
Ola, aqui é o Pena e, enquanto estamos dentro dos RPGs de turno, vamos com um jogo que eu não estou tão familiarizado assim com a série, o Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin.
O jogo é produzido e publicado pela Capcom, da qual já fizemos review do Resident Evil Village e do The Great Ace Attorney Chronicles.
Atenção: Muitas das imagens do review estão com a interface de comandos do DualShock 4, já que ele foi utilizado durante o review e o jogo tem suporte para essa interface, mas até o momento não temos nenhuma informação se o jogo será lançado para a plataforma da Sony.

(código cedido pela Capcom)
Titulo: Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin
Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom
Gênero: RPG por turno
Plataformas: Nintendo Switch e PC (Steam)
Mídia: Físico e Digital
Textos: Português, Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Alemão, Russo, Polonês, Árabe, Japonês, Coreano, Chinês Tradicional e Simplificado
Dublagem: Inglês e Japonês
Jogadores: 1 jogador (Campanha) / 2~4 (Online)


História

Na história acompanhamos o neto do montador Red, que foi um dos maiores guerreiros da vila de montadores Mahana. Tudo inicia durante um dos festivais da vila.

Durante esse período, uma luz estranha aparece em vários cantos da ilha e com isso todos os Rathalos, que são considerados sagrados nessa região, somem de lá.

A partir dai iniciamos as atividades como montador novato da vila com os seus monsties (nome dado aos monstros ligados aos montadores), tentando desvendar o que está ocorrendo, o que leva ele a diversos ocorridos que fará ele viajar por vários locais e conhecer diversas culturas.
Gráficos

O jogo é feito no motor gráfico MT Framework, que é próprio da Capcom, trazendo gráfico em 3D puxando pra um estilo mais anime, cheio de detalhes nos monstros e cenários.

Os ataques dos personagens e dos mosntros tem vários efeitos, parece um anime mesmo, o que já era de se esperar pelo estilo do jogo e a a variedade de armas, armaduras e monstros é bem grande, então da pra aproveitar bastante esse ponto do jogo.
Áudio

As musicas do jogo tem dois pontos. Enquanto elas são muito boas e bem variadas durante os combates, eventos e visitas nas vilas, infelizmente durante as explorações ficamos apenas com o som ambiente da região. Isso pra ajudar a encontrar itens e monstros pelo barulho do local, mas quem gosta de musica direto pode achar isso um pouco incomodo.
Como não achei a OST do jogo no Spotify, segue uma lista que eu encontrou no Youtube pra você curtir enquanto termina de ler o review.
O jogo tem dublagem em Inglês e Japonês e se você curte deixar as vozes nipônicas pra manter o clima anime do jogo, temos um bom elenco de atores aqui, entre eles:
- Tomoyo Kurosawa: Dubladora da Ena, fez a voz da Haruka Frazer do Scarlet Nexus e a Selene do Bravely Deffault II;
- Mao Ichimichi: Dubladora do Navirou, fez a Tomi do 13 Sentinels: Aegis Rim e a Shin do That Time I Got Reincarnated as a Slime;
- Rie Takahashi: Dubladora da Tsukino, faz a Emilia do Re:Zero e a Megumin do Konosuba;

Jogabilidade

Assim como a série principal, MH Stories 2 tem um bom foco na customização do personagem e com a possibilidade de ter diversos monstros no grupo, isso aumenta ainda mais as opções.
OBS: Vale lembrar que enquanto eu vou comentar sobre diversas opções que temos no jogo, muita coisa demora pra liberar o uso e não entrarei em TODOS os detalhes pra deixar algumas coisas pra você descobrir durante a sua partida.
Montando o personagem

Antes de qualquer coisa, você precisa montar o seu avatar, escolhendo qual sexo dele. Isso não afeta em nada a jogabilidade, mas não pode ser alterado durante a campanha.

Depois você pode configurar vários detalhes, como cabelo, formato dos olhos e outros detalhes. Algumas coisas podem ser alteradas posteriormente, outras não.
Menu


Como todo RPG, o menu é um dos pontos que você mais acessará pra acertar os diversos pontos dele e esse tem bastante campos pra mexer. Alguns pontos eu não irei abranger aqui, como a parte do mapa e cura rápida, por ser mais pratico usar direto durante a exploração.
Monstie Principal

Nesse menu você escolhe qual dos seus Monsties usará na exploração e iniciará a batalha te acompanhando. Como cada monstie tem especialidades, é sempre bom levar vários pra facilitar a sua vida.
Itens

Aqui você tem acesso a todos os seus itens, podendo utilizar as curas conforme necessário e verificar os materiais que você tem no seu inventário.
Combinar

Durante a campanha você encontra diversas receitas pra criar itens e é nessa área que temos acesso a isso. O bom é que você pode criar diversos de uma só vez (do mesmo item), dai já facilita do que ter que criar um a um.
Informações da Missão

O que não falta nesse jogo é missão secundária e aqui você tem acesso a tudo que já aceitou, já fez e que está pronto pra informar e receber a recompensa. Também tem como marcar uma missão pra te ajudar a realiza-la no mapa e até mesmo mostrar em que área geral é realizada.
Caixa de Ovos

Aqui você verifica quais ovos tem com você no momento, tal como aonde foi encontrado, o cheiro e o peso deles. As cores e padrões deles denunciam qual monstie sai dele, mas só depois que você se acostuma com isso (e tem uma variedade enorme).
Caso precisa, pode jogar fora ovos por esse menu também.
Equipamentos

Outro ponto importante, aonde você acerta os equipamentos do seu personagem. Ele pode carregar até 3 armas, então vai da sua estratégia como pretende deixa-lo pras batalhas. Armaduras e acessórios tem técnicas extras, você pode verificar o seu uso nesse menu.
Missões da História

Aqui é pra verificar o que já ocorreu na campanha principal e se situar na história caso tenha esquecido algum detalhe, além de te mostrar o que precisa fazer a seguir no jogo.
Status

Aqui você consegue ver um geral do seu personagem e dos seus monsties, dando pra ver a raridade deles, caracteristicas e outros detalhes.
Anotações de Montador

Aqui é uma coletânea de todas as informações do jogo que já foram liberadas. Como tem bastante coisa, vale a pena dar uma olhada caso tenha alguma dúvida.
Guias de Campo

Esse ponto é interessante por mostrar todas as informações dos monstros e monsties que já foram liberadas, divididas em:
- Monstropédia: Aqui tem todas as entradas de inimigos e chefes que você já encontrou. Também mostra se um inimigo é “chocavel“, indicando que existe a possibilidade de encontrar um ovo dessa espécia pra usar no seu time;
- Monstiepédia: Aqui mostra informações somente de monstros que podem entrar no seu grupo;
- Livro de Genes: Detalha os genes encontrados nos monsties. Essa parte entro mais em detalhe no estábulo.
Cartões do Montador

Nesse ponto você monta o cartão da sua conta que será mostrada nas interações com outros jogadores no on-line, mostrando vários detalhes da sua campanha.
Vila

Antes de sair explorando por ai, você precisa se preparar bem e é na vila que acertamos todos os passos disso.
Mercado

Aqui vende os itens consumíveis do jogo. Ajuda caso esteja sem material pra fazer algum item que você precise no momento.
A parte de venda daqui (assim como do ferreiro) divide em várias categorias e uma delas vende direto os itens usados apenas pra venda mesmo.
Ferreiro

A forja é um dos pontos mais importantes do jogo, já que aqui você cria os seus equipamentos a partir dos materiais conseguido com os monstros.

Pra criar os equipamentos, independente de ser armas ou armaduras, você precisa alguns dos materiais necessários pra eles (equipamentos mais avançados precisam de duas categorias diferentes). Além de precisa dos materiais certos, você precisa alcançar a quantidade de pontos solicitada, sendo que materiais diferentes do mesmo monstro tem valores diferentes.

Pra melhorar os equipamentos utiliza a mesma regra da criação, mas consomem mais materiais e as vezes até mudam os materiais secundários necessários pra isso. Todos equipamentos (com exceção dos acessórios) tem nível, indo de 1 até 3.
Estábulo

Outro ponto importante do jogo é o Estábulo, aqui você gerencia tudo sobre os seus monsties, então já sabe que você visitará o Felyno cuidador várias vezes durante a sua jornada.

Na parte de editar grupo você escolhe quais monsties iram na exploração junto com você. O bom que tem como ver um geral de cada um deles aqui, então não precisa decorar nada do jogo nessa hora.

Todo ovo que você pegou precisa ser chocado antes de usar o monstie dele. Quando você pega o ovo, não da pra saber precisamente qual monstro tem nele (a não ser que você já tenha decorado os padrões de cores dos ovo). Ao chocar, mostra quais bônus o monstie recebeu e quais genes ele veio, podendo nomeá-lo na hora.

O Ritual do Legado é a parte que você utiliza pra customizar os seus monsties. Aqui você transfere um gene de um monstro para outro, sendo que o que doou o gene some.
Os genes são habilidades deles, variando entre técnicas de ataque e passivas, dai tem como montar o seu monstie do jeito que você quer.

Repare que cada gene tem uma cor e símbolo. Assim como num bingo (usaram até esse termo no jogo), caso uma linha tenha pelo menos as mesmas cores ou símbolos (da pra combinar ambos também), essas categorias ficam mais fortes.
Também é possível melhorar genes já existentes transferindo o mesmo para um que já está equipado, mas não é possível usar o mesmo gene em dois espaços diferentes.

A maioria dos espaços são liberados conforme os monsties sobem de nível, mas alguns espaços você precisa usar um item da espécie (ou um universal) pra liberar e claro, a maioria deles são difíceis de aparecer.

Na parte de expedições você manda até 6 monsties pra explorar diversos locais do jogo, ganhando experiência e encontrando itens pra você. O tempo que eles demoram pra retornar é tempo de jogo corrido.

Já no gerenciamento você pode renomear ou libertar os seus monsties. Liberar é útil no começo, já que você tem pouco espaço no estábulo, mas posteriormente não é uma boa ideia fazer isso.
Melince Inc.

Esse Felyno mercador vende uns itens únicos, mas ele não aceita o dinheiro base do jogo, mas sim tampinhas que você encontra nas Tocas Antigas ou completando algumas missões paralelas.
Ao contrário dos itens das outras lojas, os itens dele só tem uma unidade de cada um disponível.
Quadro de Missões

Aqui que você encontrará a maioria das missões secundárias do jogo (algumas são pedidas diretamente pelos moradores).

Na área de Submissões temos as missões secundárias. Qualquer missão aceita e completada é reportada aqui. Boa parte delas podem ser realizadas múltiplas vezes.
Seus objetivos e recompensas ficam marcadas no lado direito. Vale prestar atenção que certas missões só ocorrem em um horário do dia (na tarde ou na noite) e isso também e marcado aqui.

Já as Missões de Provação são desafios em batalhas únicas ou sequenciais, aonde você precisa termina-las em um determinado número de turnos pra receber recompensas, além de realizar uma tarefa extra em algumas delas.

Já o modo torneio você enfrenta algumas batalhas contra outros montadores, valendo itens que você não encontra em nenhum outro local. Vai liberando novos ranks conforme avança na campanha do jogo.

E por ultimo, no modo Multi-jogador você participa de algumas missões especificas com outros jogadores, como também pode enfrenta-los como se fosse no torneio.
Um detalhe aqui é que, caso não encontre ninguém na partida, você pode ter ajuda ou enfrentar AIs, então qualquer coisa que só aparece nesse modo não fica indisponível.
Algumas missões necessitam de bilhetes para pode realiza-las, você consegue eles nas próprias missões online ou com o gato do Melince Inc.
Vaso de Preces

Antes de sair pra as missões, passe nesse vaso esquisitão e deixe uma prece pra ele, recebendo bônus diversos. O nível do vaso sobe conforme usa amuletos nele..
- Prece: Pequenos bônus que ficam ativos até retornar pra a vila e não tem gasto. Novas preces são liberadas conforme sobe o nível do Vaso;
- Oferecer Amuleto: Só é possível ativar um efeito por vez com os amuletos e cada um adiciona 30 minutos de efeito (com o máximo de 99 minutos). Caso o símbolo do Felyno
esteja num amuleto, ele tem tempo de ativação de 45 minutos;

Escolhendo o “Sorte Lunar da Tsukino“, você recebe alguns itens aleatórios, mas isso só funciona uma vez por dia (em tempo real).
Casa

Na sua casa você pode salvar e alterar algumas aparências do seu personagem e companheiros. Outra das opções aqui é rever os ataques especiais que você já usou dos seus monsties.

Nosso amigo Felyno Connecticat serve pra ver informações sobre novas DLCs e compra-las. Quem curte customizações extras do personagem, vale a pena acompanhar os miados dele.

Já o “Miautorista” (santo trocadilho Batman hahaha) serve como save point (além da casa e os automáticos), como também trocar o horário da exploração (quando já está no mapa) e viajar rapidamente entre todos os pontos liberados.
Exploração

Como um montador de monsties, boa parte da sua exploração será feita sobre os seus parceiros, já que não é necessário sair deles pra pegar itens e baús durante a sua exploração.


Cada categoria de monstie tem técnicas especiais usadas na exploração, como nadar, escalar, entre outras mais. Essas técnicas NÃO SÃO TRANSFERIVEIS e durante a exploração você encontra vários desses pontos, então é sempre bom ter um arsenal deles fácil pra conseguir ver cada canto do jogo.

Em vários pontos da região aparecem tocas de monstros. Existe uma boa variação delas, segue um resumo:
- Normal (Cinza): Tocas que aparecem aleatoriamente no mapa e contem um ovo no final delas. Elas desaparecem assim que sair delas;
- Rara (Douradas): Funciona da mesma maneira que a normal, mas tem maiores chances do monstie ter genes mais fortes;
- “Com nome do monstro” (Cinza com um Ovo no topo): Essas aparecem quando um monstro foge depois de ser derrotado. Funciona praticamente igual a normal, mas o detalhe extra dela eu explico na parte de pegar os ovos;
- Antiga (Cinza): Essas são tocas fixas aonde você encontra as tampinhas (no padrão do jogo) pra trocar com os Felynos;
- Submissão (Prateadas): Essas só aparecem depois que aceita uma missão paralela, aonde contem um monstro raro.

Dentro das tocas você encontra ovos dos monstros. Quais ovos você encontra ali são aleatórios dentro das espécies disponíveis nessa área (com exceção de quando entra numa toca de um monstro que fugiu, dai é sempre daquele monstro).
Você pode tentar pegar outros ovos, prestando atenção nos comentários do Navirou. Quanto mais fedido e pesado, melhor será o monstro. Só não enrole muito pois pode aparece um monstro e te atacar.


Em alguns pontos da campanha você precisa seguir esses vaga-lumes e coletar pistas pra avançar na história, tendo que derrotar inimigos que aparecem pra te atrapalhar.
As batalhas do jogo ocorrem quando você encosta num monstro do mapa. Se pegar eles de surpresa, você inicia coma vantagem na batalha, mas isso também ocorre pro monstros, então cuidado na hora de fugir deles.

Nos pontos de viagem rápida ou quando sai da vila você pode escolher se a exploração será de tarde ou de noite. Isso altera os itens e alguns monstros que você encontra na exploração.
Batalhas

Ao contrário da série principal, MH Stories segue a linha dos RPGs por turno. Nesse você tem controle direto somente do seu personagem, o seu monstie e os parceiros são controlados pela AI (ou quando estiver no multiplayer, o outro jogador controla o outro humano).

Quando selecionar um inimigo, pode variar um pouco a visualização, mas no geral temos:
- Parte do corpo: Alguns monstros, principalmente os maiores, tem várias partes do corpo que podem ser acertadas e ao serem destruídas, deixam itens e podem atordoa-los;
- Símbolos: Os símbolos entre o nome da parte do corpo e a barra de energia da parte indica as fraquezas e resistências aos tipos de ataque, sendo na sequencia: Corte, Perfuração e Contusão;
- Vida: Quando é a primeira vez que está enfrentando o monstro (e nos chefes, claro), a barra de vida fica cinza, mas depois da primeira vitória, você consegue ver quanto de vida tem cada monstro.

O jogo também usa o sistema de “triangulo de ataques”, seguindo o padrão do da imagem do lado:
- Ataques Pesados ganham contra Ataques Técnicos;
- Ataques Técnicos ganham contra Ataques Rápidos;
- Ataques Rápidos ganham contra Ataques Pesados;
- Ataques com nomes em amarelo não entram nesse sistema.

Enquanto o ataque realizado não é feito contra um inimigo que também vai atacar o mesmo personagem / monstie, é irrelevante qual tipo de ataque você utiliza, já que não afetar o dano.

Agora quando ambos se encaram, dando inicio ao “Cara a Cara!”, ai que entramos no sistema de ataque. Dependendo dos ataques selecionados, pode ocorrer:
- Se o tipo de ataque for o mesmo, ambos recebem o dano normal que causaria os ataques;
- Caso o jogador / monstie / parceiro ganhe no combate, ele causa mais dano no inimigo, recebe menos dano e ainda carrega um pouco da barra de afinidade (daqui a pouco entro nesse ponto);
- Caso o jogador / monstie / parceiro perca o combate, ele recebe mais dano e causa bem menos dano no inimigo.

E tem mais, caso um humano e um monstie (independente de ser o seu ou o do seu parceiro) atacarem o mesmo inimigo e esse ataque resultaria na vitória do “Cara a Cara!”, tem um “Ataque Duplo!”. Quando isso corre, além de causa bem mais dano no inimigo, o seu personagem / monstie / parceiro não recebe dano algum e ainda enche mais a barra de afinidade.
Esse ataque também ocorre quando um caçador estiver no seu grupo (eles não tem montarias, então meio que “cumprem as duas funções”).

Pra usar as técnicas das armas, além de usar uma certa quantidade de afinidade, cada arma tem uma característica própria pro uso dos ataques, como por exemplo o Espadão precisa usar os “Ataques Carregados” pra carregar a barra própria, enquanto o Martelo você precisa ganhar um ataque “Cara a Cara!” pra carregar um ponto dele.

Como cada parte dos monstros tem fraquezas e resistências diferentes, você pode trocar de arma durante o combate, mas apenas uma vez por turno e quando trocar, qualquer carga da arma é perdida.

No geral os monsties atacam por conta, usando ataques normais e técnicas sem gasto nenhum, mas caso precise, você pode comandar diretamente o uso de alguma técnica dele, mas fazendo isso gasta afinidade.

Assim como as armas, você pode trocar entre os seus monsties durante o combate, apenas uma vez por turno. Mas preste atenção, cada monstie tem a sua própria barra de afinidade, então quando trocar, saiba que vai mudar quanto de afinidade terá acesso nesse turno.

Quando a afinidade chega a 100, você pode montar no seu Monstie. Fazendo isso, alem de recuperar boa quantidade de vida de ambos, você pode usar o especial do monstie.
Se decidir atacar normalmente enquanto estiver montado e ganhar os combates “Cara a Cara!”, sobe o nível de montaria, chegando até três, assim o especial sai mais forte. Por ultimo, caso o seu personagem e o parceiro usem o especial no mesmo turno, eles combinam o ataque, causando muito mais dano.


Durante os combates, os monstros podem se enfrentar em curtos quick time events, aonde você precisa realizar os comandos pra vencer a disputa. Ganhando, além de causar dano no monstro, também recebe pontos de afinidade.

Em alguns pontos do jogo pode ocorrer de um outro monstro invadir a sua batalha. Quando isso ocorre, aparece essa mensagem. Quando e como ocorre, boa sorte quando estiver jogando por que eu não vou comentar nada aqui hahaaha.

As vezes, após derrotar o monstro, ele pode recuar. Quando isso ocorre que aparece as tocas com o nome do monstro. Existe itens e técnicas que aumentam a chance disso ocorrer, então tem como “forçar” um pouco pra conseguir os monsties que você quer.

Um ultimo ponto das batalhas são os corações. Sempre que sai da vila pra exploração você tem 3 corações e cada vez que o personagem ou o seu monstie são nocauteados, perde 1 coração. Logo em seguida eles já levantam com HP completo e com bônus de afinidade, mas se você perder os 3 corações, perde a batalha e volta pra a vila (não perde itens nem ovos, com exceção dos passes usados pra missões online, mas precisa andar tudo novamente).

No final do combate, você recebe um rank que varia de E a S e uma certa quantidade de itens extras dependendo do seu rank. Uma coisa boa aqui é que todos os monsties que estão com você no momento recebem experiência, mesmo que não tenha entrado em combate direto e se forem de nível baixo, também recebem bônus pra evoluírem mais rápido.
Atualizações

O jogo continua recebendo atualizações frequentes, recebendo novas missões e monstros extras pra curtir nas missões de multi-player. Tem mas bem difíceis, precisa evoluir bem pra enfrenta-los.
Extras

Depois que você finaliza a campanha principal, libera mais conteúdo pra continuar a jogatina. Entre elas está a Toca do Ancião, uma sequencia de dungeons com desafios específicos a cada parte nova.

Também libera os monstros de rank elevado, que aparecem nas tocas especificas e na dungeon nova. Esses monstros são versões mais fortes dos monstros padrões e tem o seu nome em vermelho. Além dos ovos encontrados nessas tocas terem maiores chances de vir com genes mais fortes, equipamentos feitos com materiais desses monstros também são bem mais fortes.

Por ultimo, nessa ultima parte você pode trocar entre todos os parceiros disponíveis no jogo e também libera uma quantidade enorme de missões multi-player, além de liberar o acesso aos monstros das atualizações.
Conquistas

Como na maioria dos jogos que que tem mecânicas de captura de criaturas, a lista de conquistas dele requer uma boa dedicação pra conseguir completar as listas dele. Pelo menos a parte de multiplayer não é pesado e já fizeram dum jeito que não realmente depende de outro jogador (ou pra quando o servidor fechar). Entre as mais trabalhosas temos:
Conquista | Descrição |
Genetics Compendium | Completar o livro de genes |
Monster Rider | Completar a galeria de ataques dos monsties |
Monsterpedia: Master | Completar a enciclopédia de monstros |
Conclusão

Monster Hunters Stories 2 traz um RPG por turnos que agrada mesmo quem não conhece direito a série, com batalhas bem feitas e muita coisa pra fazer, que vai demorar bastante pra completar todos os desafios dele.
A história, mesmo que siga diversos clichês de animes, ainda é agradável ao ponto de segurar o jogador enquanto continua a sua caça por monsties mais fortes.
Os gráficos e musicas dele são muito boas, mesmo com o detalhe de não ter musicas durante as explorações, as variações que temos durante a campanha geral segura bem a atenção do jogador.
Se você curte jogos em que mesmo no modo off-line tem um enorme conteúdo, pode pegar ele que mesmo que não encontre ninguém online no momento, ainda é possível fazer esse conteúdo sem depender de outros jogadores.
Um comentário sobre “Review / Tutorial: Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin”