Review/Tutorial: NeverAwake

Muitos dos jogos shmups, shooters e dual sticker shooters são conhecidos por trazer história rasa, desafios moderados ou altos e rotas alternativas ou fases consideráveis. Esse gênero de fato é muito querido por nós aqui no site e temos diversos reviews que podem ser vistos em suas respectivas tags.

NeverAwake nos traz uma exceção em diversos aspectos e com produção totalmente japonesa, sendo desenvolvido pela Neotro Inc. e sendo publicado pela Phoenixx Inc, foi inicialmente lançado para PC, e agora temos as versões consoles disponíveis nas versões Playstation 4/5 e Nintendo Switch.

Neotro Inc (site oficial)

[Neo + Retrô = Neotro]
Foi nomeado com base na palavra “onkochishin”. Neotro Co., Ltd. busca novas tecnologias ao mesmo tempo que valoriza a resposta/emoção do bom e velho conteúdo.
Vamos criar jogos e conteúdo web.

Phoenixx (site oficial)


Planejamento, produção e promoção de jogos e bens relacionados
Negócios de gerenciamento para artistas e criadores de jogos

Vamos então analisar e mergulhar nesse shmup que traz os mistérios de uma criança?

Código fornecido para review pela Phoenixx, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5

Nome: NeverAwake
Gênero: Shooter, Shmup, Action, Dual Sticker Shooter, Bullet-Hell, indie
Desenvolvedora: Neotro Inc.
Distribuidora: Phoenixx Inc.
Plataformas: PC, Playstation 4/5, Nintendo Switch
Lançamento 2022 (28 de setembro, PC) / 2023 (19 de janeiro, Consoles)
Mídia: digital e física
OBS: a versão digital PS4/PS5 possui crossbuy

Edições Físicas

Para comprar as edições físicas, basta clicar no logotipo da Play-Asia abaixo.

Tela Título

História / Enredo

Rem está em coma, porém em seus sonhos, luta constantemente com monstros que atordoam seu inconsciente.
Seus braços, pernas, pescoço e cabeça estão imobilizados…
A esperança em um dia ela acordar está na suas mãos…

Gráficos

Os gráficos contam com um misto entre artístico cellshader e efeitos tridimensionais com altas frequências de luz. O jogo possui paletas de cores opacas que remetem ao inconsciente de Rem durante seus sonhos. Efeitos como blur e distorções da tela ocorrem constantemente e o cenário é totalmente obscuro, tendo uma breve luminosidade por cima da Rem, seus projéteis e inimigos.
A progressão da narrativa se passa em cenas usando a engine do jogo.

Som / OST

O jogo não possui dublagens.
Sua trilha sonora possui um arranjo obscuro com relação ao mistério por trás do coma de Rem e seus monstros do inconsciente.
A trilha sonora é composta por Fumihito Uekusa que trabalhou em outros shmups da Neotro como VRITRA COMPLETE EDITION e VRITRA HEXA.

Infelizmente não foi possível achar a trilha sonora para vocês apreciarem.

Jogabilidade

Com um esquemático simples, o jogo tem esquemas pré definidos para as funções de triggers e shoulders.
Os botões de funções não possuem definição…

Rem irá atirar conforme a direção que mirar no analógico direito.

Sistema de Jogo

Você terá que lutar através de 7 mundos primários para fazer com que o espírito de Rem saia do coma e se desperte, aumentando suas chances de fazer a menina acordar.
Cada mundo possui 10 fases com segmentos diversos.

A luta pela consciência…

Rem deve derrotar seus piores pesadelos enquanto estiver em coma, para isso ela deve destruir e coletar almas que aumentem seu estado de stress e aumente as chances de despertar coletando “Souls”.
O combate básico fica por conta do seu disparo normal, a mira de Rem é totalmente direcionada na tela, já que os inimigos aparecem em todos os lados e por toda parte do cenário.

Como auxílio, Rem tem tiros especiais secundários e limitados.
A munição é indicada no canto inferior esquerdo, com o ícone variando em azul, amarelo e vermelho.

As Souls são indicadas no centro superior da tela, com a porcentagem chegando em 100%, o pesadelo finaliza.

Entretanto, cada pesadelo tem um loop, onde a fase inicia de um ponto à outro a fim de você coletar os espíritos, caso não conseguir juntar nos 100%, o pesadelo reseta e você inicia um loop seguinte, até que você consiga despertar Rem e destruir o pesadelo corrente.

Cada Loop tem a duração variada e aumenta a dificuldade, assim como a quantidade de projéteis e velocidade dos inimigos.

Cada mundo representa pontos da vida de Rem, e tem a quantidade de 10 pesadelos.
A ideia é fazer com que você junte almas o mais breve possível e isso irá exigir diferentes métodos durante os pesadelos.

Destruir e Coletar – inimigos derrubam souls conforme são destruídos.

Caçada – nem todos os inimigos irão derrubar souls, apenas inimigos específicos terão.

Drenagem – a pedra espiritual estará no percurso da fase, com padrões diversificados, ao atingir ela constantemente irá drenar souls, alguns inimigos irão soltar souls para auxiliar no percurso de loop.

Coleta Rápida – a fase irá ter um deslocamento mais rápido e almas estarão disponíveis em percurso padrão da fase.

Os piores pesadelos…

Em cada mundo, teremos 3 pesadelos extremos com batalhas de chefes.
Da mesma forma que as fases, você deve atirar nos pesadelos para liberarem souls.

Com isso, o chefe irá ativar uma nova fase de combate e seus padrões irão modificar, tornando as batalhas mais desafiantes e dinâmicas.
Entretanto, os chefes também podem ser destruídos se não pegar as almas, porém, pegando-as fará terminar a batalha mais rápido.

As almas e seu preço…

Todas as almas coletadas por Rem nos pesadelos são armazenadas para usar acessórios e especiais.
Em cada intermissão você pode ir no menu e equipar o subconsciente de Rem.

Rem tem um número limitado de slots para seus equipamentos, a melhor forma de preparar a batalha é montando builds específicas para combater os monstros.

Os equipamentos possuem um número de ocupação no slot de Rem, esses slots de equipamentos são mostrados na informação ao lado, assim como os slots requeridos ficam abaixo de cada equipamento.
Conforme você progredir no jogo, novos acessórios serão disponíveis para compra, assim como a evolução deles.
Montar a build de equip é fator fundamental para o sucesso das batalhas.

Ataque, defesa e habilidades passivas de Rem encontram-se nos items, pense bem como montar sua build para deixa-la o mais forte possível.

Omoide Challenges.

Conforme progredir no jogo, você irá liberar os OMOIDE Challenges.
Os desafios serão marcados em algumas fases e terão objetivos específicos para serem cumpridos.
Ao conseguir o requisito, Rem irá recuperar parte de sua memória completando o álbum de família.
Trívia: Omoide (思い出) significa memória.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 5/10
Apesar de ser um jogo consideravelmente desafidor, pessoas acostumadas com shmup não terão problema, entretanto, saber montar a melhor build para Rem ajuda no cumprimento dos pesadelos.
De forma resumida, você precisa:

  • Completar o jogo
  • Completar o álbum (fazer omoide challenges)
  • Completar as rotas A e B
  • Coletar todas as entradas do Diário de Rem
  • Superar sua pontuação anterior 10x
  • Tenha pontuação acima de 1M.
  • Preencher todos os resultados no regulamento A e B
  • Conseguir uma arma nível 5
  • Morrer 100x
  • Derrote completamente um chefe
  • Derrote um chefe no Loop 3
  • Alcance Loop 10

Considerações Finais

Gráficamente o jogo cumpre seu papel de forma esplendida. Apesar da simplicidade, os cenários do jogo são bem bonitos, misturando o tom cartoon obscuro que lembra arte dos filmes do Tim Burton, porém de traço oriental. O charme do jogo fica por conta dos efeitos de luz e design grotesco dos monstros que o inconsciente de Rem precisa derrotar, mas evidentemente, pessoas sensíveis à epilepsia devem tomar cuidado.

A trilha sonora tem um tom eclético e que acompanha a narrativa do jogo, entretanto, apesar de ter músicas alternadas nos seus arranjos e melodias, as músicas se repetem em grande parte das fases do mundo corrente, ou seja, você ouvirá a música de fases e músicas de chefe do mundo 1 em todas as 7 fases de progressão e 3 fases de chefes.

A jogabilidade é fluída e o analógico responde com precisão as medidas milimétricas para acertar os monstros ou pontos fracos dos chefes. Apesar de ter a opção de mirar automaticamente, acredito que não vá precisar, perante o minimalismo do analógico para direcionar seus tiros.

A performance do jogo foi satiafatória e não teve diminuição na taxa de frames, assim como não sofri fechamentos repentinos, independente do tempo de execução.
A duração do jogo é curta, questão de 2 horas para os mais acostumados no gênero, já que depende muito da sua agilidade em despertar Rem em cada pesadelo. Mas creio eu que os menos acostumados levem em torno de 4 ou 5 horas.

O desafio é moderado, e acompanha o jogador conforme sua capacidade de jogo. O jogo conta com recursos interessantes e fases que irão desafiar a tua atenção na tela. Os padrões bullet hell existem, porém são mais forçados em níveis mais altos de loop.

Concluindo

NeverAwake sem dúvidas é um dos melhores shmups e dual stick shooters que joguei, e digo isso com toda a certeza, é um indie que serve de amostra de bom começo de ano para os consoles.
Um jogo que mantém o saudosismo de um shmup mas com a interatividade de conclusão diferenciada no seu conceito, mostrando que renovar é possível com elementos clássicos. Um dos seus pontos fortes é o alto nível de coerência do mundo do jogo com o LORE de forma geral, onde aos poucos, o jogador irá descobrir como está a mente de Rem e o que simboliza cada mundo no seu inconsciente, mostrando a tamanha criatividade para a ideia de narrativa imposta no gênero desde os chefes, até as memórias.
As fases terão diversos sentidos de avanço de fase, indo nos 4 sentidos da tela e com visões variadas de horizontal e vertical na perspectiva de progressão.
Com certeza levará o selo de recomendado e é um prato cheio para os fãs de shmup / dual sticker shooter com desafio certo, estratégia de jogo e versatilidade de estilo.
Phoenixx e Neotro, nunca lhes pedi nada, mas tentem trazer para os consoles os jogos VRITRA, pois estou deveras curioso nesses jogos também… 😛

E você??? Pronto pra enfrentar os pesadelos e tirar Rem do estado de coma em NEVERAWAKE???

Deixe uma resposta