Jogos em primeira pessoa são referência de gênero de jogos eletrônicos desde suas primeiras franquias como Wolfenstein 3D, Doom, Duke Nukem 3D, Blood, Hexen, entre outros. E apesar de alguns tentarem inovar em diversas mecânicas (F.E.A.R e seu slowmo), a essência de matar inimigos em grande número (Serious Sam) sempre se tornou um dos pontos altos para o gênero.
Talvez um dos maiores desafios na maioria dos jogos do gênero seja justamente o ritmo rápido em ter de derrotar a quantidade de inimigos em salas pequenas ou amplas, alternando entre as armas e as diversas munições que você deve coletar nos corpos caídos dos seus inimigos…
Fashion Police Squad é exatamente um misto entre as diversas evoluções do gênero, inclusive a sigla do título do jogo remete ao gênero, FPS, apostando em um humor pastelão e altas referências.
Desenvolvido pela Mopeful Games e distribuído pela No More Robots, o port de consoles foi feito através da Improx Games. Vamos então analisar e verificar tudo que esse título nos traz???
Mopeful Games
Somos um pequeno estúdio de jogos indie composto por 3 amigos da Finlândia.
No More Robots (site oficial)
No More Robots não é apenas mais um editor de videogames.
No More Robots é uma editora baseada em dados, que utiliza números e estatísticas de vendas de videogames abrangentes para definir exatamente o que faz os jogos venderem.
No More Robots é um selo editorial administrado por pessoas reais, com experiência editorial real. O objetivo é trabalhar ao lado de alguns dos maiores talentos da indústria de jogos.

Código fornecido para review pela No More Robots, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5
Nome: Fashion Police Squad
Gênero: First Person Shooter, action
Desenvolvedora: Mopeful Games / Improx Games (port para consoles)
Distribuidora: No More Robots
Plataformas: Playstation 4/5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2021 (19 de maio, versão PC) / 2023 (1 de fevereiro, versão consoles)
Mídia: até o momento do review, apenas digital
OBS: a versão digital inclui CROSSBUY para PS4/5 e Smart Delivery para as versões Xbox

Tela Título

História / Enredo



Nosso esquadrão da moda está investigando atividades suspeitas onde querem extrapolar os limites da decência e coerência de combinações de roupas, penteados chiques e, a essência da beleza de vestimenta.


Você é o Sargento Des e junto com o suporte da oficial Haley e o esquadrão, irão liberar as ruas da fictícia Trendopolis do caos da moda e total breguice…
Gráficos



Optando pelo estilo clássico e retro, temos uma apresentação totalmente pixelart para as texturas do cenário, de forma simples e paleta de cores colorida e vibrante. O design dos inimigos e personagens num geral é em formato superdeformed / chibi. O jogo conta com efeitos baseados na paleta de cores em alguns momentos e outros que exalam efeitos de luz que podem ocasionar pequenos gatilhos para os mais sensíveis, mas todas essas opções é possível alterar nas configurações do jogo, amenizando assim a sensibilidade.
A artwork aparece em cenas de diálogos e também é possível aumentar seu FOV (field of view).
Som / OST
A dublagem do jogo é minimalista, onde apenas há um locutor durante as batalhas e com apenas 3 personagens de fato tendo dublagens em alguns momentos, sendo eles: Desmond Williams (Des), Gianni Matragrano e Meredith Nudo (Karen).
Porém nos momentos que não há dublagens, temos os clássicos chiptunes, onde cada personagem tem seu estilo de tune de acordo com o que seria a entonação das vozes deles.
A trilha sonora do jogo é baseada em arranjos retro dos anos 80, com sintetizadores e focado em euro dance e pop em geral, sendo composta pelos irmãos Lassi Vihko e Tommi Vihko, aka (Geem Audioworks).
Jogabilidade



O jogo possui um esquemático completo, apesar de ser baseado em jogos retro.
Des tem diversas funções e armas com diferentes estilos de gameplay, porém os controles são totalmente remapeáveis de acordo com seu gosto.
Sistema de Jogo
Des deve encarar os criminosos da moda em estilo clássico de fase, com ponto inicial e final, cumprindo os objetivos enquanto desenvolve a narrativa do jogo.
A dificuldade do jogo remete aos FPS clássicos e que mostram o personagem em diversas expressões, de acordo com as frases impostas no desafio.



Também é possível usar o mapa para selecionar as missões e repeti-las.
Um estilista bem preparado…

Remetendo aos reality shows da TV, vemos Des carregando consigo uma arma, não convencional do mundo dos FPS. Essa arma nada mais é que sua 2DYE-4 ELITE capaz de colorir roupas sem cores vivas e monocromáticas…

Pois bem, Dez irá ser apresentado em cada um dos inimigos que forem aparecendo pela sua primeira vez, dizendo qual o crime da moda os inimigos estão cometendo.
A barra de resistência dos inimigos é mostrada por padrão em cima deles, dando uma noção do quanto irá demorar para derrota-los, ou seja, trazer eles para o caminho da moda e do estilo.



Cada arma de Des irá ter uma função diferente e dois tipos de funções com seus tiros primários e secundários. Isso irá refletir nos diversos inimigos que você irá encontrar no caminho. Por exemplo:
2DYE-4 ELITE irá colorir roupas monocromáticas ou equilibrar roupas chamativas demais absorvendo um pouco da entonação da cor.


O que isso significa??? Diferentes inimigos irão requerer diferentes tipos de combate, e isso inclui para todas as armas que você irá coletar durante o jogo. Caso você não usar o tipo de munição / arma correta, a stamina do inimigo conterá um X.

Ainda como exemplo, podemos citar a Tailormade, que é uma arma onde irá atirar alfinetes / agulhas para ajustar roupas de inimigos grandes demais.

Com a progressão do jogo, você terá diversos inimigos simultâneos e com crimes diferentes, sendo necessário trocar de arma para derrotar cada um. Esse é um dos aspectos de ritmo rápido do jogo, principalmente em dificuldades mais altas.
Evidentemente, não vou citar todas as armas no review porque perde parte da diversão, mas acredito que assim vocês já tenham ideia de como são os combates.
Des também possui um cinto da justiça capaz de corrigir e tontear os inimigos, além de servir de impulso para distâncias grandes e lugares altos.


É possível carregar o golpe de cinta para inimigos mais fortes, além de causar danos maiores em inimigos mais fracos.
A Luva Fabulosa
Como todo fashionista que se preze, Des tem o poder da Luva Fabulosa, indicada pelo centro inferior da tela e que carrega conforme corrige os inimigos e suas vestimentas.

A luva por sinal é de grande poder, capaz de descarregar um tapa que instantaneamente corrige seus alvos, um por um, independente de distância, altura e breguice.


Coquetéis e brindes de estilo…
Como itens de recuperação e suporte, Des pode coletar coquetéis para recuperar a saúde e brindes que servem de armadura.




Além disso, haverão caixas distribuídas nas fases que poderão ser destruídas com o cinto da justiça, as caixas são identificadas com os itens que estarão contidos nelas.


Quanto mais forte o golpe do cinto, maior o raio de caixas pra destruir.

Agora perceba que há um indicador acima do HP, esse indicador mostra que você está OVERHEAL, ou seja, sua HP está acima da capacidade normal. Essa barra irá diminuir à cada 1 segundo, fazendo com que a saúda de Des diminua para sua capacidade normal enquanto ela estiver ativa, caso manter coquetéis e itens de cura coletados, a barra é recuperada.
Ainda nas explorações das fases, Des poderá encontrar segredos com pôsteres contendo referência da moda de outros jogos, animes ou pessoas famosas.

A caça da breguice por Trendopolis…
Ao terminar as fases, o jogo irá mostrar um breve desfile de moda com as estatísticas de cada fase.

De forma geral, o jogo irá contabilizar o tempo demorado na fase, os inimigos convertidos para o lado do bem na moda, os brindes confiscados e os segredos / pôsteres encontrados.
Caso não encontrar todos, não se preocupe.
Como falei antes, é possível repetir as fases quantas vezes quiser através do mapa de missões.

Cada um dos 3 ícones são referentes às estatísticas das fases, sendo da esquerda pra direita: pôster, inimigo, swag. O jogo conta também com side missions que nada mais são que mensagens desafiantes com algum objetivo específico.
Apesar de não parecer, temos uma boa variedade de fases, com direito à postos de sniper e perseguição com sua unidade de patrulha. Com relação ao tutorial, vou considerar apenas a parte de sniper.

As fases de sniper consistem em destruir vilões bregas com balas específicas divididas em 3 pontos: cabelo, impróprio e sapatos.
Da mesma forma que o combate normal, cada parte do inimigo deverá ser combatida com bala específica na troca de munição do seu rifle.
Nesse momento você deve evitar o máximo de breguice para a reputação da live de gala não ir para uma péssima impressão, pelo bem da moda…
Troféus / Conquistas

Dificuldade: 1/10 (usando DEBUG MODE), 4/10 (jogando normalmente)
De forma geral, a platina consiste em:
- Terminar o jogo em qualquer dificuldade
- Terminar todas as fases em 100%
- Transforme uma Karen com Tailormade e outra com o Cinto
- Negue uma acordo de negócio com o Cinto
- Resolva o único puzzle do jogo
- Tonteie 250 inimigos com o Cinto
- Consiga reputação máxima nos encontros de sniper
- Tapeie 50 inimigos com a Luva
- Alguns troféus de easter egg e miscelanea
Como podemos notar, eu dei também a nota 1/10 para quem usar o DEBUG MODE, que nada mais é ativar um código no jogo que irá desbloquear os troféus rapidamente.
Porém, apenas na versão PS4.
Até o momento do review, não verifiquei se as últimas atualizações corrigiram isso.
De qualquer forma, a platina em si não é difícil, já que não exige terminar o jogo na dificuldade mais alta, mas pode consumir umas horas por exigir o 100% das fases.
Considerações Finais
Graficamente o jogo chama atenção pelo seu formato caricato e em pixel art, remetendo aos antigos e clássicos jogos de FPS. A paleta de cores intensa traz a sensação cartoonesca e de necessidade para os diversos crimes de moda cometidos pelos seus inimigos (afinal qual fashionista gosta de roupas chamativas?). Os efeitos sutis no aspecto tridimensional cumprem bem o seu papel, e apesar das armas não serem detalhadas, o aspecto pixelart borrado combina com o humor do jogo.
A trilha sonora é bem eclética e focada nos anos 80 em diversos aspectos, seja com sintetizadores, eurodance, pop e breve rock. A dublagem ,apesar de ser pouco frequente, deixa o jogo cômico com o locutor gritando as diversas classificações enquanto derrota os inimigos, com entonações que remetem ao antigo locutor do UNREAL TOURNAMENT.
A jogabilidade flui de forma dinâmica e precisa para o alto nível de movimentação que o jogo irá exigir conforme progredir. As batalhas irão mesclar diversos inimigos e a troca constante de munições e armas é necessária. O aspecto de combate rápido e estratégico torna o jogo divertido, porém não irá agradar a todos depois de um tempo. Por sorte, as dificuldades são justas de acordo com o estilo de cada jogador.
Com isso, o desafio do jogo é moderado e equilibrado. O jogo pode muito bem causar problemas para algumas batalhas pelo excesso de agressividade dos inimigos e pela velocidade que os eventos podem acontecer, isso é principalmente perceptível nos pontos de sniper na última dificuldade, que irão exigir bastante da sua atenção, possuindo diversos inimigos para corrigir e muitos podem passar despercebidos no meio da multidão. Com isso, basta trocar a dificuldade que lhe agradar mais em qualquer momento do jogo e apenas reiniciar o checkpoint.
A duração do jogo é de bom tamanho, em torno de 3 à 4 horas você pode concluir toda a história nas suas 13 fases e a performance do jogo foi razoável, tendo alguns fechamentos repentinos ao ter loads seguidos de checkpointç.
Conclusão
Fashion Police Squad se mostrou uma surpresa divertida e criativa levando assim o selo de RECOMENDADO do site, uma vez que não precisamos matar ninguém no jogo, apostando apenas no humor ácido e equilíbrio de dificuldade.
A variedade de inimigos traz um ponto crucial do gênero que é um dos fatores necessários para o bom proveito do FPS. Apesar disso, como falei antes, algumas pessoas podem se desgastar por ter de trocar de munição e arma várias vezes nas fases, mas querendo ou não, é o foco de desafio do jogo, uma vez que não há munição limitada para 99% das armas.

Outro fator que me divertiu demais são as diversas referências que o jogo possui com relação à títulos FPS clássicos. Des tem seu rosto estampado com direito à espiar pros lados e seu rosto sofrer alterações enquanto perde saúde. As conversas entre Haley e Des, os termos usados para as armas, tudo ali é referência.
Para quem curtiu a era de ouro dos FPS, com certeza merece uma conferida, com direito à batalhas de chefes criativas, humor ácido e críticas fashionistas que são bem argumentadas.
Mopeful Games / Improx Games / No More Robots, parabéns por nos trazer um jogo de um gênero comum porém com peso de referência da atualidade, a pitada retro e referência de diversos legados com certeza mostra que vocês entendem do gênero e jogaram os diversos sucessos do passado, continuem assim que irão longe.
Pronto pra salvar Trendopolis da breguice????