Review/Tutorial: Raiden IV x MIKADO Remix

Falar de shmups verticais sempre tem diversas possibilidades por ter diversos títulos conhecidos, como Aero Fighters / Sonic Wings, 19xx e STG. É um gênero que começou no Atari com River Raid, justamente pela sua progressão vertical da tela. Posteriormente os arcades mantiveram viva a idéia e alguns consoles tiveram uma gama de jogos no estilo, como PC ENGINE / Turbo Graphx (inclusive um dos melhores consoles pro gênero por também possuir diversos ports para jogos que saíram em arcades no Japão), com Soldier Blade, Twinbee, Blazing Lazers / Gunhead e Final Soldier.

Um sucesso e falta de controle

Raiden surgiu para os arcades em meados de 1990, sendo desenvolvido pela Seibu Kaihatsu e seu sucesso foi grande, se mantendo no TOP 10 por 2 anos. Diversos ports foram feitos em muitos consoles, como Playstation (citado como THE RAIDEN PROJECT), Amiga, Atari Jaguar e o nosso já citado, Turbo Graphx / PC Engine, sendo essa a melhor versão considerada desde então, mesmo com a ausência da opção 2P.

Consequentemente, tivemos diversos jogos da franquia, com Raiden II, Raiden DX e os spin offs como Raiden Fighters, Raiden Fighters II: Operation Helldive e Raiden Fighters Jet, todos licenciados para a FabTek, na qual distribuía o jogo para os Estados Unidos.

Entretanto, em 1999, sua divisão de fliperama desapareceu e seu site oficial foi fechado. Também houve rumores de que eles pediram falência. Na verdade, Seibu Kaihatsu se desfez temporariamente. Portanto, os direitos de distribuição internacional da Fabtek expiraram ao encerrar seus negócios.
A MOSS teve interesse em comprar a licença de Raiden para desenvolver jogos posteriores da franquia e com isso, parte do time da Seibu Kaihatsu foi para a MOSS, desenvolvendo Raiden III e Raiden IV.

Com essa premissa e introdução sobre a franquia, temos Raiden IV, originalmente lançado em Arcade para Taito Type X e Xbox 360, versões posteriores como Raiden IV Overkill foi lançado para Playstation 3 e posteriormente a Raiden IV x Mikado Remix para Nintendo Switch, essa última agora para Playstation 4/5, Xbox e PC, sendo distribuído pela nossa querida NIS.

MOSS CO. LTD (site oficial)

MOSS é uma empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos e pachinkos, sendo conhecida por jogos como Raiden e Caladrius Blaze. Atualmente estão em pesquisa para desenvolvimento de jogos mobile focado em público casual. Seus parceiros de negócios são a Bandai Namco e a Taito.
Tem como subsidiária a Kaminari Games (Love Live! School Idol Festival).

Evidentemente as diferenças de cada versão serão citadas durante o review/tutorial então não se preocupe.
Vamos então relembrar uma das franquias que foi o motivo de sucesso de um gênero já consagrado desde o início dos videogames?

Trívia

Mikado (ゲーセンミカド/ Gësen Mikado) é um centro de arcades com eventos e competições em diversos jogos, onde inclusive terá o evento de lançamento para Raiden III Mikado Maniax com o compositor de Raiden, Sato Go. Para fazer inscrições, clique aqui.

Código fornecido para review pela NIS America Europe, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5

Nome: Raiden IV X Mikado Remix
Gênero: shmup, shoot’em up, bullet hell, shooter
Desenvolvedora: MOSS
Distribuidora: UFO Interactive Games (versão Switch) / NIS [Nippon Ichi Software] (demais versões)
Plataformas: Nintendo Switch, Playstation 4/5, Xbox One / Series S|X, PC
Lançamento: 2021 (6 de maio, Nintendo Switch), 2023 (31 de janeiro, demais plataformas)
Mídia: digital e física
OBS: a versão digital inclui CROSSBUY para PS4/5 e Smart Delivery para as versões Xbox

Versão Física

É possível comprar a versão física em diversos sites, como os da própria NIS SHOP e Play-Asia. Basta clicar nos links abaixo e escolher a melhor conveniência pra você.

Os cálculos são feitos apenas com o valor de venda do jogo adicionado ao valor de frete para sua residência. Caso for preciso o pagamento de importações adicionais no seu serviço postal, deverá ser feito por sua total responsabilidade.

Tela Título

História / Enredo

Os Cristais voltaram novamente após inúmeras derrotas contra a humanidade. O VCD lança imediatamente um novo modelo do caça Raiden, o Fighting Thunder ME-02 Kai, para impedir que os Cristais assumam o controle da Terra.

Gráficos

Os gráficos foram remasterizados já na versão Nintendo Switch e mantidos na versão atual.
O jogo possui paleta de cores intensa e os efeitos de luz e explosões são tridimensionais, dando uma breve cumplicidade com a textura simples das fases. O jogo possui pequenos efeitos de BLUR em explosões intensas.
Apesar disso, vale ressaltar que o jogo teve cuidado minimalista com reflexões em águas em cenários de fazenda, por exemplo, e as cenas de CG’s são trazidas apenas na abertura e sequências finais.
Vale ressaltar que o jogo mantém o aspecto original de proporção centralizado na tela.

Som / OST

O jogo não possui dublagens, já que a narrativa é direta por meio de cenas em cgs.
Já a trilha sonora é um fator predominante e que há diferença entre a versão original e a Mikado Remix.
A original conta com arranjos focados em eletrônicos e sintetizadores, a Mikado Remix conta com diversos compositores conhecidos como COSIO (Rolling Gunner), Daisuke Matsumoto (Cotton Reboot) e Soshi Hosoi (Aero Fighters / Sonic Wings), além de outros que trabalharam como arranjos em outros jogos como Sato Go (Cotton Rock n Roll / Cotton Fantasy) e Keishi Yonao (Gunvolt Chronicles: Luminous Avenger IX-2).

Mas aí você me pergunta: dos remanescentes do original, existe algum que ainda está no Mikado Remix???
Sim, Sato Go.

Para questão de comparações, segue a trilha em ambas as versões:

Original

Mikado Remix (formato prévias interligadas)

Jogabilidade

Raiden possui uma jogabilidade simplíssima, baseada em apenas 2 botões de funções: disparos e bombas
Entretanto, mesmo com a simplicidade, o jogo permite que você customize conforme seu gosto.

Já no Double Play, modalidade onde dois jogadores usam o mesmo controle, é feito por esquemáticos pré definidos.

Sistema de Jogo

Raiden IV possui alguns sistemas diferenciados na sua mecânica e que interferem no número de fases e pontuação.
Para melhor entendimento irei explicar por partes cada um dos modos, mas a premissa é sempre a de ter 7 fases lineares, sem opção de rota.
Entretanto, vamos começar primeiramente com a parte “universal” da mecânica.

O Relâmpago em ação…

Primeiramente você deve escolher quais das 3 opções de “naves”.
Você tem a Fighing Thunder ME-02 (Raiden III), Fighting Thunder MK II (Raiden II e Spin off’s) e a Fairy (Raiden Fighters II / JET).

Tem diferença entre eles??? Tem, mas mostrarei conforme progredirmos no review/tutorial.

O armamento das naves possuem 2 padrões: disparos principais e mísseis secundários.
Como armamento principal você tem a Vulcan, Laser, Plasma Laser e Proton Laser.
Como armamento secundário você tem Nuclear Missiles, Homing Missiles e Radar Missiles.

Vulcan – sua arma ao começar o jogo, tem rajadas de tiros e seus disparos irão aumentar o número de projéteis.
Para a ME-02 os tiros terão Ângulos maiores que a MKII

Íon Laser – sua arma dispara em tiros de cadência de 2 segundos e com linha de tiro frontal, porém com um alto poder de dano.

Já a terceira arma é a opção do jogador antes de começar as fases, as opções de Proton e Plasma irão aparecer na tela, ambas são fortes, porém terão variações na forma que atingem seus alvos.

Plasma Laser irá travar seus disparos conforme acertar inimigos, podendo criar correntes de destruição enquanto houverem inimigos próximos, porém se limita em ficar travada em inimigos mais fortes até serem destruídos. Para refazer a corrente, deve-se parar de atirar e reativar o canhão.

Proton Laser é uma opção para causar danos em formações de linhas, já que atravessa a grande maioria dos rivais, podendo cortar a linha de frente dos inimigos mais fortes enquanto os mais fracos estiverem atrás. Entretanto, o laser sofre alterações de raios conforme a nave se mexer.

Para as armas secundárias, os mísseis aumentam o número de projéteis atirados, cada qual com suas diferenças entre elas, porém para as naves são as mesmas efetividades.
Nuclear Missiles – explodem no impacto com inimigos, podendo destruir inimigos próximos.
Homing Missiles – irão travar a mira e se deslocar aos inimigos que estiverem na tela inteira.
Radar Missiles – irão focar apenas nos inimigos que estiverem na frente de sua nave.

Por sua vez, a BOMBA é seu ataque mais forte, onde uma grande explosão ocorre e destruirá grande parte dos inimigos da tela e dará um dano muito grande em inimigos mais fortes.

E por fim, ao possuir uma sub, sua nave pode ativar Thunder Charger, que consiste carregar sua Thunder Fighting e soltar diversos mísseis ao mesmo tempo, que também darão bonificação por cada acerto, além de um dano considerável.

A vantagem desse modo, além de ativar o charger, é que os pick-ups serão atraídos para sua nave, uma boa maneira de gerenciar seus upgrades e troca de armas.

Ok, vimos as armas com relação à ME-02 e MKII…. e a Fairy???
Ela tem seus próprios projéteis, porém a terceira arma é apenas 1 escolha.

E a bomba também tem seu próprio estilo:

No original de PS3 / PC, a Fairy era desbloqueável; na versão MIKADO Remix ela já é liberada desde o início.

Então, para que você decida qual a melhor opção pra você, podemos dizer que:
ME02 – a mais balanceada e velocidade média
MKII – possui um foco mais veertical em suas linhas de tiro e tem velocidade baixa
Fairy – a mistura de poder entre ME02 e MKII, porém com velocidade alta.

Bonificações Relâmpago…

Haverão outros picku-ps durante as fases, e consistem em pontuações ou suporte.
Os universais são as 1UP, Full Power, Fadas.
1 UP lhe concederá uma vida extra
Full Power deixará sua nave com força total instantaneamente, isso inclui ambos armamentos.
Fadas lhe darão suporte ao morrer uma vez e são escondidas em partes das fases.

Overkill Mode

O modo Overkill foi trazido na versão do jogo no Playstation 3, trata-se de um novo sistema de pontuação onde certos inimigos entram em condição de OVERKILL e uma barra será preenchida, quanto mais níveis de overkill você preencher na barra, mais pontuação você terá.

As Overkill Medals terão níveis de 1 à 5, com pontos variando entre 10000,20000,50000,70000 e 100000.
Esse modo, apesar de interessante, é um pouco mais exigente, uma vez que os inimigos em condição de overkill irão bloquear seus projéteis enquanto estiverem ativos na fase, impossibilitando de matar inimigos atrás deles, há não ser que use Proton Laser talvez :P…

O Overkill também traz os bônus Score Ring que é baseado na rapidez que você derrota os inimigos.
Gold Ring vale 3000 e Silver Ring vale 1000.

Overkill trambém traz duas missões adicionais e o ciclo 2 para as fases.

Additional Mode

É uma variação do modo arcade, com padrões diferenciados nas fases e na formação dos inimigos que irão aparecer.
Esse modo mantém as 2 missões adicionais do Overkill.

A imagem da esquerda é o padrão Overkill / Arcade, a imagem da direita é o padrão Additional

Perceba que há inimigos que não tem em certos pontos, além de outras formações serem invertidas, etc.

Arcade Mode

O modo arcade possui duas modalidades: Light e Original (no arcade tinha a PERFECT também)
A Light permitirá jogar as 5 primeiras missões com uma dificuldade mais leve e projéteis inimigos mais lentos.
A Original permitirá jogar todas as missões, com dificuldade maior e velocidade de projéteis inimigos mais desafiador.

O arcade também conta com a mecânica Flash Shot, implementada no Raiden III, onde o multiplicador de pontuação varia conforme sua agilidade em destruir os inimigos enquanto estiverem na tela, sendo seu máximo 5.0

Score Attack Mode

Novas recolocações de formações são feitas nesse modo, com o plus de fazer muitos pontos.

Boss Rush Mode

Desbloqueado após terminar o jogo nos 2 ciclos.
Enfrente todos os chefes de forma consecutiva e com os padrões variantes.

World Ranking

Item adicional da versão Mikado Remix, ou seja, os leaderboards.
Seu replay pode ser gravado toda vez que terminar o jogo ou der GAME OVER.

Julgamentos de Fases e Missões Extras

Ao terminar as fases, você poderá ganhar pontuações altas de acordo com a forma que jogou e completou a fase, os itens variam entre os modos, então vamos resumir em Overkill e Arcade.

No Overkill, seu julgamento é baseado no número de inimigos destruídos, rateio de precisão de destruição e as medalhas de overkill, assim como as bonificações de estoques de bombas, vidas e scores coletados.

No arcade, seus julgamentos são em consideração pelos inimigos destruídos, média do seu flash shot e medalhas coletadas, além da reserva de bombas, vidas e número de scores coletados.

As missões extras do modo Overkill e Additional são 2:
Special Mission 1 – resgate todas as fadas
Special Mission 2 – destrua meteoritos

2 Relâmpagos no mesmo Lugar

Ao jogar em coop ou double play, você pode ativar novas meCânicas que irão aumentar o seu ataque, basta manter ambas as naves alinhadas e ativar os disparos em TAG.

Combinando poderes diversificados ou até mesmo escolhas de naves diversificadas, podem ajudar e muito a sua dupla.

Troféus/Conquistas

Dificuldade: 10/10
Certamente é um jogo que é o sonho de qualquer jogador hardcore e que almeja platinas e completudes difíceis e extremas. A lista de troféus é praticamente a mesma da versão Playstation 3. De forma resumida, você precisa:

  • Terminar os dois ciclos do jogo no Overkill na dificuldade Normal
  • Fazer objetivos específicos nas missões
  • Coletar todas as fadas na missão especial 1
  • Destruir 1000 meteoritos na missão especial 2
  • Consiga 20.000.000 pontos
  • Complete a galeria
  • Termine o jogo usando apenas a Vulcan
  • Termine o jogo usando apenas o Ion Laser
  • Termine o jogo usando apenas a Proton Laser
  • Termine o jogo usando apenas a Plasma Laser
  • Termine o jogo nas dificuldades NORMAL, HARD, VERY HARD e ULTIMATE com 1CC (sem continues)
  • Termine o primeiro ciclo em Double Play
  • Termine o Arcade Light e Original em 1CC no NORMAL
  • Destrua todos os Sol’s das fases
  • Em DoublePlay, use apenas a Thunder Azul, sem atirar com a Thunder Vermelha na primeira fase em dificuldade NORMAL
  • Destrua mais de 12 inimigos ao mesmo tempo com uma BOMBA
  • Acumule 7 bomas e use todas
  • Derrote um chefe pela sua auto destruição
  • Resgate todos os Miclus no ciclo 2

Considerações Finais

Graficamente o jogo ainda chama atenção pelos seus efeitos de luz e projéteis, a sutileza com os BLUR apenas nas explosões maiores como bomba e destruição de chefes. O retoque nas modelagens e diminuição dos serrilhados aumentam o charme de o gráfico simples se tornar minimalista e detalhado, uma vez que o original tinha pequenos serrilhados, lembre-se, estamos lidando com um jogo de hardware de 2006 aqui, apesar de na época ser visto com bons olhos, atualmente pode ser injustamente julgado.

Outro detalhe interessante, porém indiferente, é as artes laterais interagirem conforme seu modo de jogo, incluindo ambas as Thunders quando elas estão em ação, ou modificando para a que estiver em uso.

A trilha sonora realmente foi um dos pontos fortes em comparação com a original, foi um salto extraordinário e que cabe perfeitamente com o ritmo e clima caótico do jogo em dificuldades mais altas. Como um time de compositores de peso desse iria dar errado, não é? Porém para os saudosistas, basta escolher a ost original nas opções.

A jogabilidade simples mantém a jóia dos shmups clássicos onde apenas 2 funções eram o suficiente para aproveitar o jogo, entretanto, as mecânicas adicionais e discretas tornam a estratégia de jogo mais fluída e dinâmica.

A performance do jogo ficou impecável, não havendo fechamentos repentinos ou bugs.
Entretanto, MIKADO REMIX tem o mesmo problema da versão PS3 onde o jogo não salva seu progresso se não voltar pro menu principal, tendo de retomar onde foi seu último save, caso fechar o jogo diretamente.

A longevidade é ideal pra um shmup, com fases demasiadamente curtas e com 2 ciclos. Talvez isso se torne chato para alguns jogadores, mas a essência do desafio é enfrentar o true boss no ciclo 2, algo que certamente é um destaque da franquia. Raiden sempre teve uma dificuldade justa para todos os públicos, desde os mais casuais para os mais hardcores.

Conclusão

Raiden IV x Mikado Remix definitivamente mantém o legado de Raiden, com os antigos funcionários da Seibu trabalhando na MOSS, o que de fato é um alívio. Entretanto, se você jogou alguma das versões anteriores (normal ou overkill) não verá mudanças significativas, há não ser a OST, sendo passível de promoções.
Pense pelo aspecto de legado e que merece uma atenção.
Trazer jogos famosos nunca é ruim, principalmente porque dá a noção das empresas continuarem investindo no sucesso do passado e implementando em possíveis futuros jogos, a idéia aqui é apenas apresentar aos novatos que ainda não tiveram a oportunidade de jogar um Raiden até hoje, ou que desconheciam totalmente o estilo do jogo.

Se pensarmos pelo motivo de novidades, realmente você não precisa se preocupar em comprar agora, há não ser que queira ostentar uma das platinas mais difíceis do Playstation, ou mostrar o legado de um relâmpago que se mantém na tempestade, até os dias de hoje…

Embarque na sua Thunder, defenda a Terra e reviva o legado de Raiden…

Um comentário sobre “Review/Tutorial: Raiden IV x MIKADO Remix

Deixe uma resposta