Review/Tutorial: Marfusha

Tower Defense é um gênero que de fato é totalmente nicho, pois querendo ou não, mistura parte de estratégia com o controle e gerenciamento das suas posições, recursos e poderes à disposição. Alguns jogos como Towaga: Among Shadows foram trazidos para cá mas ainda temos muitos outros em publicarmos que envolva Tower Defense de forma mais abrangente, e que de fato é um gênero que pode ser considerado divertido e desafiador em diversos aspectos.

Marfusha é um Tower Defense com pitadas de roguelike, uma vez que os recursos oferecidos são randômicos, entretanto, tecnicamente, o jogo é definido como High Tempo Shooter. Sendo desenvolvido por hinyari9 e publicado pela Playism, vamos então saber o que Marfusha nos traz em seu gênero diferenciado?

hinyari9 (site oficial)

Hinyari é um ex funcionário de uma empresa de jogos e acabou se tornando solodev para jogos independentes (indies)
Localizado em Tokyo, Japão. Também faz ilustrações e artes conceituais.

High Tempo Shooter

São jogos em que você tem de lidar com estratégia de rateio com tempo de frequência, no caso de Marfusha, você deve controlar a cadência de tiros / pente de balas para enfrentar as hordas que virão em alta quantidade e frequência, com o tempo de avanço para destruir o portão.

Código fornecido para review pela Playism, versão Playstation 4
Review baseado no Playstation 5, através da retrocompabilidade

Nome: Marfusha – Sentinel Girls
Gênero: Tower Defense, Shooter, Action, High-Tempo Shooter
Desenvolvedora: hinyari9
Distribuidora: Playism
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2023 (6 de abril, consoles), 2021 (26 de agosto, PC)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

Marfusha recebeu um chamado oficial para trabalhar nas forças armadas.

Ao chegar, é apresentada para sua superior, que tem como trabalho, fazer que pessoas incompetentes de baixo rank contribuam para o país.

A função de Marfusha é defender o portão e atirar em tudo que se aproximar, tendo em vista que o país é constantemente atacado por todos seus vizinhos…
Apesar de tudo, é um trabalho fácil… 😛

Gráficos

Marfusha possui gráficos pixelados e arte em anime.
Os cenários seguem o mesmo padrão, porém aplicados de forma filtrada no cenário com sutis texturas e pouco detalhamento, tornando o foto mais central nos inimigos e personagens. O jogo possui efeitos sutis de iluminação usando filtragens tridimensionais, porém as explosões são focadas na própria paleta de cores do jogo.
A engine usada é a Unity.

Som / OST

O jogo não possui dublagens.
A trilha sonora por sua vez é incrivelmente pequena, com poucas músicas, e com arranjos mistos entre orquestral (na tela título) e eletrônica / trance com ritmos rápidos durante o jogo.
É possível verificar a trilha sonora através do canal _HolyHustler_ no Youtube.

Vale ressaltar também que o jogo possui seu tema “I’ll be there” com performance da cantora KOKIA na animação de abertura do jogo.

Kokia (site oficial)

Graças ao amor de seus avós pela arte e música, KOKIA (Akiko Yoshida) cresceu cercada por muitas formas de arte. Ela foi especialmente atraída pelo mundo da música e, naturalmente, começou a escrever suas próprias canções ao piano desde muito jovem. Enquanto aprendia música clássica, ela também passou a querer expressar as maravilhas e possibilidades da música apresentando suas próprias músicas e letras, e estreou ainda na faculdade.
Estreando em 1998 com “For little tail”, a música tema do título de PlayStation, Tail Concerto, ela criou muitas canções para videogames e animes, como as seguintes:
◆ Ar Tonelico Qoga: Dobre de Ar Ciel (PS3) — EXEC_COSMOFLIPS/. (Música, Letras, Vocais)
◆ Dragon Nest (PC) — Road to Glory ~ longa jornada ~ (Música, Letras, Vocais)
◆ FINAL FANTASY XIII-2 (PS3, Xbox360, PC) — Tema de Noel~Final Journey~ (Vocais)
◆ Tales of Innocence (NDS) — Follow the Nightingale (Música, Letra, Vocal)
◆ Tales of Innocence R (PSV) — Novo dia, nova vida (música, letras, vocais)
◆ .hack//The Movie — Hikari wo Atsumete (Música, Letras, Vocais)
◆ Rise of Mana (iOS, Android, PSV) — Acredite no Espírito (Música, Letras, Vocais)
◆ DARK SOULS III (PS4, Xbox One, PC) — E3 2015 Performance
Ela tem sido muito aclamada em todo o mundo desde sua estreia, e seus vocais versáteis foram chamados de “a voz sem fronteiras” pelos ouvintes europeus. Com fãs apaixonados de todo o mundo, ela atualmente mora em Londres e no Japão.
Com o objetivo de tocar o coração das pessoas, ela espalha a mensagem de “amor e paz” através de sua música. Agora, na primavera de 2023, ela completará 25 anos desde a estreia e continuará a expandir sua música e atividades além de seu trabalho habitual, como escrever músicas para anúncios e trabalhar como produtora musical.

A arte da abertura e do jogo ficam por cargo de Chisey e Tohru MiTSUHASHi.

Chisey

MAEDA Chisei (Chisey) é uma produtora criativa que dirigiu vários programas de TV animados, como Ao Oni ~The Animation~ e Oshiete Mahou no Pendulum ~Rilu Rilu Fairilu~, e fez parte de ainda mais projetos de animação, como wasimo e KonoSuba : A Bênção de Deus Neste Mundo Maravilhoso!.
Chisey também é o organizador e mestre de cerimônias do FRENZ, o evento de exibição de vídeo ao vivo para criadores individuais e pequenos grupos.
É especializado em videoclipes e animações curtas.

Tohru MiTSUHASHi

TOHRU MiTSUHASHi é um cineasta e designer que trabalhou com Chisey nos videoclipes do jogo independente NEEDY STREAMER OVERLOAD e na abertura cinematográfica da série Netflix Junji Ito Maniac: Japanese Tales of the Macabre.
Individualmente, TOHRU MiTSUHASHi também criou e dirigiu vários vídeos de concertos/eventos ao vivo e videoclipes para o grupo de live-er virtual do YouTuber (VTuber) NIJISANJI.

Jogabilidade

O esquemático do controle é bem simples, com funções repetidas entre os botões.
O jogo não possui esquemático in-game, então irei fazer do método clássico e listar aqui.

Move - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMover Marfusha
Camera movement - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMirar
Jump/climb - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideInteragir / Usar
Crouch/prone - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuidePower Shots
Mask mode - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideAtivar / Desativar mira laser
Shoot - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideAtirar
Interact/reload/interrogate enemies - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideRecarregar
Change ammunition - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideUsar dispositivos
Use gadget - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuidePular cenas

Sistema de Jogo

Marfusha deve defender os portões por dias consecutivos e aprimorar seu arsenal militar com o melhor possível a fim de manter a integridade das linhas de defesa militar.

Uma garota com força de um exército…

Marfusha tem inicialmente em seu arsenal uma pistola, os dias são ocorridos por hordas de inimigos e um número X de quantidade. Eles irão vir ao encontro do portão e você deve destrui-los antes de causarem danos à ele, se chegarem em distância compatível com os ataques, eles irão danificar o portão, sinalizado na barra superior da tela.

Os inimigos irão atacar conforme suas armas, muitas vezes variando a distância entre média e curta, além de aproximação, como minas flutuantes. O dia acaba ao destruir o último inimigo da horda.

Ao terminar o dia, você terá seu pagamento de salário, que dependendo da sua performance terá desconto, como custos extras. Por exemplo, se o portão sofrer dano acima de 50%, você terá seu salário descontado para reparos.
Entretanto, você também é bonificado se tiver dias perfeitos, que consiste em manter a barra de integridade dos portões em estado verde.

O salário também serve para comprar aprimoramentos, armas e equipamentos que irão auxiliar Marfusha no seu trabalho. Entretanto, apenas 1 das opções é possível escolher.

Os cards são oferecidos de forma randômica e podem ser embaralhados novamente na opção de REDRAW CARDS, caso as opções não sejam as mais satisfatórias, entretanto você irá gastar 5₳ do seu salário.

₳ – Austral

Uma antiga moeda da Argentina. Símbolo usado para se referir a ADA, o token nativo de Cardano.

Os atributos que podem ser melhorados são identificados na parte inferior da tela:
Attack – adiciona dano aos seus projéteis
Firing Rate – aumenta a cadência de tiros das suas armas
Bullet Speed – velocidade dos projéteis
Shot Accuracy – precisão de tiro e menor dispersão dos projéteis em calibres maiores
Magazine Capacity – aumenta a capacidade do seu pente de munição
Reloading Speed – aumenta a eficiência de Marfusha para recarregar as armas

O Reload com certeza é um atributo que merece atenção…

Reforços nunca são demais…

Os cards contam com outras opções de suporte, como reforços e equipamentos que irão auxiliar Marfusha em forma ofensiva e defensiva, tratando-se respectivamente dos power shots e dispositivos de defesa. Ambos são sinalizados com slot azul e verde.
Já os reforços são outras Sentinel Girls que ficarão próximo do portão para auxiliar Marfusha nos disparos.

Os Power Shots estarão no slot azul e terão um tempo determinado para estarem ativos.
Os dispositivos de defesa estarão no slot verde e seu tempo de ativação varia conforme a efetividade dos inimigos em destrui-los, podendo ser baricadas, torretas, minas, entre outros.
Ambos os cards podem ser usados apenas uma única vez, sendo necessário realocar outro card depois de descarta-los.

Já na parte de reforço, teremos outras meninas para auxiliar Marfusha.
Cada uma terá sua especialidade de arma, assim como suas diferenças de ataque e recaregamento.

Ao escolher elas pela primeira vez, será mostrado um breve resumo de eficiência.
Caso você escolher a mesma sentinel girl, ela aumentará de nível, de máximo 3.

Por fim, e não menos importante, há 2 aspectos que devemos prestar atenção.
A defesa do portão é aumentada mediante o card de DEFENSE.
Ao escolher uma arma ela terá uma durabilidade, ao chegar em 0, ela quebra e você retorna para sua pistola.

Dormitório

À cada 10 dias, Marfusha poderá retornar para seu dormitório e escolher entre algumas opções de interação, sendo elas:

Automat – comer uma refeição racionada, os status melhorados são randômicos
Fridge – tomar uma bebida racionada, melhora a capacidade do pente em +1
Shower – tomar um banho, melhora a precisão de tiro e velocidade de recarga em +1

Apenas 1 dessas 3 opções pode ser escolhida, portanto monte sua estratégia.
As outras 2 opções são:
Telephone – mostra os status para decidir o que melhorar
Bed – encerra para o próximo dia

O jogo irá ocorrer em 100 dias de defesa, então você tem um longo período para refletir onde melhorar e que táticas usar.

Extras

O modo challenge irá ocorrer em dias consecutivos e com hordas variadas entre chefes e subchefes. Aguente o máximo de dias que puder.
Vale ressaltar que é possível jogar esse modo com outras personagens, além de Marfusha e haverão cartas exclusivas para desbloquear nesse modo.

E por fim, temos a collection que irá mostrar artes conceituais e todos os itens desbloqueáveis do jogo, além dos possíveis 10 finais.

Troféus / Conquistas

Faltaram apenas os 80 dias perfeitos… 😛

Dificuldade: 2/10
O jogo não possui troféus difíceis na teoria, mas a prática pode haver um certo nível de tática para poder platinar o jogo. De forma resumida você precisa derrotar 1000 inimigos, terminar o jogo, ter 80 dias perfeitos na história, terminar o jogo sem suporte das sentinelas, sobreviver 50 dias no challenge, coletar um cachorro e toda a collection para armas e personagens.

Considerações Finais

Graficamente o jogo é simples e sutil nos efeitos, lembre-se que estamos falando de um solodev. A arte anime em pixel art dá um toque retro compatível com o pouco detalhamento de cenário. As animações possuem quadros lentos mas que tem contraste com os efeitos de luminosidade dos disparos das armas.
Apesar da simplicidade das texturas, notamos que o jogo aplica o efeito de parallax no chão de forma cuidadosa.

A trilha sonora pode ser repetitiva e peca nesse aspecto, mesmo que tenha um ritmo agitado e compatível com as hordas, vai ter momento que o jogador pode preferir escolher uma música por cima do áudio do jogo.

A jogabilidade simples traz a diversão e complexidade ao mesmo tempo, uma vez que os tiros podem destruir um ou mais inimigos ao mesmo tempo, a precisão da mira de Marfusha usando o analógico e a mecânica de precisão dos projéteis casaram bem com a proposta. O esquemático é confortável e pode-se facilmente ter as necessidades atendidas sem prejudicar o climax das batalhas.

A performance do jogo é satisfatória, não houve crash repentino independente do tempo de execução do jogo, além de não perder frames e manter-se nos 60fps no PS5.

A duração do jogo é compatível, durando em torno de 50 à 70 minutos os 100 dias de defesa de Marfusha. Algumas hordas virão apenas com 1 inimigo, outras virão com 2. Isso reflete facilmente na dificuldade do jogo, que conforme você avançar irá notar hordas mais agressivas e rápidas.

Outro aspecto interessante é que na segunda parte do jogo, a partir do dia 50, você não terá mais reparos automáticos no portão, sendo necessário cuidados redobrados. Com isso posso considerar a dificuldade moderada e progressiva.

Conclusão

Marfusha de forma resumida, se mostrou um competente high tempo shooting / tower defense, com mecânicas que podem desafiar a estratégia do jogador e o seu timing em defender o portão.

Saber o que melhorar e quando melhorar serão cruciais, apesar do jogo não ser punitivo em GAME OVER, poderá dar um certo desafio para os 80 dias perfeitos se não ter a defesa necessária para os chefes e hordas mais rápidas e maiores.
O replay value do jogo é refletido no seu interesse em ter eficiência na defesa e tentar ver todos os 10 finais possíveis…

Pronto para defender os portões com Marfusha e retornar aos braços da irmã Snezhinka????

Deixe uma resposta