Review / Tutorial de Gastro Force

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4/PS5)

Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: Somepx / Ink Eye
Plataforma:  PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022/ 2023

Gastro Force é um FPS retrô onde você controla um soldado de elite que precisa lidar com alienígenas que invadiram uma base espacial.


Num futuro distante, no ano aproximado de 399X, um alienígena gigantesco surge na borda de nossa galáxia, engolindo estações espaciais.
Diante do avanço rápido desta criatura, um soldado de elite é enviado para uma das estações engolidas, para colocar uma bomba e explodir a entidade de dentro para fora.

Em 399X, gigantescos alienígenas surgiram
Uma estranha primeira arma para invadir uma base infectada, mas…


Você começa com apenas um cano como arma, mas conforme avança pelos níveis da estação, vai adquirindo novas armas, como pistolas, metralhadoras, shotguns, lançadores de mísseis e uma faca de combate (que acaba por substituir o cano).

Ao avançar pela base, novas armas são encontradas
Alienígena bom é alienígena morto!


A estação está repleta de alienígenas, entre seres rastejantes, bípedes e voadores, vários dos quais podem atacar com projéteis, além dos ataques físicos; é possível esquivar tais projéteis com o uso de Dash (O).

O Dash é ideal para escapar de projéteis inimigos
O mapa é prático, mostrando as áreas já descobertas


O jogo é um “boomer shooter” em menor escala, simulando jogabilidade do Doom original, embora com a função de mira, podendo atirar em qualquer direção da tela.
Tiros e golpes podem ser utilizados com R2 (ou X), enquanto as armas são trocadas com R1 ou L1.
O botão de ação é Quadrado, para abrir portas e achar passagens secretas empurrando caixas. Já Triângulo exibe o mapa no canto superior esquerdo da tela.

A faca de combate tem um visual legal, mas difere pouco em dano do cano
Uma tela que vi mais vezes do que gostaria de admitir…


O objetivo é chegar à porta final de cada fase, que contém um elevador para o próximo nível.
Portas com cores diferentes necessitam de cartões de acesso, geralmente protegidos por barreiras lasers ou em áreas secretas, que também abrigam munições para as armas, itens de cura e proteção.

Escudos melhoram a armadura do personagem
Vasculhando bem os cenários, é possível encontrar áreas secretas, com provisões


Gastro Force possui um gráfico pixelado, com a característica do Doom antigo nos polígonos, porém com elementos 3D “reais” nas paredes e nos cubos (como aqueles que podem ser empurrados).
os inimigos têm aquele visual poligonal rotatório, ou seja, não é possível contorná-los, em qualquer ângulo que se gire, eles sempre estarão de frente para você.

Portas coloridas precisam de cartões com a cor correspondente para serem abertas
Exatamente como nos FPS antigos, estou olhando pra você, Duke Nukem!


A trilha sonora possui pouca variação, com um tema contínuo para as fases normais e uma música diferente nos chefes, ambas com uma pegada hard rock/metal.
Apesar da repetição, ambas as músicas são bem agradáveis e acabam não incomodando o jogador.

Botões nas paredes desbloqueiam barreiras
Como as passagens protegidas por lasers


A platina é simples, consistindo em coletar as primeiras armas do jogo (pistola, shotgun, metralhadora e lançador de mísseis), matar um de cada dos primeiros inimigos do jogo, coletar os três cartões para abrir portas, destruir um barril, achar uma área escondida e matar o primeiro chefe.

É bom guardar os mísseis para os chefes
E cuidado com as armadilhas no chão da base

RESUMO DA ÓPERA:
Gastro Force
é um FPS da linha boomer shooter, com inspiração em Doom, onde você navega por uma base espacial engolida por uma criatura gigantesca.
Dentro da base, alienígenas precisam ser mortos para que você consiga avançar pelos diferentes andares da base, até finalmente ativar a bomba para destruir a criatura por dentro.

Cuidado para não ser encurralado pelos grupos de drones
Ou pelo alien “Terminator”


O gráfico e a trilha sonora remetem diretamente a Doom, mas com o diferencial da temática alien aqui, com um gore leve e a jogabilidade rápida (apesar de um pouco travada às vezes), o jogo faz uma boa homenagem ao estilo de FPS antigo.
Gastro Force é uma experiência nostálgica e hardcore, com fases curtas, mas com inimigos que apresentam um bom desafio.

Deixe uma resposta