Review/Tutorial: 9 Years of Shadows

Olá, hoje iremos fazer uma Review/Tutorial do 9 Years of Shadows, um Action RPG “Metroidvania” desenvolvido pelo estúdio mexicano Halberd Studios.

Título: 9 Years of Shadows
Produtora: Halberd Studios
Distribuidora: Freedom Games
Gênero: Action RPG “Metroidvania”
Plataformas: PC, Nintendo Switch (em breve)
Mídia: Digital
Textos: Inglês e Espanhol
Data de Lançamento: 27/03/2023

*Esta análise foi feita com o código fornecido pela Freedom Games

Trailer do jogo:

História

“Nove anos atrás, uma maldição se espalhou pela terra. A cor desapareceu do mundo, deixando apenas tristeza em seu rastro. Ninguém vivo sabe como isso aconteceu, mas a maldição continua a se espalhar. Alguns resistiram, outros foram consumidos. A maldição levou tudo de mim, se eu tivesse sorte teria compartilhado o destino dos meus pais, mas meu corpo se recusou a morrer, então permaneço neste mundo miserável observando a maldição crescer mais forte a cada dia. Dediquei minha vida para acabar com o pesadelo, mas sem sucesso… Até hoje.

Os rumores dizem que tudo começou neste castelo… e que ninguém que tenha entrado foi visto novamente. Depois de nove anos, estou disposta a correr o risco, mesmo que isso custe a minha vida.”

Europa – Prólogo.

Iniciamos o game no controle de Europa, uma sobrevivente da grande maldição que a nove anos removeu toda a cor do mundo. O destino leva a nossa protagonista ao Castelo de Talos em busca do fim dessa maldição.

Logo nos primeiros minutos de exploração você se depara com um monstro chamado Belial e é facilmente derrotada por ele.

Achando que isso seria o fim de tudo eis que um fantasma surge e cura Europa. Um pequeno urso flutuante com habilidades mágicas que restauram as cores ao seu redor e possui poderes curativos. Apesar do fantasma só falar “Tzwii” nossa personagem parece entender todo o diálogo do ursinho (chamado de Apino), ele se propõe a acompanhar Europa em sua jornada ao redor do castelo e ela meio relutante acaba aceitando.

Posteriormente vamos encontrar com outro espírito que irá te dizer que se você realmente deseja acabar com toda essa maldição deverá ficar mais forte e para isso precisará das três armaduras elementais de água, terra e fogo.

Será que Europa terá êxito em quebrar a maldição? Quem lançou a maldição no mundo? Desvende isso e outros mistérios explorando todo o Castelo.

Gráficos/Áudio

Logo na abertura nos deparamos com uma emocionante cena de luta onde Europa mostra sua transformação com fortes inspirações do anime Sailor Moon e trajando armaduras inspiradas no anime Saint Seiya (ou Cavaleiros do Zodiaco como conhecido no Brasil), ambos lançados na década de 90 e 80 respectivamente.

Já na parte “ingame” ele nos apresenta uma bela pixel art com uma boa variedade entre os cenários, diferenciando cada ambiente de acordo com os elementos (Água, terra e fogo). Já os inimigos tem um aspecto mais futurista, os chefes possuem traços únicos e são bem divertidos de se enfrentar (apesar de sua pouca dificuldade).

A trilha sonora do game foi composta por Miguel Hasson e também temos OSTs criadas pelos renomados compositores Norihiko Hibino (Conhecido pelos trabalhos em Metal Gear Solid, Yu-Gi-Oh, Zone of Enders), pela Michiru Yamane (conhecida pelos trabalhos em Castlevania, Contra: Hardcorps, Suikoden, Bloodstained) e pela Manami Matsumae (Megaman, Mighty n°9, Shovel Knight).

Por falar em Castlevania, o game possui diversas OSTs que me lembraram muito dos antigos jogos da Konami (principalmente os Castlevanias de Nintendo DS), fica aqui os meus créditos e agradecimento para os compositores por este singelo momento de nostalgia.

Um fato interessante é que os compositores Hibino e Michiru possuem personagens dentro do game, eles nos ajudam com upgrades de Luz, Vitalidade e Armadura, irei falar mais sobre na parte das mecânicas.

Outro fato interessante são as estatuas que você encontra espalhadas por todo o game, acredito que sejam os apoiadores do kickstarter do jogo.

Jogabilidade

A jogabilidade é extremamente simples e intuitiva, os controles são responsivos e fáceis de masterizar. O jogo na Steam tem suporte total aos controles. Para jogar eu usei um controle de Playstation 4 conectado na USB do meu PC, além de funcionar perfeitamente o jogo reconheceu os botões do meu dualshock 4, facilitando assim a execução dos comandos.

Mecânicas

9 Years of Shadows é um metroidvania um pouco fora da curva, o game não possui progressão por níveis, não possui itens usáveis e nem um esquema de equipamentos como outras armas e armaduras, PORÉM, toda essa ausência de mecânicas é compensada por habilidades únicas do jogo, das quais falarei a seguir:

PS: Os botões do jogo podem ser trocados a qualquer momento, nesse tutorial falarei dos comandos baseado nos controles do PS4 (que foi o usado durante toda a gameplay).

LullabyApino possui a habilidade de criar um escudo ao redor de Europa, esse escudo é definido pela barra de luz na extremidade esquerda da tela, quando Europa recebe dano uma parte dessa barra de luz é consumida. Quando a barra de luz estiver vazia e você sofrer dano será consumido um ponto de vida de Europa, mostrado no jogo por esses dois ícones vermelhos.

Mas aí você me pergunta: se o jogo não possui itens consumíveis como eu irei me curar?

A resposta é bem simples: Segurando o botão R2 e abraçando Apino você recupera uma parte da barra de luz, você também consegue recuperar a barra de luz derrotando monstros no caminho.

Temos três tipos de ataques: O básico e mais rápido pressionando o quadrado, o ataque pesado no triangulo e o ataque carregado segurando o botão quadrado.

Usando o analógico direito você controla o Apino, e usando R2 você ataca com ele, isso vai te ajudar a abrir portas e habilitar caminhos ao decorrer da jornada. A medida em que você progride no game o poder dele vai evoluindo e dando acesso a mais áreas que anteriormente eram inacessíveis.

Radical Acceptance – Assim que sua barra de luz esvazia e por um breve momento você pode recarregar toda ela pressionando R2 no momento em que a barra verde encontra a área demarcada, você pode fazer isso infinitas vezes mas a dificuldade aumenta a medida que em que é usada demasiadamente.

Pegasus Feather – Metroidvania sem pulo duplo não dá né…

As Armaduras de Europa

Durante a jornada iremos encontrar três armaduras elementais de água, fogo e terra, cada uma com sua peculiaridade e habilidades distintas para te ajudar:

Poseidon Armor – A armadura de Poseidon causa dano elemental de água, inimigos do elemento de fogo recebem dano adicional.

Siren Form – Habilidade extra da Poseidon Armor, Europa se transforma em uma sereia e se movimenta livremente dentro da água.

Gaia Armor – A armadura de gaia causa dano elemental da terra, inimigos do elemento água recebem dano extra.

Serpent Form – Habilidade extra da Gaia Armor, libera o acesso aos tuneis espalhados por todo o castelo.

Siren form e Serpent form em ação.

Helios Armor – A ultima armadura que você irá resgatar, causa dano elemental de fogo e causa dano adicional aos inimigos do elemento terra.

Phoenix Form – Europa consegue flutuar em áreas com ar quente, pressione círculo para ativar/desativar, também ataca no ar para ganhar um pulo extra.

As sprites estão muito bonitas e bem feitas.

O Teatro

É aqui onde ficarão os músicos que você encontra durante a exploração pelo castelo, assim que você se encontra com um “perdido por aí” ele solicita que você faça uma missão, que basicamente consiste em você derrotar algum chefe “opcional”.

Conversando com a Michiru você consegue fazer upgrades na sua barra de luz e seus pontos de vida ao custo de cristais (moeda do jogo) e notas musicais azuis e vermelhas espalhadas por todo o mapa.

Nosso ferreiro Hibino vai evoluir as armaduras elementais ao custo de cristais e Ancient Fragments, também encontrados pelo mapa.

Mapa do jogo

Nessa aba visualizamos o mapa, sidequests e os coletáveis de upgrade Red Note, Blue Note, Cristais, Ancient Fragments e Light Fragment, esse último você recebe um a cada missão concluída dos músicos, será necessário para um upgrade próximo ao final do jogo.

Opções:

Game – Aqui mudamos a língua do game para inglês ou espanhol apenas, habilita a opção de dicas e ativa/desativa o feedback de dano causado.

Control Settings – Edite os botões de comando como desejar

Na aba de acessibilidade temos a opção de ativar a vibração do controle (já disse que o controle de PS4 funcionou perfeitamente aqui?) e ativar ou desativar o balanço da câmera.

Na aba áudio temos apenas a opção de regular os volumes de sfx e music.

Na aba vídeo mudamos a resolução e opção por fullscreen ou janela.

Bestiário

O jogo conta com um pouco mais de 50 inimigos, alguns deles repetidos mudando apenas o elemento do mesmo, aqui no bestiário você consegue ver as fraquezas e elemento do monstro.

O game possui um elevador de viagem rápida entre os setores mas só é efetivamente usado próximo ao final do game, o que achei um desperdício.


Conquistas

A lista de conquistas é bem direta, de forma resumida, você precisa:

·        Terminar o jogo;

·        Completar o Mapa 100%;

·        Evoluir toda sua barra de luz, vitalidade e armaduras;

·        Realizar todas as missões dos músicos.

Algumas conquistas estavam bugadas na primeira versão do game (um patch recente corrigiu esse problema).

Considerações finais

A história e trajetória de Europa é muito bonita, o desfecho final do game é espetacular e com um plot twist bem legal.

Os gráficos em pixelart estão belos e acompanhados de uma boa OST, faz você se sentir muito bem jogando.

A gameplay apesar de não ter o famoso grind de level é bastante satisfatória, as mecânicas com o Apino e as armaduras nos mapas não deixaram a desejar em nada.

Os inimigos são limitados e repetidos (alguns mudam apenas a cor) e muito fáceis de se lidar, as lutas contra os Bosses são facilmente finalizadas na primeira ou segunda vez em que os enfrenta.

Não ter uma legenda em pt-br pode afastar os jogadores que não possuem conhecimento em inglês/espanhol.

Com um tempo de conclusão entre 6 e 8 horas o jogo apresenta uma certa linearidade que pode incomodar alguns jogadores (não foi o meu caso).

Meu save com 95% do game completo após finalizar a campanha (pode parecer estranho mas aqui no Shin Reviews nós jogamos o game na integra, diferente de outros sites).

Acredito que joguei bem mais do que marca no tempo do jogo, talvez os tempos parem de contar nos menus mas não tenho certeza.

Conclusão

Por fim, 9 Years of Shadows é um game que estava sendo bastante esperado pelo publico que é fã do gênero. É um excelente metroidvania e com um potencial imenso mas acredito que poderia ter sido melhor polido antes do lançamento.

O game custa R$ 59,99 na Steam (um valor relativamente ok para o que nos é apresentado) e está com previsão de lançamento para o Nintendo switch ainda este ano.

Os jogadores que acompanham o gênero vão se divertir bastante nessa aventura da nossa querida Europa e Apino em busca da cura desse mundo em preto e branco. Minha experiência pessoal foi muito satisfatória, o que deixou a desejar foram os problemas de otimização mas em contato com os devs no discord eles garantiram corrigir em patchs futuros.

A vocês que chegaram até aqui, o meu muito obrigado.

Sigam a Shin Reviews no Twitter e fiquem sempre atualizados sobre novas Reviews/Tutoriais de jogos indies e tambem de grandes empresas.

https://twitter.com/ShinReviews

Um comentário sobre “Review/Tutorial: 9 Years of Shadows

Deixe uma resposta