jogos AAA pra escolher.
Embarque nessa brutal aventura e descubra os podres por trás da Dauer Synthectics, e talvez tentar entender o passado de Hannah…
