Mais uma vez estamos diante de um jogo Beat’n Up, o mais interessante é que o jogo em questão foi feito por um solodev, chamado Sebastián Garcia, creditado como nome fantasia de seu estúdio SebaGamesDev. Esse jogo sempre me chamou atenção pela arte super deformed / chibi, a trilha sonora e a concepção 2.5D.
Finalmente tive a oportunidade de conseguir pra trazer pro site e apresentar pra alguns que não o conhecem ainda…
Inicialmente projetado para PC em 2017 e portado para os consoles pela nossa querida BlitWorks em 2019, vamos então analisar e verificar as mecânicas de um dos indies que entram na coletânea de solodev?
SebaGameDev (site oficial)
SebaGamesDev é um estúdio de jogos individual baseado no Uruguai. Hoje em dia (enquanto dou algum apoio aos meus jogos publicados) estou a trabalhar em algumas novas ideias e novos projetos que irei eventualmente apresentar num futuro próximo (espero).
Blitworks (site oficial)
Somos uma editora independente de jogos com sede na Espanha, que nasceu de uma vasta experiência no negócio de portar e publicar jogos premium de PC em consoles. Nosso foco principal é ajudar desenvolvedores independentes a alcançar novos horizontes. Estamos sempre em busca de bons jogos para lançar nas plataformas PC e console. podemos cuidar de todos os processos, desde a portabilidade para a nova plataforma até o controle de qualidade/teste e publicação.

Código fornecido para review pela BlitWorks, versão Playstation 4
Review baseado no Playstation 5 através da retrocompatibilidade
Nome: Fight’N Rage
Gênero: Beat’em Up, Action
Desenvolvedora: SebaGamesDev (versão original para PC) / BlitWorks (port para os consoles)
Distribuidora: SebaGamesDev (versão PC) / BlitWorks (versão consoles)
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch
Lançamento: 2017 (19 de Setembro, PC) / 2019 (2 de Dezembro, consoles)
Mídia: Digital e Física, por meio de prints limitados

Tela Título

História / Enredo

O mundo entrou em colapso e diversos mutantes estão usando a raça humana como escravos.
Morte, destruição e desespero tomaram conta do cenário. Quem não sucumbir à escravidão, será morto ou torturado.
Gal, F. Norris e Ricardo se juntam para acabar com a tirania causada por The Boss.
Personagens

Gal possui um gameplay mais focado em velocidade e ataques fracos, seus combos são focados em manter os oponentes no chão, mas é possível linkar com lançamentos e quedas.
Techniques | Run Knee – Gal dá uma joelhada em investida no inimigo Flying Knee – Gal faz uma voadora que deixa o inimigo aberto para novos golpes Whip Kick – Gal faz um giro no ar quicando no inimigo Summersault Kick – Gal faz um lançamento com o chute em 2 saltos ornamentais |
Specials | Double Roundhouse Kick – Gal faz um chute de 360º a fim de jogar seus oponentes para longe Walkover Kick – Gal faz uma pirueta para frente dando um chute em investida pro oponente cair. Lightning Stomp – Gal faz um giro afim de lançar seu corpo em queda livre, causando dano radial |

F. Norris possui um gameplay versátil e equilibrado entre combos de força média e velocidade, seus combos são focados em versatilidade, podendo lança-los para o ar e com bounce na tela para voltar para você.
Techniques | Roundhouse Kick – Norris faz uma breve série de chutes giratórios em ascensão Air Punch – Norris dá socos enquanto está em queda dos saltos Tornado Throw – enquanto agarra seu oponente, Norris sobe para os ares e segura o inimigo em queda livre Rain Kick – Norris faz um chute de investida numa queda livre Slide Kick – Norris faz uma rasteira ao correr |
Specials | Tsunami Kick – uma versão melhorada de Tornado Kick 100 Fists – Norris faz uma série de socos e lança seu oponente para o ar com roundhouse kick |

Ricardo possui um gameplay totalmente focado em força, sendo o mais lento dos 3. Seus combos são mais cadenciados justamente por sua força, mas é possível detonar grande parte dos inimigos linkando combos básicos e técnicas.
Techiniques | Drop Kick – Ricardo faz uma voadora com os 2 pés, mas cai vulnerável no chão Body Slam – Ricardo atira o inimigo no chão Tauro Uppercut – Ricardo faz um lançamento anti aéreo |
Specials | Spinning Lariat – Ricardo gira com os 2 punhos fechados e os braços abertos |
Gráficos



O jogo possui uma paleta de cores intensa, muito intensa. Os efeitos de lumunisidade são focados em diversos pontos da tela com relação ao ambiente, golpes e explosões. Jogadores sensíveis à epilepsia devem tomar as precauções cabíveis para jogar.
O jogo não possui cenas de progressão de história que sejam animações separadas, toda a narrativa ocorre in-game.
A arte e design dos personagens é focado em super deformed / chibi, e há efeitos de filtros como scanlines e crt (simulação de formato das antigas telas de tubo).

Som / OST
O jogo não possui dublagens efetivas, o diálogo entre os personagens se dá por meio de balões com os clássicos ruídos em chiptune enquanto as letras são formadas na fala.
Em compensação, a trilha sonora é rica em arranjos focados em ritmos rápidos, metal, rock pesado e hard rock.
A trilha sonora foi composta por Gonzalo Varela, que disponibilizou a trilha sonora no seu perfil do Spotify.
Apreciem enquanto estiverem lendo o review/tutorial.
Jogabilidade
A jogabilidade é focada em 3 botões de funções que se resumem em: para ataque básico,
para pular e
para ataque especial.
Sistema de Jogo
Você deve passar por diversas fases e enfrentar hordas de inimigos para avançar até o objetivo de encontrar The Boss. Um dos pontos interessantes do jogo é que há a possibilidade de diversas rotas, como veremos no decorrer do review/tutorial.
Os mutantes devem cair…
Ao começar a história, você pode escolher entre os nossos heróis, cada qual com sua característica de gameplay comentada lá no início.
O jogo conta com mecânicas de leitura rápida, isso significa que a entrada de comandos será mais fluída e entendida pelo jogo, onde é possível criar diversos estilos de combos.
O combo básico é feito de maneira neutra e apertando o botão de ataque, costuma ter de 4 à 5 hits:

Os combos básicos podem ser linkados com agarrões ao fazer o combo segurando e
.
A vantagem disso é que além de dar um tempo para reestruturar combos, também é possível acertar inimigos que estiverem no lado que o inimigo for arremessado.


Os personagens possuem diferentes técnicas no combate, isso inclui técnicas feitas através de comandos ou com variações de outros golpes, o que de fato agrega combos bem construídos e linkados das diversas formas juntamente com as técnicas mais fortes, as Specials.
As técnicas variam de personagem para personagem, mas há 3 estilos de técnicas para os 3: técnica aérea, técnica lançadora e técnica de agarrão.
Técnica Aérea – o personagem pode fazer golpes de investida ou golpes que atordoam o inimigo. Isso reflete em combos que podem continuar no chão ou que podem fazer com que seu personagem salte de personagem para personagem.

Técnica Lançadora – o personagem fará um golpe que irá lançar o inimigo para o ar, tornando possível causar danos aos outros que irão se aproximar ou manter o combo enquanto ele estiver sem reação no ar.




Técnica Agarrão – o personagem irá causar um dano considerável mantendo o inimigo no seu controle.

Com relação aos golpes mais fortes, os personagens tem o que o jogo define como specials, Gal e Norris possuem especiais distintos (como podemos ver na bio deles), mas Ricardo possui apenas 1.



Especiais podem ser feitos no ar, no chão e com variação apertando ou
, dependendo do lado que pretender atacar, ou de forma neutra.

Entretanto, devemos frisar alguns detalhes com relação ao Specials.
O gauge localizado do lado da barra sofre cooldown ao ser feito um dos golpes especiais. O medidor encherá automaticamente e com determinado tempo. Caso seu personagem fizer um novo Special sem ter enchido totalmente a barra, ele sofre uma penalização de perda de stamina (esforço excedente).

Caso você continuar batendo no personagem já nocauteado, você causará crush bônus que nada mais é que detonar o inimigo em ossos.


Em alguns momentos você pode encontrar um “P”, que deixará seu personagem invulnerável por um tempo limitado (a barra branca da stamina se desgasta) e seu SPECIAL fica ilimitado.
O melhor ataque é a defesa…
Ok, temos um grande poder de ataque aqui, mas e a defesa???
Nossos heróis também não deixam a desejar nas técnicas de defesa, sendo resumido em 2 técnicas:
Evade – ideal para escapar de agarrões e quedas com atordoamento. Seu personagem irá piscar em verde, podendo criar um contra-ataque na maioria das vezes.


Parry – você repele ataques dos inimigos e evita o dano tendo uma alta margem de contra ataque.

A vantagem do Parry é que seu Special enche instantaneamente, podendo causar uma alta dose de punição nos inimigos.
Um Beat’em Up recheado de Extras
O jogo tem diversas rotas no decorrer da história, e algumas delas são decididas via ações, rumos e decisões durante a progressão da narrativa.



Isso lhe dá uma possibilidade de fazer 56 finais, divididos em 8 rotas com os 3 personagens e a variedade de jogar em cooperativo, ou seja, variar entre 2 jogadores e 3 jogadores, além de combinações entre os personagens em dupla.

O jogo possui um pequeno shop que lhe concederá moedas conforme sua pontuação é dificuldade.
De início, você pode escolher entre normal e hard.

As moedas irão lhe conceder opções para comprar novos modos de jogo (score attack, time attack, duel e training), novas skins para os personagens, músicas, velocidade de jogo, dificuldades Hardest e Insane, entre outros.


As skins exigem requisitos que irão depender de outros fatores desbloqueáveis, como terminar o jogo na dificuldade Insane.
Apesar da infinidade de modos que o jogo pode oferecer, vou focar apenas em um específico no Review.
O modo training. Perceba que na seleção de personagens há um símbolo de cinturão branco. Esse é a masterização do seu personagem através do training.

Uma série de trials serão divididos em Basic, Expert e Hardcore.
O Basic irá mostrar todos os movimentos dos personagens, o Expert irá demonstrar alguns dos possíveis combos de nível básico, tudo no seu tempo de aprendizado.
Já o hardcore irá ter combos mais precisos em timing e link de golpes e técnicas, com um adendo: você tem 1 minuto.
Se completar você ganha a faixa preta, se passar de 1 minuto você ganha a faixa roxa.
Uma singela homenagem ao gênero…
O jogo é um compilado de tudo que foi referência do gênero nos anos 90, como exemplos podemos citar alguns:
Gal – seu nome é uma referência ao Guy de Final Fight com um plot twist… lol
Seu golpe Run Knee é uma referência ao golpe de Hannah em Cadillacs and Dinosaurs, de 1993.


Norris – é inspirado em Chuck Norris, com roupa do Kenshiro de Hokuto no Ken
Seus golpes são todos clonados de Guy no Fight Fight, além dos 100 socos de Kenshiro.
Ricardo – seus golpes são inspirados em Zangief e Sagat (Lariat e Tauro Uppercut)
Outras referências ficam por conta de outros detalhes, por exemplo:
Os inimigos possuem variações com outros personagens de outros jogos, como Streets of Rage e Final Fight.
As falas dos diálogos durante as cenas de narrativa…
A inicialização do jogo remete ao início dos arcades da Capcom…
Outras referências ,fica por sua conta… 😛

Recentemente fizemos o review de Jitsu Squad, que por sinal, também traz referências de vários jogos clássicos, inclusive Fight N Rage está lá com Norris e Gal nos cenários da segunda fase (Norris na rua e Gal jogando arcades), Norris inclusive está na imagem durante o review :P.
Troféus / Conquistas

Dificuldade: 7/10
Para platinar o jogo, você irá necessitar de um certo empenho e habilidade, uma vez que precisa terminar em dificuldades mais altas para poder desbloquear a compra das outras skins dos personagens, consequentemente tem de se dedicar relativamente para fazer tudo. Algo normal nos jogos distribuídos pela BlitWorks, por sinal. lol
De forma resumida, você deve:
- Terminar o jogo no EASY, NORMAL, HARD e HARDEST
- Terminar o jogo sem usar continues no NORMAL ou acima
- Dar faixa preta para os 3 personagens
- Desbloquear todos os personagens
- Fazer todos os finais
- Conseguir rank S com todos os personagens nos modos Score Attack, Time Attack e Survival
- Desbloquear todas as roupas
Considerações Finais
Graficamente o jogo chama atenção pelas diversas animações fluídas e misturados com “2.5D” com os inimigos sendo atirados e eles parecerem bonecos de papelão enquanto voam, dando um interessante contraste na concepção do jogo. A paleta de cores viva e os diversos efeitos na tela podem tornar sensível demais para jogadores com epilepsia, sendo necessário criar ajustes e tomar os cuidados necessários para aproveitar o jogo.
Os filtros escolhidos aumentam a imersão para os antigos arcades e adicionam suavidade nos gráficos, eu particularmente preferi jogar com os filtros ligados para ter o saudosismo ao jogar.
A trilha sonora mantém um excelente climax com o jogo e seu ritmo frenético. A falta da dublagem não incomoda em nada, inclusive traz um charme adicional ao estilo retro do jogo.
A jogabilidade é fluída e excelente pra criar combos criativos, o esquemático simples dos controles ajuda nesse fator. Isso é perfeitamente somado ao grande desafio que o jogo impõe em dificuldades maiores, como grande quantidade de inimigos, IA agressiva e a janela de contra ataque nos parries. Sim, o jogo tem um desafio moderado-alto, seu sucesso em não usar continues depende muito da forma que você irá responder aos grandes números de inimigos na tela e aos grupos de ataques sincronizados que eles fazem ao tentar te flanquear.
O jogo teve uma performance satisfatória e sem fechamentos repentinos, mantendo-se em 60fps no tempo todo.
A duração do jogo em termos “casuais” se mostra competente, uma vez que serão fases em quantidades de acordo com suas escolhas e rotas escolhidas. Porém, para descobrir tudo que o jogo tem a oferecer, você irá precisar de diversos playthrough’s. Vale ressaltar que o foco do jogo foi justamente trazer extras que agregam mais desafios e opções de jogadas casuais, mantendo assim a versatilidade do jogo para os diversos públicos.
Concluindo…
Não há o que contestar, Fight’N Rage é um jogo de gamer feito para gamer, sendo uma das maiores referências de beat’em up indies que tivemos no decorrer dos anos, mantendo o excelente desafio retro com diversos inimigos e agressividades da máquina, padrões de chefes que precisam de “macetes”, e a opção de jogar em multiplayer com 3 personagens ao mesmo tempo (com direito à Ricardo fazer altos Crush Bonus sem problemas xD).
Certamente está com o selo de recomendação do site…
Se você quer reviver a era de ouro dos beat’em ups com opção hardcore / casual recheado de extras, aqui está uma chance pra você.
