Review / Tutorial: Shantae

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos com o jogo retro comemorando os 21 anos da série Shantae com o seu jogo original vindo direto do Gameboy Color.

O jogo foi produzido e publicado pela WayForward, responsável pelos jogos do River City Girls e BloodRayne Betrayal: Fresh Bites (todos os jogos que fizemos review deles você encontra aqui).

Aqui no site você também encontra um review do ultimo jogo da franquia, junto com um resumão da franquia completa nos links abaixo:

Titulo: Shantae
Produtora: WayForward
Distribuidora: WayForward
Gênero: Metroidvania / Plataforma
Plataformas:
Gameboy Color (original) / 3DS (Virtal Console) / PlayStation 4, Nintendo Switch e PC (Steam)
Mídia: Fisico (GBC) & Digital
Textos: Inglês

História

A história gira em torno de Shantae, a meia-gênio que está protegendo a vila Scrufle Town, até que um dia um ataque de piratas liderado pela Risky iniciam na sua cidade, fazendo ela trabalhar pelo que é paga.

Apesar de conseguir proteger a vila, Risky consegue fugir com a planta dum montar a vapor criado por Mimic em base de plantas antigas, fazendo com que Shantae viaje por todas as regiões a procura da vilã da série.

A história é bem basicona, mas serve bem para segurar o jogador e tem diversas piadas no decorrer da campanha, além de termos chance de ver os primeiros passos da Shantae no seu primeiro jogo.

Gráficos

Como já é de se esperar de um jogo original do Gameboy Color, ele utiliza gráficos em pixel art um pouco mais limitados devido ao hardware original, mas ainda com bastante detalhes nos sprites e cenários.

Versão Gameboy Color Vs. Gammeboy Advance

Algo interessante aqui é o fato de que ele foi lançado na época de transição entre o Gameboy Color e o Gameboy Advance. Caso jogue ele no GBA, existe uma variação nas colorações durante a sua partida, dai qual você prefere vai de gosto, já que ambas estão disponíveis no jogo (só que eles usam saves distintos).

Durante o review eu deixei a imagem direta no formato original sem as barras, mas como o jogo usa a resolução do GBC, a visualização correta é essa vista na imagem acima, com as barras pretas do lado.

Áudio

As músicas são todas em chiptunes, bem alegres e divertidas pra manter o clima humorado dele e muitas dessas musicas, quem já jogou os jogos mais atuais da franquia, vão reconhece-las, sendo interessante escuta-las na versão original.

Encontrei a OST dele no Youtube, assim você escutar enquanto termina de ler o post.

Jogabilidade

Esse é um jogo de plataforma com alguns elementos de metroidvania, então já sabe que você precisa ir e voltar diversas vezes aos locais conforme pega as técnicas no avanço da campanha.

Outro detalhe é que temos o sistema de tempo, mudando entre dia e noite conforme explora o mundo. Algumas coisas só ocorrem ou aparecem em certo horário, mas uma constante é que a noite os inimigos são mais fortes do que de dia.

Menu

O menu do jogo é bem direto, aqui você tem uma visualização dos itens da campanha que já adquiriu, como também dos itens consumíveis, aonde você escolhe qual será utilizado durante a exploração.

Na outra página do menu podemos rever os comandos utilizados nas danças já liberadas, assim não precisa decorar tudo.

Cidades

Nas cidades você tem uma visualização pelas costas da Shantae e anda por ela para entrar nos estabelecimentos disponivies nelas.

Todas as cidades tem lojas, aonde podemos comprar os itens consumíveis e alguns acessórios que liberam ataques extras para a Shantae.

Também temos as “Mother Warp Squids” que, assim que entregar 4 filhotes para ela, libera uma dança que te transporta para a cidade que você liberou, o que agiliza bem a exploração.

Também tem as casas de banho, que recupera todos os corações de vida da Shantae gratuitamente, pelo menos já te salva bastante na exploração geral.

Esse senhor é o seu save point durante a campanha. Você também encontra estátuas dele em alguns pontos do mapa pra facilitar a sua vida e não ficar preso somente nas cidades.

Cada cidade tem algumas partes únicas, como na Scuttle Town, que de noite tem o palco de dança aonde podemos participar de um mini-game para conseguir um dinheiro extra.

Exploração

A exploração é em plataforma, podendo atacar os inimigos com o cabelo da Shantae e usando os itens equipados com o comando “Cima + Ataque”.

Apesar de não ser muito recomendado durante a exploração, alguns pontos necessitam que você corra para avançar, pra isso basta segurar o botão de ataque e andar.

Desde o primeiro jogo Shantae pode dançar e transforma-se em alguns animais com habilidades especiais, mas ao contrário dos jogos mais atuais que basta selecionar qual se transformará, aqui precisamos colocar um comando para cada um deles dentro do ritmo.

O jogo ainda utiliza o sistema de vidas que, a cada morte, você retorna ao começo da sala ou área que você está explorando e caso perca todas as vidas, é game over. Você precisa ter cuidado e caçar esses itens pra ter mais chances.

Dentro das dungeons você encontra os bebês das Warp Squids, mas boa parte deles estão bem escondidos e até necessitam que retornem posteriormente pra pega-los, dai sem mapa, dificulta bem as coisas.

As batalhas contra os chefes geralmente misturam um pouco de puzzle usando a transformação que você conseguiu mais recentemente, então precisa pensar um pouco antes de sair que nem um louco atacando.

Extras

Esse port tem um sistema de save state pra facilitar a vida do pessoal, já que ele pode ser um pouco difícil no início devido ao sistema de vidas e pouca chance de cair corações pra curar os danos recebidos.

Também tem uma galeria com artes gerais e até mesmo vários dos sprites usados no jogo pra desfrutar do que temos dentro do pacote.

Um detalhe interessante já desde da época do jogo original é que, como ele também funciona no Gameboy Advance e tinha o sistema de cores diferentes entre os aparelhos, caso jogue a versão que seria relativa ao GBA, existe um pequeno extra escondido no jogo. O que é e como faz pra liberar, deixo pra você descobrir jogando.

Conquistas

O jogo é um pouco complicado de se acostumar no começo, mas não é extremamente difícil, conseguindo fazer a base dele sem grandes problemas. A lista de conquistas gerais dele é mais voltada as ações que você precisa realizar pra fechar o jogo, mas ainda assim precisa explorar tudo e completar um desafio extra que vai prolongar um pouco a sua exploração.

Entre as mais complicadas temos:

ConquistaDescrição
BabysitterEncontrar todos os Baby Warp Squids antes de entrega-los para as Warp Squid Mother.
Luminous LootAprender a dança de cura.
All HeartColetar todos os 7 Heart Holders

Conclusão

Shantae traz um jogo de plataforma que já implementa certos elementos de metroidvania que, mesmo sofrendo com as limitações do hardware original, ainda assim é bastante divertido e desafiador.

Os gráficos usa uma arte em pixel bem desenhados, principalmente para o hardware do GBC, com uma variação de cores bem grande e se também de cenários e inimigos, que agrada bastante quem gosta desse estilo sem se tornar monotono.

AS musicas como já são de se esperar são em chiptunes, todas bem gostosas de ouvir com o estilo mais alegre da série, não deixando claro de lado algumas musicas mais sinistras para as áreas que demandam esse tipo de musica.

A jogabilidade, mesmo dentro das limitações, é bem fluida e mesmo só com 2 botões temos uma quantidade de comandos e ataques bem grandes, além de uma boa exploração dos cenários e diversos segredos que fazem o jogador quebrar bem a cabeça pra descrobri-los.

No geral, se você já conhecia os jogos mais atuais da série e queria conhecer a origem dela sem ter que recorrer aos aparelhos originais ou quer experimentar um jogo retro bem divertido, Shantae é uma boa pedida para aproveitar o seu tempo de jogo.

Deixe uma resposta