Review / Tutorial de Rise Eterna

Nosso amado reino nem sempre foi como conhecemos hoje.

Eu me lembro dos dias de paz.

As famílias prosperavam, as crianças brincavam e os banquetes eram abundantes.

A comunidade era gentil e solidária.

A grande invasão trouxe um fim para a paz.

Ocupados com a felicidade, nós baixamos a nossa guarda.

Liderado pelo General Adamanth, o Grande,

O exército vil de Odegaria invadiu as nossas costas.

Nosso exército foi massacrado em uma semana.

Nós éramos cidadãos livres na Segunda-Feira…

E viramos escravos no Domingo,

Servindo aos estrangeiros, os quais, nunca ouvimos falar.

A Dinastia Jeden sucumbiu…

Olá, hoje iremos fazer uma análise/tutorial do Rise Eterna, um RPG táctico inspirado em grandes títulos como Fire Emblem, Shining Force, entre outros.

O jogo foi produzido pela Makee Games, uma empresa indie com sede no Japão e na França que tem como foco fornecer experiencias modernas em jogos “oldschool”.

Título: Rise Eterna
Produtora: Makee Games
Distribuidora: Forever Entertainment
Gênero: RPG Tactics
Plataformas: PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One
Mídia: Física e Digital
Textos: Português

*Esta análise foi feita com o código fornecido pela Forever Entertainment

História

O jogo se passa 35 anos após a invasão do Império Athraciano em um pequeno vilarejo chamado Volentem. Bandidos montam um acampamento próximo a vila e planejam invadi-la, dentre esses bandidos temos o Natheal, que resolve ficar no acampamento e fazer a segurança.

Após algum tempo sem notícias dos bandidos, Natheal resolve ir atrás deles e se depara com todos eles mortos por uma garota que agora está gravemente ferida.

Seu nome é Lua e é a nossa protagonista, mesmo ela tendo matado todos os seus “aliados”, Natheal resolve ajudá-la e a leva para o acampamento dos bandidos para cuidar de seus ferimentos.

Passado a noite e depois dela ter se recuperado, Lua decide ir para a Capital Gaiacus encontrar com um homem chamado Seevan, seguindo os conselhos dos Anciões. Estranhamente o Natheal resolve acompanhá-la justificando que ela matou o seu “ganha pão” e agora precisa de outra fonte de renda.

E é assim que a aventura de Lua e Natheal se inicia em busca de respostas sobre sua origem.

Gráficos/Áudio

Os saudosistas da geração 16-bits irão gostar bastante dos gráficos do game que relembram aquelas longínquas e inocentes jogatinas dos anos 90 e acredito que esse era o foco da Makee Games e da Forever como citei anteriormente.

O jogo conta com resoluções de 1366×768 e 1280×720 apenas.

Em Rise Eterna não temos dublagem nos diálogos, as trilhas/osts do game tem poucas variações o que acaba se tornando um ponto negativo, já que as músicas são cruciais em um RPG e ajudam na imersão como um todo.

Apesar dos diálogos serem estáticos o desenho dos personagens ficou muito bom e fiel aos jogos da era 16bits.

Jogabilidade / Mecânicas

Rise Eterna é um RPG Tático de turnos, o game não possui áreas exploráveis e é totalmente linear, você termina uma batalha e segue para a próxima fase.

Heróis – Temos um total de 14 personagens únicos jogáveis, todos eles com exceção de 3 você irá recrutar durante a história normalmente, esses personagens “secretos” você vai recrutar repetindo algumas missões anteriores, infelizmente o game não conta com sidequests.

Campo de Batalha – O mapa onde lutamos é dividido por sqm (Square meters ou metro quadrado se preferir) e cada personagem tem um número de sqm que pode ser movimentado por turno, na Árvore de Habilidades podemos aumentar essa quantidade, falaremos dela mais a frente.

As missões são simples e se resumem a derrotar todos no mapa ou chegar em algum ponto específico de fuga, a atenção deve se virar para que os protagonistas não morram quando solicitado já que isso vai ocasionar em um belo Game Over.

Podemos usar um total de 6 personagens por batalha, vou comentar sobre meu time inicial e suas armas principais.

Natheal: No início é o personagem mais forte do game, tem boa defesa e bom ataque, a movimentação dele inicial é de 10sqm e o alcance de ataque é de 1sqm, usa uma espada longa como arma.

Lua: Nossa protagonista tem a maior mobilidade do game junto com o Natheal que é de 10sqm e possui alcance de ataque de 1sqm, usa duas espadas como arma. Lua ganha bônus em batalha se lutar lado a lado com o Natheal.

Sothy: Sothy é um amigo que morava no mesmo vilarejo que a Lua e nosso arqueiro, entra no time extremamente fraco, mas com os upgrades da Árvore de Habilidades se torna um dos personagens mais quebrados do game. Possui movimentação inicial de 7sqm e alcance de ataque de 4sqm, usa um arco como arma.

Sarajed: Nossa lanceira, tem movimentação inicial de 8sqm e alcance de ataque de 2sqm, consegue atacar simultaneamente com sua lança dois inimigos se estiverem em linha reta. Ela também possui uma habilidade chamada de Sacrifício em que ela tira um pouco do seu próprio HP para recuperar o aliado ao lado.

Sachael: A primeira personagem secreta do game, tem movimentação inicial de 7sqm e alcance de ataque de 2sqm, usa adagas para atacar.

Rose: Irmã mais velha de Lua, usa uma espada como arma, tem movimentação de 9sqm e alcance de ataque de 1sqm.

Durante as lutas podemos coletar matérias, gemas e itens nos baús e pontos brilhantes no mapa, usaremos estes itens para melhorar os personagens, criar itens etc.

Ao se posicionar ao lado de um aliado você pode mudar de lugar com ele (para proteção), usar algum item de cura nele ou até mesmo trocar itens que estejam carregando. Ficar ao lado de um aliado em batalha também ajuda no ataque ao inimigo, mas as chances são bem pequenas.

Mapa do Mundo – Aqui é onde selecionamos a fase que desejamos jogar, seguindo a história ou repetindo fases anteriores para coletar recursos e itens.

Inventário – Aba onde você armazena e seleciona os itens para usar em batalha, cada personagem pode levar consigo até 6 itens diferentes como poções de cura, itens que causam sangramento/envenenamento, chaves para abrir baús e alguns itens que aumentam permanentemente seus status.

Gemas – As gemas junto com as habilidades são o que aumentam os atributos dos personagens, o jogo não possui evolução por Level e nem equipamentos (Armadura, armas, amuletos) então a única forma de deixar os seus Heróis mais fortes é usando as Gemas que você coletar ou dropar durante as fases.

As Gemas podem ser defeituosas (com status menores) indo até as de rank perfeito. Caso deseje, você pode converter as gemas mais fracas por recursos aleatórios, será necessário utilizar esta função para limpar os slots já que só possuímos 20 espaços para guardar as Gemas.

Receitas – O jogo não possui lojas para você repor os itens usados em batalha, mas possui um Sistema de Craft onde usamos os recursos dropados/coletados em batalha para criar itens diversos desde chaves para abrir os baús a bombas explosivas.

Habilidades – A árvore de habilidades é dividida em dois caminhos: Habilidades de Herói e Habilidades Genéricas. Ao final de cada batalha você ganha um ponto de habilidade e ganha outro novamente quando repete a fase.

Habilidades de Herói: Aqui upamos as passivas e algumas habilidades ativas especificas de cada personagem como aumento de movimentação em campo, aumento de HP/ATK e bônus de suporte.

Habilidades Genéricas: São passivas comum a todos eles como chance de ataque crítico, chance de esquiva, aumento de slot para equipar as Gemas e regeneração de HP caso você inicie o turno abaixo de 50% da barra de vida.

Ao final da Árvore de Habilidades temos a Habilidade Ultimate, que são passivas que melhoram muito o seu personagem, um exemplo do nosso Arqueiro Sothy e sua Precisão Monstruosa que sempre causa dano crítico no segundo ataque.

Conquistas

Dificuldade 5/10

O game na steam conta com 36 conquistas e todas são muito simples de ser conquistadas, porém, existem algumas que demandam um pouco de grind, são elas:

ConquistaDescrição
IndecisoColocar pontos de habilidade em ambos os ramos da Árvore de Habilidades.
EspecializandoColocar pontos de habilidade apenas em um dos ramos da Árvore de Habilidades.
Mestre em FabricaçãoCrie 100 itens.

Vocês precisam ter uma atenção grande nessas três conquistas, a conquista Indeciso você tem que colocar pelo menos 1 ponto em cada uma das habilidades da Árvore, já o Especializando você não pode colocar nenhum ponto em uma das duas rotas da arvore (Ou você upa as Habilidades de Herói ou as Habilidades Genéricas) e por fim a conquista Mestre em Fabricação você só irá conseguir se criar os 100 itens em uma única sessão de jogo, se por ventura você criar 99 itens e sair do jogo quando voltar terá que criar novamente do zero os 100 itens, acredito que seja um bug mas até a data dessa review a conquista só esta sendo adquirida dessa forma, então se programe para fazer tudo de uma vez e assim evitar de gastar recursos.

As demais conquistas basicamente são as de recrutar personagens ou chegar em alguma cidade especifica da história do game, Piece of Cake.

Considerações finais

A história começa até bem, mas possui diversos furos de roteiro e juntando isso a alguns dos diálogos que são, vamos dizer assim, inconvenientes e um tanto impertinentes. Os protagonistas ficarem se xingando é até aceitável, visto que não se dão bem, mas algumas palavras poderiam muito bem ter sido mais polidas e umas até mesmo evitadas.

Ovos cozidos ou mexidos no café?

Balança ai que eu quero ver um negocio…

Calma novinha…

Com uma gameplay fácil de aprender o jogo apresenta uma IA bem fácil de se lidar em batalha, considere o game um TRPG tutorial/iniciante para jogar jogos mais difíceis no estilo no futuro.

O game entrega um gráfico ok para o proposto que é um game com pegada retro.

A parte sonora do game deixou a desejar, com OSTs repetitivas e pouca imersão nas batalhas principais, causando assim, um pouco de cansaço por parte do jogador depois de algumas horas de gameplay.

O jogo tem uma duração de aproximadamente 10 horas (15 a 20 caso você desejar fazer todas as conquistas).

Conclusão

Rise Eterna pode não ser tão bom quanto os grandes TRPGs que os fãs do estilo estão acostumados, ele tem uma pegada mais simples e direta e é até recomendado para os iniciantes no estilo, já que ele não possui uma dificuldade muito elevada.

A minha recomendação é comprar o Rise Eterna em alguma promoção para experimentar, já que o leque de jogos táticos não é tão grande. Vale a pena dar uma chance para esse aqui. Na data em que escrevo essa review o jogo encontra-se com desconto de 90% na PSN Store, custando apenas R$ 10,49.

Se você gosta de Tactics pode jogar o Rise despretensiosamente, é um game que consegue divertir e não é muito longo.

Espero que a review tenha despertado o seu interesse no game, até a próxima.

Um comentário sobre “Review / Tutorial de Rise Eterna

  1. Uma boa Review de um jogo que eu pensava ser melhor. Vou ficar de olho nas “promos” e quem sabe jogar no futuro. Valeu pela análise!

Deixe uma resposta