
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Fireshine Games (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Fireshine Games
Produtora: Spiral Circus Games
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series X / Xbox Series S / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

Silt é um jogo de puzzle e terror ambientado nas profundezas do oceano.
PROFUNDEZAS ABISSAIS
Enquanto o mundo investe na exploração espacial, os oceanos continuam como um grande mistério em nosso planeta.
Apenas 5 a 7% é de nosso conhecimento, sendo todo o restante completamente inexplorado.

A pressão esmagadora das zonas abissais é um dos grandes empecilhos na exploração das regiões remotas, onde a vida tomou formas inesperadas, com animais capazes de gerar a própria luz e corpos translúcidos, com inúmeras formas bizarras, as quais conhecemos muito pouco.

Os mares sempre foram uma boa fonte para histórias de terror: de dilúvios aos kappas, passando por dragões e serpentes marinhas, chegando aos Old Ones de Lovecraft, a humanidade sempre temeu o desconhecido.
E o fundo do oceano sempre foi desconhecido.
O ESCAFANDRO E A POSSESSÃO
Você controla um mergulhador com uma habilidade única: lançar sua essência (ou sua alma) no corpo dos peixes e animais marinhos.
Desta forma, é possível atravessar diferentes obstáculos, seja cortando cabos com dentes afiados, utilizando o poder de materializar-se a metros de distância ou mesmo gerar descargas elétricas.

O protagonista é extremamente frágil, bastando apenas um ataque ou mesmo esbarrar em algo pontiagudo para que o mesmo morra.
Este não é o seu ambiente e o jogo deixa isto bem claro.

Ambiente inóspito e assustador, o fundo do mar esconde inúmeros perigos e segredos.
Seu objetivo é simples: derrotar e capturar a essência dos Leviatãs, criaturas gigantescas e agressivas.
O problema é: para isto você conta apenas com sua habilidade de possessão, além de uma lanterna no capacete e pode nadar mais rápido.
ECOSSISTEMA MORTAL
Fora do seu habitat natural, você não é o topo da cadeia alimentar, você é a base!
Praticamente qualquer animal pode te matar e você não pode atacá-los, apenas possuí-los.

Então nadar rapidamente e fugir é a sua melhor estratégia!
A variedade de inimigos é grande: pequenos peixes com grandes dentes, “sanguessugas”, plantas carnívoras, tubarões cabeça-de-martelo e anêmonas explosivas, entre outros.

Mas nem todos os animais são necessariamente seus inimigos: medusas, pequenos cardumes, crustáceos e enguias servem aos seus propósitos de transporte e resolução de puzzles.
As enguias, por exemplo, uma vez possuídas, podem eletrificar estruturas, energizando maquinários e passagens bloqueadas; os cardumes podem ser usados para absorver “veneno” e serem consumidos por plantas, que morrem ao contato; os crustáceos são resistentes ao dano e podem quebrar máquinas com sua carapaça, etc.


Além destes, é possível achar o corpo de outros mergulhadores e possuí-los para “libertá-los” (eles funcionam como o coletável do jogo).

BELEZA SECRETA
Um dos pontos de destaque do título certamente é sua arte, toda em preto e branco, lembrando o visual de Limbo, com cenários amplos e claustrofóbicos, onde a luz pode ser escassa.
Corais e cavernas grandiosas dão lugar a grandes predadores e, claro, os gigantescos Leviatãs.


Não apenas isto, o estranho submarino (que se assemelha à uma nave) possui uma curiosa arquitetura interna, com estátuas de bodes, gatos e cervos em formas humanoides, utilizando longas vestimentas, com estilo sacerdotal, em meio a bibliotecas submersas.


O maquinário abandonado e outras estruturas, que possuem visual de cidades antigas e construções que mesclam o visual de máquina e carne, criando estranhos padrões, além da parte psicodélica sempre que um Leviatã é derrotado, tendo sua alma absorvida pelo mergulhador, gerando padrões fractais de união das essências.


O jogo não possui diálogos ou dublagem, contando apenas com uma pequena inscrição no início.
A ost é discreta e pontual, deixando os sons abafados das profundezas do mar fazerem seu trabalho atmosférico.
E QUE ATMOSFERA!!!
O silêncio entrecortado por pequenos sons de movimento do protagonista e dos animais abissais é angustiante, criando uma sensação de isolamento e desolação.


PLATINA ABISMAL
A platina de Silt é tão desafiadora quanto o jogo, pedindo que cada um dos Leviatãs seja derrotado, bem como todos os mergulhadores absorvidos.

Outros troféus relacionados à quantidade de criaturas possuídas preenchem a lista, junto de troféus específicos para tipos de mortes mas, o problema maior é o troféu Imortal, que pede que você chegue ao fim do jogo sem nunca morrer.

RESUMO DA ÓPERA:
Silt é uma angustiante aventura nos confins abismais do oceano, onde o ser humano não deveria chegar.
Você é o alvo prioritário aqui, não se esqueça disso!

Os puzzles de soluções simples e elegantes, muitas vezes parecem mais complicados do que realmente são, sempre o indicativo de um bom título do gênero.
Resolver os puzzles, no entanto, não é sua única preocupação.


A morte espreita o fundo do oceano em cada canto e você precisa se preocupar em sobreviver, enquanto possui diferentes raças subaquáticas e derrota criaturas gigantescas, em um mundo cheio de mistérios não revelados.

Silt é um puzzle sombrio, onde a sua vida tem muito pouco valor, com excelente ritmo de duração, sem prender desnecessariamente o jogador em complexidades desnecessárias.
O visual claustrofóbico e amedrontador dialoga diretamente com um dos maiores medos da humanidade: o desconhecido fundo do mar.