
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: Quill Game Studios
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X Switch / PC / Linux / MacOS
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2021 / 2023

Death Becomes You é um visual novel que se passa em uma universidade mágica, onde a jovem Sidney precisa investigar a morte de sua amiga, Lyra.
Sidney é uma jovem que ingressou na Ira Royal Academy, uma universidade para aprendizado de mágica.
Lyra é sua única amiga e também sua mentora (senpai?), mas em uma fatídica noite, ela morre e Sidney é a primeira a encontrá-la.


Inicialmente acusada, Sidney agora precisa investigar e descobrir a real assassina de Lyra e a motivação do ato, entre quatro suspeitas: Daniella, Apolline, Alice e Sophie.
Durante a trama, você terá diálogos com as quatro personagens e opções de escolha entre duas delas, seja para decidir quem investigar ou em quem confiar.


Death Becomes You se sustenta através das escolhas que irão moldar qual dos finais será obtido.
Conforme a investigação avança, segredos são descobertos sobre as suspeitas, bem como sobre a própria Lyra…


Como visual novel, a arte de DBY é um tanto quanto variada em qualidade.
Os cenários de fundo são sempre bem executados e com boas ilustrações, mas o visual de algumas personagens é um tanto quanto estranho, especialmente Lyra e Apolline.
Lyra tem olhos esquisitos, o que talvez até seja explicado em parte por um detalhe da trama, mas vamos deixar o spoiler de lado; já Apolline parece bastante masculina, sendo que no primeiro encontro eu realmente achei que se tratasse de um personagem homem, até ver o nome.


O jogo utiliza alguns zooms nas imagens, quando um personagem se aproxima de Sidney, além de breves deslocamentos para o lado, dando uma impressão de caminhada, o que acrescenta um certo grau de dinamismo, afinal, estamos falando de um visual novel.


O jogo não possui vozes propriamente ditas, embora exista um certo murmúrio de canção e algumas respirações mais fortes (um tanto quanto desconfortáveis, diga-se de passagem), além de sons de alguns objetos.
A trilha sonora faz um ótimo uso do violino, surpreendendo em trilhas um tanto quanto melancólicas em alguns momentos.


A platina é fácil, envolvendo a coleta de itens relacionados à trama e a conclusão de todos os finais.
Para ambos os casos, é necessário uma série de runs diferentes, mas não se preocupe, pois o jogo dura em torno de 2 horas por run (dependendo da sua velocidade de leitura) e é possível passar conversas já lidas, além de criar diferentes saves, o que ajuda para mudar as escolhas mais rapidamente.


RESUMO DA ÓPERA:
Death Becomes You é um visual novel investigativo que se passa em uma universidade de magia, envolvendo o mistério de uma morte de aluna e a relação entre as seis personagens envolvidas.
O aspecto investigativo, entretanto, fica relegado a segundo plano, resumindo-se à escolha entre duas personagens a cada bifurcação, o que conduz a diferentes destinos.
O visual tem seus altos e baixos, com boas ilustrações de cenários e algumas personagens um tanto quanto “exóticas” em seus traços.
A trilha sonora tem um tom levemente melancólico, alternado com mistério, que dá um bom ritmo à trama e não se mostra “sonolenta”, ao contrário de vários outros visual novels.
Embora o título não aborde diretamente o assunto, há várias insinuações de romance lésbico entre as personagens, mas a abordagem é bem sutil, sem cenas explícitas, ficando sempre subentendido que existe um certo interesse ou amor reprimido entre as participantes.
A trama tem suas reviravoltas, especialmente quando conhecemos melhor o passado de Lyra, a falecida, e suas relações com as outras estudantes.
Death Becomes You é uma experiência rápida e divertida, com uma abordagem leve sobre vários assuntos, mas sem tanto profundidade.
Um visual novel rápido, ideal para uma tarde chuvosa ou um descanso entre jogos mais extensos.
Lésbica? começou a lacração