
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Neon Doctrine (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Neon Doctrine / Another Indie / Limited Run Games (edição física)
Produtora: Creative Games and Computer Graphics Corporation
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / PC / Switch / macOS
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2021 / 2023

The Legend Of Tianding é um jogo de plataforma sidescroller sobre o herói taiwanês Liao Tian-Ding, que lutou contra a opressora dominação japonesa.
(à época do review, o português ainda não estava entre as línguas da legenda, mas o suporte foi adicionado em 14/11/23; por conseguinte, o review está com todas as capturas em inglês)
TIANDING E A INVASÃO JAPONESA
A Ilha de Formosa (ou Ilha de Taiwan), possui 36km2 e está separada de Fujian (China) pelo Estreito de Taiwan. A dominação chinesa começou por volta do século XIV, embora em 1600 portugueses tenham estabelecido o entreposto de Formosa no local (de onde provém um de seus nomes), tendo posteriormente recebido também espanhóis e holandeses, sendo novamente tomada pela China em 1661.

Foi durante a Primeira Guerra Sino-Japonesa (1894-1895) que a China, então na Dinastia Qing, perdeu a disputa para o Japão, cedendo a Ilha de Formosa ao controle nipônico (Tratado de Shimonoseki), enquanto a Coreia tornava-se independente.

Como parte da Doutrina de Expansão para o Sul (Nanshin-ron), onde o Império do Japão estabelecia interesse em todo o Sudeste Asiático e as ilhas do Pacífico como potencial para expansão econômica, Taiwan foi o grande primeiro passo.

Assim, Taiwan passou a ser dominado pelos japoneses (1895 a 1945), que investiu fortemente na ilha para melhorar suas obras públicas, economia e indústria.
Entretanto, o que acendeu um sentimento de revolta na população local foi a tentativa de alterar a cultura, além do aumento da prostituição feminina e o fato de que os cidadãos originais eram vistos como cidadãos de segunda classe agora, sendo os japoneses na ilha os de primeira.

É neste contexto que Liao Tian-Ding (1883–1909) surge como símbolo da resistência taiwanesa, embora esta não fosse necessariamente sua intenção.
Tianding tornou-se um “Robin Hood asiático”, parte por seus furtos e roubos, parte por suas lendárias habilidades marciais e de disfarce.

Embora não houvesse cumplicidade comprovada entre Tian-Ding e o movimento de resistência, seus atos inspiravam a população, que o via como alguém impossível de ser contido pelos guardas japoneses.
Porém, ao ser traído por um amigo durante uma de suas fugas, Liao tentou matá-lo com um tiro, mas errou e o traidor o matou a golpes de pá na cabeça.
Sua fama, porém, não morreria com ele, mas se tornaria uma lenda.
Entre milagres realizados por seu fantasma a maldições que atingiram a família de seus inimigos (em especialmente do policial Matsumoto), Liao Tian-Ding seguiu como um herói taiwanês através das eras, mesmo após a retomada pelos chineses, após a Segunda Guerra Mundial.
O BOM LADRÃO
O jogo inicia após um período onde Tian-Ding esteve afastado, mas retorna quando o corrupto Mr. Wang está cobrando imposto por pedintes estarem ocupando espaço na rua.


Após investigações, ele descobre que Wang estava vendendo chá falso e explorando os moradores locais, sendo favorecido pela polícia japonesa.
Ao derrotar o comerciante, Tian-Ding retorna o dinheiro ao pedinte que foi humilhado por Wang, mas ele recusa receber o dinheiro de volta e entrega ao herói um misterioso amuleto.


Neste ponto, Ching Feng, aprendiz do grupo de resistência 28 Mansões conhece Tian-Ding e o apresenta a Ding Peng, mestre e líder do grupo.
Ding Peng revela que o amuleto recebido é um dos três necessários para abrir o mausoléu onde o pirata Cai Chien enterrou sua esposa, Lu Yao-Sian, junto de seus tesouros, incluindo a poderosa Sword of Seven Shackles, uma espada que ganha poder conforme se alimenta das almas inimigas.


Os três amuletos despertam o interesse da associação secreta de assassinos japoneses Dragão Negro e também do novo comandante da polícia local, o implacável Shimada Yunoshin, que não se importa em matar para conseguir atingir seus objetivos.
HERÓI DO POVO
Liao Tian-Ding é um exímio artista marcial, discípulo do mestre Zeng Guo-Ying, praticante da Escola Mestre das Sombras Celestiais.
Através de manuais, o mestre ensina novas habilidades ao protagonista, como o chute Dragão Crescente (útil como golpe e para ganhar altura extra após o salto), o Soco de Uma Polegada e o Clone de Sombra (a esquiva no momento perfeito cria uma duplicata do personagem), entre outras.


Focado no combate, o título possui jogabilidade fluída e sem travamentos ou quedas de frame, com comandos simples e funcionais.
Quadrado executa os golpes normais, Triângulo é responsável pelo “Cachecol” (executa agarrões nos inimigos e rouba suas armas, além de permitir arremessá-los em diferentes direções), Círculo utiliza as habilidades especiais aprendidas (ao consumo de uma barra de estamina), R1 permite a esquiva e L1 lança uma corda para alcançar ganchos e outros mecanismos, ideal para aumentar a extensão dos saltos. Ah, e o X é o botão de pulo, claro, permitindo pulo duplo (triplo com o uso de um talismã equipável); o salto na parede surge quando um par especial de botas é adquirido.


Além dos equipamentos já citados, um pano que serve para planar é obtido em determinado ponto da aventura, podendo ser utilizado para aproveitar correntes de ar quente para ser alçado em alturas maiores.


Uma bolsa para talismãs permite equipar bônus como o (já mencionado) pulo triplo, maior recuperação de vida ao comer, interrupção da perda de dinheiro ao morrer, etc.
Estes talismãs são obtidos ao cumprir missões secundárias para os habitantes da cidade, doar dinheiro aos pedintes (o que também pode gerar coletáveis) e ao agarrar os oponentes com o cachecol.


O cachecol possui papel importante no combate, roubando as armas dos adversários, que variam de simples pedras e granadas a rifles, pistola, bazucas, machados, espadas e bastões. As armas obtidas possuem um limite de uso.


A faca utilizada por Tian-Ding pode ser substituída por melhores lâminas compradas do Mestre Long, forjador local.
As armas vendidas por ele são bastante caras, consumindo boa parte do dinheiro que você doaria aos pedintes ou utilizaria para aumentar o limite de comida armazenável.


Ao navegar pela cidade, é possível utilizar um riquixá para locomover-se entre os bairros (viagem rápida) e as mesas de chá (tanto espalhadas pela cidade quanto pelas fases) servem de ponto de save (que também restaura a energia e os itens de cura) e para modificar os talismãs equipados.
MANHUA
O estilo artístico em The Legend Of Tian-Ding é fortemente inspirado pelo estilo manhua (equivalente chinês ao mangá japonês), seja pela apresentação dos menus e cenas separadas por quadros, seja pelas cores e uso de discretas hachuras nas construções e sombras.


O jogo roda completamente liso, sem quedas de frame ou engasgos, atingindo 120 fps no PS5 (e Xbox Series X, com taxa menor nos consoles da geração passada).
A trama é contada em boa parte por quadros e também imagens de tela cheia, onde podemos apreciar o belíssimo traço em momentos impactantes e também engraçados e/ou dramáticos.


Os cenários são amplos, especialmente durante as fases dentro de cavernas, templos e esgotos.
O jogo conta com um grande elenco de NPC’s carismáticos e um narrador que resume cada capítulo anterior através de uma transmissão de rádio.



A trilha sonora utiliza instrumentos clássicos chineses, incluindo (e aqui me arrisco a confiar em meus ouvidos e parco conhecimento musical) flauta Xiao, Erhu (instrumento de corda) e Pipa (o instrumento de corda, não o brinquedo).
O título possui dublagem em Mandarim e legendas em inglês (suporte ao português adicionado em 14/11/23).
PLATINA JUSTICEIRA
A platina de Tian-Ding é desafiadora (mas não cansativa), embora dois troféus possam ser perdidos por contarem com duas alternativas cada.
Obter todos os talismãs e todas os coletáveis é provavelmente o que irá consumir mais tempo do jogador (para os coletáveis, doe sempre dinheiro aos pedintes).
Conseguir a última arma de Mestre Long, a Demon Slayer, entrará em conflito com o dinheiro para os pedintes, sendo a arma mais cara do jogo.


Explorar as fases completamente também exige uma observação atenta para as entradas escondidas mas, caso você perca alguma (e acredite, você perderá várias), é possível falar com Wu Lutian, que lhe permitirá reviver memórias, além de acessar o modo Boss Rush após finalizar o título.
RESUMO DA ÓPERA:
The Legend Of Tian-Ding é um título de ação e plataforma rápido e divertido, contando a história (parte lenda) do herói taiwanês Liao Tian-Ding ao enfrentar a opressão da ocupação japonesa na ilha.

O combate visceral é grande parte do charme do jogo, combinado com sua belíssima arte ao estilo manhua, incluindo inserções cômicas, especialmente entre Tian-Ding e o capitão Matsumoto, bem como momentos épicos nas lutas contra chefes.

The Legend Of Tian-Ding é um épico taiwanês difícil de largar, daqueles jogos que realmente viciam e é difícil parar de jogar, mesmo após finalizar a campanha pela primeira vez.