Review / Tutorial de South Of The Circle

* Esta análise foi feita com o código cedido pela 11 Bit Studios S.A. (versão PS4/PS5)

Distribuidora: 11 Bit Studios S.A.
Produtora: State of Play
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC / Mac OS / iOS
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

South Of The Circle é uma aventura narrativa sobre Peter, um cientista britânico tentando sobreviver a um acidente na Antártida durante um estudo climático, no período da Guerra Fria.


Peter Hamilton é um climatologista que parte para a Antártida, em busca de confirmações para suas novas descobertas, acompanhado do piloto Floyd.
As coisas mudam de perspectiva quando o avião cai no meio da neve e o piloto fratura a perna.
Peter parte em busca de ajuda, tentando alcançar um acampamento próximo.

Um acidente na Antártida (e eu jogando com português de Portugal no início do jogo)
Peter sai em busca de ajuda enquanto Floyd permanece, ferido, no avião


Peter Hamilton é um acadêmico tentando escrever seu artigo sobre nuvens e radiação, na Universidade de Cambridge.
O progresso, entretanto, é lento e ele arrasta-se por três anos sem grandes avanços
Pressionado pelo seu professor, sente-se frustrado pelo avanço interrompido.
As coisas mudam quando Clara McKirrick, estudante em outra área, ajuda-o a mudar a perspectiva de sua pesquisa, tornando-se coautora.

Uma turma escassa no começo das aulas aguarda um acanhado Peter
O ambiente político na universidade é motivo de pressão por parte de Hargreaves


South Of The Circle alterna as narrativas de presente e passado da vida de Peter, intercalando a sobrevivência na neve enquanto busca ajuda para Floyd e o complexo cenário acadêmico e político no qual se encontra na universidade.
Enquanto os acampamentos parecem todos vazios no frio do círculo polar antártico, no campus da universidade, o machismo com relação às alunas que recentemente puderam estudar no local é forte, bem como o sentimento de desconfiança com relação a possíveis espiões soviéticos.

Molly (de vermelho), orientadora de Clara, está organizando protestos para o desarmamento nuclear e é vista como simpatizante dos soviéticos
A entrada de mulheres na universidade ainda é recente e sofre resistência dos professores


Ambientado no final dos anos 60, a Guerra Fria já está em curso, e um ar de suspeita sobre atividades comunistas ronda a Grã-Bretanha e os EUA.
Passeatas são organizadas pelos alunos e alguns professores, atividade vista com maus olhos pelos administradores da faculdade, incluindo o orientador de Hamilton, o Professor Hargreaves.

A pressão política e o medo do comunismo é grande em Cambridge
Perdido na neve, Peter começa a confundir seu passado com os eventos atuais


O jogo é uma experiência narrativa, sendo que grande parte dos controles gira em torno das opções de escolha nos diálogos, indicadas por símbolos nos balões de fala, cada qual equivalente a algumas emoções (como ilustrado na imagem abaixo).
Tais respostas podem modificar o rumo da conversa e qual dos finais você irá experienciar.

As emoções referentes aos símbolos exibidos como opções durante os diálogos
No passado, Peter foi um garoto frágil, preso entre o bullying escolar e a pressão paterna


Entretanto, nem só de opções de diálogo vive o jogo, sendo explorável em alguns momentos, em especial nos eventos pós-acidente, onde você deve coletar informações através de objetos e mapas, além de comunicar-se com Floyd via rádio, sempre que encontrar algum.
O rádio também permeia a narrativa acadêmica, através das viagens de carro, quando noticiários comentando o acordo sobre o uso da Antártida como local neutro para pesquisa, com as três potências estremecidas em suas frágeis relações.

Durante os passeios com Clara, é possível ouvir a situação política através do rádio
E é justamente ela quem consegue alavancar os estudos de Peter


A arte de South Of The Circle é peculiar, com imagens sem grandes contornos, utilizando-se de pequenos sombreados e mudanças de tons para representar o volume dos objetos e corpos.
Os rostos dos personagens exibem algumas feições, mas no geral o gráfico é bastante subjetivo, especialmente nas áreas fechadas, como os cenários durante a vida acadêmica de Peter, bem como os acampamentos que ele encontra na neve.

Como em uma montagem teatral, os cenários fechados parecem mais intimistas
As opções de diálogo indicam o rumo que a conversa tomará


Estes cenários fechados, possuem pouca definição de seus limites, em um minimalismo que lembra os cenários de peças teatrais, um aspecto que certamente contribui para a trama, com bons diálogos e uma ótima dublagem em inglês.
O jogo, curiosamente, entre seus diversos idiomas, possui português de Portugal e português brasileiro.

Durante a investigação, os objetos interativos ganham destaque total ao serem acionados
A amedrontadora vastidão da Antártida


A trilha sonora é dramática, com um ótimo uso do piano e outros instrumentos clássicos, que casam muito bem com a narrativa e o período histórico representado.



O título não possui platina, contando com 10 troféus para obter o 100%.
Como o jogo é narrativo, não vale à pena comentar a maior parte dos troféus por caráter de spoiler, mas fique atento aos objetos com os quais é necessário interagir (16 ao total), uma vez que o título não possui seleção de capítulos. Caso perca algum dos objetos, será necessário começar um novo jogo; os objetos já avaliados continuam contando (e fique tranquilo, a duração gira em torno de 3 horas).

Interaja com os brinquedos durante o flashback para um dos troféus
Uma das imagens disponíveis na sessão de Bastidores do jogo

RESUMO DA ÓPERA:
South Of The Circle é uma poderosa narrativa sobre a Guerra Fria, a introdução de novas ideias ao mundo moderno e as promessas que fazemos.

A relação entre Peter e Clara é sensível devido à falta de atitude do protagonista em alguns momentos, mostrando um acadêmico confuso em relação às suas emoções, mas que se vê obrigado a sair da zona de conforto durante o acidente na Antártida.

O estilo gráfico diferenciado, combinado com uma trama sólida, bons diálogos e uma trilha sonora soberba compõem um belo quadro narrativo.
Uma aventura curta, mas de grande impacto, South Of The Circle acompanha o desenvolvimento de Peter Hamilton, de jovem professor atrapalhado à sobrevivente de um desastre aéreo no “fim do mundo.”

Deixe uma resposta