
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: The Bworg
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

TEN é um plataforma 2D de desafios curtos e brutais, onde o foco é sobreviver.
Você acorda em uma espécie de câmara de regeneração (ou ao menos é o que parece, no início).
Através de computadores, você descobre que precisa quebrar um ciclo de 10 segundos, ao passar por todas as salas sequenciais.

O nome do jogo é uma referência aos 10 segundos necessários para sobreviver em cada sala e às 10 salas sequenciais.
Mas há um truque aqui: a 10ª sala é sempre a do chefe, não precisa de 10, mas sim 30 segundos para sobreviver…

Inicialmente, você só pode correr, pular e se abaixar.
Tudo que é vermelho na fase irá te causar dano, então atenção às metralhadoras, serras, lasers, espinhos, etc.
Bombas roxas precisam ser coletadas antes que o tempo acabe, para que não explodam, e plataformas azuis são instáveis, quebrando ao permanecer alguns segundos nelas.

Alguns elementos são temporários, como os espinhos vermelhos no chão, que podem voltar a ficar brancos, indicando que não estão mais causando dano.
Retângulos alaranjados móveis precisam ser acompanhados, caso contrário o contato com seus limites irá feri-lo.

O personagem começa com três corações de vida, que podem ser recuperados após derrotar o chefe, consumindo um pedaço de pizza.
As moedas coletadas durante as salas podem ser utilizadas para comprar upgrades nas “bases”, onde você encontra e pode conversar com seus semelhantes, representados pela cor lilás, enquanto o protagonista me si é branco.

Tais upgrades variam entre mais vida, pulo duplo, redução na velocidade de queda, alguns tipos de ataques e dash.
Sim, alguns ataques podem ser comprados, embora seu uso seja de recarregamento demorado. De resto, nas fases normais, você apenas fugirá das inúmeras armadilhas, enquanto espera a porta de saída abrir-se.

Avançando pelas fases, você se deparará com missões diferentes, como dentro de um submarino e também pilotando de um robô, momentos em que não haverá tempo para escapar, mas você terá de lidar com hordas inimigas, contando com disparos das máquinas.

O visual minimalista do jogo, apenas um fundo escuro com cenários brancos e elementos extras coloridos, facilita a identificação rápida das armadilhas e itens coletáveis, sem poluições visuais desnecessárias.

A trilha sonora é bem agitada, com temas rápidos e pesados, acompanhando bem a velocidade do jogo.

A platina torna-se difícil pelo jogo em si, pedindo que você acumule 100 moedas, compre um upgrade e faça um Hopper (o inimigo saltador) morrer em uma serra gigante.
Os outros troféus vêm com o progresso natural da aventura, incluindo troféus por sobreviver aos chefes e um por completar o bestiário com 33 tipos de inimigos.
RESUMO DA ÓPERA:
TEN é um jogo de sobrevivência e plataforma 2D intenso, com visual minimalista e trilha sonora rápida.
A dificuldade alta é baseada na tentativa e erro, até que o jogador consiga criar memória muscular suficiente para medir cada movimento rapidamente, enquanto escapa de armadilhas brutais.

Os grandes chefes, onde é preciso 30 segundos de sobrevivência, atacam com armadilhas grandes e golpes poderosos, aumentando a tensão da situação.
Um verdadeiro teste de persistência para os jogadores, TEN é ação frenética e viciante.