
Ola, aqui é o Pena e hoje vamos com um RPG de ação com o Dusk Diver 2.
O jogo foi produzido pela Wanin International, também responsável pelo primeiro jogo (que você encontra o review dele aqui), enquanto a publicação para os consoles no ocidente ficou a cargo da Idea Factory / Compile Heart, responsável pelos jogos da série Neptunia (todos os reviews que fizemos deles você encontra aqui).
A versão para PC e asiática para os consoles foi lançada em fevereiro de 2022 e agora a versão ocidental para o PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch sai dia 30 de Agosto.

Titulo: Dusk Diver 2
Produtora: Wanin International
Distribuidora: Justdan International Co., Ltd. (PC) / Idea Factory (Consoles ocidental)
Gênero: JRPG / Ação
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Nitendo Switch e PC (Steam)
Mídia: Físico e Digital
Textos: Inglês, Russo, Japonês, Coreano e Chinês Tradicional
Dublagem: Japonês e Chinês

História

Esse é uma sequencia direta do primeiro jogo, aonde 1 ano após os acontecimentos dele, Yumo continua trabalhando no Tumaz Mart que serve como base de operações para o grupo que monitora a Yoshanding, uma dimensão paralela ao mundo dos humanos.

Mesmo com a instabilidade causada anteriormente, a quantidade de Chaos Beast reduziu bastante, mas agora a incidência deles está aumentando novamente enquanto o exercito Kunlun e a sua rival continuam a disputa pelo controle da energia dos chamados “Veias do Dragão”.
Como é uma sequencia direta, é mais do que recomendado ter jogado o primeiro jogo pra não perder diversas referencias a ele que, mesmo tendo uma rápida recapitulação, sempre é melhor ter visto em primeira mão os desenvolvimentos do jogo.
Gráficos

O jogo utiliza o motor gráfico Unreal para trazer gráficos em 3D bem interessantes, usando o estilo mais comum dos animes, com cenários bem detalhados e o estilo de personagens genéricos para os que não fazem parte da história que nem encontramos em jogos como o Persona 5.

Durante os combates a ação deslancha bem, com vários ataques diferentes e vários efeitos especiais nos golpes, além das misturas de combos entre os personagens.
Áudio

Enquanto o jogo utiliza musicas do primeiro jogo, ele também traz uma boa quantidade de musicas novas, que misturam bastante eletrônico com rock (tem até uma que lembra musica mexicana, bem gostosa de ouvir, diga-se de passagem), deixando a exploração do jogo bem gostosa durante as viagens na cidade e a exploração da outra dimensão.
Não achei uma lista completa da OST desse jogo, então vou deixar uma das que eu encontrei pra dar o gostinho do que tem nele.
O jogo tem dublagem em chinês e japonês, sendo que pra a ultima pegaram um time interessante com bastante experiência no campo, entre eles temos:
- Rina Sato: Dubladora da Yumo, faz a Velvet do Tales of Berseria e a Makoto do Persona 5;
- Ryota Takeuchi: Dublador do Leo, faz o Gemma do Scarlet Nexus e o Reaper do Overwatch;
- Atsumi Tanezaki: Dubladora da Le Viada, faz a Anya do Spy X Family e a Ethel do Xenoblade Chronicles 3.
Jogabilidade

Enquanto boa parte da jogabilidade dele segue o mesmo padrão do 1° jogo, temos algumas mudanças nele que alteram bem a experiência entre os jogos.
Nota do editor: Pra evitar alguns spoilers, pequenos detalhes da jogabilidade estão omitidos nesse review, a maioria são apenas upgrades de jogabilidade que ocorrem perto do final do jogo, mas mesmo assim é melhor assim pra não estragar a diversão do pessoal.
Menu

O menu base dele é acessível em qualquer momento do jogo, mas a parte de preparação dos personagens varia dependendo de onde você está.
Battle Prep

Essa área do menu varia o acesso dependendo de onde você está. Enquanto estiver fora de uma área que pode ter combate, o acesso aqui e livre, mas durante as explorações só é possível acessá-la nos pontos seguros.

Na área de “Level Up” é aonde você divide a experiência entre os seus personagens, aumentando cada característica deles separadamente (cada aumento sobe 1 nível do personagem, sendo o limite o nível 100).
Aqui também é possível usar itens que dão experiência para o grupo ou melhoria de características individuais.

Em “Learn Skills” você gasta os “Wafus” para aprender ou melhorar as técnicas dos personagens. O que pode ser aprendido / melhorado depende do nível atual da arma de cada um deles.

Em “Set Skills” você especifica quais técnicas ficam acessíveis para cada combinação de botões durante os combates (limite de 3 combinações).

Na área “Equipment” podemos acertar os equipamentos dos personagens. Cada equipamento tem um nível mínimo para utiliza-los.

Outro ponto é a possibilidade de equipar orbes neles dependendo da quantidade de espaços, adicionando bônus nos equipamentos. Algumas orbes precisam de mais espaços, além que o mesmo efeito não é acumulativo.

Em “Items” temos acesso a todo o inventario do time, podendo acertar a sequência dos itens para utilização durante a exploração e usar alguns deles, como as comidas para viagem.

Na área “Quest” conseguimos acessar todas as missões do jogo e ver o que precisa fazer para avançar nelas. Ela é subdividida entre as categorias, o que facilita a sua visualização.

O mapa do jogo é bem detalhado e aumenta os pontos mostrados nele conforme avança na campanha e temos como verificar os das outras áres que já liberamos.
Exploração no mundo humano

Agora não ficamos presos mais no bairro de Ximending, temos acessos a mais locais e também não está dividido explicitamente por missões que nem o primeiro jogo.

A navegação básica pela cidade continua a mesma, podendo interagir nas diversas lojas que temos no jogo

Nos restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios podemos comprar comidas que acionam bônus durante os combates, só se atentando que cada uma delas tem um valor de satisfação diferente e precisa “esvaziar o estômago” para comer mais.
Também tem 2 tipos de refeições:
- Locais: são em bem menor número nesse jogo, mas alguns restaurantes só oferecem comidas que são consumidas na hora da compra, precisando ter o espaço no estômago para consumi-los;
- Para viagem: esses você pode comprar em qualquer quantidade e comer em qualquer local que tenha acesso ao menu de itens (tendo espaço no estômago, claro).

Na loja “Tumaz Mart” (a base de operações do grupo) podemos comprar itens usados nos combates, usando o Wafers. A variedade de itens aumenta conforme avança na campanha. Aqui também é o único local aonde conseguimos vender itens e equipamentos.

Aqui também podemos criar novas orbes para os nossos equipamentos, usando material adquirido dos inimigos. A orbe criada é aleatória e quanto mais difícil for a receita, maior a chance de vir uma orbe mais forte.

Por último também podemos melhorar a arma dos personagens (único equipamento fixo deles), também utilizando materiais dos inimigos.

Na loja também podemos salvar o jogo, trocar a roupa dos personagens e acessar a galeria, aonde temos diversas artes e informações do jogo.

No metro temos acesso aos outros pontos da cidade, como agora também temos acesso direto a dimensão alternativa do jogo, o Yoshanding, podendo navegar nos locais já liberados livremente


Durante vários pontos do jogo encontramos personagens (tanto pessoal da história como NPCs da cidade) com missões paralelas. Enquanto a maioria não é obrigatória, é sempre bom fazer elas pelas recompensas e pra ter mais conteúdo da história.

Além dos NPCs com missões encontramos alguns personagens com essa aura. Esses são humanos possuídos pelos Chaos Beast e ao encostar neles inicia uma batalha, ajudando bastante na evolução dos personagens.

E nesse jogo a aventura gastronômica em Taiwan tem recompensas também. Falando com a May e pegando o cartão com ela, você precisa comer todas as comidas marcados nele pra ganhar itens muito bons.

Enquanto não precisamos mais pegar os “Dragon Vein Shards” pra avançar na campanha, ainda podemos pegar eles na exploração e troca-los por itens

Por último, conforme encontramos os rascunhos de designs, podemos comprar novas roupas e acessórios pros personagens.
Explorando Youshanding e batalhas

Dessa vez a exploração em Youshanding não é fechada apenas pra quando estamos em missões, o que da uma grande liberdade de exploração nele. Em base, a exploração segue o mesmo padrão de quando estamos no mundo dos humanos, podendo navegar livremente entre os pontos já liberados, mas não temos acesso a parte de preparo dos personagens durante esse período.

Somente nos pontos seguros podemos acessar essa parte do menu, como também acessar a loja da Boss e salvar durante essa exploração. Ao encontrar um ponto seguro, qualquer equipamento não identificado também é verificado.

Conforme você explora essa dimensão, encontrará os Chaos Beasts, iniciando as batalhas. Nesse momento o campo fecha, delimitando até aonde o combate ocorre.
Os combates são de ação, podendo combinar os ataques normais com os especiais de cada personagem. Os ataques especiais usam SP, que carrega conforme não utiliza esses ataques e não corre.


Como muitos jogos de RPG de ação, caso desvie no momento certo, ativa o “Just Dodge”, que deixa tudo em câmera lenta por alguns momentos. Alguns ataques fortes dos inimigos tem um brilho vermelho, caso utilize o ataque próprio do personagem no momento certo, consegue contra-atacar esse ataque, causando um dano maior neles.

Aqui também podemos usar itens (que foram especificados antes no menu) ou pedir auxilio de uns dos personagens, ajudando nos combos durante os combates.

Dessa vez é possível trocar entre os personagem que controlamos durante os combates apertando o direcional na direção do personagem desejado. Pra trocar novamente durante o combate precisa aguardar um tempo, enquanto fora do combate é bem mais rápido.

Caso consiga quebrar a defesa dos inimigos, é possível usar um ataque especial que faz com que os inimigos deixem orbes que carrega o BP pra usar o modo “Burst” deles.

Ao ativar o modo “Burst“, cada personagem tem sua variação de efeitos, mas no geral eles ficam mais fortes e tem a recarga de SP bem mais rápida, além de permitir o uso do especial desse modo ao acumular 180% de poder.

Caso receba muito dano, antes do personagem morrer, ele tem um “critical dodge“, aonde ele escapa do ultimo ataque e tem as suas roupas rasgadas. Isso só ocorre 1 vez por exploração, precisando descansar no mundo dos humanos ou utilizar o ponto seguro pra restaura-la.

No final de cada combate temos uma lista com os ganhos de experiência e Wafus, que varia bastante dependendo do que ocorreu no combate, como o uso do contra-ataque ou combos longos.
Extras

Ao finalizar o jogo, libera o New Game +, que além de reiniciar o jogo com os itens da partida anterior, tem os seguintes pontos:
- Tira a obrigatoriedade da Yumo estar no time;
- Aumenta o limite de melhoria das armas e consequentemente das técnicas dos personagens;
- Os inimigos ficam mais fortes.
Tem um ultimo detalhe interessante nesse Ng+, mas isso deixo pra quem for joga-lo.
DLC

Até o momento, a DLC colaborativa com o Gunvolt Luminous Avenger iX 2 só está disponível no PC. Nela você enfrenta a Lola e consegue a roupa dela ao derrota-la.

Lembrando que a Yumo apareceu como chefe extra na colaboração, também como uma DLC.
Conquistas

O jogo tem uma dificuldade razoável, nada muito difícil de se acostumar, já a lista de conquistas dele requer que você faça tudo que o jogo tem disponível (com exceção do NG+). Entre as mais trabalhosas temos:
Conquista | Descrição |
Youshanding’s Jack of All Trades | Completar todas as missões paralelas |
Dimensional Fissure Master | Fechar todas as brechas dimensionais vermelhas |
Fashionista | Conseguir todas as roupas e acessórios do jogo |
Foodie | Completar os 10 cartões gastronômicos |
Conclusão

Dusk Diver 2 traz boas melhorias em relação ao primeiro jogo, tanto nos combates como na liberdade de exploração dele.
Os gráficos mantêm os mesmos do jogo anterior, focando nos personagens da história e os NPCs sem relevância no enredo bem genéricos (algo que vemos em outros jogos, como o Persona 5), tudo em 3D puxado para o estilo anime.
A parte sonora aqui está muito boa, com uma boa variação musical, tendo bastante musicas que misturam eletrônico com rock, além de dublagem em boa parte do jogo, mas apenas em japonês e chinês.
A jogabilidade ficou mais livre, que mesmo tendo a divisão de capítulos, as missões não são tabeladas que nem era no primeiro jogo, sendo que agora podemos explorar livremente o jogo conforme liberamos as áreas, podendo realizar combates e missões extras no nosso próprio tempo.
No geral, se você gostou do primeiro jogo ou curte jogos de RPG de ação, Dusk Diver 2 traz uma campanha divertida que agrada bastante os amantes do gênero, com uma boa variação de estilos dependendo do personagem controlado.