
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Capcom (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Capcom
Produtora: Capcom
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC / DS / iOS / Android
Mídia: Digital (Física apenas no original de Nintendo DS e versões japonesas e asiáticas de PlayStation e Switch)
Ano de Lançamento: 2010 / 2011 / 2023

Ghost Trick: Phantom Detective é o remaster do puzzle original de Nintendo DS, onde um espírito com poderes de manipulação de objetos precisa descobrir o segredo de sua morte.
MORTO E DESMEMORIADO
Você começa o jogo já fora de seu corpo, em um ferro velho, sem saber o seu nome e quem o matou.
Confuso, outro espírito lhe explica rapidamente a situação em que você se encontra e sobre o seu poder post-mortem: manipular objetos.


Após aprender a navegar entre objetos inanimados, o seu companheiro, “Ray”, informa que você tem 24 horas para descobrir seu passado e o motivo de sua morte.
Além disso, uma jovem ruiva está sendo ameaçada por um bandido e você deve utilizar seus novos poderes para salvá-la e tentar obter alguma informação.


A jovem, Lynne, é uma nova detetive que está sendo caçada e sua história parece diretamente ligada à ela.
Portanto salvá-la será uma de suas prioridades. E acostume-se, pois ela e outros personagens serão mortos durante a trama, cabendo a você mudar seus destinos.
ESPÍRITO SOBRE MATÉRIA
Após algumas investigações, você descobre que seu nome é Sissel, mas o motivo de sua morte ainda é um mistério.
Sissel possui alguns “truques fantasmas” sobre objetos e também corpos recém-mortos, mas não o seu próprio!


Para acessar o modo Ghost Trick, basta apertar L1 e a tela ficará toda em vermelho, sendo revelados em azul os pontos onde você pode navegar, desde que sua energia consiga se estender até o objeto em questão. Ao transferir-se, alguns objetos podem ser manipulados, seja ativando mecanismos ou apenas movendo-se para um novo local, permitindo que você acesse novos “hospedeiros”.



Os recém-mortos ficam com a alma marcada em azul, sendo possível conversar com suas almas ao tocá-los.
Aí entra em questão outro poder: voltar aos últimos 4 minutos de vida do falecido e impedir sua morte, mudando assim o presente.


Caso algo dê errado, você pode apertar R1 para escolher em qual momento voltar, sendo que a cada destino modificado, um novo checkpoint surge para refazer suas ações.


O último poder de Sissel é mover-se através de linhas telefônicas, podendo acessar o outro lado da chamada. Entretanto, este poder funciona apenas no tempo presente, sendo impossível navegar pelo telefone quando nos 4 minutos de vida de algum morto.


Mais para frente no jogo, um ajudante entrará na trama, podendo combinar seus poderes com Sissel.
Este ajudante possui um poder diferente: trocar objetos de formato semelhante entre si, além de ter uma extensão espiritual maior que a do protagonista.
Para alternar entre os poderes de ambos os personagens, o botão R2 faz sua função.
ALMA POLIDA
Ghost Trick: Phantom Detective é originalmente um jogo de Nintendo DS, sendo bastante pixelado à época, por conta de seu hardware portátil (e a resolução de tela).
Entretanto, a nova versão, agora utilizando o poder da RE Engine, possui gráficos mais suaves e sem serrilhados, com cores bastante vivas.


O jogo possui uma estética forte e cheia de personalidade própria, com personalidades exagerados e espalhafatosos em ações e indumentárias.
Pegue por exemplo o Inspetor Cabanela, que utiliza um traje completamente branco e imita os movimentos de Elvis Presley ou o próprio protagonista, de cabelo amarelo pontudo (semelhante a uma banana) e de terno vermelho.


Os cenários são bastante detalhados e repletos de elementos interativos, passando entre grandes espaços abertos ou pequenas salas interligadas.
A navegação entre telas é ponto importante, que envolve a correta manipulação de objetos para criar pontes de ligação espirituais.

A trilha sonora também dá um show à parte, com composições atmosféricas e misteriosas em jazz e jazz fusion, originalmente composta por Masakazu Sugimori.
A versão 2023 foi rearranjada por Yasumasa Kitagawa, com a ajuda de Sugimori.
PLATINA ESPIRITUAL
A platina do título é fácil, baseando-se inteiramente na trama e em ações em capítulos específicos.
Já o jogo em si pode ser bem desafiador em algumas soluções de puzzles, que o diga o capítulo 15, onde eu gastei um bom tempo tentando salvar uma vida em especial…
O jogo conta com seleção de capítulos, então não há problemas com relação às ações próprias para capítulos específicos.


RESUMO DA ÓPERA:
Ghost Trick: Phantom Detective é um grata surpresa para aqueles que não o jogaram em sua plataforma original (eu incluso).
Agora disponível para plataformas atuais e repaginado em gráfico e trilha sonora, a curiosa história de Sissel, o espírito que se torna detetive para investigar a própria morte pode ser apreciada em alta definição.
O jogo possui uma curiosa e cativante trama, da mesma mente responsável pela série Ace Attorney, Shu Takumi.
Aqui, embora o tema da morte seja abordado, o humor leve está de volta, em um formato diferente: um puzzle espiritual, com viagem no tempo e diversos outros temas.
Uma viagem pela habilidade de um morto recente, Ghost Trick: Phantom Detective é um divertido puzzle repleto de plot twists e sacadas geniais.
Não se esqueça, da próxima vez que ouvir um barulho à noite, pode ser algum detetive espiritual tentando navegar pela sua casa…