
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Chorus Worldwide (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Chorus Worldwide
Produtora: Appnormals Team
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2021 / 2023

Frank And Drake é um point-and-click investigativo onde dois estranhos dividem um apartamento em turnos diferentes, tentando descobrir mais sobre suas próprias histórias.
YNG YANG
Frank mora na cidade de Oriole, junto de seu cachorro Underdog, que possui uma deficiência nas patas traseiras e utiliza uma cadeira de rodas.
Frank cuida de alguns afazeres do prédio onde reside e lida com seu problema de perda de memória e fraqueza.


Ele prepara-se para compartilhar o apartamento com Drake, um rapaz que trabalha à noite e possui uma doença que o torna alérgico à luz solar.
Drake perdeu a mãe e viveu por um tempo nas ruas.
Portanto, eles possuem poucas interações diretas, comunicando-se através de post-its colados na geladeira.


Em comum, ambos utilizam diários para relatar as descobertas sobre o passado e que ajudam o jogador a investigar as vidas e acontecimentos de ambos.
Apesar dessa “distância”, o nível de ligação entre ambos é afetado pelo recados trocados e pelo acontecimentos no apartamento.


UMA SEMANA CONFUSA
O jogo acontece em seis dias, dentro dos quais Frank tenta lidar com a amnésia e descobrir mais sobre seu passado, enquanto Drake trabalha à noite em um bar, lidando com as memórias de sua falecida mãe e tentando desvendar estranhos sinais que surgem por onde ele passa, em um código de comunicação com espíritos de moradores de rua.


Ambos possuem suas listas de afazeres, às quais apenas um dos objetivos do turno podem ser completos, então é necessário escolher no começo de cada parte.
Inicialmente Frank precisa coletar alugueis, consertar uma bicicleta ergométrica, desentupir o telhado do prédio e limpar a pichação do prédio, enquanto Drake deve resolver o problema de uma jukebox travada e servir bebidas no bar.
Estas atividades funcionam através de diferentes formatos de puzzle.


A partir de certo ponto da trama, Frank recebe um pacote que emite uma fumaça laranja, que o faz desmaiar e passar a ter algumas visões com vislumbres de momentos de sua infância e vida pregressa, ainda que confusos e esparsos.
Já Drake, em uma jornada no bar, tem a impressão de estar sendo observado por algo e capta os padrões de comunicação por símbolo dos mendigos, que servem como seus guias espirituais.
Uma van preta parece estar seguindo os movimentos de ambos.


O título possui seis finais distintos, definidos dependendo das escolhas e rumos da investigação de ambos, bem como a relação estabelecida pelas anotações.
Cada um dos finais revela partes diferentes da trama, então é recomendado fazer todos para entender completamente os mistérios.


PSICODELIA E TRANSCENDÊNCIA
A arte e o gráfico de Frank And Drake são alguns de seus pontos mais chamativos.
O título utiliza animação baseada em rotoscopia, ou seja, desenhos à mão feitos por cima dos movimentos reais de atores.


Além disto, a animação é muito fluída, com mudanças de tons e cores.
Efeitos psicodélicos nas alucinações e nas próprias cores das roupas dos personagens, que possuem movimento próprio além do movimento de caminhada.


Frank e Drake não são baseados na mesma pessoa, sendo Drake desenhado com base em uma mulher (o que justifica sua movimentação e estilo).
Curiosamente, embora pouco, há dublagem nos personagens em alguns dos finais, sendo a voz de Drake sendo feita por um homem e soando mais grave do que o personagem aparenta.


Frank possui os movimentos capturados de Pau Gros e a voz Davon Oliver, enquanto Drake tem a captura de Ana Moreno e a voz de Matthew Curtis.
O jogo possui português no idioma, mas por ser a versão de Portugal, optei pelo inglês (que aparecem nas capturas do texto).


A trilha sonora é bem distinta entre ambos os personagens, sendo para Frank Lo-Fi e jazz para Drake. No geral, uma ost bem relaxante.
O design de som é bem trabalhado e se beneficia do uso de fones de ouvido.
MÚLTIPLOS CAMINHOS
A platina de Frank And Drake é um tanto complexa pelas escolhas e decisões necessárias para os seis finais.
A relação entre os personagens e as escolhas de afazeres e rotinas modificam os rumos do trama, além de escolhas em momentos-chave.


Além disso, há dois tipos de coletáveis: panfletos e cartas de cinema mudo.
Os coletáveis são carregados através das diferentes runs, já que é impossível coletar todos em uma única jogada.
RESUMO DA ÓPERA:
Frank And Drake é um jogo surpreendente, com uma estética única, utilizando a rotoscopia e animações fluídas e muito coloridas, possuindo bastante movimento.
A trama, dividida entre ambos os personagens, é bem escrita e desenvolvida através de múltiplas runs, onde você vai entendendo mais o passado e a ligação entre os personagens.

A variedade de puzzles e cenários é também notável, bem segmentada e incentivando o jogador a escolher diferentes caminhos e possibilidades.
A relaxante trilha sonora é dividida entre os dois protagonistas, ambientando seus turnos e vidas diferentes.

Frank And Drake é uma daquelas experiências tão diferentes que por vezes é mais fácil experienciar do que explicar.
A beleza do jogo é outro ponto difícil de demonstrar em imagens, dada a mudança constante de cores e tons.
Uma obra ímpar, que não deve ser ignorada por quem gosta de uma boa narrativa.