Review / Tutorial: Mystik Belle

Capa da edição física do jogo pela LRG

Ola, aqui é o Pena e hoje temos um jogo de aventura bonitinho que vai fazer você queimar uns neurônios, o Mystik Belle.

O jogo foi produzido Last Dimension, que também foi responsável pelo jogo “Ultionus: A Tale of Petty Revenge“. A publicação dele foi feito por eles mesmos na América e pela Way Forward na Europa, sendo que deles já fizemos alguns reviews, tal como o Shantae and the Seven Sirens e o River City Girls.

O jogo foi lançado inicialmente para PC pela Steam em 2015, recebendo um port para PlayStation 4 e Xbox One em 2017 e agora, 9 de Setembro, vai receber o port para Nintendo Switch com o subtítulo “Enchanted Edition“.

Review feito em base da versão pra PS4
(código cedido pela Way Forward)

Titulo: Mystik Belle
Produtora: Last Dimension
Distribuidora: Last Dimension (América) / Way Forward (Europa)
Gênero: Aventura / Metroidvania / Puzzle
Plataformas: Pc, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Mídia: Digital e Físico
Textos: Português, Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Polonês, Russo, Japonês, Chinês Tradicional e Simplificado

História

Na história acompanhamos Belle MacFae, uma estudante da escola de magia Hagmore. Durante a Noite de Santa Valburga (Walpurgisnacht), ela estava treinando as suas magias quando passa um vulto por ela. Sem entender muito, ela continua ali até que uma das bruxas do conselho a acusa de ter estragado uma das poções.

Como as velhas bruxas simplesmente decidiram que ela era a culpada disso, ela agora precisa encontrar os ingredientes pra fazer a poção que elas precisam para o ritual dessa noite ou ela será expulsa da escola.

Ninjas cientistas, agora eu vi de tudo XD

Como já deu pra reparar, o jogo jogo segue uma linha cômica que diverte com as situações em que a Belle se mete durante a campanha, uma coisa mais doida que a outra.

Gráficos

Toda arte do jogo é feita em pixel art seguindo um estilo mais infantil mas muito bem desenhadas e cheio de detalhes. Todos os sprites do jogo são muito bonitos, deram uma caprichada nessa parte do jogo.

Várias das interações que a Belle tem no jogo tem cenas especificas pra aquele momento, o que deixa o visual do jogo ainda mais agradáveis e as caras dela durante essas cenas são muito engraçadas.

Áudio

♬ “Ra ra Rasputin. Lover of the Russian queen” ♫

As musicas do jogo são todas em chiptunes pra manter o visual mais retro dele, seguindo o clima cômico com várias musicas engraçadas e animadas, mas tem umas mais misteriosas pra certos pontos da campanha.

Como não encontrei a OST do jogo no Spotify e nem no Soundcloud, segue uma playlist que está no Youtube pra você curtir as musicas dele enquanto termina de ler o review.

Jogabilidade

Logo de começo você tem acesso a duas dificuldades:

  • Normal: Você tem acesso ao baú e quando morre pode retornar da mesma sala que estava;
  • Difícil: Inimigos causam mais dano, não tem acesso ao baú e se morrer volta lá pra a sala do conselho.

O jogo é de plataforma e os ataques da Belle são bolas de fogo. Não se preocupe que não existe MP aqui, então pode atacar a vontade com elas.

Outro ponto é que o jogo tem um sistema de nível. A cada nível novo você recebe mais energia e em certos níveis as magias da Belle ficam mais fortes e mudam o visual de ataque.

Conforme avança na campanha você aprende novas habilidades pra alcançar pontos que não conseguia antes, como o tiro carregado que solta um raio e o dash usando a vassoura mágica.

Sempre que tiver essa exclamação é possível interagir com o objeto

Durante a exploração você encontra esses espelhos que servem como viagem rápida a todos os outros que encontrar na partida. Também tem esse baú que todo conteúdo dele é acessível em qualquer ponto aonde ele se encontre.

Os baús são bem importantes, pois Belle só consegue carregar 6 itens por vez, mas o baú também tem um limite, podendo guardar até 14 itens.

Sempre que precisar usar algum item pra resolver os puzzles, acesse o menu e escolha o item necessário. Nesse menu também mostra o mapa geral que já foi liberado na campanha.

Existem outros poderes no jogo, mas não vou entrar em detalhes deles por que o divertido desse tipo de jogo é desvendar os usos dos itens e habilidades, mas pode ter certeza que você vai queimar uns bons neurônios e vai rir com algumas coisas dele.

Quando você morre, aparece essa tela e você pode escolher:

  • Retornar pra a sala do Conselho: recarrega toda a vida, mas perde toda a experiência acumulada do nível atual;
  • Reiniciar a sala: Mantém a experiência, mas volta com a mesma quantidade de vida que estava ao entrar na sala.

Um ponto final aqui é que o jogo não tem sala da saves, ele salva automaticamente a cada sala que você entra, então não precisa se preocupar com isso no jogo.

Conquistas

As conquistas estão cheias de referencias outras mídias, da pra rir com elas XD

O jogo não é lá muito complicado, só precisa queimar um pouco os neurônios. A lista de conquistas também não é muito difícil, mas tem coisa que não é muito aparente. Todas as plataformas que tem sistema de conquistas tem os mesmo itens, somente a versão pra a Steam que tem um extra mas não é nada complicado e meio que vem com a história. Entre os mais complicados temos:

ConquistaDescrição
SpeedrunnerCompletar o jogo em 1 hora
Taker of things Pegar todos os itens do jogo
I don’t even!Encontrar a área secreta
Sleepy GirlFazer o final verdadeiro

Conclusão

Esse é um encontro “chocante” XD

Mystik Belle traz uma aventura divertida, mas infelizmente é bem curta. O que da um tempo extra na aventura é tentar entender as resoluções dos puzzles do jogo, que alguns precisam pensar bastante.

A arte do jogo é muito bem feita, todos sprites tem muitos detalhes e as artes da Belle são bem variadas, tem umas muito divertidas.

As musicas são bem divertidas e combinam bastante com o clima geral do jogo, que em nenhum momento tenta ser sério.

O ponto forte do jogo são os puzzles, além de precisar caçar diversos itens na escola, ainda tem que combinar alguns que não são tão óbvios assim, o que te faz explorar bem até entender exatamente o que precisa fazer, tendo diversos pontos engraçados dependendo do que você faça.

Deixe uma resposta