Jogos rítmicos sempre tem sua premissa para seguir o ritmo da música no tempo certo de acordo com as diversas notas que irão aparecer, isso é de lei desde a criação do gênero no Japão com GuitarFreaks & Drummania, Taiko no Tatsujin e Beatmania. O sucesso fez com que o gênero fosse trazido para o ocidente com Guitar Hero, Rock Band e acabou se popularizando no mesmo nível.
Entretanto, desde seu anúncio em 2022, Rhythm Sprout me chamou atenção porque não se tratava apenas de um jogo rítmico, mas sim de um jogo rítmico no estilo avanço e batalhas… eu como bom amante do gênero, obviamente ia trazer pra cá… 😛
Desenvolvido pela SURT e distribuído pela TinyBuild Games, o jogo teve seu lançamento inicial previsto para os computadores, porém o port dos consoles foi feito pela nossa, também conhecida, SometimesYou.
SURT (sem site oficial)
Um estúdio de três pessoas para a Noruega, o SURT nasceu do desejo de criar experiências saudáveis e preencher as lacunas da indústria com os jogos que eles adorariam jogar. Rhythm Sprout: Sick Beats & Bad Sweets é seu primeiro título.

Código fornecido para review pela TinyBuild, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5
Nome: Rhythm Sprout: Sick Beats & Bad Sweets
Gênero: Rhythm, Musical, Indie, Action
Desenvolvedora: SURT
Distribuidora: TinyBuild Games
Plataformas: PC, Playstation 4/5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch
Lançamento: 2023 (1 de fevereiro)
Mídia: digital
OBS: a versão digital inclui CROSSBUY para PS4/5 e Smart Delivery para as versões Xbox

Tela Título

História / Enredo

O Reino Vegetal está em perigo com a ameaça de uma invasão do Exército dos Doces Açucarados.
O Rei Texugo pede para que Broto, a Cebola Escolhida vá defender o reino.

E como se não bastasse, a princesa Couve-Flor está desaparecida, por tipo, um mês…
Broto também deve encontrar a princesa.
Gráficos



Focando em um design totalmente deformado e chibi para os personagens, o jogo nos traz uma paleta de cores intensa e no estilo cellshader, com texturas simples e sem muitos detalhes nos personagens, mas com efeitos discretos em Blur enquanto Broto se deslocar.
O jogo tem a proposta de ser totalmente caricato e cômico, o que torna as limitações das animações durante a história algo peculiar e carismático.
As cenas de narrativa ocorrem in-game, não diferenciando da engine do jogo.
As emoções dos personagens são mostradas com breves caricaturas no seu rosto e com a clássica simbologia de animes e desenhos em geral.
Som / OST
O jogo não tem dublagens efetivamente, os personagens são representados por ruídos diversificados que simbolizam sua entonação na comunicação. O que de fato é engraçado já que na interface do jogo, um dos itens mostrados para ajuste nos volume é citado “VOZES”.
A trilha sonora do jogo é totalmente original e composta por um dos 3 integrantes da SURT, porém seu anonimato se mantém como “um híbrido compositor e pai”.
Os arranjos misturam diversos gêneros musicais, trazendo chiptunes, sintetizadores, guitarras, entre outros.
Consequentemente, a trilha sonora não está disponível até o momento da publicação desse review/tutorial.
Jogabilidade
Apesar de ser um jogo rítmico, não se assuste. Haverão apenas 4 funções durante as músicas, porém o controle todo é responsável por elas, e é dividido em “regiões”.
São 2 notas de ataque / mobilidade e 1 de esquiva, além da ativação do modo ÍMPETO DOCE.
![]() ![]() ![]() ![]() | Notas Rosas |
![]() ![]() ![]() ![]() | Notas Amarelas |
![]() ![]() | Notas Azuis |
![]() ![]() ![]() | Ativar Ímpeto Doce |
Sistema de Jogo
Nosso heroico Broto deve atravessar diversas fases e enfrentar os inimigos perante o som de músicas carismáticas e agradáveis de se ouvir, com o sistema clássico de noção de tempo e padrão.


Entretanto, cada fase terá uma pequena narrativa da história e que pode ocasionar múltiplas escolhas, gerando conversas engraçadas e cômicas durante o jogo todo.
Deixe o ritmo te levar…
Broto tem sua mobilidade baseada no ritmo das músicas que irão tocar durante as fases.
As notas irão vir através dos caminhos para percorrer nas fases e o seu julgador de tempo se encontra próximo de Broto. As notas amarelas e rosas são responsáveis pela movimentação de Broto durante as fases.


Caso errar as notas, Broto se mantém no mesmo lugar até que você acerte.
A duração da fase é indicada na barra superior central, normalmente as músicas entrarão em loop até você terminar a fase.


As notas azuis por sua vez, servem para que Broto esquive de possíveis danos na fase.
Essas notas interferem na vida de Broto no lado esquerdo, sendo uma possível nota errante e que causa perda de vida.
A vida são as barrinhas azuis no canto inferior esquerdo, e da mesma forma que seus acertos, se estiverem notas de esquiva erroneamente em sequências, você tomará danos em combo.
Deixe o ritmo lhe ajudar…
Broto irá encontrar, em algumas fases, inimigos para batalhar.
Ao ocorrer o ENCOUNTER, a música poderá modificar seu ritmo ou melodia, nesse caso as notas amarelas e rosas viram notas de ataque.



Obviamente os inimigos podem revidar em alguns momentos, novamente as notas azuis servem para desviar dos ataques dos inimigos.


Da mesma forma que a exploração, errar a nota azul causa perda de vida de Broto.
Em algumas batalhas, Broto terá a chance de causar uma finalização.

Aperte as notas Amarelas e Rosas no tempo disponível e ganhe pontos bônus.
Deixe o ritmo passar…
Nem todas as notas são obrigatórias para acertar, nesse caso, você irá encontrar as notas de armadilhas, que são as notas roxas com sombreamento. Essas notas causarão dano se forem computadas.


Nesse caso, elas servem apenas para atrapalhar seu tempo musical durante as notas normais, sendo necessário evitar que elas sejam acertadas.
O julgamento do seu ritmo
No canto inferior esquerdo, do lado da vida de Broto é o contador de combos, e no lado direito temos o streak de julgamento de notas.
O julgamento é de acordo com seu tempo de ritmo e precisão.
S – ímpeto doce ativado, vale 400 pontos
A – Perfeito, vale 300 pontos, precisão perfeita e no ritmo certo
B – Bom, vale 150 pontos, precisão levemente atrasada mas ainda no ritmo
C – Ok, vale 50 pontos, precisão mais atrasada, porém dentro do tempo da música
F – Perde 50 pontos, Perda ou Falha do ritmo, dano sofrido em batalha
Esquiva / Escudo – não concede pontos, porém evita o F e dano
Bomba – Perde 50 pontos, acertou uma armadilha

No término de cada fase, em seu julgamento final, é possível ter 6 estrelas.
3 Estrelas serão para a sua pontuação e as outras 3 serão para o seu Combo.
Caso conseguir as 6 estrelas, ou seja, os dois requisitos simultaneamente em 1 run, você desbloqueia um CD.
Ímpeto Doce
O especial do jogo, Broto irá brilhar e sua roupa ficará branca, assim como todas as notas que vierem em sua direção.

Nesse caso, o ímpeto serve para 2 fatores: dar mais pontos e situações de emergência.
Como visto antes, o ímpeto vale 400 pontos por nota acertada e recupera sua vida instântaneamente.
O ímpeto doce é excelente para acelerar parte do percurso da fase, uma vez que as notas de esquiva são substituídas por notas de mobilidade. Entretanto, nas batalhas, não terá grande diferença há não ser mais possbilidade de atacar.
O ímpeto doce é ativado apenas uma vez por fase, use-o com sabedoria.
Extras
Como visto antes, o jogo terá alguns diálogos que irão permitir escolhas para Broto fazer, porém o rumo da história será o mesmo, mas o diálogo no meio do capítulo pode ter partes extras e engraçadas.

Ao jogar a história principal, você poderá desbloquear partes para a história anterior, que mostra porque Broto é a Cebola Escolhida do Rei Texugo, e também tem uma missão de suma importância.


Ao desbloquear 6 estrelas e o CD em algumas fases, você poderá ganhar uma nova roupa de exercício para Broto e uma arma. Os requisitos são mostrados ao manter o cursor no número da roupa.

E por fim, os níveis bônus, os níveis mais difíceis do jogo se encontram aqui. E da mesma forma que a história anterior, são desbloqueadas conforme progredir no jogo.


Ao terminar as músicas uma vez, você irá desbloquear os modos EX, que consistem em modificadores de padrões das músicas como modo iniciante, modo turbo, espelhado e aleatório. é possível usar todos os modificadores ao mesmo tempo.
Troféus / Conquistas

Dificuldade: 8/10
Apesar de ser um jogo simples, fofinho e engraçado, Rhythm Sprout será um belo desafio para platinar / miletar / completar.
- Terminar a história principal
- Terminar a história anterior
- Terminar os níveis bônus
- Desbloquear todos os visuais possíveis e chegar na bandeira final das fases com todas pelo menos 1 vez
- Desbloquear 25 CD’s
- Responder Sim e Não para todas as perguntas possíveis, pelo menos uma vez
Certamente a dificuldade estará em ter 25 CD’s, que conta com fazer 6 estrelas em pelo menos todas do modo história principal e anterior, além de 1 bônus.
OBS: até o momento do review/tutorial, alguns troféus tiveram glitch e bugs no acesso antecipado como alguns de finalizar a história terem sido ativados antes de terminar a história, porém repassei o recado para os responsáveis e acredito que em breve corrijam, além de outros problemas com os troféus.
Considerações Finais
Graficamente o jogo cumpre o seu papel com um aspecto de jogo cômico e divertido ao acompanhar a narrativa. A animação deformada com objetos flutuando na tela dão o toque engraçado. A paleta de cores intensa deixa o tom de jogo “bonitinho” ser um misto no caos com expressões bem destacadas entre os personagens e a dificuldade que ele lhe trará conforme progredir.
A trilha sonora é um dos melhores pontos do jogo. Grande parte da variedade das músicas remete ao dinamismo com a narrativa, e são arranjos muito agradáveis de se ouvir. A falta de dublagem não atrapalha em nada a diversão.
A jogabilidade, tem um excelente timing para seus padrões, e a calibragem para a latência do jogo irá julgar de forma consistente e coerente para o seu ritmo, isso é feito ao começar o jogo pela primeira vez, mas se sentir alguma demora ou atraso, é possível recalibrar.
A performance do jogo foi satisfatória em todo o momento, não havendo fechamentos repentinos e perda de frames.
Porém, pequenos glitches com relação ao troféu e inconsistência em alguns aspectos das músicas bônus foram notadas na versão de acesso antecipado (no caso 3 músicas bônus terminam de repente e sem a opção de loop para completar a fase, sendo encerrada antes de realmente terminar).
O desafio do jogo é moderado alto, porém justo conforme o aprendizado do jogo. As músicas iniciais serão um verdadeiro passeio no parque, e conforme você progredir na história irá perceber que o jogo irá exigir maior atenção e tempo rápido de música. Como todo jogo rítmico de fato.
A duração se dá em 20 fases para a história normal e 5 para a história adicional e bônus.
Concluindo
Rhythm Sprout: Sick Beats & Bad Sweets mostrou que começamos o ano de forma excelente, sendo um dos lançamentos indies mais divertidos e revolucionários de um gênero que já estava defasado pelo padrão de “apertar botões no tempo certo”.
O jogo irá lhe prender pelos diálogos mais doidos da história do videogame, com personagens que beiram o carisma com suas animações deformadas e narrativa dinâmica (a localização em português está excelente), isso somado com a experiência versátil para jogadores já acostumados com jogos rítmicos ou os que são casuais, isso se define pelo fato de o modo iniciante não permitir tirar 6 estrelas, sendo possível ter no máximo 4. Isso torna o gameplay para os completionistas mais desafiador, uma vez que precisa ter 25 cd’s para platinar / miletar o jogo.
Outro detalhe que devemos frisar é a possibilidade de pessoas sensíveis com “motion sickness” (Cinetose) sentirem náuseas em músicas mais rápidas devido a movimentação do personagem e a tela. Portanto recomenda-se jogar de tempo em tempo.
Que a SURT nos traga mais jogos rítmicos dessa forma, com carisma, simplicidade e dificuldade desafiadora.
Pronto pra ajudar Broto nessa jornada de defender o reino Vegetal e encontrar a princesa???
