Review / Tutorial: Diablo II Resurrected

Olá, hoje iremos fazer uma Review/Tutorial do Diablo II: Resurrected, a remasterização de um dos mais populares Action RPG isométrico de todos os tempos. O game foi lançado originalmente no ano de 2000, produzido pela Blizzard North e pelo estúdio Vicarious Visions (Atualmente fundida a Blizzard Entertainment).

Esta versão de Diablo II contempla o jogo base de 2000 e a expansão Lords of Destruction lançada em 2001, que adicionou duas novas classes (Druida e Assassina), um novo Ato(V) ao redor do Monte Arreat e um novo chefe ao final: Baal, O Senhor da Destruição.

Título: Diablo II: Resurrected
Produtora: Blizzard North, Vicarious Visions
Distribuidora: Blizzard Entertainment
Gênero: Action RPG Isométrico
Plataformas: PC, PlayStation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series S/X
Mídia: Digital
Textos/Dublagem: Português, inglês, japonês, espanhol, chinês, russo, polonês, coreano, italiano, francês e alemão
Ano de Lançamento: 2021

*Codigo cedido para review pela Blizzard Entertainment em representação europeia, versão PS4/PS5. Review baseado na versão de PS4.
OBS: Versão Playstation possui crossbuy e versão Xbox Smart Delivery.

Atenção! Esta análise foi feita baseada no Patch 2.6 de 16 de fevereiro de 2023 (Início da 3° Temporada), logo, diversas mudanças, modos e recursos foram introduzidos/atualizados da versão de lançamento.

Todas as imagens/gifs mostradas nesse Review / Tutorial são de autoria/gameplay do Editor.

Trailer do jogo:

História

“Stay awhile and listen!” (Deckard Cain)

Para falar da história de Diablo II precisamos voltar um pouco no tempo e relembrar dos desfechos do final do primeiro game (lançado apenas para PC e Playstation One) onde três personagens (Um Guerreiro, um Mago e uma Rogue) enfrentaram e derrotam o Diablo na cidade de Tristram.

O Guerreiro após a vitória colocou a Pedra das Almas de Diablo em sua testa, numa tentativa de evitar a ressurreição do Senhor do Medo, porém o poder da Pedra era muito grande e o corrompeu completamente, transformando o nosso primeiro herói em um receptáculo vazio que agora se denominava Errante Sombrio e iniciou sua jornada para o leste.

E é a partir desse ponto que nós começamos a nossa história em Diablo II.

Iniciamos o game no Acampamento Renegado onde estão os sobreviventes exilados do Monastério. O local (o monastério) servia de base de proteção para o portão de acesso ao leste por gerações. A poderosa cidade, foi corrompida pelo demônio Andariel, um dos Males Inferiores do inferno.

Obs: Temos no Mundo de Diablo Sete Males Infernais, sendo três superiores: Diablo, Baal e Mephisto e quatro inferiores: Os gêmeos Andariel e Duriel, Azmodan e Belial (esses dois últimos apresentados em Diablo 3).

Akara nos informa que existe um covil de demônios próximo ao acampamento e que eles planejam nos invadir, sua primeira missão é eliminar todos esses demônios no covil.

Após obter êxito na missão, Kashya pede para você eliminar a Rapina Sangrenta, uma das mais fortes rogues que participou da batalha contra Diablo em Tristram, infelizmente foi corrompida por Andariel e agora está aterrorizando o cemitério do Monastério.

Passado o desafio da Rapina Sangrenta voltaremos a Tristram para resgatar Deckard Cain e leva-lo para nosso acampamento, depois de resgatado Cain irá acompanhar o herói identificando itens de graça e nos aconselhando durante a jornada.

Ao final do primeiro ato do jogo enfrentaremos finalmente a Andariel e a derrotamos, depois de libertar o Monastério sua missão aqui acaba e você parte com a caravana de Warriv para a cidade de Lut Gholein que fica no deserto. O Errante Sombrio está atrás das tumbas de Tal’Rasha para libertar o demônio Baal mas será que ele terá êxito em sua missão?

Personagens

No início do game temos a opção entre sete classes de personagem, cada um com habilidades distintas e únicas:

Amazona – Hábil com a lança e o arco, ela é uma combatente muito versátil.

Assassina – Treinada nas Artes Marciais, a mente e o corpo dela são armas mortais.

Necromante – Evocar lacaios mortos-vivos e amaldiçoar inimigos são as especialidades dele.

Bárbaro – Ele é inigualável no combate frente a frente e na maestria de armas.

Paladino – Ele é um líder nato, homem santo e guerreiro abençoado.

Maga – Ela domina as magias elementais: Fogo, Eletricidade e Gelo.

Druida Comandando as forças da natureza, ele invoca feras selvagens e tormentas furiosas para ajudá-lo.

Personagens Não Jogáveis

O jogo possui 5 Atos em 5 localidades distintas, cada um com seus respectivos npcs e histórias únicas, falarei apenas dos NPCs residentes do Acampamento Renegado para evitar spoilers aos novatos no game, o único NPC que nos acompanha por todos os atos é o Deckard Cain.

Akara –  A primeira personagem que te dará uma missão, vende cajados, cetros, varinhas, tomos, pergaminhos, chaves e poções. Também cura todo seu HP, Mana e resistências quando fala com ela.

Kashya – Capitã das renegadas, contrata mercenários e os revive quando solicitado por um preço baseado no nível do mercenário.

Charsi – Conserta equipamentos, vende armaduras, armas, setas e flechas. Também possui uma missão da história onde vai imbuir para você um item e adicionar propriedades mágicas quando concluída.

Gheed – Nosso mercador de apostas, aqui você pode comprar equipamentos com atributos aleatórios (existe uma conquista que consiste em você adquirir um item único na aposta).

Warriv – O líder da caravana que ruma ao leste, ao finalizar o primeiro ato ele te levará a cidade de Lut Gholein.

Deckard Cain – O último dos horadrim, possui um vasto conhecimento do mundo de santuário e vai te orientar durante a sua jornada contra o mal.

Gráficos

Apesar de ser um remaster, D2R foi todo repaginado, o que o deixa muito próximo de um verdadeiro remake. Todas as cutscenes foram refeitas do zero e nos apresentam uma qualidade muito boa. Com relação a efeitos e animações a Blizzard nunca (ou quase nunca heheh) deixa a desejar. As novas cutscenes ficaram excelentes e condizentes com a nova geração.

Assim como em outros remasters/remakes lançados anteriormente, o game conta com a opção de mudança de gráficos para o modo antigo, uma boa opção para os saudosistas matarem a saudade.

O game está localizado em português, inglês, japonês, espanhol, chinês, russo, polonês, coreano, italiano, francês e alemão. No Brasil, dubladores conhecidos como Christiano Torreão, Marcelo Figueiredo, Mario Jorge Andrade e Duda Espinoza participaram da equipe de dublagem.

Jogabilidade / Mecânicas

Como eu também adquiri a versão de PC para jogar com os meus amigos falarei sobre as poucas diferenças entre o PC e os consoles, lembrando que o jogo possui “Cross Progression”, ou seja, todo seu progresso com os personagens online são acessíveis em qualquer plataforma que você for jogar, porém, você necessita comprar o game em todas elas heheh.

Na versão de PC os controles de PS4/PS5 e Xbox são totalmente compatíveis, inclusive todo o painel, menus e opções do jogo mudam de acordo com o controle usado, uma sacada genial da empresa e muito benéfica para os usuários de PC que podem jogar tanto no teclado/mouse quanto nos controles de consoles.

Mudança de controles do PS4 para o Teclado/Mouse.

Não existe chat na versão de console, tanto dentro do jogo quanto fora no lobby. Na versão de PC temos a opção de conversar via texto com amigos e outras pessoas (como mostro na imagem abaixo). É um recurso simples, mas que ajuda bastante na comunicação entre os jogadores, principalmente quando se joga em salas públicas. Para compensar nos consoles temos um atalho de mensagem rápida (já pré-definida) como “Obrigado”, “Siga-me” entre outras.

Lobby do PC, você conversa com quem está na sala ou em chat privado.
Lobby no Playstation 4 (sem chat)

Iniciando o Game:

Assim que você escolher o seu personagem temos as seguintes opções de modos de jogo:

Não Competitivo ou Competição – Aqui selecionamos se vamos jogar a Temporada atual do jogo (com rankings e atualizações únicas) ou jogar fora da temporada (conhecida como Non-Ladder). Vale ressaltar que quando se inicia uma nova temporada, todos os personagens e equipamentos da temporada atual migram para o modo Non-Ladder. Atualmente estamos na 3° temporada e geralmente elas duram entre 3 a 4 meses.

Padrão ou Hardcore – O modo padrão é o normal onde quando você morre tem a chance de voltar ao game, lembrando que quando você morre os equipamentos que você está usando ficam no corpo e você deve busca-lo na masmorra.

Volte ao local de sua morte para buscar os seus equipamentos.

No modo hardcore você só possui uma vida, jogue esse modo por conta e risco, poderá ser muito frustrante perder um personagem morto depois de dezenas de horas de gameplay.

“Seus atos serão lembrados”
Morreu, morreu agorinha heheh…

Por fim o modo Expansão e Clássico – No modo expansão você jogará todos os 5 atos do game, o modo clássico finaliza no ato 4, eu sinceramente não vejo razão para você jogar no modo clássico mas fica a critério de cada um.

O game conta com três níveis de dificuldade: Normal, Pesadelo(nightmare) e Tormento(hell), você precisa finalizar o game na dificuldade menor para liberar a próxima.

Menus:

Grupo – Lista dos jogadores na sala/seção do game, com limite de 8 players por sala nessa aba você pode ativar/desativar o modo hostil (PVP) para lutar contra outros jogadores.

Missões – Nessa aba você acompanha as missões, clicando em cima da para reproduzir os diálogos da missão. O ícone fica cinza quando você finaliza os requisitos da missão.

Personagem – Aqui você distribui os pontos adquiridos ao subir de nível, podendo alocar os pontos livremente entre:

Força – Aumenta o dano de ataque e permite equipar mais armas e armaduras.

Destreza – aumenta a taxa de ataque. A destreza também aumenta sua chance de bloqueio (caso use escudos) até um máximo de 75%.

Vitalidade – Aumenta sua vida e vigor totais.

Energia – Aumenta seu mana total.

Você ganha 5 pontos a cada nível para distribuir.

Na mesma aba você verifica a sua experiência atual e o valor necessário para o próximo nível, o nível máximo no Diablo II é de 99.

A direita verificamos a resistência do nosso personagem, algumas skills e equipamentos vão ajudar a aumentar as resistências até um máximo de 75% (alguns itens/skills possuem aumento de resistência máxima também).

Nos níveis nightmare e hell as resistências sofrem penalidade de -40% e -100% respectivamente.

Inventário – Local onde equipamos nosso herói e onde ficam os itens que você coleta durante a jornada. Você pode equipar armas, escudos, capacete, amuletos, anéis, cintos (aumentam a quantidade de poções usáveis), luvas e botas. Os itens são classificados em comuns, mágicos, raros, únicos e de conjunto.

Você pode alternar as armas/escudos usando o botão R3.

Habilidades – A árvore de skills do game é especifica para cada classe, na imagem abaixo mostro as skills da Maga. A cada nível você ganha um ponto para distribuir, existem diversas builds para cada classe e você pode buildar da forma que desejar, lembrando que nas dificuldades superiores os monstros possuem imunidades (físicas e mágicas) então estude bem como fará o seu personagem (ou chame os amigos para ajudar).

Algumas skills recebem bônus de outras aumentando ainda mais o seu poder. O nível máximo de cada skill é de 20 mas alguns equipamentos aumentam além desse limite.

Mercenários – Durante a sua jornada você encontra mercenários que te ajudam nas batalhas, em cada ato(exceto o 4°) possui um mercenário diferente para contrato.

Batedoras (Ato I), Mercenários do deserto (Ato II), Lobos de ferro (Ato III) e os Bárbaros (Ato V).

Cada mercenário possui duas skills, escolha o que mais se adequa ao seu personagem.

Opções – na última aba visualizamos os registros do chat, as opções do game (áudio, vídeo, configurações do jogo) onde mudamos as resoluções, volume, qualidade gráfica, idioma, etc.

Runewords – Não poderia deixar de falar nas famosas runas e runewords, as runas possuem atributos simples e servem para ser colocadas em itens que possui engastes(ou slots) aumentando o poder desse item. Quando se faz uma runeword com sucesso em um equipamento, ele muda totalmente os seus atributos e existem runewords extremamente fortes, algumas runas(as de níveis superiores) tem uma chance muito pequena de drop.

O sonho de todo player montar essas runewords extremamente poderosas.

Uma runeword bem famosa e requisitada é a Enigma (runas Jah + Ith + Ber) que além de aumentar drasticamente os status da armadura te da a habilidade de teleporte (habilidade única e exclusiva da Maga), dando a oportunidade de andar livremente pelo mapa com qualquer classe.

Cubo Horádrico – No Ato II você irá obter o cubo, um poderoso item capaz de combinar gemas, runas, poções e criar diversos equipamentos. As possibilidades são gigantescas.

Se juntar 6 gemas perfeitas com um amuleto mágico irá criar um amuleto prismático que aumenta todas as suas resistências.

Fórmulas do Cubo – Citarei alguns exemplos de combinações que podem ser usadas no Cubo Horádrico.

Poções: 3x poções de saúde + 3x poções de mana + 1x gema lascada = 1 poção de rejuvenescimento parcial.

3x poções de rejuvenescimento parcial = poção de rejuvenescimento completo.

Gemas: Combinando três gemas iguais de qualquer qualidade irá te render uma gema de qualidade superior a que você usou.

3x Topázio Normal = 1x Topázio Impecável

3x Topázio Impecável = 1x Topázio Perfeito

Runas: Combinando três runas(low tier) iguais irá te render uma runa de qualidade melhor, nessa ordem: El > Eld > Tir > Nef > Eth > Ith > Tal > Ral > Ort > Thul.

A partir da runa Thul é necessário além das três runas iguais adicionar uma gema especifica no cubo de acordo com a combinação a seguir:

3x Runas Thul + 1 Topázio Lascado = 1x Runa Amn

3 Runas Amn + 1 Ametista Lascada = 1x Runa do Sol

e assim se segue até a runa Pul (Thul > Amn > Sol > Shael > Dol > Hel > Io > Lum > Ko > Fal > Lem > Pul).

E finalmente as runas high tier onde usamos duas de cada mais uma gema para transformá-la em uma runa mais forte:

2x Runas Pul + 1 Diamante imperfeito = 1x Runa Um

2x Runas Um + 1 Topázio = 1x Runa Mal

Seguindo na seguinte ordem até a ultima runa do game: Um > Mal > Ist > Gul > Vex > Ohm > Lo > Sur > Ber > Jah > Cham.

Como falei anteriormente, as opções são gigantescas, além de combinar runas, gemas e poções você poderá remover itens engastados, atualizar a qualidade de armaduras, adicionar slots em equipamentos, reparar e recarregar armas, entre outras coisas que deixarei para você testar.

Marcos de Senda – Espalhados por todo o Santuário os marcos de senda são os pontos de viagem rápida do jogo.

Shrines – Durante sua jornada você encontrará diversos altares que irão te dar algum tipo de benefício, seja um aumento na experiência ou regeneração de vigor/mana dentre outros. Alguns altares também irão te fornecer gemas.

Baú

Na cidade teremos disponível um baú para guardar os equipamentos e dinheiro em excesso (com limite de 2.500.000 gold em cada aba). O baú conta com uma aba de personagem e três abas compartilhadas, onde poderemos colocar itens com um personagem e retirar com outros. Lembrando que o baú compartilhado é dividido entre os personagens de um modo específico (Hardcore com hardcore, temporada softcore com temporada softcore, etc).

Extras

Cow Hell (Nível Secreto da Vaca) – Após finalizar o game pela primeira vez você vai poder acessar o nível secreto da vaca, para isso você precisar ir em Tristram e pegar a perna de Wirt e juntar no cubo com um tomo de portal.

Diversão garantida e muito loot com os amigos no Cowhell.

Terror Zones (Zonas de Terror) – TZ são um novo modo onde a cada 60 minutos uma área especifica do jogo fica aterrorizada aumentando o nível dos monstros e consequentemente seus drops. Após a adição desse modo ao game a jornada para pegar o nível 99 diminuiu consideravelmente. Na dificuldade tormento/hell de uma zona aterrorizada vc consegue os melhores equipamentos do jogo, inclusive os novos charms/patuás que quebram a imunidade dos monstros.

Quebre a imunidade dos inimigos (a um custo bem pesado).

Pandemonium Event (Evento Pandemônio) – O último e mais difícil evento de ser completado, necessita que você tenha primeiramente três chaves (Terror, ódio e destruição) que são adquiridas nos Bosses Condessa(Ato I), O Invocador(Ato II) e Nihlathak (Ato V).

De posse das três chaves, use-as dentro do cubo horádrico no ato V e um portal será aberto aleatoriamente para uma das masmorras: Areias Esquecidas, Fornalha da Dor e Covil da Matrona. Cada uma das 3 masmorras são guarnecidas com um chefe (Uber Duriel, Uber Izual e Lilith).

A versão uber de duriel não será um páreo fácil.

Lilith tem sua aparição em Diablo II nesse evento extra usando as sprites de Andariel (o texto ainda aparece o nome da mesma – talvez um erro técnico), provavelmente esse evento não seja canônico na historia de Diablo (até porque ela está bem viva no Diablo IV heh).

Cada chefe derrotado vai te dar um item: Olho de Baal, Cérebro de Mephisto e Chifre de Diablo. De posse dos três itens use-os no cubo e você vai acessar um portal para Tristram e enfrentar os Ubers de Diablo, Mephisto e Baal, todos ao mesmo tempo, se prepare pois essa luta é extremamente difícil.

Os três Prime Evils reunidos.

Se você obter êxito em derrotar os três irá ganhar um Estandarte dos Heróis (que não serve para nada mas te rende um troféu) e uma tocha aleatória de alguma classe de personagem, que aumenta as habilidades se você manter uma no inventário.

Conquistas

Dificuldade: 8/10

Meus amigos, esta lista de troféus/conquistas foram feitos para os fãs mais hardcores do game, com um tempo aproximado para a Platina/100% de mais de 300 horas (contando com ajuda externa de amigos e outras pessoas em lobby público) a lista exige que você faça praticamente tudo que o jogo tem a oferecer, das conquistas mais difíceis e mais raras temos:

·       Terminar o game na dificuldade tormento/hell com todas as Classes (Finalizar o game 21 vezes);

·       Terminar o game no Modo Hardcore;

·       Pegar nível 99 com um personagem Hardcore (cumulativo com a conquista de pegar nível 99 com um personagem softcore);

·       Equipar todos os espaços do equipamento com itens únicos;

·       Encontrar a Pedra de Jordan (Anel único);

·       Obter o Estandarte dos Heróis.

Esses dois últimos itens são extremamente difíceis de se conseguir, porém, podem ser adquiridos de outros jogadores caso eles joguem no chão ou troquem com vocês, quando você colocar o item no inventário irá pegar a conquista.

Depois de algumas centenas de horas em um período de quase dois anos imerso no mundo de Santuário finalmente consegui a tão sonhada e sofrida platina na versão do Playstation 4.

Dados do site exophase.com

Considerações finais

A história de Diablo II é muito densa e sombria, não é necessário que você jogue o antecessor (Diablo – PC/PSX) para entender o game, mas é altamente recomendado que você pelo menos leia um resumo para uma maior imersão da história como um todo vide alguns personagens icônicos do primeiro game que reaparecem novamente aqui nessa continuação.

Essa remasterização ficou muito boa, ter a opção de mudar para os gráficos antigos de 2000 trouxe um belo momento de nostalgia e nos mostra como o jogo evoluiu na forma de Resurrected depois de mais de 20 anos.

A trilha sonora obscura combina perfeitamente com o ambiente em que você se encontra, não tive problemas com os controles do game, todos bem responsivos.

Jogadores de PS4 vão sofrer um pouco com os loads entre viagens rápidas (alguns com mais de 30s de espera), no PS5 é quase que instantâneo.

A duração do jogo é bastante subjetiva visto que é um game que possui um bom endgame para quem gosta de aprimorar as builds e equipamentos e temos as temporadas que a cada novo ciclo renova e adiciona recursos e modos novos para o jogador. Para quem pretende apenas finalizar a história do game uma única vez o jogo tem duração aproximada de 20 horas, porém se você pretende terminar os três níveis de dificuldade, tentar finalizar os eventos extras e deixar o seu personagem o mais forte possível o jogo vai passar das 200-300 horas muito tranquilamente (e você nem vai perceber o tempo passar!).

Conclusão

Revisitar Diablo II depois de quase 20 anos foi uma experiência espetacular, muitos preferem que novas IPS e histórias sejam criadas, mas o fator nostalgia pesou muito aqui. Relembrar daqueles tempos áureos onde os amigos se juntavam para jogar Diablo II – Lord of Destruction via TCP/IP Multiplayer não tem preço.

Depois de mais de 400 horas jogando seria hipocrisia minha dizer que o game não foi proveitoso, ele é extremamente viciante e cativante, fazendo com que o jogador queira continuar jogando. Apesar de possuir apenas 5 atos o fator replay aqui é muito grande, tendo em vista os grinds para melhorias de equipamentos, progressões de nível, resets de temporada e muito mais.

Referente ao valor do Diablo II Resurrected, ele custa R$199,00 na PSN brasileira e €39,99 na PSN europeia, um valor aceitável para o conteúdo que nos é passado e tempo para sua conclusão, tendo em vista que o jogo possui constantes atualizações. Se você deseja aguardar uma promoção ele entra com frequência em desconto pelo valor de R$65,67 e €13,19 (PSN BR / PSN EU) e no pacote Prime Evil que acompanha Diablo II + Diablo III + DLCs por apenas R$92,07 e €19,79 (PSN BR / PSN EU).

Por fim, digo que Diablo II Resurrected atendeu com perfeição as minhas expectativas, levando consigo o selo de recomendado do site e o meu até logo as terras de Santuário.

A vocês que chegaram até aqui, o meu muito obrigado.

Sigam a Shin Reviews no Twitter e fiquem sempre atualizados sobre novas Reviews/Tutoriais de jogos indies e também de grandes empresas.

https://twitter.com/ShinReviews

3 comentários sobre “Review / Tutorial: Diablo II Resurrected

  1. Depois que li “Pegar nível 99 com um personagem Hardcore (cumulativo com a conquista de pegar nível 99 com um personagem softcore);”E lembrei de quantos meses isso levou… jpdnascimento você é verdadeiramente um herói do santuário kkkkk.

Deixe uma resposta