Review / Tutorial: Fuga: Melodies of Steel 2

Ola, aqui é o Pena e hoje temos um retorno nostálgico na terra de Gasco com o Fuga: Melodies of Steel 2.

Assim como o primeiro jogo, ele foi produzido e publicado pela CyberConnect2, que também trabalham em diversos jogos de séries de animes, como todos da série “.//Hack” e vários da série Dragon Ball, Naruto e JoJo.

Temos um review do primeiro jogo aqui no site, você encontra ele aqui

Titulo: Fuga: Melodies of Steel 2
Produtora: CyberConnect2
Distribuidora: CyberConnect2
Gênero: RPG por turno / Estratégia
Plataformas:
PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X, Xbox One e PC (Steam e Epic Games)
Mídia: Digital
Textos: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Japonês, Chinês Tradicional e Simplificado
Dublagem: Japonês e Francês

Atualizado dia 20/06/2023: Segundo informações da própria CyberConnect2, o jogo terá suporte nos idiomas Português (Brasileiro), Alemão, Russo, Espanhol (América Latina) e Coreano em update posterior.

História

O jogo ocorre 1 ano depois dos ocorridos do primeiro jogo, aonde o continente voador de Gasco foi quebrado em vários pedaços depois da guerra, mas pelo menos entraram num acordo de paz com o império Berman.

As crianças foram chamadas para a nova capital e ao chegar lá deparam-se com o Taranis, o tanque gigante que elas usaram durante a guerra praticamente pronto para uso novamente devido a autorreparação dele, mas ninguém conseguia entrar nele. Ao chegarem lá, o tanque reage e abre as portas para as crianças, só que um pouco depois, ele tranca o seu acesso com algumas delas e inicia um ataque descontrolado pela cidade.

Como que por ironia, Tarascus, o tanque chefe usado durante a guerra também foi restaurado e como ultimo recurso, as crianças que não ficaram presas, lideradas por Malt, correm atrás do Taranis para impedi-lo e resgatar os seus amigos.

A história segue mais ou menos o mesmo curso do jogo anterior, pegando pesado no sofrimento que as crianças passam devido aos combates e fica mais pessoal devido a alguns pontos que eu não vou comentar aqui só pra deixar você curioso.

Gráficos

Ainda utilizando o Unreal Engine, o jogo traz gráficos em 3D que puxam um pouco para o cell-shading e com um estilo mais infantil, que combina bem com o proposto da franquia, com bastante detalhes nos cenários, personagens e inimigos, esses tendo alguns novos durante a campanha geral.

Isso sem contar as diversas artes em 2D que temos durante toda a campanha, ilustrando bem os pontos mais importantes da história. Na divisão de capítulos também temos novas artes com artistas convidados ilustrando essas partes nos seus estilos próprios. 

Áudio

Basicamente ele utiliza as mesmas musicas que tínhamos no primeiro jogo, que pelo menos são bem gostosas de ouvir e traz um clima nostálgico na partida, mas ter mais musica novas daria uma ar novo para a partida.

Como a OST dele está no Spotify, segue ela pra você curtir enquanto termina de ler o post. 

Seguindo o mesmo padrão do primeiro jogo e da série em si, a língua oficial falada é Francês, tendo dublagem nela e em Japonês. Eu mantive a dublagem em japonês e segue alguns dos dubladores dessa versão:

  • Ayumu Murase: Dublador do Malt, faz o Tristan do The Seven Deadly Sins e Ginro do Dr. Stone;
  • Mami Fujita: Dubladora da Vanile, faz a Jackie do Eternal Return e a June do The Last Kids on Earth;
  • Yuichi Iguchi: Dublador do Britz, faz o Sariel do The Devil is a Part-Timer e o Mumba do Xenoblade Chornicles 3;
  • Hina Kino: Dubladora da Mei, faz a Linel na série Sword Art Online e a Lilly do jogo Crymachina, que está em produção. 

Jogabilidade

Tem uns retrospecto do primeiro jogo, apenas em imagens para relembrar os ocorridos.

Sendo uma continuação direta e usando a mesma engine, boa parte desse jogo usa as mecânicas que tínhamos no primeiro, então boa parte das explicações usam a mesma base do post anterior, mas deixarei especificado quando é algo novo.

AVISO IMPORTANTE: Certas mecânicas do jogo eu vou omitir para evitar spoilers, já que novos detalhes são adicionados conforme a campanha avança que é diretamente influenciada pelo ponto que você está no jogo.

Menu

O menu principal é basicamente para o jogador ter as informações necessárias para criar as suas estratégias, já que não temos acesso a customização de nada a partir daqui.

Na primeira interface temos:

  • Status: Acessa o menu principal dos seus personagens e do tanque;
  • Items: Mostra o seu inventário geral;
  • Library: Entre no menu com diversas informações gerais do jogo;
  • Options: acessa o menu de configurações básicas do jogo;
  • Return to Title: Retorna pro menu inicial e cria um save temporário. Essa save é apagado ao realizar o load dele.

Status

A área de “Status” tem algumas separações. A primeira é a de “Characters“, aonde temos todas as informações das crianças, mostrando qual o tipo de arma que ela comanda, as habilidades do “Hero Mode” e também a de auxilio dela.

Já em “Affinity” mostra o nível de amizade que cada criança tem com as outras, como também as técnicas de suporte delas. Muitas batalhas você precisa montar uma boa estratégia baseado nessas informações.

Na seção “Tarascus” temos uma visão geral de como o tanque está, como todos os níveis das instalações dele e das armas, é mais para controle pois não conseguimos alterar nada aqui.

Na nova seçãoJudgment” temos as informações do nível atual das suas opções e as técnicas liberadas por elas.

Items

Aqui é somente visualização dos itens que você tem no inventário para o seu controle, sendo que ele tem uma divisão por categorias para facilitar a navegação dele.

Library

Assim como tínhamos no primeiro jogo, a área “Library” contém diversas subseções como as informações gerais que da campanha e outros detalhes que são liberados aos poucos, mas como tem bastante informação que pode conter spoilers, deixo para você navegar aqui por conta quando estiver jogando, afinal é mais interessante ver essas informações como novidade.

Um ponto final é que o jogo usa SOMENTE saves automáticos, não existe um save manual permanente, mas ao retornar a tela titulo, é possível salvar aonde está na partida para retornar posteriormente, tendo o cuidado que assim que carregar esse save ele é apagado permanentemente, então cuidado.

Cidades

Antes de explorar cada novo capitulo, paramos numa cidade para abastecer e entender como anda as coisas na região, podendo conversar com os habitantes locais e passar nas lojas. Agora temos mais divisões de locais e NPCs para interagirmos, mas no geral continua a mesma coisa que tínhamos no jogo anterior.

Agora alguns habitantes tem conversas que te permite responder e que afetam a balança de julgamento do Malt, sendo que essas respostas que balanceiam a aquisição das técnicas que vimos na seção “Judgment”. Outros também podem te vender um “pacote surpresa”, caso esteja precisando de materiais ou outros itens.

Como a guerra acabou no jogo anterior, o uso de dinheiro retornou para as lojas, então dessa vez não precisa segurar itens antigos para trocar por itens novos, basta vender ou usar o dinheiro que já tinha para adquirir os itens novos. Na hora da venda, caso tenha algum item no inventário que a única serventia seja vender, tem a opção de vender tudo de uma vez.

Também é possível verificar os itens que você precisa nas melhorias, assim não compra materiais desnecessariamente.

O avanço durante os capítulos

A navegação dos campos de batalha segue o mesmo padrão do 1° jogo, com uma movimentação por casas como se fosse um jogo de tabuleiro, aonde cada ícone no caminho identifica se teremos uma batalha, itens ou outros eventos. Agora é possível acelerar a movimentação entre as casas pra adiantar a vida do jogador.

Vou usar o mesmo padrão que tinha feito no primeiro review, mas os novos eventos eu deixarei marcados.

ÍconeDescrição

Início
Ponto de partida do capítulo

Fim
Ponto final do capitulo aonde tem o chefe

Batalha Normal
Início de batalha normal. O numero no topo mostra quantas batalhas sequenciais tem nesse ponto.

Batalha Elite
Início de batalha elite, que tem inimigos bem mais fortes. O numero no topo mostra quantas batalhas sequenciais tem nesse ponto.

Cura HP
Ao passar nesse ponto, Tarascus recupera um pouco de HP. Pontos com um sinal de positivo (+) recuperam mais HP.

Cura SP
Ao passar nesse ponto, Tarascus recupera um pouco de SP. Pontos com um sinal de positivo (+) recuperam mais SP.

Cura
HP & SP
Ao passar nesse ponto, Tarascus recupera um pouco de HP e SP. Pontos com um sinal de positivo (+) recuperam mais HP e SP.

Item
Ao passar nesse ponto, você recebe alguns itens. Pontos com um sinal de positivo (+) tem itens mais raros

Descanso
Ao chegar nesse ponto, o jogo salva automaticamente e entra no Intermission.

Exploração
Ao chegar nesse ponto, você encontra uma ruína e pode explora-la.

Bifurcação
Ponto de decisão de caminho

União
Ponto de unificação de caminhos paralelos num único ponto

Encontros
com NPCs
Locais aonde encontramos algum personagem, podendo trocar itens com eles ou alguma outra ação

Serviço Aéreo
Pontos aonde dirigíveis concedem diversos serviços

Ponto de Aterrizagem
Locais aonde os dirigíveis podem aterrissar de seu tanque com dos seus serviços

Ponto Vazio
Locais aonde podemos colocar suprimentos extras para o tanque pelos serviços dos dirigíveis

Assim como anteriormente, existem pontos aonde temos escolhas de rota, que variam significantemente de dificuldade, mas também como recompensas variadas.

Uma das novas adições dessa parte são os serviços de dirigíveis. Aqui temos dois serviços bem distintos, sendo o primeiro de loja, que dá acesso e compra e venda de itens gerais do jogo, sendo que o disponível aqui é relativo ao capitulo que nos encontramos.

O segundo são os serviços especiais deles, que tem 3 vertentes:

  • Supplies: Aqui você pode comprar um tipo de suprimento e colocar no ponto de descarga de material no caminho, variando entre os de recuperação de HP, de SP e de ambos;
  • Air Raid: Com esse serviço você pode destruir alguns ícones de batalhas específicos para evita-las, ganhando um pouco de experiência e deixando algum item no local que você pode pegar caso passe pelo caminho;
  • Transport: Aqui eles te transportam para alguns pontos específicos do mapa, sendo que algumas vezes é antes de uma bifurcação que você já passou, podendo seguir por outro caminho e pegar os itens e batalhas dessa parte.

Alguns pontos de aterrissagem não estão disponíveis na primeira partida, não precisa quebrar a cabeça tentando entender alguma maneira de desbloqueá-las.

Explorando o interior do Tarascus (Intermission)

Ironizando os ocorridos do 1º jogo, o Tarascus tem a mesma estrutura do Taranis, dividido por setores diversos aonde encontramos as crianças e usamos as dependências dele para melhora-lo e sobreviver as batalhas.

No início de cada “Intermission” recebemos 20 AP para usarmos nos diversos locais que tempos dentro do tanque ou interagir com as crianças.

Você pode controlar qualquer um dos personagens diretamente nesse ponto e como cada interação aqui gera experiência, você pode concentrar a evolução em alguém ou dividir entre os personagens que precisam.

Conversar com os personagens faz com que a amizade deles aumentem, que afeta diretamente as habilidades de suporte entre as duplas durante os combates, além de desbloquear algumas interações extras.

As conversas também servem para alegras as crianças que estão deprimidas , retirando esse status negativo, além de claro melhorar a amizade entre elas.

Toda vez que entramos no “Interminssion“, as crianças querem fazer algo (que é selecionado aleatoriamente) e realizar essas ações deixam elas mais entusiasmadas para o combate, liberando o “Hero Mode” para esses personagens durante o capitulo. Agora também tem um extra nisso, caso complete pelo menos 5 desses pedidos, todos recebem uma boa quantidade de experiência.

Instalações do Tarascus

Com exceção do “Observatory” que retiraram uma das opções, as instalações do Tarascus são as mesmas que vimos no Taranis, podendo melhora-las utilizando materiais adquiridos nos cenários e batalhas.

Uma mudança que veio muito bem vinda é que agora não existe a possibilidade de falha na hora das interações com as instalações, mas ainda existe a possibilidade de ter um “acerto critico” e gastar menos materiais nas ações.

Workshop

No “Workshop” podemos melhorar as armas, armadura e reator do Tarascus, preparando-se para as diversas batalhas que encontramos na campanha. Qualquer interação para melhorar alguma parte gasta 2AP.

Cooking

Caso você tenha os ingredientes necessários, é possível gastar 3AP para preparar uma das diversas comidas disponíveis do jogo. cada uma delas dão bônus variados para os combates e ficam ativas até a próxima “Intermission“.

Scrap Fishing

No Scrap Fishing gastamos 3AP e temos a possibilidade de pegar itens necessários para a melhoria do Tarascus ou para venda, tendo alguns detalhes:

  • Linha: quanto melhor for a linha, mais itens conseguimos pegar numa única tentativa, sendo que os ícones cheios representam quantos itens temos garantidos e as semitransparente que apenas temos chance de conseguir;
  • Dificuldade: Quanto maior a dificuldade, melhores são os itens que podemos pegar, mas diminui a chance de pegar itens extras.

Farm & Animal Shed

Nesse jogo plantar e cuida dos animais são dois pontos diferentes, mas no geral tem a mesma função de preparar algum tipo de ingrediente ou o item para quando iniciar a próxima “Intermission” receber esses itens. O preparo delas gasta 1AP, mas recolhe-los não há gasto nenhum (recebidos assim que entra no tanque).

Rest

A opção de dormir gasta 5AP. Aqui qualquer criança que descansa ganha experiência e se estava machucada, se recupera e fica pronta para combate.

Exploration

Conforme avança na campanha, você encontra ruínas que pode ser re-exploradas diversas vezes para adquirir materiais necessários para melhorar o tanque. Iniciar uma exploração a parte do “Intermission” gasta 5AP e você só pode mandar crianças que estejam bem de saúde.

Laundry

Assim como no jogo anterior, geralmente antes do chefe do capitulo é possível lavar a roupa suja. A dupla que participar dessa ação ganha bastante amizade e não há gasto de AP aqui, mas em compensação é uma atividade que aparece pouco na campanha.

Exploração

Ao entrar numa das explorações, você tem controle direto de uma das crianças para investigar as ruínas com um objetivo final de encontrar a chave e abrir o baú para finalizar essa parte.

Apesar de ter uma certa ação nesse ponto, aqui seria mais um grande puzzle aonde você precisa sobreviver a monstros e armadilhas, além de abrir caminho nos obstáculos para encontrar os tesouros dessas ruínas. As crianças carregam uma arma de brinquedo e encontramos balas na exploração, usada pra atacar os monstros e destruir algumas paredes.

Você encontrará 2 tipos de itens nas ruínas:

  • Vermelhos: esses são as balas para a arma de brinquedo das crianças;
  • Azuis: materiais para melhorar o tanque.

Uma das novidades aqui é o acréscimo desses cristais elementais de fogo e eletricidade. Ao utiliza-los, o próximo tiro utiliza seu elemento, podendo ativar certas dispositivos ou queimar plantas que te atrapalham na exploração, o que adiciona mais elementos de puzzle.

No final da exploração, as crianças que participaram recebem experiência e um bônus nela dependendo de como foi a aventura, então tente sempre fazer tudo lá. 

Batalhas

O estilo da batalha também é o mesmo que tínhamos no 1º jogo, sempre que encontramos um ícone de batalha no mapa, inicia o combate mostrando quantas ondas de inimigos enfrentaremos.

A sequencia dos turnos são mostradas no topo da tela, sendo que quem estiver no ponto mais a esquerda é quem atacará. Entre os comandos básicos temos:

  • Attack: Utiliza o ataque base da criança, que tem dano, quantidade de acertos e até mesmo atraso para o próximo ataque variado entre elas;
  • Skill: Acessa a lista de técnicas da criança. Enquanto algumas aparecem entre outras crianças, no geral elas são específicas de cada personagem;
  • Defend: Aciona o escudo do tanque e diminui danos por 2 turnos;
  • Items: Utiliza os itens consumíveis do seu inventário.

Ao entrar um turno dos seus personagens, você tem a possibilidade de trocar os atacantes e suporte para adequar-se as diversas situações da batalha. Vale lembrar que ao realizar uma troca, por menor que seja, é necessário aguardar 3 turnos seus para realizar uma próxima troca. Colocando um personagem em suporte, ele não ataca diretamente no combate, mas ativa um bônus para o atacante, podendo aumentar a velocidade, mira, entre outros efeitos.

Cada uma das crianças utilizam um tipo específico de arma do Tarascus, sendo esse tipo fixo para cada um deles. Como cada arma tem um símbolo e aqui utiliza a mesma mecânica do 1° jogo, segue a tabela que eu coloquei no review anterior:


Metralhadora
Atira três vezes, tem uma boa mira, mas causa pouco dano.

LançaGranada
Apenas um tiro, tem dano e mira medianas.

Canhão
Também tem um único tiro por uso, é o mais forte mas tem a menor mira das três armas.

O sistema de atraso continua ativo nesse jogo, aonde os inimigos tem fraquezas marcadas pelos relógios coloridos, aonde você precisa acertar um ataque com o tipo de arma de mesma cor para afeta-los, independente de ser uma ataque normal ou um especial. Assim que toda as fraquezas são acertadas, o inimigo sofre um atraso no seu turno mas fica invencível a um novo atraso até ter o seu turno.

A amizade entre as crianças serve para ativar os ataques em dupla, precisando estar pelo menos no nível 2 de amizade para ter acesso a esse ataque. A barra carrega a cada ataque que a dupla realiza e continua no mesmo ponto mesmo quando trocar a dulpa (dentro do mesmo capitulo) e o efeito especial do ataque varia dependendo de quem está no suporte.

Caso deixe as crianças felizes durante o “Intermission“, conforme elas atacam carregam o “Hero Mode” delas que, ao ativar, duram por 5 turnos que ela agiu, então enquanto ela não atacar, mesmo que acabe a batalha ou troque a dupla, ela continua ativa até o próximo “Intermission“.

O número dentro do símbolo de escudo que os inimigos tem na barra de HP representa uma defesa deles, que diminui o dano recebido dos ataques. Existem ataques e itens que reduzem esse valor, só precisa acerta a estratégia nesses momentos.

Um ponto novo no jogo é o uso das técnicas de Jugdment, sendo que elas podem ativar aleatoriamente a cada turno se os requisitos delas estejam ativas, como ter menos de 1/3 de SP, por exemplo.

Outra novidade é o uso do canhão Managarm. Ele pode ser utilizado apenas 1 vez por batalha, causando um grande dano aos inimigos ao custo de deixar uma criança escolhida incapacitada de continuar o combate (mas ela não morre, basta dormir no “Intermission” que ela retorna ao combate).

Outra penalidade é que você não recebe experiência da batalha ao utiliza-lo.

Depois de um certo ponto você tem acesso ao Soul Cannon, a arma mais apelona do jogo. Enquanto ela destrói qualquer inimigo no seu caminho, ela sacrifica uma das crianças, perdendo ela permanentemente pelo resto da partida.
O que muda aqui é que, enquanto no primeiro jogo você que decidia se usaria ou não, aqui quando o HP do tanque abaixa muito, ele entra no sistema de auto-defesa, selecionando aleatoriamente uma das crianças, que fica impossibilitada de atacar durante a batalha, e inicia uma contagem regressiva para o uso do canhão. Para evitar o disparo, finalize a batalha o quanto antes (isso aumenta bem a tensão durante as batalhas, ficou excelente na minha opinião).

Dependendo de como foi a batalha, você recebe um rank que multiplica a experiência adquirida. O bom aqui é que mesmo as crianças que não participaram ativamente na batalha também evoluem. Qualquer aumento do nível de amizade também é mostrada aqui.

Por ultimo, caso peca uma batalha, você pode retornar do ultimo “Intermission“, podendo ser ANTES das suas ações ali e mudar as suas estratégias ou depois e seguir com o mesmo padrão que você usou anteriormente.

Extras

Caso você ainda tenha o save do jogo anterior no aparelho e tenha alcançado certos objetivos, como finaliza-lo com todas as crianças vivas, você recebe alguns pequenos bônus, como as roupas do primeiro jogo e outro itens pra te ajudar no inicio da campanha.

Ao finalizar o jogo, você libera o New Game +, que pode ser utilizado em outro slot para manter a sua partida anterior. Aqui você mantém todos os upgrades, nível doas crianças e de amizade, o que já adianta bastante na nova empreitada.

PS: dependendo do final que você conseguiu, é possivel reiniciar o jogo direto do capítulo 7 com todas as crianças vivas, o que acelera bastante o processo.

Entre as novidades que aparecem no NG+, temos a liberação das rotas em amarelo, que são as mais difíceis para desafiar o pessoal nessa nova partida e alguns itens extras nas lojas que te facilita evoluir os personagens e outros bônus.

DLCs

O jogo tem um pacote de DLCs e o Deluxe Edition, que acrescentam alguns detalhes para a jogatina. O pacote completo contem:

  • Livro de Arte Digital (80 paginas);
  • Soundtrack Digital (15 musicas);
  • Roupas de dormur para todos os personagens;
  • 1 Dummy Energy para o Managarm (permite o uso do Managarm 1 vez sem penalidades);
  • 1 Dummy Soul para o Soul Cannon (permite o uso do Soul Cannon 1 vez sem penalidades);
  • Alguns itens extras para ajuda o inicio do jogo.

Conquistas

Seguindo o mesmo padrão do jogo anterior, ele não é extremamente difícil se você tem costume com jogos de estratégia e RPG, mas pra completar a lista de conquistas dele você precisa jogar o NG+ para conseguir completar certos desafios que são impossíveis numa unica partida. Entre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
Perfect HarmonyFinalizar o jogo com todas as crianças vivas
Expert TeamEvoluir todas as crianças ao nível 50
Shared DestinyAlcançar nível 10 de relacionamento com 30 pares
Experienced LeaderAprender 4 técnicas de lider da mesma categoria

Conclusão

Fuga: Melodies of Steel 2 mantém o mesmo ritmo do primeiro jogo, trazendo uma nova história, balanceando certos pontos e trazendo novas mecânicas para o que já conhecemos.

Usando a Unreal Engine, ele traz gráficos muito bonitos que misturam um estilo anime com o 3D que lembra um pouco o cell-shading, com uma variação razoável nos novos inimigos e nos cenários.

As musicas continuam no mesmo estilo, misturando orquestras com cantigas durante vários pontos da campanha além de uma boa variação de musicas nos pontos de batalhas e eventos mais tristes da história.

A jogabilidade continua praticamente a mesma que tivemos no primeiro jogo, adicionando novas mecânicas para os combates e interações nas cidades, além de acertar certos para equilibrar um pouco a partida, mas continua bem desafiador, principalmente nos chefes.

No geral, caso tenha gostado do primeiro jogo ou curta jogos de estratégia, Fuga 2 é uma boa pedida, com uma boa jogabilidade e uma história interessante que não se arrasta muito, tendo um bom desenvolvimento.

Deixe uma resposta