
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Koei Tecmo (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Koei Tecmo
Produtora: Team Ninja
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2023

Wo Long: Fallen Dynasty é um RPG de ação souslike passado na China antiga, durante o Período dos Três Reinos, uma era dominada por monstros e a busca pelo poder do Elixir.
DINASTIA HAN E O PERÍODO DOS TRÊS REINOS
O Romance dos Três Reinos é um épico literário chinês, escritor no século XIV por Luo Guanzhong.
Um romance histórico que relata a queda da Dinastia Han e a subsequente fragmentação do território chinês entre três reinos (Wei, Wu e Shu) e as disputas internas por poder.

Governada pelo clã Liu, a Dinastia Han sucedeu a Dinastia Qin, tendo início em 206 a.C. e seu fim em 220 d.C.
Um período onde a China tornou-se oficialmente confucionista e desenvolveu-se consideravelmente nos campos da agricultura, comércio e artesanato, tendo uma explosão populacional.
Foi na Dinastia Han que o poder político e cultural estendeu-se, com expansões sobre a Coreia, Mongólia, Vietnã e parte da Ásia Central.

Ante à corrupção governamental (especialmente dos eunucos) e subsequentes investidas mongóis e turcas, a Dinastia Han enfraqueceu-se e ruiu.
No governo do imperador Lingdi, o líder espiritual/feiticeiro Zhang Jiao inicou a Revolta dos Turbantes Amarelos, junto de seus irmãos Zhang Bao e Zhang Liang.
Zhang Jiao foi um médico taoísta nomeado à corte; auto intitulando-se Grande Mestre, deu início à ordem religiosa/culto Caminho do Céu.

Com a supressão da rebelião por He Jin (após a morte de Lingdi), este instaurou o jovem Shao como imperador e tomou controle do governo central.
Temendo o poder e a ambição de He Jin, o Grupo dos Dez Eunucos (na verdade doze) assassinou o general.
Em retaliação, os aliados de He Jin invadiram o palácio imperial e mataram indiscriminadamente; em meio ao caos da batalha, o jovem imperador Shao e seu meio-irmão Xiandi desapareceram.

Posteriormente encontrados por soldados de Dong Zhuo, que utilizou o pretexto de proteger o imperador para instalar-se no palácio, Shao logo foi deposto e substituído por Xiandi, um imperador facilmente controlável.
Dong Zhuo tornou-se rapidamente um tirano, perseguindo inimigos políticos e oprimindo a população, monopolizando o poder estatal.
Em uma tentativa de atentado contra sua vida, Cao Cao falhou e teve de escapar da corte imperial, posteriormente reunindo uma coalizão de dezoito oficiais, liderados por Yuan Shao, para marchar contra Dong Zhuo e destituí-lo, mas este contava com um poderoso aliado: Lu Bu.

O TAOÍSTA DE PRETO E O JOVEM VENDADO
Após um ataque, o protagonista sem nome salva um jovem vendado, mas acaba morrendo no processo. Entretanto, retorna à vida graças a um talismã que carregava, imbuído de Qi (também chamado de Chi, a energia espiritual).


Uma onda de caos espalha-se pela China, pois o obscuro Taoísta de Preto está canalizando Qi negativo no Elixir, uma energia capaz de corromper seres e imbuí-los de força sobrehumana, transformando-os em monstros no processo.


Distribuindo o Elixir entre seus soldados, Zhang Jiao inicia a Revolta dos Turbantes Amarelos, agora potencializada pelas monstruosidades entre suas fileiras, incluindo o próprio líder da seita e seus irmãos.
O protagonista inicia uma jornada para derrotar as criaturas dominadas pelo Qi maligno e o Taoísta de Preto.
As identidades do Taoísta e do Jovem Vendado serão reveladas em momento mais avançado do jogo, sendo ambos figuras históricas conhecidas da China antiga.
A ARTE DE DEFLETIR
Wo Long possui um combate rápido, semelhante a Nioh (também da Team Ninja), mas com uma fluidez ainda melhor, quase como uma dança.
A deflexão é a principal diferença do título em relação ao seu “antecessor espiritual”: apertando Círculo e um dos lados do direcional no momento certo, você desvia o ataque do adversário, desequilibrando-o. Contra ataques mais fortes (quando o inimigo fica vermelho), você quebra sua posição e o deixa vulnerável por alguns segundos, momento em que pode atacar com Triângulo para causar mais dano.

Obviamente, pela natureza “soulslike” do título, o ideal é combater sempre um inimigo por vez. Então o avanço lento para não ser surpreendido e o uso de stealth para matar pelas costas (ou reduzir a vida do inimigo desta forma) é sempre uma boa tática.


Acertar inimigos com flechas, lâminas de arremesso, potes com fogo ou mesmo magias também é uma técnica para reduzir as fileiras de inimigos ou atraí-los individualmente.
Não se engane, enfrentar múltiplos inimigos dificilmente trará uma boa chance de vitória.
Especialmente perigoso se mostra o lock-on, que pode mudar de personagem durante o combate, principalmente quando os inimigos se movem rapidamente. Nestas situações, pode ser mais interessante não travar a mira em nenhum dos adversários.


As magias são baseadas nos cinco elementos do Taoísmo (e da medicina tradicional chinesa): Terra, Metal, Água, Madeira e Fogo.
Ao obter Qi genuíno, seja derrotando inimigos ou consumindo através de itens, você sobe o nível do seu personagem nas Bandeiras de batalha, que servem de checkpoint.
Cada um dos elementos afeta de maneira diferente o personagem e como ele agirá em combate, além de dar acesso às magias de seu elemento.


É também nas Bandeiras de Batalha que é possível selecionar a Fera Divina.
Animais espirituais imbuídos do poder de um dos elementos, eles possuem diferentes habilidades: alguns atacam, outros são defensivos e/ou curam o personagem, além de também afetarem os bônus recebidos, como o uso de Artes Marciais ou Magia, por exemplo.

ALIANÇAS E MORAL
Conforme avança pelas batalhas, o protagonista faz uma série de aliados, sendo alguns deles disponíveis para ajudá-lo nas missões.
Em muitos casos, há um ou dois aliados nas missões principais que automaticamente acompanharão o jogador, mas também é possível convocar sua presença nas Bandeiras de Batalha, na aba Reforços.


Cada aliado possui diferentes atributos, que podem beneficiar o jogador, especialmente quando fortes contra o elemento dos chefes.
Ao serem constantemente utilizados em batalha, o nível de laços entre o protagonista e os aliados aumenta; há também correlações entre alguns aliados. É possível encorajar aliados para melhorar temporariamente seus status.
Desta forma, embora haja também o modo cooperativo com outros jogadores, é possível contar com ajuda da máquina, caso você seja um jogador solitário.


Semelhante aos jogos musou da Koei Tecmo, aqui também existe um sistema de moral, definido pelo número de inimigos abatidos, uso de Artes Marciais e golpes fatais.
O sistema de moral inicia-se sempre em 0 para cada mapa e pode ser reduzido caso você seja derrotado.
Quanto maior a sua moral em relação à do inimigo, melhores serão seus status em relação a ele.


Além das já citadas Bandeiras de Batalha, que servem como checkpoint, reabastecimento de itens e demais funções, há também as Bandeiras de Marcação, que servem para aumentar o nível de Destemor.
Ao contrário da Moral, o Destemor nunca reduz no mapa em questão, subindo duas vezes nas Bandeiras de Batalha e uma vez nas Bandeiras de Marcação.
EQUIPAMENTOS
Há quatro tipos de peças de armadura/roupa: cabeça, braços, tronco e pernas.
Obtidas através da derrota de inimigos comuns, achando em baús ou locais escondidos, após a derrota de chefes ou obtidos com pontos de distinção.
As armaduras e roupas podem ser melhoradas através da ferreira Zhu Xia, com o uso de materiais como metais e couro de diferentes níveis.


Além disto, podem ser imbuídas com bônus específicos, como resistência a certos elementos, maior dano causado, etc., através do uso de essência de joias, componente este encontrado e também obtido ao desmontar peças.


As armas também podem podem ser modificadas e imbuídas, seguindo as mesmas condições.
Dentre as armas melee temos espadas, sabres curvos, alabardas, lanças e machados, entre outras; variações duplas podem ser encontradas.


Ao imbuir de efeitos elementais, lembre-se de sempre combinar com os seus status de evolução e magia, para um melhor aproveitamento.
As modificações podem ser feitas conforme Zhu Xia aparece em alguns mapas ou na Vila Oculta, que funciona como um HUB central, onde também localiza-se Zuo Ci, que pode trocar os pontos de distinção habilitar a opção de redistribuir sua experiência.
Normalmente não sou fã de modificar buildings, mas em Wo Long isso é bem importante, especialmente quando você encontra um chefe mais difícil do que o habitual.
A Vila Oculta pode ser acessada a qualquer momento, de uma das Bandeiras de Batalha, através da opção Viagem (que também permite visitar missões secundárias ou repetir missões principais).


Além das armas melee temos também as armas de longo alcance, como arcos, bestas, lâminas e lâminas envenenadas de arremesso e potes de fogo.
Estes são consumíveis que podem ser reabastecidos nas Bandeiras ou recomprados.
Arcos e bestas podem ser modificados e imbuídos de poder, mas sua munição precisa ser igualmente reposta.


Os demais equipamentos, como itens de arremesso, talismãs, selos e outros itens de bônus passivos podem ser equipados, alguns reabastecidos nas Bandeiras.
Shithieshou são monstrinhos pacíficos, semelhantes a filhotes de urso panda, que consomem itens que você largar à sua frente e cospem um novo item.
Eles estão muitas vezes bem escondidos nos mapas e, ao serem resgatados, vão parar na Vila Oculta.

ARTE MILENAR
O gráfico de Wo Long: Fallen Dynasty tem seus altos e baixos, com belos cenários e personagens bem caracterizados, mas algumas texturas de baixa resolução.
Por outro lado, o estilo artístico é riquíssimo, com influência na estética chinesa da época.


Grandes e majestosos cenários, com diferentes atalhos para navegação escondem uma série de armadilhas e perigos, incluindo chefes em arenas vastas.
O gráfico mais “simples” permite uma melhor resposta de controle, sem engasgos, garantindo combate rápido e voraz.


A trilha sonora épica utiliza temas e instrumentos chineses clássicos, envolvendo a trama com bom ritmo.
As composições mais agitadas são frequentemente associadas às lutas contra chefes.
Assinada por Kenichiro Suehiro, compositor e arranjador japonês famoso por suas trilhas em séries de TV, animes e filmes.
O trabalho de dublagem também merece destaque, especialmente pela opção do chinês como áudio das falas, o qual eu escolhi para uma melhor imersão.
Também estão disponíveis a dublagem em japonês e inglês.
O jogo é completamente legendado para o português, com um ótimo texto, sem erros de digitação e com muito material disponível, incluindo as informações de enciclopédia e descrições de itens e equipamentos.

PLATINA DE JADE
A platina de Wo Long não é particularmente difícil, uma vez que você consiga finalizar o título, sendo este sim o real desafio.
Atingir o nível 80, completar todas as missões principais e secundárias, fazer upgrade total em um equipamento, aprender todas as magias, conseguir todos os aliados, equipar um set completo de equipamentos nível 4, acessar todas as Bandeiras do jogo, alimentar todos os Shitieshou e obter todas as tabuletas estão entre os troféus não relacionados à trama.
Embora não seja difícil, é uma platina que consumirá algum tempo do jogador.

RESUMO DA ÓPERA:
Wo Long: Fallen Dynasty é uma clara evolução da fórmula de Nioh, um RPG de ação soulslike de combate rápido, mostrando o que a Team Ninja faz de melhor.
Inimigos desafiadores e uma mecânica de deflexão viciante, sustentada por um sistema de magias e Feras Divinas, o jogo possui bastante conteúdo em múltiplas missões.
O sistema de aliados controlados pela IA facilita a vida do jogador que não quer recorrer a outros jogadores online.

A trama é interessante e ambientada no início do Período dos Três Reinos, com muitos dos personagens históricos conhecidos ainda ausentes e seguindo uma adaptação paralela à trama do livro.
O roteiro, aliás, ganha destaque com diversas cutscenes e narrações, além de um extenso lore explicado através dos itens e enciclopédia interna, detalhando não apenas o universo do jogo, como as figuras históricas reais nas quais foram baseadas.

Embora o gráfico não seja super polido, a arte possui estilo ímpar, complementada por uma belíssima trilha sonora baseada na música tradicional chinesa, incluindo a opção da dublagem em chinês (a qual recomendo).
A trama possui interpretações interessantes sobre os personagens e eventos, em especial para os apreciadores dos musous da Omega Force.
Wo Long: Fallen Dynasty é um jogo viciante, que mostra o melhor casamento da indústria, unindo expertise da Team Ninja, com o embasamento histórico dos títulos da Koei.
A julgar por onde o jogo se encerra, Wo Long tem tudo para ser uma longa e aclamada franquia, mostrando o poder da fusão Koei Tecmo.