Review / Tutorial: Super Mario Bros. Wonder

Após um longo período sem lançar jogos do Mario com rolagem lateral a Nintendo nos traz Super Mario Bros. Wonder, um excelente jogo de plataforma 2D que vai trazer um sorriso aos atuais fãs e principalmente aos “Old School” (como eu) da era 16 bits.

Olá, eu sou o JP e essa é a minha Review / Tutorial do Super Mario Bros. Wonder.

Título: Super Mario Bros. Wonder
Produtora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma 2D
Plataformas: Nintendo Switch
Dublagem/Texto: Português (Pt-br e Pt-pt), Inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, holandês, russo, japonês, chinês, coreano
Data de Lançamento: 20 de outubro de 2023

Trailer de Lançamento do Jogo:

História

Diferente dos jogos anteriores, Super Mario Bros. Wonder se passa no Reino Flor, um lugar não muito distante do já conhecido Reino Cogumelo. A convite do Príncipe Florian, nossos amigos visitam o Reino pela primeira vez.

“A diversão tá prestes a começar!”

Tudo parece tranquilo quando nosso Arqui-inimigo Bowser aparece, rouba a Flor Fenomenal e se funde ao Castelo do Reino. Com isso Bowser começa a espalhar o caos por todo o Reino Flor, restando ao nosso encanador e seus amigos resolver toda essa bagunça.

Bowser como sempre atrapalhando a nossa turminha.
Bowser se funde com o Castelo e começa sua jornada para espalhar o caos.

Gráficos

Feito em Engine própria (ModuleSystem), o jogo encanta os olhos com tamanha beleza, cada fase e mundo são diferentes e dificilmente você sente como se estivesse fazendo algo repetitivo. Distante do Reino dos Cogumelos os desenvolvedores tiveram tempo, criatividade e carinho para deixar tudo muito bem feito e inovador a sua maneira.

O jogo não apresenta tantas melhorias gráficas (para um game de nova geração) como alguns gostariam mas acredito que esse não tenha sido o foco principal deles e sim a jogabilidade.

Foram ousados em criar a mecânica por trás das Flores Fenomenais, onde todo o mundo ao seu redor fica distorcido e caótico (de uma maneira bem divertida claro).

A Flor Fenomenal muda tudo (até a jogabilidade)!

Áudio/OST

As OSTs de Super Mario Bros. Wonder foram feitas por Koji Kondo, Shiho Fujii, Sayako Doi e Chisaki Shimazu. As músicas são muito boas e algumas você já deve ter ouvido em algum jogo anterior da série.

Uma excelente noticia para nos é que o jogo esta todo em português, tanto a legenda quanto a dublagem. A dublagem no caso é a das flores tagarelas, que encontramos em todas as fases durante o jogo, elas ficaram muito boas e me deram várias risadas além de uma boa imersão na gameplay.

Alguém tem duvidas de que a localização brasileira ficou muito boa? 😀

A voz da Flor Tagarela aqui no Brasil ficou por conta do Leandro Hainis, Ator, Dublador e Diretor de Dublagem. Seus trabalhos mais recentes foram em Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury (Anime) e Star Wars Jedi: Fallen Order (Multi).

Já as vozes do Mario, Luigi e Daisy foram feitas por Kevin Afghani e Giselle Fernandez, que substituiram os já conhecidos Charles Martinet e Deanna Mustard.

Foi anunciado este ano que Martinet deixaria de emprestar a sua voz aos jogos da empresa mas continuará em turnê pelo mundo representando o personagem em eventos e convenções, sendo o “Embaixador do Mario”.

Martinet na Phoenix Comic Fest em 2018

Jogabilidade / Mecânicas

A jogabilidade do jogo é simplesmente perfeita, totalmente responsiva e fácil de se jogar. Temos a opção de jogar em até 4 jogadores, tanto online quanto offline, deixando toda fase cada vez mais dinâmica e divertida.

O jogo se passa em 7 regiões/mundos distintos, se preferir uma gameplay mais rápida fique sabendo que você não precisa acessar todas as fases do jogo, apenas o necessário para coletar Sementes suficientes para liberar o chefe da área, o que eu particularmente não recomendo, já que o level design de todas as fases estão muito bonitos e criativos além do jogo não ser tão grande também, aprecie.

Os 7 mundos de Mario Wonder, com o Arquipélago Florido servindo de caminho para os demais.

No canto superior esquerdo da tela teremos os ícones que nos mostram a quantidade de Sementes Fenomenais adquiridas (cada mundo possui a sua), número de Moedas de Ouro, número de Moedas flor (usada na loja do Poplin) e número de vidas. Quando é mostrado um cadeado com um número do lado é porque precisamos daquela quantidade em Sementes Fenomenais para liberar uma fase e avançar no jogo.

Potenciadores

Poder do Elefante – Uma bela novidade nos jogos do encanador, ficaremos na forma de um elefante gigante e bastante forte usando ataques com a tromba pressionando o Y e caso você passe por locais com bastante água iremos acumular um pouco nas trombas e usar para regar plantas (em troca de moedas) ou atordoar inimigos.

Atordoe inimigos e de quebra regue as plantas em troca de moedas.

Poder de Fogo – Clássico de jogos anteriores onde soltamos pequenas bolas de fogo pressionando Y.

Poder da Bolha (ou Merio Broca nos encartes brasileiros do jogo hahahahaha, desculpa não resisti…) Solta bolhas pelas mãos pressionando o Y, os inimigos afetados pela bolha viram moedas. Você também pode usar as bolhas como trampolim para ir a lugares mais altos.

Versões da mídia física vieram com erros de tradução, que mancada!

Poder da Broca – Perfure o solo e ande furtivamente nesse modo, vamos encontrar passagens secretas e derrotar os inimigos espinhosos com mais facilidade.

Menu Principal

Personagens – Em Super Mario Bros. Wonder vamos ter 12 personagens jogáveis. Personagens como Mario, Luigi, Peach, Daisy, os Toads e Toadette possuem a jogabilidade “normal” enquanto os Yoshis e o Ledrão não sofrem danos e não podem se transformar com os potenciadores, ficando a critério do jogador se ele quer uma experiência normal ou mais fácil.

Seja qual for a cor do Yoshi que você escolher, todos eles conseguem engolir inimigos, cuspir coisas (inimigos, cascos e outros itens), executar um salto pairante e até ajudar carregando outros jogadores, mesmo que eles estejam na transformação elefante!

Fases – Serve de atalho para as fases que você já concluiu anteriormente, se deixou alguma Semente Fenomenal para trás você pode voltar rapidamente para ela e tentar concluí-la 100%. A dificuldade das fases é mostrada em estrelas, quando mais estrelas, mais difícil a fase vai ser.

Insígnias – O Príncipe Florian vai nos ajudar com as insígnias, divididas entre ação, poder e avançadas, as insígnias vão nos dar alguma habilidade extra para avançar nas fases. Algumas insígnias possuem desafios espalhados pelo mapa e nos recompensa com as Sementes Fenomenais caso tenhamos êxito. Só podemos equipar uma insígnia por vez.

Algumas fases ficarão mais fáceis com certas insígnias.

Painéis – Podemos usar os painéis em qualquer lugar de uma fase, eles indicam que você passou por ali. Para usar um painel é só se agachar e apertar X. Nas partidas online você pode usar os painéis de outros jogadores para reviver mas apenas se esses não estiverem em cinza, ative-os e poderemos usar normalmente. Nas lojas do Poplin poderemos comprar um painel aleatório por apenas 10 Moedas Flor. Temos um total de 144 painéis, sendo 12 para cada personagem.

Configurações – Edite os botões de corrida e salto, controles de movimento, vibração, altere os diálogos da Flor Tagarela (voz e texto, apenas voz ou apenas texto) e por fim o idioma utilizado pela flor e ativar/desativar notificações durante as partidas online.

Podemos restringir os diálogos da flor para apenas texto ou apenas voz.

Guia de Controles – Nos mostra a disposição dos botões com um ou dois Joy-Cons além de um Guia de Ações mostrando todas as funções e habilidades do jogo durante a gameplay.

Tipos de Fases

Além das fases comuns e de chefes vamos ter diversas outras para incrementar a nossa gameplay, dentre elas teremos:

Desafio de Insígnia – Fase onde vamos testar novas insígnias, se concluirmos com êxito receberemos a mesma no final da fase. Em alguns casos vamos receber as insígnias antes dos desafios.

Festival de Inimigos – Essa fase funciona como um time trial, onde passaremos por algumas salas derrotando um número de inimigos o mais rápido possível. Ao final vamos receber recompensas de acordo com o tempo de conclusão.

Busca em Equipe – Procure solo ou com amigos por Fichas Fenomenais escondidas na fase e ganhe Sementes Fenomenais ao concluir.

Corrida Wiggler – Aposte corrida contra o Wiggler em algumas fases, use suas insígnias de acordo com o tipo de fase e ganhe uma Semente Fenomenal se conseguir chegar em primeiro.

Loja do Poplin – Não é bem uma fase mas já que está em várias partes do mapa citarei ela por aqui mesmo. Na loja compraremos itens como Insígnias, Sementes Fenomenais, Painéis Aleatórios e Vidas Extras, todas ao custo de Moedas Flor.

Extras

Além das 7 áreas do jogo vamos encontrar uma secreta, não irei postar imagens para evitar spoiler mas fique ciente que as fases mais difíceis de 5 estrelas estarão presentes aqui. Descubra como chegar lá por conta própria.

Após finalizar o game pela primeira vez também vamos receber uma medalha e as fases não exploradas antes ficarão em destaque na aba de fases com uma “?”. Vá em busca dos 100% do jogo, é bastante gratificante e aumenta sua vida util.

Conclusão

Seguindo os demais jogos da série, Super Mario Bros. Wonder possui uma história simples e um tanto previsível contra o já conhecido Bowser, é o simples que mesmo assim diverte (e muito).

Os gráficos estão muito bons, a arte dos cenários, a exploração dos mundos e os frames dos personagens se transformando ficaram excelentes, além de toda mudança visual quando pegamos a Flor Fenomenal. A trilha sonora possui novas e velhas musicas já conhecidas, boas de ouvir mas nada tão memorável que chegue a entrar na nossa playlist diária de OSTs do Spotify heh. Os controles estão bem responsivos e não tive perda de qualidade mesmo jogando com a esposa e filho usando apenas um joy-con.

Em termos de tempo eu diria que levei algo em torno de 8 a 10 horas jogando até derrotar o chefe final, isso entrando em todas as fases possíveis e jogando com calma. Ainda retornarei ao Reino Flor para juntar moedas e comprar todos os 144 painéis, o que vai me deixar imerso no jogo por mais algumas boas horas.

Super Mario Bros. Wonder merece a atenção de todo jogador do Nintendo Switch, com uma jogabilidade bem fluida e divertida, da para jogar com a família ou online com os amigos. A Nintendo não reinventou a roda, mas os recursos já vistos em outros jogos de plataforma foram refeitos com maestria aqui, vi algumas mecânicas de jogos bem conhecidos (Rayman por exemplo).

Não tem nada mais prazeroso do que chegar em casa depois de um dia de trabalho e deitar na cama para jogar algo divertido e casual como esse jogo, esqueça os seus problemas e se divirta sem moderação.

A Nintendo acertou em cheio com esse lançamento e conseguiu atrair até aqueles que nunca mais tinham jogando um Super Mario desde a época do Super Nintendo, o fator nostalgia pesou demais aqui nesse jogo. Por fim deixo registrado que Super Mario Bros. Wonder foi uma excelente surpresa para mim e recebe o selo de recomendado do nosso site.

Até a próxima!

5 comentários sobre “Review / Tutorial: Super Mario Bros. Wonder

Deixe uma resposta