Vocês estão prontas crianças? “Estamos Capitão!”
Eu não ouvi direito… “Estamos Capitão!”
Ohhh!….
Seja você criança ou adulto, com certeza cantou mentalmente a abertura de um dos desenhos mais populares das últimas décadas, estamos falando do icônico Bob Esponja Calça Quadrada e hoje iremos fazer a Review/Tutorial do seu jogo mais recente desenvolvido pela Purple Lamp e publicado pela THQ Nordic.

Título: SpongeBob SquarePants: The Cosmic Shake
Produtora: Purple Lamp
Distribuidora: THQ Nordic
Gênero: Plataforma
Plataformas: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One
Mídia: Digital
Textos: Português (Brasil), Espanhol (América latina), Russo, Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional, Hindi, Indonésio, Japonês, Coreano e Polonês
Dublagem: Português (Brasil), Espanhol (América latina), Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Hindi, Indonésio, Japonês e Polonês
Data de Lançamento: 31 de Janeiro de 2023
*Esta análise foi feita com o código fornecido pela THQ Nordic. Review baseado na versão de PS4.

Trailer do jogo:
História
Iniciamos o game no controle do Bob Esponja a caminho do Mundo da Luva, um parque de diversões. Chegando ao parque encontramos com a Madame Kassandra, uma misteriosa (e suspeita) cartomante que fornece tesouros perdidos dos sete mares.



Ela nos vende umas bolhas de sabão mágicas que realizam nossos desejos. Eles voltam a Fenda do Bikini e começam a usar em demasiado as bolhas mágicas até que tudo começa a dar errado. Após o Patrick ler o rotulo do produto descobriram que as bolhas na verdade são Lágrimas de Sereia, eram propriedade do Rei Netuno e não deveriam ser usadas por mortais. A quantidade excessiva de bolhas ocasiona uma abertura de um portal onde todos da Fenda do Bikini são sugados, inclusive parte da estrutura do local, criando assim multiversos dos desejos de seus amigos.


Sua missão? Arrumar toda a bagunça que você mesmo criou. E é aqui onde começamos a exploração nos universos em busca da restauração da sua casa e de seus amigos.


Gráficos/Áudio
Bob Esponja Cosmic Shake é um plataforma 3D feito na Unreal Engine 4, seus gráficos estão muito bons e superiores/aprimorados comparados ao seu jogo anterior (Battle for Bikini Bottom – Rehydrated). O game nos apresenta lugares já conhecidos de jogos anteriores, porém todo reformulado com a temática do multiverso.


A trilha do jogo possui algumas musicas do próprio desenho e outras feitas pelos compositores de Battle for Bikini Bottom.
O jogo conta com dublagem em diversas línguas (Dez para ser exato) e ter a nossa dublagem em PT-BR feita pelos dubladores oficiais do desenho tem um peso muito grande para os fãs do desenho e na imersão do jogo. Nosso querido Wendel Bezerra (Oi, eu sou o Goku!) na voz do Bob Esponja, Marco Antônio Abreu na voz do Patrick Estrela, Leticia Quinto como Sandy, Marcelo Pissardini na voz do Lula Molusco e os demais dubladores fizeram um trabalho com perfeição na dublagem do jogo, você se sente em um episodio do desenho.
Jogabilidade / Mecânicas

Diferente do Battle for Bikini Bottom e outros jogos da franquia, aqui só teremos o Bob Esponja como personagem jogável e o Patrick Estrela (Agora em forma de balão) como nosso ajudante.
Aqui vamos ter uma gameplay de plataforma simples e fácil (até demais):

Com tutoriais bem dinâmicos o jogo te apresenta as diversas habilidades do Bob Esponja, além dos ataques básicos e pulo duplo vamos aprender varias outras habilidades para te ajudar a enfrentar os inimigos e progredir na história.



Mostre toda sua habilidade nos desafios mais rápidos.

Use o cenário a seu favor.

Utilize skates voadores mas tenha cuidado pois eles tem um limite de tempo para serem usados.
Minigames
O jogo conta com divertidos minigames, desde testes de habilitação para cavalgar cavalos marinhos a preparar hambúrgueres de Siri para clientes famintos.




Sidequests
O jogo possui algumas missões paralelas e colecionáveis espalhados por todos os sete mundos e na fenda do bikini, após finalizar o game pela primeira vez você terá a oportunidade de voltar e finalizar/coletar todas elas.


Menu

Na loja de fantasias vamos ter disponível mais de 30 roupas para personalizar o Bob Esponja (infelizmente não temos ornamentos para o Patrick), algumas são adquiridas apenas por DLC (paga). As fantasias de campanha você recebe a cada novo mundo explorado e as demais você vai adquirir coletando moedas de ouro e pagando com geleias posteriormente.

Mapa do Mundo – Nessa aba podemos nos teleportar rapidamente para qualquer mundo previamente explorado. Cada mundo possui diversos checkpoints, sendo o último a localização do chefe da região.
Aqui também vamos encontrar a lista de missões disponíveis em cada mapa.


Prêmios – São as conquistas do jogo, complete todas as tarefas para deixar o jogo 100%


Temos um modo (Ligeirinho) onde você habilita a exposição do tempo de jogo durante a gameplay, uma função importante para jogadores Speedrunners que acredito existir uma comunidade dedicada aos jogos do Bob Esponja.

Na acessibilidade podemos efetuar a correção de daltonismo para facilitar a vida dos jogadores com restrições.

Aumente/Diminua o zoom.
Conquistas
Dificuldade: 4/10
A platina de Cosmic Shake não possui perdíveis/missable e todo o processo vai levar aproximadamente 15-20 horas. Todas as batalhas de chefes possuem uma conquista especifica atrelada a eles.
De forma resumida vamos precisar de:
· Fazer todas as missões em todos os mundos;
· Coletar todas as moedas;
· Desbloquear todas as fantasias;
· Derrotar inimigos com armas especificas um determinado número de vezes.

Considerações finais

O tema de multiverso está bastante popular nesses últimos anos, graças aos filmes da Marvel/DC e abordar isso na fenda do bikini deu muito certo, vamos explorar locais já conhecidos, porém com um toque diferente.
Se levar em consideração o jogo que veio anteriormente ao Cosmic Shake o gráfico deu uma boa melhorada, não em um nível de nova geração até porque o jogo não possui versões para as plataformas next-gen mas ainda assim apresenta melhoras formidáveis.
O jogo possui uma tela de loading quando fazemos a transição entre mundos um pouco demorada, utilizar os checkpoints no mesmo mapa as vezes também ocasiona loading mas bem menor.
A trilha vai te levar de volta ao desenho e te deixar imerso como se estivesse em um episódio da série. Os controles são simples e responsivos, facilitando a vida do público mais infantil.
Com uma média de 7 a 8 horas para a conclusão da história principal e umas 13-15 horas para os 100% o jogo entrega uma experiência satisfatória e bem divertida.
Conclusão
Se você gosta de Bob Esponja em geral, vai gostar muito do jogo, ele é divertido, possui desafios legais, a dublagem está impecável e possui bastante fanservice. Se você nunca realmente assistiu, o jogo ainda é muito bom por si só, mas você pode não gostar tanto.
O meu filho de 10 anos não é um grande fã do desenho do Bob Esponja mas confesso que ele ficou animadíssimo jogando o Cosmic Shake, inclusive tive que recomeçar um save do início do jogo para escrever essa análise pois quando me dei conta ele já estava platinando o jogo por conta própria hahahah.
O jogo na PSN custa R$ 199,50, se você é fã da franquia pode adquirir o jogo sem medo, mas se você só está em busca de um jogo plataforma eu recomendo que aguarde uma promoção.
Bob Esponja Cosmic Shake é um jogo bonito e divertido, faz diversas referências ao desenho, tem uma dificuldade baixa mas aceitável para seu publico alvo infantil e te entrega uma história muito boa. Foi uma bela surpresa para mim nesse ano, o meu filho adorou e não quer parar de jogar.