Review / Tutorial: Dandy Ace

Salve galera aqui é o JP e hoje iremos trazer a Review/Tutorial do Dandy Ace, um frenético Roguelike produzido pela Mad Mimic (empresa brasileira sediada em São Paulo) e distribuído pela NEOWIZ (editora e desenvolvedora de jogos indie sediada na Coreia do Sul).

Mad Mimic (Site Oficial)

Who we are
Mad Mimic is an Indie Game Developer from Sao Paulo, Brazil. Founded by people with a deep passion for gaming who dreamed of proving that it is possible to work and make a living with what they love: Games.
We strive to share through our games all the great feelings we had to make them real! Well, except maybe the insane crunches throughout developing… Or not, after all a little bit of madness is always present in a great game, as said by someone!
Step right up and meet our team.

Our Team
Spamming from a variety of backgrounds, the people on our team have in common both their love for video games as well as having strong commitment to designing and developing games that are more than a product, games that contribute to the medium, games that make us proud.
Experienced in designing content of many different genres, many of our teammates are graduates from the famous Vancouver Film School, including one of our founders, with skills we can put to test in our projects in order to deliver the best of their know-how and talent.
Apart from our core team, we have partners in all continents and are used to working with people of different backgrounds, thus incurring great diversity and creativity in our projects.

Where we are
Mad Mimic’s headquarters are on the business district of the city of São Paulo, the commercial center of Brazil and also the biggest, wealthiest city in Latin America.
Come pay us a visit, we would love to show you around, grab a coffee or just chat a little!

Título: Dandy Ace
Produtora: Mad Mimic 
Distribuidora: NEOWIZ
Gênero: Roguelike Isométrico
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2021

*Esta análise foi feita com o código fornecido pela NEOWIZ. Review baseado na versão de PS4.

Trailer do Jogo:

Liberte-se do Espelho

Ace é um elegante e popular mágico que aparentemente tirou todo o brilho e espaço do “não tão popular” ilusionista chamado Lele. O ilusionista Lele vendo todo o sucesso do Ace resolve vender sua alma ao Espelho Amaldiçoado para receber poderes e aprisionar Ace e suas assistentes dentro do mesmo.

Dentro do Espelho Amaldiçoado vamos lidar com o “Palácio que Sempre Muda”, um local que muda completamente toda vez que você inicia um novo jogo. Com a ajuda de suas cartas e de suas assistentes vamos explorar todo o palácio e derrotar o Lele no final para assim voltarmos a nossa vida normal.

Cinquenta tons de Rosa

O visual do jogo é polido e muito bem desenhado, vamos ver diversas referencias de outras obras misturadas ao cenário com várias tonalidades de rosa e roxo.

A arte dos inimigos e chefes são únicas e detalhadas, mostrando que as empresas de games brasileiras estão fazendo um trabalho bem caprichado.

O Primeiro chefe: Axolângelo.

Durante a gameplay o Ilusionista Lele será o seu narrador/guia. Com diálogos extremamente divertidos e engraçados ele vai te entreter até a fase final. Depois de algumas horas de jogo talvez você fique cansado dos mesmos diálogos e pensando nisso temos a opção de remover todos eles ou diminuir a intensidade nas configurações do jogo. Joguei todo o game em Português e digo que a localização ficou perfeita, as gírias e alguns sotaques fizeram com que a minha imersão no jogo fosse completa e divertida.

Sim, nós entendemos a referência…

Meu nome é Ás! em inglês…

Iniciamos a gameplay coletando três cartas: uma rosa, uma azul e uma amarela. As cartas são divididas entre dano principal (rosas), controle (amarelas) e mobilidade (azul). Vamos usar os botões quadrado, triângulo, circulo e X para usar as cartas e teremos mais quatro cartas como Efeito de Melhoria das quatro cartas principais. Podemos a qualquer momento alterar a posição das cartas, gerando dessa forma diversas formas de utilizar a mesma habilidade, te dando vários bônus diferentes.

Iniciando o Palácio…

Utilizando a habilidade “Fissura Temporal” combinada ao efeito de melhoria “Prisão de Correntes” vamos atravessar os inimigos e deixa-los paralisados por alguns segundos. Lembrando que se a habilidade principal já possuir um efeito de CC (Controle de grupo ou Crowd Control) o efeito de melhoria vai substituir o mesmo.

Já a combinação de “Mordida Voraz” com “Spray Tóxico” vai adicionar dano de veneno ao longo do tempo aos inimigos. São muitas opções de combinações de habilidades e como as cartas aparecem aleatoriamente você vai precisar se adequar a diversas builds.

As cartas também possuem níveis, então se encontrar uma com nível maior faça rapidamente a troca. O nível das cartas aumentam o seu dano apenas.

Soco do Titã + Purificação Mortal, uma combinação muito poderosa a curta distância.

A maioria dos Efeitos de Melhorias que aumentam o dano possuem condições especificas para isso. Sempre verifique as suas cartas para garantir que você possa atender a essas condições. Por exemplo, se você usar a “Flecha do Cupido” como efeito de melhoria ela vai te dar um bônus de dano em inimigos encantados, porém se você não possuir nenhuma carta equipada que cause esse efeito ela não vai ter serventia alguma. Já as cartas que dão os mesmos efeitos aumentam o tempo da carta principal.

Cartas equipadas e ao lado direto os acessórios da Jenny Jenny.

Existem alguns inimigos que dão bônus de status para os demais em uma área demarcada (cura, aumento de dano, etc), tente eliminar logo esse inimigo para facilitar sua vida.

Totem de bônus de cura atrapalhando nossa jornada.

Alguns inimigos vão deixar ao serem derrotados alguns cupcakes para aumentar a sua vida, aproveite já que a morte aqui é permanente e te leva de volta lá para o primeiro mapa. Quando você é derrotado deixará para trás os fragmentos não usados e os diagramas coletados na fase.

Servido?

Após finalizada a fase vamos para uma área segura e encontrar com as nossas assistentes Jolly Jolly e Jenny Jenny.

Com os fragmentos deixados pelos inimigos vamos desbloquear novas melhorias permanentes, acessórios e os três tipos de cartas (Rosas, azuis e amarelas). No início teremos poucas coisas para desbloquear mas ao decorrer das partidas vamos liberar mais diagramas e aumentar o arsenal de Ace.

Junte fragmentos e libere novas melhorias.

Na loja da Jenny Jenny vamos equipar os acessórios. Podemos usar um, dois ou três acessórios dependendo do progresso no palácio. Os acessórios são divididos em ofensivos, defensivos e utilidades.

Escolha com cautela, só podemos usar no máximo três.

Também na área segura vamos ter acesso ao Mapa do Palácio, onde poderemos ver a progressão na rodada.

Você pode seguir por rotas diferentes em cada rodada.

Algumas partes do palácio estarão bloqueadas e você só terá acesso se possuir a chave correspondente. As chaves estão espalhadas pelo palácio, então não se esqueça de coletar quando encontrar alguma. As chaves continuam com você mesmo após ser derrotado.

Colete as 4 chaves e tenha acesso a todos os segredos Palácio.

Nnif, O Contrabandista

Sempre depois da sala dos chefes vamos encontrar com o Nnif, um pequeno coelho que faz melhorias permanentes nas suas cartas (ao custo de fragmentos). Ele também faz melhoras nas lojas/Wagons que encontramos no Palácio.

Evolua suas cartas para causar mais dano.

Estatísticas do Jogo

Usando o espelho no inicio da fase vamos ter acesso aos Registros do Palácio. Dados como cartas mais usadas, cartas que você já desbloqueou, progressão das fases (Número de partidas, tempo total/médio, etc) e os registros de inimigos (Derrotados, dano recebido e quantos te derrotou).

Finalizei o game… só que não!

Após derrotar o Ilusionista Lele pela primeira vez na dificuldade normal o jogo te manda de volta para o primeiro mapa na dificuldade subsequente. O jogo conta com 4 dificuldades: Normal, Difícil, Muito Difícil e Pesadelo. Cada uma vai aumentando o dano e PV dos inimigos, aumentam a quantidade deles mas também nos recompensa com o aumento de ganho de fragmentos. Dandy Ace poderá ser bem punitivo nas últimas dificuldades então avance com cautela.

Mais dificuldades / Mais recompensas.

Conquistas

Dificuldade: 6/10

Os 100% do jogo consiste em você desbloquear todo o conteúdo, desde chaves a cartas e acessórios, além claro de derrotar o Ilusionista Lele na ultima dificuldade (Pesadelo). Jogadores iniciantes nesse estilo de jogo provavelmente vão ter uma dificuldade maior para concluir as conquistas mas não é nada de outro mundo, um pouco de treino e uso certo das cartas e essa platina vai estar na sua ID uma hora ou outra.

Das conquistas mais raras temos:

  • Derrotar Lele na dificuldade Pesadelo
  • Desbloquear todas as cartas
  • Desbloquear todos os acessórios
  • Desbloquear todos os diagramas
Não se iluda com essa raridade pois o jogo não é tão fácil.

Considerações Finais

A história de Dandy Ace é bem simples e direta, confesso que para mim deixou um pouco a desejar. A trilha sonora do jogo é boa mas esquecível, dá para perceber que o grande Ás em Dandy Ace é a sua gameplay rápida, fluida e extremamente divertida. Os controles são responsivos e isso é um ponto muito importante nesse tipo de jogo onde qualquer erro pode ser fatal.

O desempenho de Dandy Ace atendeu as expectativas, não tive queda de frames e nem travamentos ou bugs durante a minha jornada (jogando no meu PS4 fat idoso).

Uma corrida em Dandy Ace pode levar em torno de 1h mas o fator replay é muito grande, provavelmente você vai repetir o jogo dezenas de vezes até desbloquear todas as dificuldades e itens.

Conclusão

Os fãs do gênero roguelike/roguelite vão ter diversão garantida jogando Dandy Ace, com uma gameplay similar a do jogo Hades, ele vai te deixar preso por bastante tempo. Combinar cartas e criar sua build favorita para enfrentar os perigos no palácio foi uma experiência muito agradável.

O jogo atualmente está custando R$ 40,50 na PSN Store e R$ 29,99 na Nintendo e-shop, um valor bem aceitável para o conteúdo que nos é apresentado, uma boa aquisição que vale a pena e não vai afetar tanto o seu bolso.

Depois de algumas dezenas de corridas digo que Dandy Ace é um jogo sensacional mas tem suas limitações, algumas pessoas podem achar o jogo um pouco repetitivo depois de algumas horas tentando chegar ao Chefão Lele mas ele vai te agradar por um tempo considerável.

Até a próxima…

Deixe uma resposta