Review/Tutorial: New Joe & Mac – Caveman Ninja

Joe & Mac é sem dúvida, um dos jogos mais clássicos que teve na história dos videogames, sendo lançado em diversas plataformas como Arcade, NES, Genesis, Super NES, Game Boy, PC e até ZEEBO!!!!!!

O flyer do arcade japonês: ジョー&マック 戦え原始人 / Jō & Makku: Tatakae Genshijin

O sucesso fez com que diversas empresas distribuíssem o jogo, porém a mais marcante e que é lembrada por muitos marmanjos é a versão da Data East que foi responsável na versão Arcade e SNES…
Inevitável que em algum momento alguma empresa saudosista e já conhecida por nós traria um remake / remaster para as gerações atuais, e SIM!!!
Microids foi a responsável pela distribuição através do desenvolvimento pela Mr Nutz Studio, lembrando que Microids já trouxe outro clássico como Toki, que inclusive pretendo trazer posteriormente pra vocês…

O site da desenvolvedora não está pronto ainda, mas de forma resumida, é uma empresa francesa fundada em 1988, e trabalho em Asterix & Obelix: Slap them All.

Vamos então analisar como ficou esse remake e trazer para a nova geração de jogadores conhecer esse clássico????

Código para review fornecido pela Microids, versão Playstation 4&5
Review baseado na versão Playstation 4 através da retrocompatibilidade do Playstation 5

Nome: New Joe & Mac: Caveman Ninja
Gênero: Plataform, Action, Adventure
Desenvolvedora: Mr Nutz Studio
Distribuidora: Microids
Plataformas: Playstation 4 / 5, Nintendo Switch, Xbox One / Series S|X, PC
Lançamento: 2022 (24 de Novembro)
Mídia: física por prints limitados e digital
OBS: as versões Xbox One e Series são Smart Delivery e as versões PS4/PS5 são crossbuy.

Tela Título

História / Enredo

No cair da noite, invasores de uma tribo rival entram na aldeia e capturam todas as mulheres de lá.
Nossos heróis devem derrotar os capangas e recuperar as donzelas no decorrer do jogo…

Gráficos

Os gráficos do remake foram totalmente refeitos em desenho animado, no mesmo tom de arte que foi trabalhado em Toki. Os personagens continuam em formato superdeformed e as animações estão bem fluídas, incluso o fato de as expressões dos bonecos serem bem demonstradas no jogo, seja levando dano ou correndo desesperadamente.
O jogo possui uma paleta de cores viva e que remete ao estilo cartoon, os efeitos como fogo, são baseados na tonalidade das cores.

Para questão de comparação, vamos usar a versão original da DataEast que foi relançada para os consoles atuais.

Som / OST

O jogo não possui dublagens efetivamente (afinal estamos na era pré histórica).
As músicas são arranjos efeitos das músicas antigas do jogo original, compostas por Raphaël Gesqua, pertencente ao Mr Nutz Studio que desenvolveu o jogo. O compositor deixou a trilha sonora para apreciação no seu perfil do Spotify.

Jogabilidade

Os controles do jogo continuam no mesmo esquema do jogo original, porém teve reajustes finos em relação à jogabilidade, como pressão de botão e timing de pulos.
Com relação aos comandos, são praticamente a mesma coisa do jogo original:
para pulo e para atacar.

Sistema de Jogo

Joe e Mac devem percorrer fases com caminhos alternativos para salvar todas as donzelas da aldeia.

Lutando na era pré histérica…

Joe e Mac lutam por intermédio de armas arremessadas nos seus inimigos, com o adicional de puxar sua clava quando estiverem em timing diferenciado para arremessar itens novos.
Os nossos heróis podem quebrar objetos jogados pelos inimigos com o objetivo de evitar dano.

Nossos heróis podem atirar as armas nas 4 direções…

Ainda como opções, os ataques podem ser carregados e ter pequenas variações de dano, além do fato de alguns inimigos terem diferentes alturas e precisarem de pulos mais altos para serem atacados, isso é feito apertando e pular.

Os personagens possuem também a forma de ataque clássica que é pulando por cima dos inimigos, é extremamente funcional e estratégico quando há diversos inimigos na tela (e acredite, isso ocorre quase sempre).

Um guerreiro pré histórico, precisa lutar com a fome…

Agora perceba que grande parte dos inimigos deixam comidas pra você pegar.

Além de pontuação, a comida serve para recuperar sua energia, que gasta com o tempo e com danos sofridos também, trata-se da sua fome e energia. Entretanto, a barra fica congelada e passa apenas à se extinguir com danos nas batalhas com chefes.

Para sua comodidade, os chefes também tem sua energia no inferior da tela.

As diversas armas para combater…

Joe e Mac encontrarão ovos carregados por inimigos ou em pontos do mapa, eles podem derrubar símbolos de pedra que representam armas.
Cada arma terá seu timing, forma de arremesso e, dano. Alguns inimigos são mais fracos à diferentes tipos de armas.
Vou citar algumas:

Clava – é a arma de proximidade padrão dos nossos heróis, ela é ativada quando o timing das armas de arremesso é ultrapassado, no caso, são 2 ou 3 armas por vez. Ao tentar além do limite, a clava é ativada.

Machadinho de Pedra – arma de arremesso padrão, é atirada em forma descendente e a distância varia conforme a força aplicada.

Roda de Pedra – é lançada com baixa altura e vai rolando até o fim da tela matando diversos inimigos, se fizer força ela será maior.

Boomerang – atirada em forma horizontal / vertical, com movimento de vai e volta, se Joe e Mac não apanhar, ela cruza a tela.

Agora tome cuidado, nem todos os ovos terão armas, eles também podem ter filhos de pterodáctilo…
As outras armas deixo para você testar e descobrir, mas acredito que já dá pra ter uma ideia de como funciona tudo…

Modos de Jogo

O remake conta com 2 modos:
Arcade – que é o modo clássico com fases em pequenos segmentos e opções de rotas.
Extend – é o modo com segmentos de fases maiores, sendo praticamente fases de jogos plataformas convencionais.
As rotas também estão presentes no extend.
OBS: o modo EXTEND foi uma atualização gratuita do jogo com a inclusão desse modo.

Enquanto a versão Arcade possui 5 fases, o Extend possui 3.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 2/10 para platinar, 4/10 para 100%
Pessoal da Mr Nutz Studio não quis pegar pesado com as conquistas e basicamente para platinar você precisa apenas fazer todas as rotas e terminar o jogo.
Já no modo EXTEND, apenas fazer todas as rotas e completar o jogo exigirá mais dedicação pelas fases serem maiores, ter inimigos novos em algumas fases e não ter checkpoints.

Considerações Finais

Graficamente o jogo está bem trabalhado, as animações dos personagens são bem fluídas e cheias de quadros. As expressões dos personagens com suas emoções são bem demonstradas. A paleta de cores bem viva torna fiel a experiência de cartoon jogável.

A trilha sonora teve uma agradável harmonização dos arranjos refeitos nas músicas originais, onde incluem diversos vocais com temática “tribal”. Temas e jingles voltam à entrar na nossa mente enquanto voltamos à jogar esse clássico.

A jogabilidade pode ser um fator de frustração para os que não conhecem o jogo, uma vez que os ataques possuem timings e há a necessidade de pulos em alturas variadas para atacar ou desviar dos diversos perigos das fases, necessitando uma ação rápida para não se prejudicar.

A performance não teve nenhum problema rodando no PS5, mantendo os 60fps fixos mesmo com uma grande quantidade de inimigos na tela, e não teve fechamentos repentinos.
O desafio do jogo foi mantido e explorado para ser um plataforma frenético com saltos precisos e ataques de distância coerentes, haverá diversos momentos que você será cercado por tribos rivais, dinossauros, ovos e obstáculos.

Entretanto, algumas coisas foram notadas comparado com o original do Arcade pela Data East com relação ao remake, itens como a pimenta, onde os personagens tinham uma leve invencibilidade enquanto estavam desesperados pegando fogo por ter comido ela e acertar os inimigos, não está presente no remake, e algumas animações clássicas de distorções como ficarem nanicos ao receberem danos das pedras rolando.

Apenas observação e tal, não que isso afete em algo na gameplay (bom, talvez a pimenta hahaha).

Concluindo

New Joe and Mac: Caveman Ninja se mostrou um remake competente e com a fórmula clássica reajustada para a tecnologia dos consoles atuais, mantendo pequenos aspectos oldschool que irão frustrar os jogadores mais novos e relembrar os mais velhos de “como antigamente tudo era mais complicado”.
Os danos dos inimigos são demasiadamente altos, porém mantiveram o estilo “oldschool” de ter pouca resistência para alguns e mais resistência para outros, sendo o plataforma focado em destreza de pulos precisos, somado ao fato de todos os chefes, sem exceção, terem seus macetes.

A adição do modo extend transforma a experiência mais desafiadora, inclusive em rotas verticais mescladas com segmentos horizontais (3B e tal), apesar de ter apenas 3 fases, foi na dose certa para evitar frustrações maiores…
Em outras palavras, se a Mr Nutz Studio e a Microids quiseram fazer uma homenagem à Data East com um remaster com notável carinho, dedicação e saudosismo, a missão foi completada com louvor.

Não deixe de conferir esse remaster e relembre os anos 90 com o retorno desse clássico…

Não deixe nossos heróis morrerem de fome… 🙁

Trívia: a Golgoth Studio tinha anunciado um reboot de Joe and Mac no ano de 2009, mas aparentemente foi cancelado

Deixe uma resposta