Review/Tutorial: Need for Speed Unbound

Antes de começarmos o review, sei que estamos lidando com leitores / jogadores com o mínimo de coerência para distinguir o que é real do virtual, assim como quaisquer comportamento diferenciado e temas de jogos, mas sempre é bom mantermos o aviso…

A experiência do jogo visa apenas o entretenimento…
Segurança sempre, obedeça as leis de trânsito e use sempre o cinto de segurança, principalmente se estiver com outras vidas no seu carro…

Créditos da imagem ao usuário FeatPlays do Reddit:

Parte dos jogos NFS, eu sei, falta o HEAT, mas a imagem foi feita há 3 anos…

Need for Speed sem dúvida se tornou uma franquia querida e amada por muitos, mas também tem certos momentos que cada anúncio é uma espécie de “receio” por parte dos jogadores que acompanham a franquia desde o início, por ser uma franquia que procura inovar e tentar fórmulas remodeladas em cada jogo…
Até hoje, a franquia recebeu diversos jogos, divididos em 25 jogos para a série principal e 5 jogos secundários, dos quais nem sequer são lembrados por sua maioria ser focado em jogos online…

Os NfS que tiveram participação da Criterion…

Esse grande mar de títulos, fez com que a série ficasse dividida em alguns estúdios internos da EA (Canadá, Seattle, Black Box, Montreal), Slightly Mad Studios, Ghost Games e Criterion Games, além de outros estúdios como Bright Light que fez port do NfS Shift para PSP.

De toda essa imensidão de NfS que temos, 5 são da Criterion (contando o Hot Pursuit Remaster), seja por desenvolvimento bruto e total ou polimentos em conjunto com a Ghost Games (Heat).
Agora perceba, Hot Pursuit e Most Wanted são remakes dos NfS com mesmo nome, e com isso trouxe pequenos elementos do jogo Burnout para NfS (como os Takedowns). Não conhece Burnout???
Sugiro ler um pouquinho da Criterion logo abaixo, ou então, entrar no site oficial…

Criterion Games (site oficial)

“A Criterion Games é um premiado estúdio de Electronic Arts com sede em Guildford e agora Runcorn UK.”
Nossa história começou em meados da década de 1990 como um pequeno estúdio de pessoas talentosas que criam jogos com alegria, paixão e compromisso com a qualidade.
Crescendo ao longo dos anos, nutrimos nossos valores em colaboração criativa, diversidade, honestidade e perspectivas únicas em um estúdio que é uma mistura saudável de veteranos da indústria e recém-chegados trabalhando juntos para inspirar, apoiar e educar uns aos outros.
Os jogadores nos conhecem de jogos de corrida nas séries Burnout e Need for Speed e, nos últimos anos, trabalhamos com nossos colegas da DICE em Star Wars Battlefront – Rogue One X-Wing: VR Mission, Star Wars Battlefront II e para trazer Firestorm para Battlefield V. A equipe Runcorn é o talento por trás do aclamado Dirt 5 e tem um legado de criação de experiências de corrida viscerais líderes do setor. Agora totalmente integrados com a Criterion Games, as equipes de ambos os locais estão trabalhando juntas para criar o futuro de Need for Speed e estender para iniciativas voltadas para o futuro.
Somos uma equipe talentosa de pessoas que vivem e respiram jogos; do tampo da mesa aos videogames. Você nos encontrará jogando, criando, respirando e conversando. Na verdade, jogar é tão importante para nós que propositadamente reservamos um tempo para jogar todos os dias! Aprender com a mais ampla gama de experiências torna nossos próprios jogos melhores.
Acreditamos que equipes saudáveis e engajadas criam ótimos jogos, por isso valorizamos muito a colaboração, novas ideias e perspectivas únicas. Adoraríamos ouvir a sua!
Crunch não ajuda a fazer um jogo melhor. Nós não fazemos isso. Nos últimos três anos, estamos muito orgulhosos de termos sido reconhecidos pela gamesindustry.biz como um dos melhores lugares para trabalhar no Reino Unido. Vamos falar sobre como você pode fazer parte disso.
Somos uma equipe de colaboradores criativos e acreditamos que os colaboradores mais eficazes se comunicam pessoalmente, mas também aprendemos no último ano como ser eficazes trabalhando remotamente. Estamos agora em uma jornada para aprender como temos o melhor dos dois mundos.

Unbound ficou à cargo da Criterion Games e a fundição da Codemasters, a fim de ampliar o time de desenvolvimento, esse apostando em visuais cartoon misturados com o ambiente tridimensional pseudo realista do mundo do jogo, vamos então analisar e ver o que essa mistura trouxe com duas veteranas dos jogos de corrida???

Código fornecido gentilmente para review pela EA, versão Playstation 5

Nome: Need for Speed Unbound
Gênero: Corrida, Sandbox
Desenvolvedora: Criterion Games
Distribuidora: Eletronic Arts
Plataformas: Playstation 5, Xbox Series S|X, PC
Lançamento: 2022 (29 de novembro para acesso antecipado EA Play Pro, 2 de Dezembro lançamento oficial)
Mídia: física e digital

Tela Título

História / Enredo

A cidade é a fictícia Lakeshore City, seu personagem tem como companhia Jazmine/Yaz e reformam um dos carros velhos na oficina mecânica Rydell, seu mentor. Como teste, eles fazem algumas corridas e acabam arrecadando um certo dinheiro, porém eventos paralelos fazem com que seu personagem perca o carro que você e Yaz estavam reparando…

Dois anos depois, as corridas de rua em Lakeshore diminuíram e você agora trabalha como motorista de aplicativo. Uma de suas passageiras é Tess, onde seu destino de viagem é um ponto de encontro de corrida de rua num novo torneio denominado The Grand. A breve lembrança dos dias antigos porém é interrompida pela polícia, fazendo com que todos saiam dali o mais rápido possível…

Depois de ouvir a história e ser apresentada a Rydell, Tess propõe financiar a garagem e os passeios, bem como orientar seu personagem em seus esforços para se qualificar e ter a chance de recuperar seu carro…

É hora de começar por baixo e correr até o topo…

Gráficos

Algo que devemos ressaltar aqui é que o jogo há uma mescla entre os efeitos tridimensionais pseudorealistas e o cellshader para os personagens e efeitos de corrida. O efeito de clima e a troca de dia e noite no jogo é muito apreciada, uma vez que os efeitos solares dos jogos da franquia sempre tem o foco em ser realista e em alguns momentos atrapalhar sua vista, seja entrando num túnel ou indo contra ele (LOL :P)…
A engine usada é a famosa Frostbite da própria EA, criada pela DICE para o Battlefield e estando na sua versão 3.

Som / OST

Apesar do jogo contar com bonecos em vez de atores reais, como era um tempo atrás, há uma dublagem mais dinâmica nos personagens. Os atores que dão vida aos personagens são Elizabeth Grullon e Ian Nelson (voz feminina ou masculina do personagem escolhido por você), Ashleigh LaThrop (Jasmine/Yaz), Dwayne Barnes (Rydell) e Jennifer Sun Bell (Tess), além de outros que ovê pode conferir através desse link.

A trilha sonora de Unbound contém diversas músicas licenciadas, algo clássico dos jogos de corrida da EA.
O foco porém continua em rap, hip-hop, eletrônico e pop. Artistas como A$AP Rocky e Charli XCX estão presentes na trilha sonora.

Jogabilidade

Aqui talvez seja um dos pontos que muitos podem estranhar ou ter uma pequena dificuldade…
Certamente a parte de jogabilidade está menos arcade em alguns aspectos que serão mostrados no decorrer do review/tutorial, o que de fato não é ruim, mas será praticamente uma reabilitação virtual da franquia.
O mapeamento entretanto continua praticamente igual comparado com os outros jogos da franquia, usando todos os botões do controle e ativando o driveassist pelo direcional digital e a central através do touchpad.

Sistema de Jogo

Need for Speed Unbound mantém o estilo de Sandbox no mapa, ou seja, pontos específicos serão as ativações de eventos e progressões do jogo, além de atividades secundárias e andar livremente pela fictícia Lakeshore.

As missões são traçadas no mapa apenas e os ícones serão distribuídos, o caminho em azul é o que está sendo traçado no seu GPS e está ativo através do seu EASYDRIVE

Trívia: Lakeshore City, apesar de fictícia, é inspirada na cidade de Chicago.

Começando por baixo…

Inicialmente, você deve escolher qual será seu personagem representante na história, seja qual for seu estilo, você terá considerável número de opções para customizar, seja roupas de marca, estilo de modelagem e tudo que achar indispensável para seu estilo…

Depois você deve escolher 3 opções de carro que será o seu xodó para reparo, nas opções temos:
Dodge Charger ’69, Lamborghini Countach 25th ’88, Nissan Silvia K’s 98.
As informações que irão aparecer nessa escolha vou postergar para o ponto mais evoluído do jogo, assim irá ajudar você à entender um pouco mais da mecânica de jogabilidade e dirigibilidade.

Logo após sua escolha, você será introduzido às corridas e perseguições, e brevemente ao estilo sandbox clássico desde NfS Underground 2, é aqui que começa a parte que iremos abordar.

Desvinculando para chegar ao topo…

Algo que devemos ressaltar aqui nesse NfS é que os eventos de Lakeshore são baseados em Bank, algumas corridas exigem uma inscrição que será retirado do seu caixa.

Posições com -$ significam perda significativa de dinheiro…

Diversas modalidades serão suas opções para ganhar dinheiro e tentar lucrar o máximo possível para enfim, conseguir seu carro de volta, além do provável respeito por parte de outros corredores.
Como todo evento aqui é ilegal, os pontos de eventos são feitos em lugares isolados e geralmente em entradas de garagem e dutos da cidade, onde o pessoal irá se reunir.

Com a apresentação do The Grand, o jogo tomará novas formas para os eventos, com base no campeonato:

O campeonato tem duração de 7 dias pra você se qualificar até o sábado, onde ocorre as eliminatórias.
Você deve possuir pelo menos 4 carros das classes indicadas para ser apto à participar, além de claro, ter o dinheiro para pagar a sua inscrição.

As sessões do dia ocorrem em 2 turnos, dia e noite, porém alguns detalhes serão mostrados nessas mudanças de turnos. Entretanto, já podemos notar que há aqui uma pequena dose de gerenciamento para você garantir que consiga participar das eliminatórias.

The Grand x Gerenciamento x Riscos

Ok, agora que você foi apresentado às novas regras do campeonato, a sua trajetória para recuperar seu carro depende muito da forma que você irá gerenciar seu dinheiro, como visto antes, alguns eventos possuem uma taxa de inscrição, tirada da recompensa final do evento, porém, você pode ter um PLUS:

Os eventos passam à ter o que chamamos de APOSTA PARALELA, que nada mais é que a cereja do bolo para sua auto confiança com relação aos rivais, todo e qualquer evento poderá ser bonificado através da sua previsão de sucesso.

O rival com a aposta ficará destacado no painel de oponentes, procure ficar sempre acima dele…

A aposta interfere na sua posição final mediante ao rival que você fez a aposta, não precisa necessariamente vencer a corrida (mas se vencer, melhor é, obviamente). Ao conluir o evento, a provocação para seu rival será feita de acordo com a sua personalização do personagem.

Lembre-se, nem todos os eventos terão taxa de inscrição, outros valem o seu carro, mas não deixa de ser uma chance para ganhar dinheiro extra, além da aposta…

Agora, vamos para o que o jogo define como sessões, que nada mais é que a duração de meio turno.
Os eventos possíveis serão alinhados ao seu EASYDRIVE enquanto forem possíveis de ser completados, digo isso porque você precisa ter carros de classes diferentes para participar de eventos, então se um evento pede um carro classe B, você não pode participar se tiver um carro A, há não ser que compre ou ganhe um carro de classe B.
Assim como carros de classe inferior não podem participar de classe superior… (pra deixar bem claro)

Os eventos precisam ser bem gerenciados para não deixar de ganhar dinheiro…

Portanto, parte do gerenciamento também interfere na melhoria do seu carro, caso melhore seu carro demais ao ponto de passar para uma classe superior, e não tiver carro de classe inferior, pode esquecer os eventos inferiores pois será dinheiro perdido enquanto não tiver outro carro na garagem.

Agora perceba que há um ícone de $ verde em um dos marcadores.
Isso são indicadores de possibilidades, onde podem te dar dicas para quais eventos enfrentar de acordo com sua necessidade (ou auto estima, por que não?).
Dentre os marcadores temos:
Grana Fácil – um evento sem custo de inscrição e que há possibilidade de competidores em condições inferiores.
Muita Grana – evento com alto índice de recompensa porém com pressão obrigatória.
Risco Baixo – a pressão exigida e ganha será baixa
Risco Alto – a pressão exigida e ganha será alta

Aquela tentação marota…

Agora que sabemos que há “pressão” clássica e o chamado “risco”, vamos então introduzir ao sistema “RISCO x RECOMPENSA”

Perceba que todos os eventos possuem um “ganho de pressão“, pois bem, o HEAT SYSTEM será aumentado conforme o ganho de pressão de cada evento. A pressão irá ativar unidades diferenciadas da polícia, no qual será resumida brevemente na tela pós evento.

Cada vez que a pressão sobe, novas unidades policiais são ativadas, por exemplo, carros mais rápidos, perseguições off roads, interceptores, entre outros. O risco aumenta em cada evento concluído, isso será refletido na sua forma de voltar com segurança para seu esconderijo além do valor em dinheiro que você coletar. Sobre o esconderijo darei detalhes mais para frente…

A polícia poderá aparecer no meio das corridas ou já começar ativa em alguns eventos. Um fator crucial com relação aos antigos jogos NfS da Criterion, é a imensa agressividade que os policias tem nesse título, aparecendo em trechos da corrida para flanquear ou investir uma colisão em você, fique de olho na tela para não se prejudicar…

Durante suas explorações na cidade, a polícia irá demorar mais pra notar você, ou irá ser quase instantaneamente, depende muito da sua pressão atual e de qual unidade você tem a infelicidade de encontrar no caminho. Um aviso de “Estão vendo você” aparece na tela, além do emblema da unidade no centro inferior, o emblema irá preencher enquanto eles estiverem suspeitando de você e irá se extinguir se você conseguir disfarçar ou passar a tempo de não ser notado…

Se você for visto, aparece na tela quantas unidades estarão te perseguindo, além dos emblemas das unidades acima da mensagem. Conforme você resistir, a polícia poderá chamar reforços em torno de 60 segundos.
Para despista-los, você tem duas poções, fugir do campo de visão deles ou desativar as unidades estragando o carro deles, o indicador é a barra branca abaixo do emblema deles na tela principal.

Agora perceba que no canto superior direito há um dinheiro em risco. Em todas as perseguições, o dinheiro que estiver com você entra em risco caso for preso, e você irá perder tudo para “pagar a fiança”. Note que nas outras prints há 2 indicadores de dinheiro, o vermelho e o verde.
O vermelho é o dinheiro ganho nos eventos, fazendo desafios do mapa ou das corridas (informações mais pra frente) no turno que você está. O dinheiro em verde é o dinheiro que você tem guardado e seguro no seu esconderijo.
Para salvar sua grana, você deve ir depositar todo o dinheiro no esconderijo, porém o seu turno / sessão troca instantaneamente, é aí que entra o risco x recompensa.
Pode fazer pouco dinheiro e ir seguro para o esconderijo, com menos policiais, em contra partida, pode-se fazer toda a grana disponível e ter uma grande possibilidade de entrar em heat máximo e ter que entrar em combate com os policiais em diversas vezes.
Vale ressaltar que os pontos de encontro e esconderijos não permitem que você entre enquanto estiver com a polícia na sua cola.

A pressão reseta quando você trocar o dia. (no caso terminar a sessão noturna e ir pro dia novamente)

Eventos, Desafios e Sides

Os eventos são as corridas que irão progredir na história ou fazer seu dinheiro crescer perante as recompensas.
Em aspectos de modos, temos corridas, drifts e ocupação (TakeOver).

As corridas por sua vez terão diferentes módulos sendo eles:
Corrida de Rua – as corridas serão em torno da área urbana e periferia da cidade
Corrida de Velocidade – as corridas serão em áreas de alta velocidade como rodovias freeways
Mestre das Curvas – As corridas serão feitas em uma série de curvas fechadas ou que exigem atenção extrema na condução.
As corridas podem ser de ponto à ponto (SPRINT) ou circuitos fechados em voltas.

Haverão corridas com mais de um checkpoint no mesmo lugar, um pode ser atalho, outro pode ser demorado, mas isso varia com o seu carro também (veremos a seguir).

Todas as corridas possuem checkpoints que devem ser cruzados na sua limitação, caso não for feito, o jogo retorna você pra pista e o atrasa para passar no ponto devido.

Os Drifts são circuitos baseados em pontuação e sua destreza com as manobras do carro, seu multiplicador máximo é 5x, porém ele irá rebaixar se ficar sem ações por muito tempo, como drift, saltos e nitro.
As ações são contabilizadas na pontuação central da tela, a combinação em curto espaço de tempo soma valor à essa pontuação.
Combos podem ser adquiridos se fizer ações combinadas no espaço de tempo compatível, que além de dar pontuação, dá um boost no seu multiplicador, entretanto, apenas 3 combos podem ser feitos na mesma série (círculos amarelos no topo da tela).
Os pontos de ações adquiridos em cada série são multiplicados e mandados pro seu placar no canto superior direito da tela.

Os TakeOvers / Ocupações são circuitos baseados em ações mais agressivas como os do drift, com o plus de destruir objetos no percurso, porém fique de olho, nem todos os objetos do percurso são pontos, e podem causar penalidades.

Os desafios por sua vez são pequenas tarefas agressivas, miscelâneas ou competitivas para cumprir, e são trocadas em cada sessão / turno. São 3 desafios que irão adicionar fundos para seu caixa.

Por sua vez, as SIDES são os serviços / trabalhos que Tess e Rydell irão conseguir pra você, e geralmente envolvem carros para entregar de um ponto à outro. Porém a forma que ambos pedem o serviço é diferente.
Rydell – entregue o carro com o menor tempo possível
Tess – entregue o carro com o menor dano possível

Ambos são serviços arriscados, uma vez que você deve agir o mais breve possível e com cautela…

… mas quem iria negar dirigir uma belezinha dessa??? Lamborghini Aventador SVJ Roadster ’19

Salvando seu Bank e aprimorando seu veículo…

O esconderijo é seu porto seguro para guardar seu dinheiro e fazer as modificações e customizações no seu carro e personagem, ele pode ser acessado em qualquer momento através do botão do EASY DRIVE.

Rydell é o primeiro esconderijo do jogo, porém não o único. Conforme você avançar no jogo, irá achar mais esconderijos. Como disse antes, o esconderijo irá trocar suas sessões / turnos do dia, guarda seu dinheiro adquirido e, melhora seu carro.

Antes de tudo, vamos começar com as informações do carro que você escolher…
No meu exemplo, vamos usar o Mitsubishi Eclipse GSK.

O nível de classe muda conforme seus upgrades, mas como dito antes, carros com upgrades maiores do que os eventos correntes não são classificados para correr, sendo necessário dosar seus upgrades ou ter carros de classes diferentes para que isso não ocorra e você perca a chance de ganhar mais dinheiro…
Demasiados upgrades não serão permitidos enquanto não houver eventos necessários para isso.

A dirigibilidade irá focar em 3 pontos: neutro, aderência e drift
Curvas em aderência – seus pneus terão um atrito satisfatório e não será necessário um esforço em freios.
Drift – seus pneus terão menos atrito e seu carro irá sair da curva na maioria das vezes, para evitar isso é necessário forçar o drift para não perder velocidade.
Neutro – seu carro será equilibrado em ambos os pontos.
O medidor em questão irá mostrar o raio de porcentagem que você pode ajustar a aderência e o drift, isso aumenta conforme os equipamentos que você comprar pro seu carro.

A tração pode ser traseira, dianteira e 4 Rodas.
Tração é o ato ou efeito de puxar, arrastar ou movimentar. Ou seja, ela é a força que o motor emite para as rodas funcionarem e, consequentemente, o veículo andar. Em outras palavras, a tração do carro funciona como uma força de atrito intermediária que faz o veículo se deslocar, e isso interfere em partes off-road ou estrada.
No meu exemplo, o carro perde velocidade ao estar em off-road.
Trações Traseiras são as mais indicadas para veículos que querem fazer o drift, uma vez que a força será aplicada na traseira e será quebrado de forma rápida nela.
Trações Dianteiras são menos indicados para os drifts, sendo mais recomendado curvas em aderência, por tanto não use o freio de mão, se não irá perder tempo precioso nas corridas.
4 Rodas possuem uma distribuição de peso mais equilibrado, uma vez que as rodas irão fazer a mesma força entre elas, consequentemente, aderência e drift são possíveis nesses carros.
Seja qual seu estilo de jogo, você tem opções aqui.

Velocidade Máxima acredito que dispensa comentários, certo?
0 – 60 MPHs é o tempo que o carro leva para acelerar de 0 à 60 milhas (sistema imperial).

É possível trocar as informações para maior detalhamento:
Potência (CV) – potência do carro em cavalos
Torque Máximo (ft – lb) – capacidade do motor gerar energia
1/4 de Milha (S) – média em segundos de rendimento para alcançar 402.34m

O seu carro poderá ser melhorado em vários aspectos internos, porém divididos em:

Motor – performance do carro de forma geral

Peças de Motor – relacionado à potência do carro

  • Admissão – injeta ar frio e fresco em pontos que mais precisa
  • ECU – controlador dos componentes eletrônicos do motor
  • Sistema de Combustível – consistência da mistura de ar e combustível, aumentando a potência
  • Exaustão – expulsão dos gases quentes da câmara de combustão
  • Turbocompressor – destinado à potência em velocidades altas
  • Nitro – impulso de potência

Chassi – relacionado à estrutura do carro

  • Suspensão – ajuda para ter velocidade e controle
  • Freios – desaceleração e tempo de frenagem
  • Pneus – foca na aderência, oferecendo aceleração e curvas controladas

Transmissão – relacionado à movimentar o veículo de forma compatível com a potência

  • Embreagem – focado no tempo de troca de marchas e aceleração
  • X Velocidades – altera a quantidade de marchas para o carro, dependendo do motor e objetivo
  • Diferencial – responsável pela distribuição de potência da caixa de marcas para as rodas

Auxiliares – são slots bônus para itens auxiliares passivos.

Nem todo o componente mais potente irá ajudar na sua dirigibilidade, então preste atenção em como irá ajustar seu carro e nas informações que cada componente irá te dar, esse é um dos pontos que pode haver uma espécie de recostume do jogo, e claramente essa parte foi pensada pela parte da união com a Codemasters.

Vale ressaltar que sua oficina pode ser melhorada, se tiver créditos suficientes.

Direção x Nitro

A direção do carro e o Nitro sempre tiveram co-relações nos jogos do NfS…
Nesse não é diferente, porém há 2 espécies de Nitro e 2 tipos de direção que irão preencher seu gás:
Rajada de Nitro – medidor amarelo em 3 níveis, desgasta de forma rápida sem ações
Reserva de Nitro – medidor azul, desgasta apenas quando usar

Ambas são preenchidas com diferentes ações agressivas da sua condução.
Direção Agressiva Acrobática – irá preencher seu nitro de rajada
Direção Agressiva Condução – irá preencher seu nitro de reserva
O aspecto de acrobacias é relacionado à drifts, saltos, aderências e outros…
O aspecto de condução é relacionado à dirigir na contra mão, por exemplo.

A rajada de nitro é excelente para pegar impulsos sem prejudicar sua reserva, porém se manter o botão pressionado, a reserva será usada logo após a rajada, mantendo a velocidade alta e plausível de vantagem.
E sim, é possível encher ambas ao mesmo tempo.

Lakeshore e seus segredos…

Ainda com relação aos mistérios do mapa, haverão pontos específicos com alguns itens colecionáveis ou algumas tarefas adicionais, como saltos, pardais de multas, entre outros.

Os ícones serão identificados por ícones em fundo roxo, basta passar por eles para computar e ativar.

Os colecionáveis serão os carros que você pode encontrar em serviço, outdoors, postos de gasolina, pinturas artísticas e ursos robôs (porque sim).

Com relação à todos esses coletáveis, vou focar apenas em 1 para o review/tutorial:

Postos de Gasolina, sempre salvando sua vida…

Os postos de gasolina, apesar de serem um dos coletáveis do jogo, tem um fator importante nos eventos e no jogo em si, como nas perseguições. Os postos ajudam à recuperar seu nitro de reserva, reparam seu carro e ajudam à acelerar levemente seu status de fugitivo.
O reparo é perceptível pela barra branca do lado do velocímetro, ela é a resistência do carro, ao chegar em vermelho fica em estado crítico.
Entretanto, é possível usar os postos de tempo em tempo, sofrendo uma espécie de cooldown para poder ser usado novamente, mas não se preocupe, haverá um aviso na tela.

A experiência Lakeshore Online

A parte online do jogo está na Lakeshore online.
No online novamente você customiza o personagem e seu estilo, e escolhe 3 carros:
Nissan Skyline GT-R V Spec ’93, Volkswagen Golf GTI Clubsport ’16 e Mercedes-AMG G 63 ’17

Os carros estão em Classe B, você tem 150.000 para gastar e melhorar o que quiser.

A diferença da experiência online é o foco em listas de eventos que serão criadas, a barra em amarelo é referente à essas listas, e ao preencher ela, você aumenta seu nível de jogador e iniciadas pelos jogadores no servidor, caso alguém iniciar um evento, você será indagado se aceita se juntar ou não.

As listas são séries de eventos em 3 corridas, com um mini campeonato ocorrendo, da mesma forma que as eliminatórias no modo história.

Alguns aspectos tornam a experiência online única, aqui não há pressão de perda de dinheiro ou necessidade de inscrição, você praticamente irá juntar grana e melhorar seus carros (ou comprar mais carros).
Podem haver classes mistas para os eventos ou classes exclusivas, em alguns casos, jogadores podem emprestar carros que possuírem para participar de eventos exclusivos.

Os desafios entretanto são diferentes aqui, sendo mais focado em quantitativos com tempo de cada marca de carro e suas acrobacias, como drift, tempo de uso, etc. Os desafios irão desbloquear carros para compra.

Banners de perfis e provocações fazem parte da experiência, aqui o foco é apenas o desafio de vencer seus oponentes, sem a pressão de guardar dinheiro alto e a presença da polícia.

Troféus / Conquistas

Vai demorar um pouco pra platinar… 😛

Dificuldade: 4/10
Como em sua maioria dos jogos da franquia, a platina não é difícil, porém exigirá um tempo para fazer tudo.
De forma resumida, você precisa:

  • Terminar o jogo
  • Escapar de perseguição pressão 5
  • Conseguir 3 estrelas em todas as atividades e achar todos os coletáveis
  • Ganhar $75.000 em uma sessão
  • Ganhar 1M no modo história
  • Marcar 250.000 pontos em evento de ocupação
  • Termina 30 corridas de rua no modo história
  • Concluir 10 ocupações
  • Melhorar totalmente a oficina
  • Escape de perseguição pressão 5 com um carro A+
  • Desative 5 policiais em uma sessão
  • Escape de 50 perseguições
  • Melhore a oficiona em Laskeshore Online
  • Termine as listas de Lakeshore Online de nível B à S+
  • Termine 25 listas de Lakeshore Online
  • Termine uma lista de Lakeshore Online com 8 corredores
  • Possua 10 carros em Lakeshore Online
  • Alcance 200 MPH (321,86 KM/h)
  • Percorra uma distância de 100 milhas (160,93KM)
  • Personalize seu visual, efeito de pilotagem e envelopamento no carro
  • Faça 5 rajadas de nitro nível 3 em um evento no modo história e Lakeshore Online

Considerações Finais

Notavelmente, a identidade gráfica usada para esse NfS tem um estilo próprio, a mistura dos cellshaders como efeitos e animações no entorno do carro pode causar uma certa estranheza no início, mas conforme jogar, irá se acostumando. Com relação ao mundo e efeitos de cenário e sol, estão impecáveis, os efeitos de blur são sutis e não incomodam quando se tem velocidade alta no jogo. A intenção de pôr uma iluminação solar e a distorção de claro e escuro ao entrar e sair dos túneis se mantém presente no jogo, mantendo a frustração dos jogadores ao sair e dar na traseira de um carro do tráfego. Outro ponto sutil são os pequenos danos que o carro sofre, como capô, arranhões e vidros quebrados.

A dublagem do jogo tem altos e baixos, alguns pontos os bonecos demonstram emoções em estado de adrenalina, porém algumas vozes soam como neutras, causando um pouco da falta emotiva / animada na cena (os policiais são mais divertidos de ouvir na perseguição que os personagens da trama nas cenas de história). A trilha sonora, apesar de ter artistas como A$AP Rocky, não trazem um escopo que justifique a quantidade de músicas presentes ali. Algo que sinto falta era o fato da trilha sonora ser mista em diversos gêneros musicais e ter a opção de escolher a lista com esses gêneros, mas isso é facilmente resolvido usando um spotify enquanto jogar.
Apesar de fazerem parte da cena de corrida de rua, não há uma conexão com a velocidade sentida no jogo; entretanto, as músicas de perseguições continuam excelentes.

A jogabilidade claramente foi a parte da união da Codemasters no time da Criterion, e isso é algo excelente, uma vez que a franquia sempre procura visar novos rumos e se adaptar com mudanças e tentativas. A jogabilidade é fluída conforme os ajustes do carro ou seu estilo de jogo, portanto, as explicações dadas aqui justificam as estranhezas e possíveis faltas de regulagens com seu gameplay, mas tudo isso é facilmente revisado perante a forma que você equipar seu carro, além de poder mudar a dirigibilidade pro seu melhor jeito de jogar.

A performance foi satisfatória, não tivemos fechamentos repentinos independente do tempo de jogo e o jogo se mantém firme nos 60fps. Ouvi falar de diversos bugs na versão PC, o que não aconteceu na versão Playstation 5, porém, glitches e bugs engraçados ocorreram algumas vezes como policiais atirando pedras em mim no nível 5 e o carro tomando dano, ou erros de clipping no mapa como esse abaixo:

O desafio é um dos pontos altos do jogo (Rubber Band inexistente nesse), os rivais das corridas podem ser agressivos ou atrapalhar sua corrida de forma que irão te fechar, empurrar, forçar curvas erradas. A pressão da polícia também é grande, e ao ser ativada durante os eventos, tentará flanquear em diversos pontos, principalmente nos finais dos eventos.
A dificuldade aumenta conforme você avançar nos capítulos, já que sua pressão inicial será aumentada, haverão mais unidades de patrulha no mapa. Os eventos tem um número limitado para serem reiniciados.
Um fator que devo frisar é que os 3 níveis de dificuldade influenciam na resistência do seu carro, dos rivais e do número de reinícios disponíveis.

O design do jogo falha em um aspecto: diferente do que temos em Heat (um dos NfS que não tinha jogado mas precisei conferir pra ver se tinha o mesmo erro), Unbound não tem FAST TRAVEL, não sei dizer ao certo se isso foi proposital, esquecido ou pra te forçar à gerenciar o dinheiro que tens em risco pra pensar se vale a pena arriscar perseguições diretas ou se junta pouca grana e vai para o esconderijo, mas é inegável, que parte disso torna a experiência repetitiva, somado ao fato de alguns eventos serem repetidos durante a semana toda.

Conclusão

Need for Speed Unboud foi um tiro certeiro no meu retorno pra franquia, não joguei Payback e Heat, mas algo que me chamou atenção nesse ao ponto de querer joga-lo e trazer pra vocês aqui, e de forma geral, eu não estava errado.
É um jogo que mantém a diversão da franquia com uma identidade própria, desafio competitivo decente e diversão na certa com as perseguições e diálogos dos policiais. Porém, peca na repetitividade dos eventos e a falta de um fast travel. Eu não terminei o jogo ainda por justamente isso, mas preferi entregar o review pra vocês já entenderem como está o jogo.
O online é a forma descompromissada de jogar e apenas vencer e explorar Lakeshore de forma amigável para pegar os coletáveis, uma vez que não tem policiais (mas tem os outros jogadores, então nunca se sabe). A parte de emprestar o carro é divertida, porém vai estar nos ajustes do jogador que iniciou o evento, então se prepare para diferentes ajustes de carros…
A mudança da jogabilidade traz novos horizontes pra franquia, e espero que levem em consideração isso nos próximos, mas gostaria de pedir algo aqui:
EA e Criterion, por favor, tragam Burnout 3 Takedown, Burnout Revenge e Burnout Dominator Remastered pra nós ? E quem sabe… um novo Burnout nos moldes do 3 pra geração atual, muita gente sente saudades dessa franquia…

Temos um Sherlock Holmes aqui…

Deixe uma resposta