Review / Tutorial: Moonlighter: Between Dimensions

O desenho das armas varia dependendo do equipamento

Opa, aqui é o Pena e hoje vamos um uma mistura interessante entre rogue-like e simulador de lojas com Moonlighter.

O jogo foi produzido pela Digital Sun, sendo esse o primeiro jogo deles, enquanto a publicação ficou a cargo da 11 Bit Studios, que trabalhou com jogos como This War of Mine e Children of Morta.

No geral, ele teve um lançamento somente digital em diversas plataformas, mas ele recebeu uma versão física pela Signature Edition, então pra aqueles que curtem colecionar, ainda tem chance de conseguir ele pra a sua estante.

Review baseado na versão para PS4. Código cedido pela 11 Bit Studios S.A.

Titulo: Moonlighter
Produtora: Digital Sun
Distribuidora: 11 Bit Studios S.A. / Merge Games
Gênero: Rogue-like / Ação / RPG / Simulação
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PC (Steam, GOG e Epic Games), Android e Iphone.
Mídia: Digital e Físico (Edição Limitada)
Textos: Português, Inglês, Italiano, Francês, Espanhol, Alemão, Polonês, Russo, Turco, Japonês, Coreano, Chinês Tradicional e Simplificado

História

Numa noite qualquer, numa região afastada da civilização, aparecem repentinamente masmorras misteriosas que levam a locais desconhecidos cheias de tesouros e perigos.

Curiosos e exploradores começaram a investigar essas novas masmorras e montaram uma vila próxima delas, que acabou recebendo o nome de Rynoka.

Depois de muitos acidentes, várias dessas masmorras foram fechadas para evitar novos incidentes, o que tornou a vida na vila bem difícil, mas Will da loja “Moonlighter” está decido em descobrir os segredos dessas masmorras e abrir a quinta porta que ninguém conseguiu abrir em todos os anos que elas estão ativas.

Gráficos

Pegou a referência?

O jogo é todo em pixel art, com bastante detalhes tanto nos personagens e cenários, o que vai agradar bastante quem curte esse estilo de arte.

Durante as explorações das masmorras não temos tanta variação de cenários, algo comum nos rogue-likes, mas pelo menos temos uma variedade razoável de inimigos pra enfrentarmos.

Áudio

As musicas do jogo são mais simples, mantendo um clima mais divertido na vila e um pouco mais misterioso nas masmorras, nada marque tanto assim, mas ainda mantém bem o a ideia de cada um dos temas das regiões exploradas.

Como já é de se esperar, o jogo não tem dublagem, mas isso não afeta em nada a diversão dele, só ponho pra deixar avisado aqueles que fazem questão disso nos jogos.

O próprio autor David Fenn disponibilizou a OST no Youtube. então aproveite para escuta-la enquanto termina de ler o review.

Jogabilidade

A mistura do rogue-like com gerenciamento de escola é inusitado mas bem interessante. Logo que você inicia uma nova partida, pode escolher a dificuldade (sim, não tem

o nível “fácil” e o difícil é o recomendado hahaahah).

Menu

O menu principal é bem direto e com várias opções e separações, mas não é acessível durante os combates. Vamos por partes:

  • Itens pessoais (linha superior – 5 espaços): Aqui seria o “local seguro” para manter itens importantes que você realmente quer manter, já que ao ser derrotado, os itens nessa parte não somem;
  • Mochila (local com 15 espaços): Aqui tem mais espaço para carregar itens, mas ao ser derrotado, todos os itens daqui somem;

Já na pagina do personagem, podemos equipar até 2 armas diferentes, além de armaduras e o pote de cura usado durante as batalhas.

Alguns itens são amaldiçoados (os que tem um símbolo extra no desenho) com uma variedade de efeitos, tal como só conseguir carrega-los nos cantos da mochila ou até mesmo destruir outro item do inventario quando retorna para a cidade, então precisa acertar bem os seus itens.

Por ultimo, também temos 3 pontos específicos:

  • Espelho mágico: Caso precise de dinheiro rápido durante uma exploração ou simplesmente esteja com o inventario lotado, jogue um item nele para receber dinheiro em troca;
  • Amuleto: Em troca de dinheiro, é possível escapar da masmorra, mas é só ida, precisando começar do 1º andar novamente e o valor gasto aumenta quanto mais fundo estiver na masmorra;
  • Artefato: Tem um funcionamento parecido com o Amuleto, deixando uma porta de retorno para o andar que estava no lado da loja, mas o valor gasto é bem maior que o usado no amuleto.

A aba da “Lista de Desejos” te ajuda a marcar os equipamentos que você deseja montar, marcando no inventário qualquer material para te facilitar a vida e não ficar perdido no que precisa.

No jogo tem passagem dos dias, mas nada da campanha depende dele. No calendário são marcados as datas dos pedidos que os seus clientes fizeram e os limites de tempo do bancário.

A ultima parte importante é a listagem de todos os itens já encontrados no jogo. Aqui separa tudo por aonde você encontra os itens e também guarda informações dos valores de venda dele e uma breve explicação sobre o item, você utilizara bastante essa parte enquanto estiver acertando os valores na loja.

Cidade

A cidade tem outras lojas além da sua e você utilizara bastante elas pra conseguir avançar na campanha, pode ter certeza disso.

No quadro de recados no centro da praça você pode tanto chamar outros vendedores para cidade, como também comprar as melhorias da sua loja pra expandir as suas operações capitalistas.

O ferreiro cria armas e armaduras a partir dos materiais adquiridos nas masmorras, além dum generoso pagamento em dinheiro, tem coisa bem cara ai. Tudo é dividido por categoria de equipamento pra facilitar a navegação.

Já na loja da bruxa temos acessos as poções que usaremos na exploração. É possível cria-las tanto por mistura de materiais, pagando um valor menor nelas, como comprar somente no dinheiro, mas o valor é bem maior assim.

Nela também é possível melhorar os seus equipamentos, deixando eles mais fortes e ajudando bastante na exploração, mas precisa desses cristais e uma quantidade razoável de dinheiro nesse procedimento.

O Varejista deveria ter o nome de “Ladrão“. Aqui ele vende qualquer item que você você já encontrou nas masmorras, mas o valor unitário deles são extremamente altos, só valendo a pena comprar coisas que você está com grande problema para encontrar novamente ou já está com uma quantidade enorme de dinheiro e não sabe o que fazer com ele.

O Ambulante vende itens decorativos de várias regiões para a sua loja, só que não são apenas cosméticos, eles oferecem bônus para a sua loja.

O Bancário é o único que realmente é influenciado pela passagem de tempo no jogo. No ultimo dia de cada semana você pode deixar um valor com ele para a aplicar nas ações.
Dai pra frente, a cada dia dentro da semana seguinte você pode acompanhar como está o andamento disso e retirar o dinheiro com ele, mas nem sempre o valor é positivo e caso não retire no ultimo dia, perde tudo, então cuidado.

Do lado da sua loja tem um campo aonde fica os seus familiares coletados durante a campanha. Cada um deles tem um poder diferente pra te ajudar na exploração, dai fica por conta do jogador decidir qual prefere.

“entrada das dungeons”

As entradas das masmorras são liberadas conforme avança na campanha e uma vez que entrar nelas, você só sai usando os itens de escapes, finalizando completamente elas ou morrendo.

Administrando a Loja

Auron: “This is your store” (tá, desculpe, vou tomar o meu remédio hahahah)

Durante o período da matutino do jogo, você pode abrir a sua loja pra vender os itens encontrados na masmorra e lucrar com todo o seu esforço. Ao decidir abri-la, os consumidores começam a entrar e o tempo começa avançar até o fechamento da loja (você pode fecha-la a qualquer momento).
O tamanho dela e o que tem disponível varia das melhorias que você faz nela.

Em cada prateleira você pode colocar os itens e acertar o preço que quiser neles. Os tipos de prateleiras variam também, tendo umas que chamam mais atenção dos consumidores ou servem pra colocar itens com desconto.

“Estou apenas olhando” ou “Na volta eu compro”

Conforme os consumidores olham os itens a venda, aparece as reações deles que indicam se o preço colocado está muito baixo, num valor ideal ou até muito alto. Essas reações são salvas no livro pra te ajudar nas vendas e dependendo da procura, podemos variar um pouco os valores pra facilitar a venda ou lucrar um pouco mais.

As vezes aparecem consumidores que encomendam itens e pedem pra reserva-los até certa data, sendo essas as missões paralelas do jogo. Caso aceite o pedido, eles retornam quando abrir a loja no dia agendado pra pega-los e geralmente esses pedidos pagam bem mais do que se fosse vender normalmente.

Qualquer ação de roubo aparece o balão de ação mostrando que precisa fazer.

Vender tem os seus riscos, como ladrões e outras pertubações na loja, precisando agir rapidamente para não perder itens ou dinheiro.

Os enfeites comprados são utilizados para adicionar bônus para a sua loja, como aumentar o lucro das vendas ou diminuir a incidência de ladrões. Conforme melhora a loja, mais enfeites consegue colocar.

Depois de um certo ponto, uma assistente começa a trabalhar na sua loja. Caso queira explorar a masmorra no período matutino, você pode deixar ela cuidando da loja e vender os itens, mas cobrará 30% do valor total e não tem como acertar os valores unitários dos itens.

E por ultimo, na hora de concluir as vendas, os consumidores formam uma fila no caixa e você precisa atende-los, mas seja rápido, caso demore demais eles começam a sair da loja COM O ITEM que iriam comprar.

No final do dia, aparece um resumo com todas as suas vendas, junto com possíveis perdas por roubos e vários outros detalhes para controle geral para a sua loja.

Exploração

A navegação e combates nas masmorras lembra bastante os jogos mais antigos da série Zelda, tendo uma visão por cima enquanto desbrava os labirintos. Enquanto tiver inimigo na sala, não é possível abrir o menu, impossibilitando o uso de poções por ali ou organizar o seu inventário.

Como é de se esperar de um rogue-like, cada vez que você entra na masmorra o mapa é diferente e vai completando conforme explora. Só tome cuidado, o jogo não pausa só de abrir o mapa do andar.

Os baús encontrados na exploração pode ser utilizador para guardar itens pro caso de você escapar da masmorra usando o artefato, pois quando você retorna para a masmorra usando a porta mágica aberta por ele, retorna para o mesmo labirinto que estava, não para um aleatório.

Dentro das masmorras tem uma grande quantidade de inimigos e armadilhas, além de até locais escondidos, então você precisa se adaptar rápido e prestar bastante atenção nos detalhes rápidos que aparecem nas salas.

Perto das salas dos chefes dos andares tem essa fonte aonde você consegue curar o Will, mas não ache que a cura é infinita, geralmente consegue curar todo o HP pelo menos uma vezes.

Cuidado pra não demorar muito nas explorações, pois o Andarilho pode aparecer e atrapalhar toda a jornada. Além dele ser invencível, ele prioriza roubar os itens da sala (tal como os baus ou itens derrubados pelos inimigos), pra depois atacar o Will.

No final de cada exploração, independente de morrer, escapar ou termina-la, temos um resumo do que ocorreu, como quantos inimigos matamos, quantidade de baús abertos e também os resultados causados pelas maldições dos itens.

Extras

Ao finalizar o jogo, libera o New Game +, que segue mais o padrão dos jogos “souls-like”, aumentando drasticamente a dificuldade e danos, mas pelo menos os equipamentos padrões do jogo também recebem um melhoria pra balancear isso, além de itens específicos que aparecem somente nesse modo.

DLC “Between Dimensions”

O jogo tem uma DLC paga, aonde o seu conteúdo principal é liberado depois que você finaliza o jogo, com uma nova área para explorar, itens, atualizações e inimigos exclusivos para essa parte e outras mecânicas.

Uma das novas mecânicas é a criação de itens com o Alquimista do Lodo durante a exploração da nova masmorra usando o lodo verde encontrado nela.

E outra adição é a possibilidade de trocar certos itens normais por uns exclusivos dessa parte, isso tanto numa loja especifica pra isso como com alguns clientes que aparecem na sua loja.

Conquistas

Enquanto o jogo não é muito complicado de fechar depois que se acostuma com a jogabilidade dele, a lista de conquista é bem trabalhosa, tanto no grind de materiais e dinheiro como também necessitando de bastante habilidade para derrotar os chefes principais sem tomar dano. Entre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
Savage!Derrotar um total de 10 mil inimigos
Perfect NajaDerrotar o chefe Naja sem receber dano
JanitorDerrotar todos os chefes principais usando a vassoura como ultimo ataque

A DLC “Between Dimension” tem um set de conquistas próprio, menos trabalhosa que a principal, mas ainda requer um pouco de grind e exploração pra conclui-la. Entre as mais trabalhosas temos:

ConquistaDescrição
Trick Weapon CollectorPegar todas s Permanent Trick Weapons com o Alqunmista do Lodo
A Bigger FamilyPegar todos os familiares da DLC

Conclusão

Moonlighter traz um rogue-like com uma boa jogabilidade e uma mistura inusitada com simulador de loja.

Os gráficos em pixel arts são muito bonitos e detalhados, com uma ótima movimentação dos sprites do personagem e dos inimigos.

As musicas, apesar de serem um pouco mais simples, mantém bem o clima de mistério das masmorras e o mais alegre da vila.

A divisão da jogabilidade entre as explorações e da loja ficou gostosa, com um desafio razoável em ambos sem ser injusto.

A DLC dele traz um bom conteúdo extra pra exploração e para a loja em geral, sendo uma daquelas que vale bem a pena pegar e curtir umas horas extras nele.

No geral, se você gosta de exploração no estilo dos Zeldas mais antigos e um bom desafio, vá em frente com esse jogo, não vai se arrepender.

Deixe uma resposta