Review / Tutorial de Madden NFL 22

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Electronic Arts (versão PS4/PS5)

Distribuidora: Electronic Arts / EA Sports
Produtora: EA Tiburion
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2021

Madden NFL 22 é o novo título da franquia de futebol americano Madden, da Electronic Arts.
A edição 2022 é estrelada por dois quarterbacks: Tom Brady, do Tampa Bay Buccaneers (capa também em Madden 18, pelo New England Patriots) e Patrick Mahomes (capa também em Madden 20), do Kansas City Chiefs.

Mahomes “quebrando a maldição Madden”

Mahomes, inclusive, foi o “responsável” por acabar com a famosa Maldição Madden*, em sua participação anterior.

John Madden

* A Maldição Madden acontecia desde 1999, quando a EA passou a usar jogadores na capa do jogo (anteriormente o próprio narrador que dá nome ao título, John Madden, estampava as capas). Desde então, todo jogador na capa do título sofreu alguma lesão e/ou teve uma péssima temporada referente ao ano do jogo (o título é publicado no final do ano anterior).

MEU CONTATO COM O FUTEBOL AMERICANO

Aqui temos um novo desafio, um review sobre futebol americano.
Apesar do receio inicial em aceitar um título sobre o qual não possuo tanto conhecimento, este não será meu primeiro contato com o esporte.

Comecei jogando Madden 2004, ainda no PC, onde acabei aprendendo boa parte das regras. Tenho boas memórias do título e, claro, ele parece muito mais bonito na minha lembrança do que o gráfico realmente é, para os padrões atuais.

(A trilogia NFL Street, pelo selo EA Sports Big, responsável pelos títulos arcade da empresa)

Mais tarde, já no PlayStation 2, tive acesso à série NFL Street, a versão de rua do esporte, o qual passei muitas madrugadas jogando com amigos.
Aqui as regras eram mais soltas, mas o conhecimento prévio do título de 2004 ajudou a entender o básico.

Enfim, colocada esta explicação de lado, vamos ao review em si.

O BÁSICO

Não vou ensinar as regras do esporte aqui (até pq estou longe de ser um especialista), mas como forma de incentivar os novatos que querem se aventurar no título, vou dar uma rápida passada pelos conceitos básicos (dentro do meu parco conhecimento).

O futebol americano funciona por um “sistema de turnos” entre cada jogada

O futebol americano é um esporte de estratégia.
Os atacantes têm como objetivo avançar as jardas do campo até o seu final, o que resulta no touchdown. Após o touchdown, que vale 6 pontos, é possível realizar o chute ao gol como ponto extra, valendo 1 ponto, ou arriscar chegar novamente à end zone, o que gera 2 pontos.
Caso o time resolva arriscar, é possível usar o field goal, passando a bola para o place holder ao invés do quarterback, forçando o chute, o qual vale 3 pontos.

O touchdown pode ser executado de maneira “aérea”

Esta travessia pelo campo deve ser feita em quatro jogadas, sendo que a cada jarda avançada, o time atacante procede com quatro jogadas disponíveis.
Cabe à defesa impedir o avanço de uma jarda, para que o time atacante desperdice suas jogadas.

As traves altas exigem precisão do kicker

O fumble acontece quando a bola arremessada não é segurada com firmeza pelo receptor, sendo derrubada. Durante o fumble, é possível que um adversário intercepte a bola, o que inverte a jogada. O interceptador corre quantas jardas conseguir e, após ser detido (caso não consiga o touchdown direto), seu time passa à ofensiva, independente de quantas jogadas o outro time ainda tenha.

UM CONVITE AOS INICIANTES

Madden 22 conta com diversas opções para ajudar os iniciantes, ou quem apenas quer se divertir sem grandes desafios.

O modo Arcade reduz a possibilidade de lesões e faltas, mantendo o jogo mais dinâmico e permitindo pontuações maiores, enquanto o modo Simulação aplica totalmente as regras, é mais severo nas lesões e leva em conta as estatísticas reais dos times.

Pode parecer poluição visual, mas ajuda bastante quem não está acostumado

Em cada “turno” do jogo, enquanto se escolhe a estratégia para ataque ou defesa, há recomendações disponíveis, mostrando as melhores opções.

Na árvore de talentos do treinador você escolhe ganhos de experiência e habilidades passivas do time

Na evolução de personagens é possível seguir um esquema para melhor combinar habilidades no time, seguindo as recomendações de evolução ou mesmo evoluir todos os personagens ao mesmo tempo.

MODOS DE JOGO

Exibição – Uma partida rápida entre dois times.

Ultimate Team – Aqui você monta o time dos seus sonhos, trocando jogadores, realizando desafios e treinamentos, missões da campanha, temporada e campeonato.
Diversos bônus são recebidos, incluindo pacotes com jogadores, boosts de time e jogadas.

Partidas contra times especiais e partidas contra outros jogadores na disputa pelo Super Bowl (a partida final do campeonato).

Os desafios do Ultimate Team ensinam tipos de jogadas

Franchise – No modo Franquia você assume um time e deve avançar durante a temporada completa. Neste modo é possível escolher como cada partida será jogada: completa com 60 minutos de duração, versão com 20 minutos, focando nos principais momentos, onde desafios são propostos com situações geradas previamente, apenas jogadas ofensivas ou apenas jogadas defensivas.

No modo Franchise você gerencia o time completo, negociando e evoluindo jogadores, além de controlar a equipe técnica

O modo Franquia conta com a evolução dos jogadores, que podem gastar pontos de atributo e também o técnico e seus assistentes, cada qual com uma árvore de habilidades própria, sendo estas vantagens em campo, treinamento ou mesmo recrutamento de novos jogadores.

O técnico responde repórteres nas coletivas de imprensa, gerando diferentes bônus dependendo das respostas ecolhidas

Ainda neste modo, há momentos em que o treinador precisa responder coletivas de imprensa com opções de respostas, que determinarão bônus para o time e conversas entre treinador e um jogador específico, seja com conselhos ou decidindo sobre a aposentadoria.
É possível demitir e contratar tanto jogadores quanto equipe técnica.

Face Of The Franchise – O “modo história” de Madden 22, Unite We Rise, onde você cria um personagem e evolui para se tornar uma lenda da NFL, começando no draft (a escolha de jogadores amadores) até a vitória no Super Bowl.

A escolha no Draft é o iunício da carreira do seu personagem

Você escolhe uma universidade para começar da carreira de base, passando por treinamentos básicos.
Aqui é possível editar a aparência do personagem, bem como evoluir suas habilidades, além de ganhar bônus baseados em conversas com o treinador (semelhante às conversas do modo Franchise, mas desta vez pelo lado do jogador).

As cutscenes entre os jogos possuem menos polimento gráfico que os jogos, especialmente por tratarem-se de personagens criados do zero, ao contrário dos jogadores licenciados.

Conforme avança na sua carreira, você participa de entrevistas (junto de sua agente)

Durante a campanha, o treinador Brandon é o responsável pelos primeiros treinamentos, ainda na universidade.
O jogador interage ainda com a agente Jordan e um amigo, bastante entusiasta, que grava vídeos e promove o atleta.

O modo The Yard, arcade puro!

Modos extras – Há mais modos, rotacionais, alguns com tempo limitado de jogo, incluindo The Yard (jogos em campos menores, com menos regras, de 6 contra 6), Championship Series (com conteúdo exclusivo baseado em temporadas) e outros.

ENXERGANDO POR FORA DO CAPACETE

Graficamente não há do que reclamar, Madden 22 segue usando a engine Frostbite, que agora é responsável por todos os grandes jogos da EA.

A engine Frostbite faz bonito nos campos

Os jogadores são bastante realistas e facilmente identificáveis por sua aparência. Os estádios são bem representados em suas características e a arte entre jogadas, replays e menus em geral é bastante fluida (e um tanto quanto caótica).
A animação dos jogadores é bem realista, com movimentos mais naturais e praticamente sem bugs de colisão.

Bem, a parte sonora talvez seja o quesito onde eu terei maior dificuldade na avaliação.
A trilha sonora (que você confere abaixo) é composta por diversos artistas de RAP… eu não vou fingir conhecê-los por não ser fã do estilo musical, mas acredito que a trilha seja bem executada, vide a longa tradição das trilhas sonoras licenciadas dos jogos da Electronic Arts.


Narração e comentários contam, respectivamente, com Brandon Gaudin (Fox Sports e Big Ten Network) e Charles Davis (CBS), ambos na franquia desde 2017.

O ELEFANTE BRANCO NAS JARDAS

Bem, é inevitável que precisemos falar das microtransações.
Madden conta com pacotes unicamente visuais, como uniformes especiais, mas, no modo Ultimate Team, é possível comprar pacotes com jogadores aleatórios e também boosts de treinamento.

Jogadores podem ser obtidos através de diversos pacotes diferentes

Enquanto alguns pacotes podem ser comprados com a moeda do jogo, os créditos ou os pontos de treinamento, há também os pontos que são comprados com dinheiro real, sendo alguns pacotes restritos a este tipo de moeda.

Os pontos em verde são comprados com dinheiro real, enquanto a moeda amarela é obtida in-game

Conforme avança no modo Ultimate Team ou sobe o nível geral do seu perfil no título, você ganha pacotes e também moedas virtuais para comprar alguns pacotes.
No caso do review, a EA mandou a edição MVP, que já vem com uma porção de pacotes inclusas.

Não sou um grande fã de microtransações, mas elas afetam mais os modos multiplayer.
Enquanto um jogador majoritariamente de single player, a existência da moeda paga não me incomoda, especialmente pela quantidade de conteúdo não multiplayer disponível.

MVPlatina

Platinas de jogos de esportes podem ser complicadas pelo fator online, mas aqui o foco maior no single player facilita a vida dos jogadores.

A maior parte dos troféus se concentra no modo Franchise, mas há desafios online, como ganhar uma partida no modo Head 2 Head e ganhar o Super Bowl online.

Jogadores online tentando me impedir de plantinar o jogo

A maior parte dos outros troféus consistem em realizar movimentos específicos durante as partidas, mudar o time de cidade, ganhar o Rookie Of The Year e o MVP com um de seus jogadores.

O troféu Saw It Coming é exclusivo da nova geração de consoles, utilizando as jogadas planejadas. Você precisa usar uma jogada planejada que vença a do seu adversário.

RESUMO DA ÓPERA:
Madden NFL 22 é uma boa porta de entrada para os iniciantes (tanto na franquia quanto no esporte).
A interface que pode parecer poluída num primeiro contato visual, na verdade facilita muito a vida do jogador inexperiente, podendo ser “limpa” por aqueles que não precisam das dicas visuais.

Embora o roteiro do modo Face Of The Franchise não seja nenhuma obra prima, ele conduz bem o personagem criado desde a universidade até o estrelato, ensinando o básico da jogabilidade durante os treinamentos.

Apesar da jogabilidade bastante fluída, sem travamentos, bem como as partidas online sem lag, o jogo em si apresentou alguns congelamentos no PS5. O console em si não chegou a travar em nenhuma ocasião, embora o controle não respondesse dentro do jogo, apenas permitindo que fosse possível finalizar a aplicação.

A engine Frostbite faz bonito nos gráficos dos jogadores profissionais, embora os técnicos e juízes sejam mais genéricos na aparência, bem como os NPC’s de menor importância no Face Of The Franchise.

O jogo conta com uma boa quantidade de diferentes modos de jogo, equilibrando bem tanto a experiência single quanto a multiplayer.
As partidas online transcorrem sem grandes problemas, apresentando bastante estabilidade.

Afora alguns travamentos, o loading inicial é um pouco longo e as transições de menus podem ser um tanto quanto caóticas.

A evolução de personagem em técnico e assistentes acrescenta uma camada extra de estratégia, com bônus que podem fazer a diferença nas partidas do modo Franchise.

Madden NFL 22 é uma experiência bastante completa para os amantes do futebol americano, em especial para os iniciantes.
A grande quantidade de modos ajuda a diversificar a experiência, com destaque para The Yard, que remete ao saudoso NFL Street.
Se você tem curiosidade pelo esporte, este é o título ideal para se familiarizar com as regras.

Deixe uma resposta