Review / Tutorial de Diablo IV

Cinquenta anos se passaram desde os eventos de Diablo III onde Malthael, O Aspecto da Morte, exterminou mais da metade da humanidade de Santuário. O mundo de hoje passou por diversas mudanças e vemos muitas cicatrizes de feridas que não foram curadas, antigos heróis que conhecíamos e adorávamos agora são meras lembranças. O mundo está em pedaços, ferido, e é nesse estado frágil que Inárius e Lilith retornam.

Porém, seu retorno pode não significar algo bom para a humanidade…

Olá, aqui é o JP e hoje iremos fazer a Review/Tutorial do Diablo IV. Antes de iniciar a leitura (que pode ser um pouco longa) eu recomendo ir escutando a OST completa do game no link abaixo e ajudar um pouco na imersão desse singelo tutorial:

Stay awhile and listen!” – Deckard Cain

Título: Diablo IV
Produtora: Blizzard Entertainment
Distribuidora: Blizzard Entertainment
Gênero: Action RPG Isométrico
Plataformas: PC, PlayStation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X.
Mídia: Físico e Digital
Data de Lançamento: 06 de junho de 2023 (01 de junho para quem adquiriu a Edição Deluxe/Ultimate)

*Codigo cedido para review pela Blizzard Entertainment em representação europeia, versão PS4/PS5. Review baseado na versão de PS4.

OBS: Versão Playstation possui crossbuy e versão Xbox Smart Delivery.

Story Launch Trailer:

Official Gameplay Trailer:

História

Voltaremos novamente um pouco no tempo para entregar aos novos jogadores de Diablo (e refrescar a mente dos antigos) um pouco de contexto para você iniciar o jogo entendendo o básico de tudo.

O Conflito Eterno

Antes da criação de Santuário, anjos e demônios travavam uma guerra infinita. Alguns desses anjos e demônios estavam cansados dessa luta sem sentido e entre eles estavam Lilith e Inárius. Ambos faziam parte do Conflito Eterno entre o Paraíso e Inferno e estavam constantemente batalhando. Quando Lilith capturou Inárius, estava pronta para torturá-lo, mas quando descobriu que ele pensava como ela tornou-se sua aliada.

Eles roubaram o objeto mais importante de todos, a Pedra do Mundo, uma gema do tamanho de uma montanha com o poder da criação.

Inárius e Lilith ajudaram a criar o mundo de Santuário. É daí que vem o nome do mundo, era o santuário dos dois, para onde escaparam do Conflito Eterno. Os dois tinham objetivos semelhantes, mas, por serem um anjo e um demônio, tinham formas diferentes de atingi-los.

A aliança não podia durar muito…

Eles tiveram vários embates ao longo da história do universo de Diablo e na última vez que se encontraram Inárius baniu Lilith do mundo e a aprisionou em um reino de escuridão (conhecido como O Vazio).

Vale citar também que eles tiveram alguns filhos, dando origem a raça conhecida como Nefalem. Com medo dos poderes dessa nova raça, Inárius usou o poder da Pedra do Mundo para diminuir ao longo do tempo o poder dos Nefalem que ao passar dos anos foram se transformando no que chamamos hoje de humanos.

Quando o Paraíso descobriu onde Inárius estava e o que tinha feito, ele foi punido e entregue ao Inferno como oferta de paz. Mephisto, um dos três Males Supremos e Pai de Lilith ficou encarregado de torturá-lo por eras.

Após a tentativa de genocídio de Malthael em Diablo III – Reaper of Souls, Inárius consegue retornar a Santuário e reacende a religião da Catedral da Luz, tendo a humana Prava como sua mão direita.

Devido a todas essas experiências, Lilith e Inárius compartilham o sentimento de traição e desilusão, ambos estão de volta ao mundo e vão lutar entre si, com a humanidade como campo de batalha.

O Início de Diablo IV

O jogo se inicia com uma bela cinemática onde uma figura misteriosa prepara um ritual para trazer Lilith (a mãe de Santuário) de volta do Vazio.

Louvada Mãe… Salvai-nos.

Nosso personagem (O Viajante) está atravessando uma nevasca muito forte em um lugar chamado Cimeiras Fraturadas. Depois de perder o seu cavalo ele se abriga em uma caverna e quando estava prestes a morrer um Lobo Ensanguentado aparece, guarde bem na sua memória pois esse Lobo irá ter um papel fundamental nesta história (não darei spoilers heheh).

Aqui vamos ter início de fato a gameplay do jogo, sua missão é chegar a cidade de Kyovashad mas antes iremos chegar em um pequeno vilarejo onde os residentes pedem a sua ajuda em um problema nas ruinas ao norte. Depois de finalizar as Ruinas Uivogelo e regressar para Nevesk os residentes vão te agradecer com um banquete e muita cerveja. Porém tudo isso era um plano para te drogar e te usar em um ritual demoníaco, onde fizeram você ingerir sangue de Lilith.

Você será resgatado pelo Iosef, um monge da Catedral da Luz que apareceu como um louco logo assim que você chega a Nevesk. Assim como você, Iosef também foi drogado pelos habitantes locais, mas conseguiu se recuperar e fugir e assim conseguiu ajudar o viajante da morte iminente.

Após investigar a catedral e verificar que você consegue ver trechos do passado de Lilith através das pétalas vocês decidem seguir em frente e tentar parar esse mal.

Gráficos

A equipe gráfica priorizou a jogabilidade e trabalhou em colaboração com outras equipes de arte para garantir um resultado refinado. Eles também buscaram tornar o jogo acessível a diferentes tipos de hardware, otimizando o pipeline de gráficos para funcionar com eficiência em dispositivos menos potentes, enquanto aproveitam as capacidades de hardware mais potentes para melhorar a fidelidade visual.

A renderização baseada em física (PBR) foi usada para fornecer realismo aos materiais do jogo. A equipe de arte criou dados para informar ao motor gráfico como a luz deveria interagir com as superfícies. A iluminação e as sombras foram tratadas com cuidado, usando técnicas como renderização diferida e um sistema elaborado de cálculo e sobreposição de sombras.

O uso do HDR nos permite alcançar tons mais escuros e um contraste mais amplo nas cenas do jogo.

Nas opções gráficas do jogo temos como mudar o Tamanho da Fonte, o Brilho e o Filtro para Daltônicos. “Tudo isso” na versão de PS4.

Já no PC temos:

Tela – Exibição, Adaptador, Monitor, Resolução, Aumentar a Nitidez, Tamanho da Fonte, Tamanho do Cursor, HDR, Sincronização Vertical, Limitar FPS em Cenas, Travar Cursor, Iluminação Periférica, Brilho, Filtro para Daltônicos.

Desempenho – Porcentagem de Resolução, NVIDIA DLSS, Geração de Frames (FPS máximo em primeiro e segundo plano).

Qualidade – Qualidade das texturas, Filtro Anisotrópico, Qualidade das sombras, Sombras dinâmicas, Qualidade de SSAO, Nivel de qualidade de pelagem e outras dezenas de configurações. (Agradeço ao meu amigo Riskbreaker por ter me enviado as prints da aba dos gráficos do PC)

O líder de engenharia de software Keven Cantin, os engenheiros-chefe de software John Buckley e Kevin Todisco, o artista técnico Aaron Aikman e o engenheiro de software sênior Samuel Delmont explicam com detalhes a abordagem da equipe para dar vida aos gráficos de Diablo IV, se vocês tiverem interesse a publicação está no site oficial da Blizzard.

Personagens / NPCs

Lorath Nahr

Lorath era um antigo membro dos Horadrim, uma ordem secreta de magos e eruditos que protegiam o mundo de demônios e outras ameaças sobrenaturais.

A primeira aparição de Lorath foi em Diablo III: Reaper of Souls, onde junto com os horadrim e o Anjo Tyrael tentavam selar a Black Soulstone, porém, foram impedidos por Malthael.

Após 50 anos do ocorrido com o Anjo da Morte, Lorath está muito envelhecido e abalado com tudo o que viu, está tendo problemas consigo mesmo. Quando fica sabendo das interações do nosso personagem com um ser de quem ele se lembra bem, resolve envolver o jogador na missão de deter Lilith.

Reverenda Prava

Prava é a líder da Catedral da Luz, uma facção militar comandada por Inárius. Inárius é o líder supremo, mas ela cuida do lado prático. Ela age como ponte entre Inárius e os outros seguidores da Catedral da Luz. Após ser resgatada pelo Anjo de uma situação deplorável, ele elevou-a e ensinou os princípios da Catedral da Luz. Desde então ela tornou-se sua seguidora mais leal e fervorosa.

Donan

Donan é um dos Horadrim, ele é um mago muito competente e um erudito. Vamos encontrá-lo em Scosglen, onde ele cultivou uma reputação e virou quase um herói. Possui um filho chamado Yorin, que vive junto com ele em Scosglen e se tornou um Cavaleiro.

Neyrelle

Por fim apresentamos a Neyrelle, uma jovem aventureira. Ela viajou pelo mundo com a mãe em busca de artefatos perdidos. Ela passou a vida explorando ruínas, lendo textos antigos e obtendo conhecimento arcano. Juntas, elas procuram o que restou dos Horadrim. Neyrelle vai se tornar uma aliada muito valiosa e importante durante a sua jornada.

Jogabilidade / Mecânicas

Tela inicial

Na tela inicial temos a opção de criar um novo personagem (com limite de 10), alterar a dificuldade do jogo que inicialmente temos apenas a I e II (Aventureiro e Veterano respectivamente). Após a conclusão do jogo e feita uma missão especifica vamos liberar as dificuldades mais difíceis (Pesadelo e Suplício) onde vamos ter inimigos muito mais poderosos, porém, eles dão mais experiência, mais ouro e tem a chance de drop de itens sagrados e únicos. Muitos outros benefícios também estarão disponíveis mas vou deixar para você descobrir no postgame.

Quanto mais dificil, mais recompensas…

Escolhendo uma classe…

Em Diablo IV vamos escolher entre cinco classes de personagens nesse primeiro momento, algumas já conhecidas pela comunidade como O Bárbaro, o Necromante, o Mago e o Druida juntos com o Renegado/Rogue que é a nova classe disponível aqui.

Escolha a classe que mais tem afinidade e inicie a construção do personagem.

Bárbaro – São guerreiros que usam a força bruta para vencer, aqui em Diablo IV os bárbaros serão capazes de alternar entre diversas armas durante o combate, uma novidade bem vinda para a classe.
Possui habilidades de sangramento e o já conhecido Berserk onde entramos em um estado de poder aumentando nossa velocidade e dano.


Necromante – Os enigmáticos Necromantes são os guardiões do equilíbrio entre a vida e a morte. Eles podem reviver exércitos de mortos vivos além de magias poderosas de osso, sombra e sangue.

Mago – Mestre dos elementos, você pode escolher se fará um mago poderoso nas artes de piromancia, choque ou geleira… ou um pouco dos três.

Renegado – A nova classe é ágil e engenhosa, capaz de lutar contra inimigos à distância com arcos ou de perto com adagas. Possuem habilidades de armadilhas e conseguem imbuir as armas com várias magias.

Druida – Os druidas usam o poder da natureza ao seu favor. Eles podem se transformar em um lobisomem ou em um urso, além de usar as magias da terra e da tempestade a distância.

Selecionada a classe desejada temos a opção de escolher o sexo (Masculino ou Feminino) e pela primeira vez em Diablo vamos poder personalizar visualmente o seu personagem.

São algumas variações de rosto, dezenas de tons de pele e podemos mudar até a cor dos olhos. Podemos também mudar o estilo do cabelo, adicionar pelos faciais, mudar a cor do cabelo, colocar maquiagem, joias e marcas na pele, crie o seu personagem do jeito que preferir (ou se não tiver paciência escolha uma aparência aleatória).

Aba de Personagem

Aqui ficam os itens equipáveis, seus atributos e materiais. Veja seu Poder de Ataque, Armadura e Vida além dos status básicos como força, inteligência e destreza. Ao decorrer da jornada vamos encontrar diversos equipamentos lendários e únicos para melhorar seu poder, juntando isso a aba de habilidades vamos poder criar diversas builds e caso esteja cansado da gameplay pode desfazer tudo e montar outra build completamente diferente (ao custo de ouro).

Você ganha um ponto de habilidade a cada nível e alguns pontos fazendo renomes nas regiões, depois do nível 50 vamos ganhar pontos de excelência e evoluir outra árvore de habilidades completamente diferente e mais complexa.

Escolha suas habilidades ativas e passivas e devolva os pontos sempre que quiser.

Na aba das Habilidades de Excelência poderemos adicionar glifos que vamos evoluir nas masmorras do pesadelo e ancestrais.

Mapa

Diferente dos demais jogos da série, a gameplay de Diablo IV é em um mundo aberto. Dividida em cinco grandes cidades você vai encontrar dezenas de dungeons, eventos aleatórios, Altares de Lilith (que aumentam seus stats) e missões secundárias, complete-as e ganhe renome da região especifica para ganhar bônus permanentes para o seu personagem.

Desbloqueie eventos da região e ganhe recompensas permanentes…

Coleções

Essa aba é dividida em Códice do Poder e Desafios:

  • Códice do Poder – Lista todos os Aspectos do jogo. Aspectos são habilidades que você adiciona aos seus equipamentos, é adquirida finalizando as dungeons do mapa. Dá para filtrar por classe e localizar onde fica a dungeon do aspecto que você precisa para sua build. Até a data dessa review temos um total de 115 aspectos.
  • Desafios – São as conquistas internas do game, com um total de 473 desafios vamos ter um trabalho grande aqui para concluir todos, elas nos recompensam com títulos de jogador (nome que aparece no seu personagem para outros jogadores no mapa).

Social

Aqui podemos editar o perfil do seu personagem e ver sua lista de amigos, tanto da battlenet (onde podemos enviar mensagens de texto e convidar para a party) quanto da PSN/Live, Membros do Clã e Jogadores Próximos. Lembrando que o limite de jogadores em um grupo são de 4 pessoas.

Kratos está diferente…

Clã

Em Diablo IV podemos criar um clã com amigos e outros jogadores de todo o servidor. Personalize o banner, edite mensagens gerais e diárias e escolha um nome e uma tag de sua preferência. Existe o chat exclusivo para os membros do clã (em verde) e podemos nos falar por voz.

Loja

Na aba Loja vamos ter a possibilidade de comprar cosméticos com dinheiro real para seu personagem e montarias. Lembrando que Diablo IV até o momento não possui transações Pay to Win, temos apenas skins de equipamentos e armas, nada que afete a gameplay ou dê algum benefício e diferença significativa para quem não usar/ não quiser adquirir.

Personalize seu personagem com diversos cosméticos.

Altares

Aqui em Diablo IV também teremos os altares espalhados pelo mapa te dando atributos bônus temporários, inclusive o Altar Condutor é uma delicia hahahah.

PVP

Existem duas regiões no mapa onde podemos enfrentar outros jogadores, são chamadas de Campos do Ódio e lá coletaremos Sementes do Ódio de monstros, eventos e baús. Se você for morto todas as sementes serão largadas e elas somem caso você abandone a região.

Vá para os Altares de Extração para converter as sementes em Poeira Vermelha, uma moeda que pode ser usada com os mercadores das regiões de PVP.

Junte Poeira e troque por itens e até cosméticos.

Extras e Postgame

Quando finalizamos a campanha pela primeira vez vamos ter a opção de pular toda a história quando criarmos novos personagens, então já podemos iniciar os eventos do postgame a partir do nível 1.

Maré Infernal

Evento que tem duração de uma hora e aparece algumas vezes no dia nas dificuldades Pesadelo e Suplicio. Mate inimigos na área da Maré Infernal e complete eventos para coletar Cinzas Aberrantes e use-as para abrir alguns baús espalhados pela área. A cada morte é extraída metade das cinzas do seu personagem e ao término do evento toda cinza não usada é excluída.

Essa área em vermelho é onde ocorre a Maré Infernal.
O baú mais raro da Maré custa 175 cinzas para coletar.

Árvore dos Lamentos

Após finalizar a história esse evento ficará disponível no mapa, silencie sussurros marcados no mapa para coletar favores sombrios, assim que completar 10 favores volte a Árvore e pegue um baú de recompensas com grandes chances de drop de lendários e únicos.

Finalize a história para liberar os pedidos.

Sigilos Sagrados e Ancestrais

São as masmorras que normalmente exploramos para adquirir aspectos, só que aqui os monstros estarão mais fortes e com bônus distintos, escolha o afixo menos punitivo baseado na sua classe e build e entre nas masmorras para evoluir os seus glifos para árvore de excelência/paragon, além de adquirir novos glifos e sigilos.

Vá até o Ocultista para criar Sigilos ao preço de Pó de Sigilo (adquirido reciclando sigilos que você não tiver interesse).

Quanto maior o grau do sigilo, mais difícil ele será.

World Boss

Existem três World Bosses atualmente (Morte Errante, Avareza e Ashava), eles aparecem algumas vezes no dia e é um evento para ser feito com vários jogadores, os drops desses chefes são um dos melhores do jogo então sempre que anunciar no mapa a chegada deles corra para lá e colete as recompensas após a derrota deles.

Coletando o Grande Tesouro deixado por um dos World Boss

Legiões

Similar ao World Boss as Legiões aparecem de tempos em tempos no mapa, sente-se ao lado da fogueira antes do inicio do evento para ganhar bônus de experiencia, esse evento também deve ser feito em grupos grandes de jogadores. Existe a chance de drop de skins para sua montaria.

Conquistas

Dificuldade 6/10

A Blizzard moderou bastante essa lista de conquistas, ela ficou mais fácil que as conquistas do Diablo II Resurrected (Veja nossa Review/Tutorial aqui) porém bem mais demorada que a do Diablo III Reaper of Souls. Um jogador casual vai levar um tempo aproximado de 150 a 200 horas de jogo para conseguir todas as conquistas, se possuir amigos para ajudar esse tempo vai diminuir bastante.

Diablo IV não possui conquistas perdíveis/missable, então curta a história e tudo o que o jogo propõe, você irá pegar a maioria das conquistas naturalmente. Caso você seja igual a mim e gosta de deixar os jogos em 100%, vamos ter tempo de sobra para fazer todos os eventos durante o postgame.

Das conquistas mais difíceis e raras teremos:

  • Pegar o nível 100 com qualquer personagem.
  • Pegar o nível 50 com um personagem hardcore
  • Derrotar Uber Lilith
  • Completar uma masmorra do Pesadelo Sagrada e Ancestral
  • Coletar 1000 cinzas na Maré Infernal
  • Abrir 10 tesouros do caos na Árvore dos Lamentos

Atenção redobrada durante o farm com o personagem hardcore, por não ter um modo offline o risco de morte caso tenha algum problema no servidor ou na sua conexão é muito grande, então jogue em grupo e evite se aventurar em lugares muito perigosos (deixe a exploração para o personagem do softcore).

Uma conquista que vai precisar de um esforço extra e bastante habilidade é o de derrotar Uber Lilith. Nessa versão da nossa antagonista ela virá no nível 100 e extremamente poderosa, com diversos ataques que irão te derrotar com facilidade. A recomendação é ter um nível acima de 90, um conjunto forte de equipamentos e glifos em níveis altos, uma árvore de Paragon balanceada e se possível (mas não obrigatório) alguém para jogar junto.

Até a data da postagem dessa Review ficou restando para mim algumas poucas conquistas mas irei atualizar aqui assim que adquirir o troféu de platina e assim vou ter finalizado todas as versões de Diablo lançadas nos consoles de Playstation 3 e 4 (a versão de Playstation 5 vai esperar um pouco, até eu adquirir o console heh).

A minha jogada rendeu umas 250 horas.

Considerações finais

A história de Lilith e Inárius é uma das mais sombrias de todo o universo de Diablo e expande a mitologia da série. Cada NPC e cada missão (principal e secundaria) te entrega um pouco da história e narrativa do jogo, te deixando cada vez mais submerso nesse mundo apocalíptico e cheio de cicatrizes.

Graficamente falando o jogo está muito bonito, a Blizzard como sempre conseguiu manter a qualidade das suas cutscenes. Os controles são bem responsivos e funcionam nativamente nos PCs para os jogadores que desejem usar. Sobre a trilha, se você leu até aqui ouvindo o link do início da Review vai concordar que ela dispensa comentários. No Playstation 4 em alguns momentos nas viagens a cavalo presenciei algumas quedas de frame.

Lembro que no Diablo III de PC tinha uma opção onde mostrava as horas jogadas de cada classe/personagem, seria interessante introduzir essa opção no Diablo IV em patchs futuros para saber o tempo investido em cada personagem, além de adicionar um contador de horas jogadas em cada temporada já que o início da 1° temporada está próximo. (Se ninguém deu essa ideia e ela for aderida favor me marcar no twitter hahahah)

Conclusão

Com uma jogabilidade divertida e uma variedade de habilidades e conteúdos distintos, Diablo IV me divertiu e provavelmente vai continuar a me divertir por mais algumas centenas de horas. Com quase 90 horas de jogo eu ainda tenho muita coisa para fazer.

A Edição Padrão de Diablo IV chegou as terras tupiniquins custando R$ 349,90 e por €79,99 nas Região Europeia, que é o preço atualmente de um jogo AAA. A quantidade de conteúdo e a qualidade do jogo facilmente vai fazer valer a compra.

Os fãs do Diablo II que não gostaram do Diablo III com certeza vão perdoar a Blizzard após o lançamento de Diablo IV. Resta aguardar o que eles vão apresentar de novidades nas Temporadas para nos manter sempre presentes em Santuário.

Com o jogo levando o Selo de Recomendado do Site eu deixo o meu até logo aos leitores pois preciso voltar a Santuário para matar mais algumas hordas de demônios e melhorar a minha personagem.

Tanto prazer… Tanta dor… Preciso de… Mais.

Até breve!

Um comentário sobre “Review / Tutorial de Diablo IV

  1. obrigado por esse reviews maravilhoso, tem me ajudado bastante, estava quase desistindo do jogo, mas depois de ler e saber de vários detalhes, consigo enxergar o jogo de outra forma. obrigado novamente.

Deixe uma resposta