Acredito que em algum momento da sua vida gamer, voccê já tenha se deparado com jogos Run and Gun, certo?
Se não tiver certeza, jogos como Contra, Cuphead, Metal Slug e Mega Man, são apenas alguns dos exemplos de diversos jogos que se tornaram referência do gênero.


A franquia Contra mesmo, tem diversos jogos, e sempre procurou evoluir seu estilo de jogo, porém mantendo sempre a regra de correr e atirar. Inclusive, temos review do Contra Rogue Corps no site. Sim, eu sei que estou devendo o Contra Anniversary Collection, mas em breve trago… 😛
Mantendo o legado desses jogos, vários relançamentos, como o próprio Cuphead, mantém o formato clássico 2D com mecânicas mais fluídas, apostando na dificuldade alta e desafios, aqui entra Spidersaurs, que aposta na jogabilidade 2D e é claramente inspirado em Contra.
Desenvolvido e distribuído pela Wayforward, vamos então mergulhar no saudosismo e reviver um dos gêneros que virou xodó dos gamers mais antigos????

Código de review fornecido pela Wayforward, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5
Nome: Spidersaurs
Gênero: Action, Run and Gun, Platformer
Desenvolvedora: WayForward
Distribuidora: WayForward
Plataformas: Mobile (Apple Arcade), Playstation 4 / 5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch e PC
Lançamento: 2019 (19 de Setembro, Apple Arcade) / 2022 (13 de julho, PC e Consoles)
Mídia: digital e física por meio de prints limitados
OBS: as versões Xbox One e Series são Smart Delivery e as versões PS4/PS5 são crossbuy.

Edições Físicas

A edição física será vendida através da Limited Run Games, as vendas começaram dia 6 de janeiro e estarão disponíveis até dia 5 de fevereiro, então programe-se e escolha na versão Nintendo Switch e Playstation.
Tela Título

História / Enredo



A Terra em um futuro não muito distante, está sem abastecimento de comida devido à explosões solares e superpopulação. Aracha Sorez, uma bilionária bioengenheira desenvolve uma nova raça de criaturas de oito patas, com a carne usada para abastecimento de comida em seu laboratório secreto InGest Corporation.

Porém, através de falhas, as criaturas saem de suas reservas e rapidamente uma invasão se alastra através da mudança genética das criaturas que desenvolveram mutações e inteligências, com rápida destruição, e colmeias criadas para então, tomarem posse de todo o planeta.
Dois heróis estagiários estão aptos para a solução do problema.
Gráficos



O jogo conta com gráficos totalmente desenhados e com uma paleta de cores intensa, dando vida ao estilo cartoon em diversos efeitos de luz baseados em pequenos toques tridimensionais e variações das paleta de cores, dando um misto excelente nas explosões e animações, que aliás são bem fluídas.
O jogo conta apenas com a animação na introdução, no decorrer da narrativa, as cenas acontecem in-game e com a artwork acompanhando nas falas.
Som / OST
O jogo conta com dublagens de Jason Charles Miller (Halo Infinite, Ultra Street Fighter IV) e Cristina Valenzuela (River City Girls, Miraculous Ladybug).
A trilha sonora é composta por Harumi Fujita (Ghosts n Goblins, Blazing Star, Bionic Commando, MegaMan 3, Strider, Streets of Rage 4, Windjammers 2) varia nos diversos estilos de arranjos, como temáticos, rock, eletrorock, entre outros…
Se quiser apreciar a trilha sonora enquanto lê o artigo, é possível ouvir através da cortesia do canal 3T Radio.
Jogabilidade
A jogabilidade é simples, usando todos os botões de funções, os 2 Shoulders e os 2 Triggers.
A resposta dos movimentos dos personagens é rápida o suficiente pra ação que o jogo exige, porém o jogo não permite customizar e não mostra o mapeamento antes de jogar, então vou resumir aqui, como geralmente faço quando não tem como demonstrar.
![]() | Mover e Mirar |
![]() | Saltar |
![]() | Dinoimpulso |
![]() ![]() | Trocar Arma |
![]() | Atirar mantendo posição |
![]() | Atirar |
![]() | Golpe no Chão |
![]() | Garra de Teia |
Sistema de Jogo

Nossos heróis estagiários devem derrotar o exército de Spidersaurs em 6 fases de durações variadas, porém com possibilidade de replay, caso queira.
Você tem a possibilidade de escolher entre Victoria e Adrian, o estilo de disparo dos módulos de arma entre ambos é diferente, mas a mobilidade é a mesma.

É possível criar 3 tipos de saves com dificuldades distintas, 1 para cada dificuldade por sinal, tornando a experiência mais variada entre os jogadores.
Correr e atirar, nunca foi tão simples…
Nossos heróis podem atirar em 8 direções enquanto correm ou saltam no avanço das fases.

Porém, é possível segurar o botão e permanecer fixo no ponto e atirar nas 8 direções.
Esse é um dos pontos estratégicos, principalmente com Victoria, para facilitar a exploração e avanço em algumas fases.

Uma arma, diversos módulos…
No decorrer das fases, os módulos de armas são enviados pra você, trata-se dos pequenos objetos voadores que irão passar durante as fases em diversos modos, pela frente, por baixo, por cima, por trás…



Os módulos podem ser alternados entre si, sendo uma arma primária e arma secundária.
Ao pegar um módulo da mesma arma, ele irá evoluir e ficar mais forte, causando um dano considerável e ficando com o indicativo no seu ícone.


Porém, ao sofrer um dano, seu módulo de arma reverte para o poder inicial, sendo necessário coletar novamente para recuperar o poder mais forte. Vale ressaltar também, que o módulo que estiver equipado, é perdido ao acabar sua vida.
Os módulos irão alternar entre Adrian e Victoria, vou mostrar apenas 2 para vocês perceberem:
Spread Pea Shot – disparos que espalham tiros.


Laser Shot – disparos que causam dano massivo


Agora perceba: no Spread para Victoria funciona como os clássicos tiros de Spread / Shotgun do Contra, enquanto para Adrian, um tiro grande se despedaça em outros pequenos. Já o Laser Shot para Victoria, atravessa cenário e inimigos, para Adrian funciona como um Flamethrower.
Isso faz com que a gameplay de ambos seja bem versátil, deixando você escolher qual personagem irá se adaptar mais, apesar de cada um ter vantagens e desvantagens nas armas, ambos são bem divertidos.
Módulos de Suporte
Antes de cada missão, você poderá escolher entre 3 módulos de suporte, trata-se de uma poderosa ajuda no decorrer das missões e que destrói todos os inimigos presentes na tela.

Esses módulos são ativados através do preenchimento da barra ao lado do retrato dos personagens, matando os inimigos que forem aparecendo.


Ao preencher completamente, o módulo irá passar na tela, da mesma forma que os módulos de armas, basta acerta-lo para ativar.

São 3 módulos disponíveis:
Módulo Fogos de Artifício – explosões irão aparecer em partes da tela
Módulo de Chuva – Chuva de Lasers ocorrem na tela
Módulo de Flash – Um feixe de luz pisca na tela
Tem Toda a Carne em Mal Estado…
Agora você pode notar que os personagens tem 3 slots de vida, então, é possível levar até 3 danos, com as devidas penalidades explicadas anteriormente.
Alguns pontos das fases, ou inimigos, irão derrubar as diversas comidas que a Ingest Corp está criando (lembre-se que não há comida disponível mais, então precisamos de experimentos).


As comidas recuperam 100% dos slots, independente da dificuldade.
Tem toda a Carne em Bom Estado
Sempre que você derrotar chefes e ir pra próxima missão, um pedaço gigante de carne irá aparecer e seu personagem irá comer. Ao fazer isso, você ganhará novas habilidades que ajudarão você em relação à mobilidade e exploração das fases que virão no caminho.


Extras

O jogo possui dois modos extras ao terminar uma vez: Fliperama e SpeedRun.
O modo arcade é o modo clássico de terminar sem continue.
E o SpeedRun é fazer as fazes no menor tempo possível.
Todos os modos tem as mesmas 3 opções de dificuldades, porém o modo SpeedRun já permite que seus personagens tenham as evoluções desde o início.
O jogo também possui 2 finais, porém o final verdadeiro só é feito se terminar o jogo na dificuldade AO PONTO (Normal) ou MAL PASSADO (HARD)…
Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10
Wayforward não quis abusar da habilidade dos jogadores, inclusive sabe que a maioria já deve estar velho e com reflexos menores e não exigiu dificuldades altas :P…
De forma resumida, você precisa:
- Terminar o jogo
- Terminar o jogo com final verdadeiro (Normal ou Hard)
- Terminar uma fase sem levar dano
- Derrotar um chefe sem levar dano
- Ache uma arma
- Ache uma mini carne
- Concluir o modo arcade
- Termine uma fase sem morrer
- Terminar o jogo sem morrer
- Usar Pea Shot Level 1 para matar um chefe
- Termine uma fase inteira usando apenas uma arma
- Termine uma fase sem ficar parado
Considerações Finais
Graficamente o jogo chama bastante atenção pelos belos frames de animações fluídas e toda a emoção dos personagens, mesmo que em sprits pequenos com relação à tela inteira. O mais surpreendente é que estamos falando de um jogo que foi projetado inicialmente para mobile em Apple Arcade, mostrando o capricho que a Wayforward tem com diversos jogos em diversas plataformas (acredito que estou curado de Trollhunters).
A trilha sonora eclética de Harumi deixa o clima do jogo bem coerente (algo normal da renomada compositora), uma vez que há diversos ambientes durante as fases, algo como arranjos tribais na selva e guitarras mais elaboradas em áreas vulcânicas. Menção honrosa para o tema de introdução cantada pelos dubladores, que fazem uma atuação morna com pitadas de humor pastelão durante o jogo. Porém, algumas piadas perdem o sentido se guiar pela localização de idiomas, e quando digo “sentido de piada”, é no fator de piada fonética do idioma.
A jogabilidade é agradável demais, e tem todo o toque de run and gun inspirado em Contra, com pulos precisos e tiros diversificados de acordo com as armas, isso inclui a frequência de tiros de arma pra arma, seja pressionando o botão manualmente ou mantendo ele pressionado.
A duração do jogo é curta, bem curta. Algumas fases podem levar 2 ou 3 minutos até 10, dependendo da sua habilidade, no total são 6 missões, lembre-se que estamos falando de um jogo inicialmente projetado para mobile, então é normal ser curto.
Isso se reflete justamente pelo desafio do jogo, sendo justo para os diversos públicos, por exemplo, no EASY os inimigos são menos resistentes e você não sofre penalidade de módulo ao ser atingido, porém não permite ver o final verdadeiro. Já o NORMAL mostra inimigos com mais frequencia de respawn na tela, agressividade elevada e padrões dedutíveis e simultâneos, porém variados. Já no HARD, você tem muito mais necessidade de olhar a tela, padrões simultâneos acontecem com mais frequência e mais rápidos.
A performance do jogo em frames se manteve fixo em 60fps, porém sofri fechamento repentino (aka crash) apenas uma vez, não sei ao certo se foi por tempo de execução ou algo específico.
Concluindo…
Spidersaurs se mostrou uma grande surpresa para mim, que tem um certo desinteresse pela maioria de jogos mobile. Ao experimentar o jogo, conclui que a WayForward fez um verdadeiro revival de respeito ao legado do gênero, mantendo elementos clássicos com refinamentos da tecnologia que temos atualmente. Isso inclui desde o pulo em cambalhota dos personagens que remetem ao Contra, até às opções de jogadores casuais, antigos e que gostam de desafios. Os padrões e batalhas dos chefes são bem criativas, além de desafiantes até mesmo no normal.
Pessoas que estão acostumadas não terão grande problema em platinar, por exemplo. Já as pessoas que querem apenas atirar e matar criaturas mutantes, serão bem vindas sem problemas.
Entretanto, o design de fases pode se tornar repetitivo com sequências de subida e descida, porém não tira o brilho do jogo em algumas sequências de ação, uma vez que alguns momentos farão você usar as habilidades que aprende no avanço e progresso.
Se você gosta de um Run and Gun com desafio justo para cada perfil de jogador, que respeita o legado do gênero esse é seu jogo, a simplicidade mostra que menos, em alguns casos, é melhor que mais.
Selo de Recomendado está dado…
Trívia: uma das empresas responsáveis pelas ilustrações de marca do jogo foi a Inti Creates
Pronto pra livrar o mundo dos… SPIDERSAURS????
