Review / Tutorial: The Legend of Nayuta: Boundless Trails

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos com o “The Legend of Nayuta: Boundless Trails“, um spin-off da série Legend of Heroes no gênero de ação.

O jogo foi produzido pela Nihon Falcom, responsável pelas séries “Ys” e Zwei (todos os nossos reviews deles você encontra aqui), enquanto a publicação dele ficou a cargo da NIS, responsável pelas séries Disgaea e “Labyrinth of” (todos os reviews deles você encontra aqui).

Review baseado na versão para PlayStation 4
Código cedido pela NIS America

Titulo: The Legend of Nayuta: Boundless Trails
Produtora: Nihon Falcom
Distribuidora: NIS America / Europa
Gênero: RPG de Ação
Plataformas: PSP (Original), PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch e PC (Steam, GOG e Epic Games)
Mídia: Físico e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês & Inglês

História

Aqui acompanhamos Nayuta, um jovem que retorna para a Ilha Remnant durante o período de recesso da escola. Essa ilha é conhecida pela queda de ruínas do céu sem ninguém saber exatamente o motivo disso.

Lá, após retomar suas atividades de faz-tudo, Nayuta junto com o seu amigo Cygna exploram uma nova ruína que acabou de aparecer e encontram uma fada que, ao fugir deles, esquece de fechar o portal para um novo mundo.

A partir dai, ambos junto com a Noi começam a exploração dessa nova região conhecida como “Terra” enquanto buscam pelas Engrenagens Mestras para corrigir as falhas encontradas nesse mundo.

Gráficos

Sendo um jogo original de PSP, os gráficos são mais simples, lembrando bastante os estilo utilizado no Megaman Legends, com polígonos bem evidentes e personagens mais caricatos, algo que pode incomodar o pessoal que se importa demais com gráficos mais realistas.

Diferença entre a primavera e verão num estágio

Mas não é por que os gráficos são mais simples que são mal feitos, já que todos os estágios são cheios de detalhes, ainda mais quando comparados pela alteração de estação climática dos estágios, tendo uma grande variação dentro deles.

Áudio

Assim como os outros jogos da Falcom, a trilha sonora do jogo é bem variada, com bastante musicas agitadas para acompanhar a exploração e combates, mas também tem algumas mais cômicas para acompanhar as situações engraçadas da campanha.

Como encontrei o álbum do jogo no Spotify, segue ele para você curtir enquanto termina de ler o post.

Aqui temos dublagem em Inglês e em Japonês, tendo um bom time em ambas. Caso prefira deixar na dublagem original, entre os atores temos:

  • Kaori Mizuhashi: Dubladora do Nayuta, faz as várias reencarnações do Laharl da série Disgaea, como também a Tio e a Roselia no Legend of Heroes;
  • Ai Kayano: Dubladora da Noi, faz a Alice da série Sword Art Online e a Darkness da série Konosuba;
  • Kenichi Suzumura: Dublador do Cygna, faz o Zack do Final Fantasy VIII e o Shin da série Gundam Seed.

Jogabilidade

Enquanto esse é um spin-off da série Legend of Heroes, ele não segue a dinâmica principal da franquia, sendo um RPG de ação que segue mais a linha da franquia Ys e Zwei (também produzida pela Nihon Falcom).

Logo no inicio temos a seleção de dificuldade. Durante a campanha é possível alterar a dificuldade se sentir que está muito fácil / difícil, mas a alteração depois do início afeta algumas conquistas.

Menu

O menu principal é direto, logo de cara já entra na área de equipamentos do Nayuta, podendo alterar a arma, capacete, armadura e acessório. Cada uma, além de alterar as características dele, também altera o seu visual.

A área da Noi segue praticamente a mesma lógica do Nayuta, podendo equipar uma roupa e dois acessórios distintos. Ela também tem uma área extra.

Ela também tem a área das magias dela, aonde podemos equipar uma magia em cada slot (que são liberados conforme avança na campanha). Aqui também mostra as informações de cada magia, como nível, força e quantidade de uso sequencial.

A área de “Items” é mais para verificação, podendo ver todos os itens, ingredientes e outros detalhes deles, ficando o uso dos itens pra outra área.

Geralmente a área de sistema só tem configurações do jogo, mas aqui tem umas partes extras importantes. É possível salvar em qualquer momento, mas caso esteja num estágio e carregar o save, você inicia fora da área.

Na área de Cooking podemos preparar as comidas JÁ CONHECIDAS pelo Nayuta, mostrando os efeitos delas (quanto HP recupera e quanto de exp ele ganha), além dos ingredientes utilizados. Não existe falhas no preparo aqui.

Caso o seu espaço para carregar comida esteja cheio, antes de preparar o jogo pergunta se já vai comer na hora ele.

Na área de Quest temos todas as missões paralelas já liberadas, mostrando um geral do que é necessário fazer e quais foram finalizadas ou perdidas.

Já em Enemy Information temos os mosntros já encontrados, separados por região e estação, além de mostrar os itens que eles deixam.

Por ultimo, temos o Achievements, que para as plataformas que tem sistema de conquistas, funciona tanto como uma verificação dentro do jogo de como estão evoluindo como também pra receber pontuações que são usadas posteriormente.

Num menu secundário, temos acesso as comidas que o Nayuta tem no inventário, como também um acesso rápido para voltar a sua ilha ou continuar a exploração em Terra.

Ilha

Na ilha do Nayuta, apesar de pequena, tem alguns pontos interessantes que te ajudam bastante na campanha.

Com a irmã do Nayuta que é possível aprender novas receitas para as comidas, liberando conforme avança na campanha e adquire os novos ingredientes.

As lojas funcionam como a maioria dos jogos normais, mas não temos opção de venda de itens. O inventário aumenta conforme avança na campanha e encontra os itens necessários para a sua melhoria.

Na frente da casa do Nayuta temos uma caixa de correios aonde os habitantes e visitantes da ilha deixam os pedidos pra ele, geralmente aparecem novos a cada capitulo, mas existem alguns escondidos que não aparecem aqui.

O Mestre Orbus ensina novas técnicas para o Nayuta conforme você completa os desafios dos estágios, além de as vezes te dar algum equipamento diferente.

Durante as suas explorações, Nayuta encontra vários itens que podem ser entregues no Museu para receber uma grana em troca além de outras recompensas.

Também é possível visitar as exposições dos itens que você entregou, alguns remetendo a outros jogos da Nihon Falcom, consegue reconhecer eles?

Exploração

Na hora de explorar Terra, você inicia por uma visão geral das regiões já disponíveis na campanha, podendo seleciona-las diretamente.

Cada local tem algumas divisões de estágios que liberam conforme avança na campanha. Também mostra quais desafios já foram realizados do estágio pelas três estrelas:

  • 1ª Estrela: Destruir os 3 cristais grandes do estágio;
  • 2ª Estrela: Encontrar todos os baús de tesouro;
  • 3ª Estrela: Completar o desafio do estágio;

E conforme avança na campanha, libera outras estações climáticas da região, que muda completamente o layout dos estágios, assim como seus inimigos e desafios.

Durante os estágios a exploração é livre, tendo controle direto do Nayuta, podendo atacar com diversos combos os inimigos que encontramos nesses locais. Conforme ataca os inimigos sem receber dano, acumula hits e em certos pontos, como 20 hits, ativa alguns bônus que te ajudam na exploração, mas precisa manter o combo senão perde o apoio.

A Noi acompanha o Nayuta na exploração, podendo utilizar as magias delas conforme a disponibilidade. É possível trocar direto as magias no combate, agilizando a ação dele. Caso troque uma magia não designada durante o estágio, ela inicia com cargas totalmente vazias, precisando esperar recarrega-las.

Conforme avança na campanha, Noi aprende técnicas novas que ajudam o Nayuta na exploração, como destruir blocos e pendurar-se em certos pontos.

Esses cristais dão mira, o dinheiro do jogo, então já ajuda bastante pegar eles conforme explora os estágios.

Em vários pontos nos estágios temos barreiras e outros puzzles, além de pontos que obrigam a derrotar todos os inimigos da área para continuar a exploração.

No final de cada estágio você recebe dinheiro baseado nos desafios completos e também mostra quais você completou. Não precisa fazer tudo numa única exploração do estágio, mesmo por que alguns desafios são impossíveis de fazer em conjunto com a exploração normal dali.

Extras

Assim que finaliza a campanha, libera o New Game Plus, permitindo reiniciar a campanha mantendo todos os equipamentos, técnicas e nível do Nayuta.

Além do que temos normalmente, libera novos eventos e missões paralelas, como também a opção de usar os pontos recebidos das conquistas para liberar novas mecânicas, como aumentar o nível máximo do Nayuta, novas estações para os continentes e outros extras.

Também libera o Boss Rush, podendo enfrentar direto os chefes do jogo em dificuldades diferentes, dentro de certas configurações.

Por ultimo, libera o nível de dificuldade “Infinite”, aonde os inimigos ficam mais fortes conforme Nayuta sobe de nível, deixando a campanha bem desafiadora.

Conquistas

O jogo não é muito complicado, sendo possível finaliza-lo sem precisar de uma habilidade extraordinária para isso, mas fazer a lista completa das conquistas dá um bom trabalho, já que além de precisar fechar na maior dificuldade, exige completar o NG+ pelos eventos que só aparecem nessa parte. Entre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
Ace of the Starry SeaFinalizar o jogo no modo Infinite
First-Class CollectorDoar todos os itens para o Museu
Hero of Remnant IsleCompletar todas as side quest.
War StoriesRegistrar todos os inimigos.

Conclusão

Legend of Nayuta traz um RPG de ação bem divertido, que mesmo com uma exploração limitada pela divisão de estágios, ainda é bem gostoso de se jogar.

Os gráficos são um pouco mais simples, já que ele é praticamente um port direto do que tivemos no PSP, mas ainda assim agrada bastante pela variedade e mudanças dos cenários.

As musicas seguem o padrão que estamos acostumados com os jogos da Falcom, com uma ótima qualidade e bem agitadas pros diversos momentos de ação e exploração que temos durante a campanha.

A jogabilidade dele é relativamente simples e lembra muito os jogos da série Ys, com uma ação variada entre os ataque do Nayuta e as magias da Noi, proporcionado uma boa estratégia durante as batalhas, principalmente as de chefes.

No geral, se você curte os jogos de ação, esse é uma boa pedida pra passar um tempo, mesmo sendo um spin-off da série Legend of Heroes, você vai encontrar diversas referencias durante a partida, agradando bastante os fãs da franquia.

Deixe uma resposta