Review/Tutorial: Akai Katana Shin

Os shmups da Cave são conhecidos pela sua excelente mecânica, gráficos e, principalmente, desafios, já que foi uma das pioneiras de lançar jogos no estilo Danmaku / Bullet Hell do gênero.

Para os que não conhecem, a Cave foi fundada em 94 por ex funcionários da Toaplan, após sua falência. Clássicos como Mushihimesama, DonPachi, EspRaDe, Ibara e Deathsmiles fazem parte do catálogo de jogos lançados pela Cave, que inicialmente teve ajuda de outras empresas para lançar seus jogos como ATLUS / SEGA, Capcom e AMI, ganhando notoriedade e lançando os jogos por sí mesma.

Também há jogos da empresa para mobile, também focados em gênero shmup.
“CAVE” é um acrônimo para “Computer Art Visual Entertainment”.

Como dito antes, o bullet hell é um estilo conhecido e firmado pela Cave em aspectos bem coerentes, já que além do desafio em ter destreza e reflexo para as balas, os jogos tem mecânicas que fazem o contra-ataque divertido e devastador, dando um equilíbrio exato para quem quer encarar os jogos dela…

Felizmente, algum desses jogos da Cave tem relançamentos e ports através de outras empresas, incluindo a Rising Star Games que lançou no ocidente para o Xbox 360, e agora a nossa querida e já conhecida City Connection para Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One no Japão e pela Clear River Games no ocidente.

Cave (site oficial)

Empresa de jogos eletrônicos, entretenimento digital que tem sua base localizada na cidade de Tokyo.
A empresa foi fundada por Kenichi Takano, Tsuneki Ikeda, ambos ex co-fundadores da Toaplan.

Clear River Games (site oficial)

Clear River Games é uma editora apaixonada por jogos retrô clássicos. Somos uma pequena equipe em Karlstad, Suécia, fundada pelo Grupo Freemode (parte do Grupo Embracer). Nossa visão é levar a alegria de experimentar jogos retrô vintage e franquias de jogos clássicos revividos para jogadores de todo o mundo.
Nosso foco é publicar franquias de jogos clássicos de alta qualidade, jogos modernos retrô e pixel art e jogos indie que inspiram os jogadores e trazem de volta ótimas lembranças do passado ou descobrem novos jogos incríveis. Com edições físicas distribuídas on-line e em lojas de varejo, queremos tornar jogos incríveis e exclusivos acessíveis aos fãs de jogos retrô em todo o mundo.

Vamos então mergulhar em um desses jogos da Cave e ver o que ele nos traz??

Código fornecido para review pela Clear River Games, versão Playstation 4
Review baseado no Playstation 5, através da retrocompatiblidade

Nome: Akai Katana Shin
Gênero: Shoot’em up (SHMUP), shooter, arcade, bullet hell, action
Desenvolvedora: Cave / City Connection
Distribuidora: Cave / Rising Star Games / City Connection / Clear River Games
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2010 (arcades), 2011 (Xbox 360), 2022 (consoles atuais no JP), 2023 (consoles atuais no ocidente)
Mídia: física e digital

As edições físicas podem ser encontradas por meio da Play-Asia, bastando clicar no logotipo da loja logo abaixo, porém apenas para NINTENDO SWITCH E PLAYSTATION 4 nas opções Standard e Limited Edition.

Os cálculos são feitos apenas com o valor de venda do jogo adicionado ao valor de frete para sua residência. Caso for preciso o pagamento de importações adicionais no seu serviço postal, deverá ser feito por sua total responsabilidade.

Tela Título

História / Enredo

Este período é denominado “Taishö”.
Graças ao elevado crescimento, a tecnologia desenvolveu-se rapidamente e recursos como o carvão ou a eletricidade foram substituídos por um novo recurso denominado “Minério guia”. Esta pedra de orientação pode fornecer qualquer coisa. Da mesma forma, pode ser usada para criar a “Katana Guia”, um tipo especial de lâmina que pode ser segurada por qualquer pessoa que possua um selo especial.

Quando uma Katana Guia tira a vida de alguém, ela se transforma em uma espada vermelha, uma “Katana de Sangue”, e portanto não precisa de carne para acumular Orientação. Sendo um país pequeno, para superar os países estrangeiros e para se proteger, eclodiu uma guerra. Basho, o líder do império, formou um exército de elites para lutar contra os países vizinhos. Eles são chamados de “Caules Celestiais” e são elogiados por todos. “É um privilégio servir e proteger o seu país e deve-se sacrificar a sua vida se isso ajudar a tornar o país grande e poderoso”; tais são as palavras do Imperador.
No entanto, esta ditadura levou a unidade Celestial Stems a se dividir em duas facções.

No centro da facção rebelde, contra a lei estabelecida, está o próprio filho do Imperador Basho, Kikyou Saionji.
O trunfo do exército rebelde se tornou realidade com a conclusão de 3 caças chamados “Shakevolt”. Seus homólogos da espada, Kikyou e sua equipe, fizeram um ritual. O ritual consistia em 3 membros desejando sacrificar suas vidas para se tornarem espadas poderosas.

Kikyou e os outros também criaram Katanas Vermelhas / Katanas de Sangue, assim como o Império. Mas eles se arrependeram amargamente e juraram transformar esse arrependimento em poder e vencer, não importa o que acontecesse. A batalha que abala a alma entre a organização anti-imperial, os Gekkas, e os Hastes Celestiais, entre a justiça e o mal, está prestes a começar.

Trívia: Período Taishö (fonte: Wikipedia)

período Taishō (大正時代) foi um período cheio de problemas políticos e econômicos para o Japão. Ocorreu de 30 de julho de 1912 até 25 de dezembro de 1926, ou seja, durante o reinado do Imperador Taishō.
Com o desenvolvimento da industrialização nos principais países ocidentais, deu-se a competição pela busca de matérias-primas e a conquista de mercados internacionais, para a colocação de seus produtos.
Naquela ocasião, destacou-se a Alemanha que, embora tivesse alcançado o seu desenvolvimento industrial após as outras nações poderosas, avançou também na conquista de mercados, cujo dinamismo logo veio causar conflitos com a Inglaterra e a Rússia. Estas duas potências, perante aquela situação, procuraram firmar um contrato de comércio com a França e fazer frente à Alemanha.
Também esta não perdeu tempo e se aliou com a Áustria e a Itália para resistir à pressão dos adversários. A rivalidade entre aqueles países veio motivar conflitos dos Bálcãs e, em 1914, explodiu a Primeira Guerra Mundial. Como o Japão tinha, à época, um contrato assinado com a Inglaterra, também foi obrigado a participar da guerra contra os germânicos e seus aliados, conquistando as concessões orientais da Alemanha.
O Japão, que vinha há muitos anos criando choques com a China, acabou por fim, durante a Primeira Grande Guerra, impondo algumas condições ao seu vizinho para explorá-lo.

Personagens

Tsubaki Shinjo

Ela era membro dos Hastes Celestiais, mas se rebelou contra a tolice de usar uma espada e se revoltou contra o império.

Ela matou Sumire, a quem considerava sua irmã, e se tornou guia da Katana de Sangue, que agora possui uma alma.

Para reduzir os erros do passado, ela renuncia à sua identidade feminina e agora se veste de homem.

Sumire Asaka

Uma garota que aceitou se tornar um espírito de Tsubaki.

Morta pelas mãos de Tsubaki, ela agora vive em uma Katana de Sangue.

Como órfã, ela foi criada pelo oficial imperial e por seu professor, Hiiragi.

Botan Saionji

Ela realizou o ritual com seu irmão mais velho, Kikyou, e roubou sua vida. Ela estava ajudando os Hastes Celestiais, mas como era uma princesa da família Saionji, ela não faz mais parte do grupo. Seu domínio da aviação é ouro e ela é do tipo bastante animado.

Ela quer ver um mundo sem conflitos. Ela perdeu a visão quando realizou o ritual, mas ganhou em troca o poder de ver a Orientação ao seu redor.

Kikyou Saionji

Seu pai, o Imperador Basho, matou sua mãe, Sakura. Ele costumava ser um membro importante dos Hastes Celestiais, mas desde que descobriu a verdade por trás das Katanas de Sangue, ele iniciou uma rebelião. Para impedir toda essa matança e destruir seu pai que tirou a vida de sua mãe, ele se ofereceu a uma Katana de Sangue e se tornou um guardião. Sua amada irmã mais nova, Botan, o ajudou e graças a ela, Kikyou se tornou ainda mais forte como espírito do que jamais poderia ser como humano.

Shion Kobayakawa

Ela salvou a vida de Suzuran, uma garota cujo irmão Aogiri Sanada (Zodíaco: Kanoe) estava prestes a matá-la.

Juntos, eles escaparam do país e conheceram Kikyou.

Pronta para sacrificar sua vida, Suzuran se ofereceu a Shion e criou uma Katana de Sangue.

Agora amarrada com a lâmina, Shion perdeu sua juventude em troca.

Suzuran Sanada

Ela quer salvar seu irmão Aogiri, que, consumido pela loucura, está sendo controlado pelo Império.

Seu irmão e sua sede de sangue quase a mataram, mas felizmente ela conseguiu escapar com Shion.

Ela sacrificou sua vida para se tornar uma guardiã.

Gráficos

Os gráficos de Akai Katana contam com fundo desenhado, assim como o uso da paleta de cores para os efeitos de luz e explosões. A modelagem dos sprites para as unidades inimigas e das suas aeronaves são tridimensionais.
Os finais são contados pela arte em imagem estática.

É possível trocar algumas opções de tela para incrementar seu estilo de jogo, deixando a tela em formato proporcional à sua TV ou com opções que irão deixar mais amplo, assim como com wallpapers nas laterais.

Som / OST

O jogo possui dublagens sutis como conversações entre os personagens que você controla e na hora de enfrentar os chefes, possuindo um time de vozes conhecidas:
Masahiro Yamanaka – fez Bahet em Dusk Diver 2 e Pike em Hunter X Hunter
Hana Takeda – fez Ayana Hirose em JoJo’s Bizarre Adventure e Kurotsuchi em Naruto
Sayaka Kinoshita – fez Gentiana em Final Fantasy XV e R em Xenoblade Chronicles 3
Mayuko Takahashi – fez Cave em Hyperdimension Neptunia
Kaori Yagi – fez Ryukyu em My Hero Academia e Torakaka em Blazblue
Erika – fez Kikuko em Higurashi no naku koro ni

A trilha sonora é baseada em hard rock com arranjos de guitarra bem altos e rápidos para as fases, e música de temática japonesa para os chefes. A composição foi feita pelo nosso querido e falecido Ryu Umemoto, que trabalhou em Psyvariar e Espgaluda II e Mushihimesama.

É possível ter uma prévia da trilha sonora através da Apple Music Store.

Jogabilidade

Os controles são baseados em 3 botões de função, com precisão de movimento por meio da escolha de tiros da nave, que serão explicados no decorrer do review/tutorial.
O esquemático é totalmente customizável e diversificado para os diversos estilos de jogadores.

Sistema de Jogo

Akai Katana tem o design clássico de um shmup, com fases lineares e sem opções de rotas.

Akai Katana Shin possui 3 versões do jogo, chamadas de:
Akai Katana – original do arcade da Cave
Zetsu Akai Katana – original do arcade com modelagens em aspecto HD
Akai Katana Shin – implementação de novas mecânicas no jogo original e aspecto HD

Dessa forma, vou explicar as mecânicas do jogo de forma geral, porém citando as diferenças sutis entre as versões.

Shakevolts, Guides e Guardians…

Ao começar o jogo, você poderá escolher qual aeronave irá pilotar e quais guias e guardiões controlar, todos são interligados entre si, não sendo “customizável”, ou seja, Kinsenka, Kochoran e Yaezakura são as aeronaves de Tsubaki, Botan e Shion respectivamente.

Modo Agressivo / Modo Defensivo

Nossas shakevolts possuem 2 estilos de ataques, onde interferem no seu poder de fogo e na velocidade de movimentação, como grande parte dos jogos da CAVE. Todas as Shakevolts possuem um option que irá auxiliar no ataque.

Ao atirar com a nave sem manter o botão pressionado, fica ativado o modo defensivo, no qual consiste em uma nave com movimentação rápida e disparos de dano maior, por parte da nave, e seu option mantém uma formação guiada.

Ao atirar com a nave mantendo o botão pressionado, fica ativado o modo agressivo, no qual consiste em uma nave com movimentação mais lenta e minuciosa, com disparos de dano menor por parte de sua nave, porém com danos maiores para os projéteis do option, que também assume uma postura de formação padrão.

As bombas possuem um poder devastador para destruir todos os projéteis inimigos da tela e causar danos consideráveis neles. Como de praxe, as bombas tem um número limitado de uso, mas em alguns níveis poderão ser encontradas e adquiridas.

Mudança de Alma

A barra verde no HUD do jogo é o Medidor de Orientação, que nada mais é que a troca de alma com o seu guardião da Akai Katana / Katana de Sangue. Ao trocar de alma, o guardião assume o controle.

Ao estar no controle do guardião, o medidor de orientação irá desgastar com o tempo e quando chegar em 0, o guardião será extinguido e o seu piloto volta pra ação. Também é possível alternar entre o piloto e o guardião enquanto a barra estiver sendo esgotada.

Diferenças entre os 3 jogos

Como dito antes, os 3 jogos possuem diferenças de mecânicas e que irão alternar bastante o seu gameplay, além de variar o desafio baseado no uso delas corretamente.

Akai Katana Shin

Um dos adicionais na versão Shin é a adição do Hagane e Katana Counter.

Ao estar no modo defensivo, você irá coletar haganes, que irão preencher o círculo no entorno da shakevolt.

Os haganes são as esferas com símbolos de Yin e Yang

Ao estar no modo agressivo, você irá coletar items para o medidor de orientação, sinalizados com a esfera verde e um E dentro.

Ao alternar a alma, duas coisas acontecem:
No instante da troca, os haganes adquiridos pelo medidor, serão lançados para conter ataques em primeira instância, a quantidade de haganes lançados dependerão de quanto seu medidor estiver cheio.

Os haganes irão conter os projéteis inimigos que estiverem no caminho…

Katanas irão aparecer atrás do seu guardião, se continuar destruindo inimigos, novas katanas serão adicionadas e aumentarão o número de katanas atrás do seu guardião. As katanas irão apontar de acordo com a movimentação que seu guardião fizer.

Na forma agressiva, as shakevolts irão usar o poder da katana de sangue em seu disparo, cada uma das 3 naves tem seu poder diferenciado.

Ao alinhar as katanas, você poderá atira-las na direção que estiverem direcionadas, causando o contra ataque e destruindo todos os projéteis do caminho, além de causar danos massivos no alvo, é o chamado Katana Counter.

Todos os alvos das katanas irão ser convertidos em bonus de pontos…

Na versão Shin do jogo, os haganes e itens de orientação irão automaticamente pra sua shakevolt / guardião.

O chain combo da versão Shin é mantido enquanto estiver no modo defesa ou destruir inimigos no modo ataque, porém esse modo congela seu contador de hits enquanto os inimigos estiverem sofrendo danos que são suportados.

Outro detalhe é que a versão Shin também tem uma fase à mais comparada com o jogo original.

Akai Katana / Zetsu Akai Katana

A versão original do jogo, o jogo terá um sistema de contra ataque baseado na troca de almas. A diferença principal entre ambas é que Zetsu possui o formato wide, enquanto o original mantém o 4:3 no rateio de aspecto da tela.
Zetsu também possui o mesmo nível adicional que a versão Shin.

Ao manter o modo defensivo, os itens de orientação deverão ser coletados pela sua shakevolt enquanto flutuam em direção única para o fim da tela. Se estiver em modo agressivo, seu option irá coletar os itens e irá mantê-los por um tempo limitado, para consumir, você deve soltar o botão de ataque.

Enquanto estiverem em poder do seu option, os itens resgatados terão aumento de efetividade se o option tiver projéteis inimigos o atingindo.

Quanto maior os itens, maior será a efetividade, seja bônus ou item

Na troca de alma, seu guardião terá 1 hit de defesa para evitar que você perca a vida, fazendo com que os projéteis inimigos se afastem, porém retornem para o ponto onde estiver.

O poder da katana é ativado se manter o botão de ataque pressionado, da mesma forma que a versão Shin, cada shakevolt terá um podeer diferenciado para as katanas.
Nas versões original e Zetsu, você não tem os haganes e katana counter.
Por outro lado, unidades inimigas destruídas pelo poder da katana serão a defesa para os projéteis inimigos. O chamado chain reaction irá causar bonificações de pontos.

O chain combo só acontece no momento que estiver em controle do guardião em modo agressivo usando o poder de Katana.

Para os amantes do modo cooperativo, apenas o Akai Katana Original permite jogar com 2 jogadores, Shin Akai Katana e Zetsu Akai Katana não permitem.

Os tipos de projéteis inimigos…

Os inimigos irão soltar 3 tipos de disparos, e da mesma forma que o sistema geral do jogo, os projéteis também terão reações diferentes entre os 3 jogos.
Akai Katana Shin:
Azuis são os disparos padrões dos inimigos, sofrem counter com os haganes e katanas.
Rosas serão os disparos procedentes da destruição dos alvos usando o modo agressivo com o ataque da katana e de unidades mais fortes.

Akai Katana / Zetsu Akai Katana
Azuis são os disparos padrões dos inimigos que podem sofrer chain reaction, porém não sofrem repulsa em troca de alma, apenas no retorno do piloto.
Rosas são os disparos que irão conceder mais bonificação de pontos, sofrem todos os tipos de reações, como chain reaction e repulsa.

Os disparos azuis terão velocidade de lançamento mairoes que os projéteis rosas em sua grande maioria.

E por fim, tem os lasers, que serão linhas de tiro travadas em você, unidades mais fortes ou algumas fases dos chefes terão esse disparo, que, em contrapartida, darão fragilidade à essas unidades.

Os lasers terão uma particularidade: é o único projétil inimigo que não irá matar de imediato, porém ele irá diminuir o estoque de barra da sua vida, que são os tablets amarelos.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 8/10
De forma resumida, você deve:

  • Derrotar todos os subchefes das fases antes de eles escaparem
  • Terminar o jogo com as 3 shakevolts sem usar continue
  • Fazer 300.000.000 pontos e 256 hits em Akai Katana
  • Fazer 800.000.000 pontos e 9999 hits em Akai Katana Shin
  • Fazer o final verdadeiro em Akai Katana Shin
  • Fazer 600.000.000 pontos em Zetsu Akai Katana

Ativar o modo NOVICE que terá uma dificuldade mais casual e dar restart nas fases irão desativar os troféus.
OBS: novice indisponível em Zetsu Akai Katana.

Considerações Finais

Os jogos da Cave graficamente chamam a atenção pela mistura de estilos entre cenário e modelagens, além de uma variação considerável na paleta de cores, com jogos tendo os 2 extremos, com paleta de cores intensa e opaca, dando um bom contraste entre a ação e o fundo dos cenários, mesmo assim é bom frisar que os sensíveis à epilepsia devem ter cuidado ao jogar.
O aprimoramento do jogo nas edições Shin e Zetsu transformando a tela em WIDE dá uma perspectiva de cenário mais ampla e com possibilidades não antes possíveis no jogo original, com macetes e spots certeiros para alguns combates.

A trilha sonora refeita dá um show a parte com seus arranjos de guitarra e músicas que misturam os estilos comuns em shmups. A dublagem dos diálogos dos personagens trazem um pouco da emoção nas vozes dos diálogos e nas cenas finais ao terminar o jogo.

A jogabilidade é um dos pontos fortes, somado ao fato de terem adicionado um auto-fire para deixar o modo defensivo ativo mantendo o botão R2 (por padrão) apertado sem a preocupação de precisar ficar apertando o botão de disparo de forma alternada. Os movimentos minuciosos com o modo agressivo trazem uma precisão perfeita para a variação de movimentos nos diversos padrões de fases dos chefes e subchefes.

A duração do jogo é a clássica de todo shmup, sendo um jogo relativamente curto, isso somado ao fato de os mais acostumados com bullet hell / danmaku e shmups em geral terminarem as fases de forma rápida.

A performance do jogo se mantém plenamente satisfatória, não havendo fechamentos repentinos e bugs que fossem irritar, nunca tive problemas em o jogo estar sendo executado por horas demasiadas, tanto que o jogo ainda está em sua versão 1.00.

O desafio entretanto é um dos pontos fortes, jogadores que não estiverem acostumados à bullet hell e jogos da CAVE, podem usufruir do modo novice para tentar aproveitar o jogo ao máximo, já que ele em seu padrão, tem uma dificuldade extremamente punitiva, o jogo irá reagir conforme seu estilo de jogo. Os continues são ilimitados nessa versão, permitindo qualquer jogador termina-lo.

Conclusão

Akai Katana Shin é um dos jogos mais viciantes que presenciei no gênero, a fluidez das mecânicas de contra ataque tornam o jogo demasiadamente prazeroso de jogar, mesmo com a alta probabilidade de punição, obrigando o jogador à masterizar a troca de almas e saber como, quando e onde usar.
As 3 naves tem seus estilos bem diferenciados e que podem variar bastante o estilo de jogo dos mais diversos jogadores, apesar de cada um ter suas qualidades, Kochoran de Botan e Kikyou se tornou a minha preferida.

Os jogos da Cave sempre foram conhecidos também pelo alto nível de pontuação disponível em contraste ao seu estilo de jogo, além da aplicação das mecânicas para evitar o máximo de perigo possível e usar os contra-ataques ao seu favor, detonando todos os projéteis que vierem em sua direção.

Se você é um amante de bullet hell, certamente deve conhecer Akai Katana Shin, que com toda certeza, está com o selo de recomendado do site

Junte-se à Tsubaki, Botan e Shion para honrar os que foram sacrificados e destruir os Celestial Stems…

Um comentário sobre “Review/Tutorial: Akai Katana Shin

Deixe uma resposta