
Olá, hoje iremos fazer a Review/Tutorial do Source of Madness. Um roguelite produzido pela Carry Castle e distribuído pela Thunderful Publishing.

Título: Source of Madness
Produtora: Carry Castle
Distribuidora: Thunderful Publishing
Gênero: Roguelite 2D
Plataformas: PC, Playstation 4/5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S.
Mídia: Físico e Digital
Ano de Lançamento: 2022
*Esta análise foi feita com o código fornecido pela Thunderful Publishing. Review baseado na versão de PS4.

Trailer do jogo
Embarque em um mundo distorcido e caótico.
Source of Madness é um jogo de ação sombrio do gênero roguelite, apresentado em uma perspectiva de rolagem lateral 2D. Sua trama se desenrola na Terra Argilosa, um mundo sinistro profundamente influenciado pelas narrativas de H.P. Lovecraft. O jogo se destaca pela sua abordagem de geração procedural e pela implementação de aprendizado por IA. Assuma o papel de um novo cultista prestes a embarcar em uma odisseia aterrorizante, na qual você irá desvendar os segredos cósmicos tanto da Terra Argilosa quanto da Torre da Loucura, uma cidadela enigmática localizada na lua.

Iniciamos o game com um breve tutorial de como usar as mecânicas básicas do jogo e logo após embarcamos na Torre do Conhecimento. Vamos encontrar vários personagens espalhados por aqui, cada um com algum diálogo sobre o local ou o quão perigoso é lá fora, toda lore muito vaga e pouco intuitiva, aos moldes dos jogos soulslike.

Já do lado de fora vamos batalhar contra monstros com um aspecto um tanto bizarro criados aleatoriamente por IA. Dezenas de olhos, várias pernas, patas, garras… Cada monstro é único e vai levar um pouco de tempo até você acostumar com a mobilidade e método de ataque deles, pedaços dos inimigos podem cair a medida em que você os vai derrotando.


Gráficos
O estilo artístico do jogo é habilmente projetado para evocar uma sensação de estranheza e intriga, capturando a essência das obras de H. P. Lovecraft.
A paleta de cores é predominantemente composta por tons escuros e sombrios, que contribuem para a sensação de um mundo imerso nas sombras e no desconhecido. Essa escolha de cores cria uma atmosfera opressiva que se alinha perfeitamente com a temática de horror cósmico do jogo.


A Árvore de Habilidades
Logo na primeira sala onde iniciamos o jogo vamos nos deparar com uma grande árvore de habilidades e itens. Vamos coletar sangue e estrelas da noite derrotando monstros pelo mundo e gastar aqui para liberar classes, itens e melhorias para o nosso cultista.
As estrela da noite é um recurso que só é adquirido derrotando chefes ou mini-chefes (inimigos com uma barra de vida azul).

A árvore é dividida em duas partes, na primeira vamos liberar as classes e os seus itens relacionados, por exemplo: liberando o piromante seguido de anéis de fogo e acessórios que aumentam/melhoram o atributo de fogo. Na segunda parte vamos liberar a quantidade de poções usadas, quantidade de esquivas, desbloquear o armário “numinoso”, que nos da equipamentos ao inicio de cada jornada. Além disso vamos liberar melhorias nas recompensas de sangue, baú e dinheiro.


As Classes dos Cultistas
A cada nova jogada vamos escolher entre diversos “Cultistas Generalistas” com bônus aleatórios nos status e à medida que avançamos no jogo vamos encontrar os Altares de Classe e assim liberar novas classes elementais para jogar, são elas:
Piromante – Recebe resistência ao fogo e chance de acerto crítico contra inimigos em chamas.

Sanguimante – Gastar vida para lançar um feitiço invoca um orbe de sangue que drena lentamente a sua vida para aumentar o seu poder.

Geomante – Ganha bônus de dano natural e resistência à natureza, porem tem 30% a menos de vida.

Criomante – Dano aumentado contra inimigos resfriados.

Invocador de Tempestades – Aumenta a chance de acerto crítico, acertos críticos acumulam um campo estático que atinge inimigos próximos.

Verificando o arsenal e se preparando para a exploração
Source of Madness não possui armas brancas para o combate, no lugar teremos anéis mágicos (Meu precioso!), eles serão a nossa fonte de ataque principal utilizando os botões L2 e R2.
Além dos anéis teremos os dispositivos que possuem um tempo de recarga maior que os anéis e servem de suporte ao Cultista (L1 e R1). Temos um botão para esquiva e outro para usar a poção. Acima teremos a quantidade de estrelas da noite e sangue, que servem para desbloquear recursos na árvore de habilidades (como falado anteriormente).

O inventário possui uma aba bem simples, com espaços distintos para cada tipo de equipamento/acessório. Ele é dividido em:
– Dois espaços para equipar Anéis de ataque principal;
– Dois espaços para os Dispositivos;
– Três espaços para equipar os Âmbar, que nos dão status como resistência aos elementos, aumento de vida, aumento de dano elemental e velocidade de movimento;
– E por fim temos um espaço para os Mantos, que são as nossas armaduras, com bônus de status diversos dependendo do nível e raridade do equipamento.

Abaixo segue alguns exemplos de como os atributos dos equipamentos são dispostos:




Os equipamentos são divididos em várias raridades.
Controlando o Cultista
Usando o analógico esquerdo vamos nos movimentar enquanto o direito serve de mira para usar os anéis mágicos. Podemos mirar em qualquer direção, nos deixando uma jogabilidade bem dinâmica e fluída.

As vezes encontramos no mapa esse olho gigante que te dá a chance de ganhar algum item, dinheiro ou sangue. Tenha cuidado pois poderemos perder um dinheiro aqui ou até mesmo ficar amaldiçoado (nada é de graça, aposte por conta e risco).

Sacrifício de Sangue
Durante a jornada também vamos encontrar alguns portais que ao custo da sua vida (HP) vai te levar a uma sala com três baús de tesouro. Você só pode pegar um deles.


Níveis de Dificuldade
O jogo conta com três dificuldades, sendo elas: Normal, Pesadelo e Insanidade. Não senti muita diferença nos ganhos de ouro e sangue nas dificuldades superiores, o que me manteve jogando no normal.

Morra e deixe que outro Cultista assuma…
Quando morremos vamos perder todos os equipamentos/acessórios disponíveis no momento, restando apenas as estrelas da noite e o sangue. É mostrado as estatísticas como dano, tempo de jogo e número de monstros derrotados e voltamos a sala inicial com um novo cultista para seguir na jornada.
Quando terminamos os Atos o Cultista também é sacrificado.

Ao lado onde escolhemos a dificuldade temos um livro de registros onde ficam os nomes dos cultistas mortos e um resumo do progresso a medida em que você avança nos atos.

O Louco Processo da Platina
Dificuldade: 4/10
A platina de Source of Madness não é tão difícil, você pode jogar todos os três atos no normal pois aqui não teremos conquistas referente a nível de dificuldade. Fora a conclusão do jogo as demais conquistas são referentes ao desbloqueio de classes, liberar toda a árvore de habilidades e conquistas de abrir uma certa quantidade de baús pelo jogo e matar 10.000 inimigos, que convenhamos, vai ser uma tarefa um tanto quanto demorada.
De forma resumida, para completar os 100% de Source of Madness vamos precisar:
- Finalizar o game em qualquer dificuldade;
- Desbloquear todas as Classes;
- Desbloquear toda Árvore de Habilidades;
- Derrotar 10.000 inimigos;
- Abrir 200 baús;
- Comprar 100 itens na loja

Conclusão
Source of Madness oferece uma experiência de jogo atraente, a jogabilidade é boa e responsiva apesar da estranheza do moveset inimigo em um primeiro momento, coisa que você consegue se adaptar após um tempo jogando. Já a história fica em segundo plano, a jornada do cultista em busca da fonte da loucura é bem vaga, com apenas algumas poucas informações aqui e ali.
Os gráficos em pixel art misturados com elementos de horror e magia adicionam um charme peculiar ao jogo, a trilha sonora sombria e evocativa contribui para a imersão, aumentando a tensão e a atmosfera.
Quanto à duração, o jogo oferece uma campanha principal dividida em três atos e após finalizar o game voltamos a sala inicial com um novo cultista para repetir o mesmo ciclo, o padrão nesse tipo de jogo. Lembrando que cada jogada acaba quando você termina o Ato derrotando o chefe, o que leva em torno de 1 a 2 horas, totalizando umas 6 horas para os três atos. O jogo se estende por mais algumas horas caso você deseje completar toda árvore de habilidades e buscar todas as conquistas.
Porém nem tudo são flores, passei por um bug onde o botão de ataque e a mira ficavam travados, acontecia com uma boa frequência assim que eu abria o menu, sendo resolvido apenas após reiniciar o jogo.
O jogo atualmente esta custando R$ 104,90 na Playstation Store e R$ 37,99 na Steam. Em agosto de 2023 o jogo entrou no catalogo da Playstation Plus Extra e Deluxe, dando uma boa oportunidade de experimentar o jogo aos usuários do serviço.
Os fãs das obras de H.P Lovecraft vão se divertir muito explorando cada bioma e derrotando os monstros por aqui, para mim foi uma experiência ok, não foi o melhor jogo do gênero que joguei mas merece a sua atenção.

Boa sorte em busca da fonte da loucura…. Até a próxima.
Esse jpdnascimento é o bichão mesmo. Zerador de tudo quanto é metroidvania.
Quero jogar esse ainda, boa review
Vlw gurizada 😁