
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Thunderful Games (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Thunderful Games
Produtora: Chuhai Labs
Plataforma: PS4 / PS5 / Switch / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

Cursed To Golf é um jogo de golfe e plataforma 2D roguelike sobre um jogador que morre e vai para o Purgatório do Golfe.
UMA TACADA PARA O CAMPEONATO
Um jogador está prestes a se tornar uma lenda do golfe.
Ele avança confiante para o que pode ser a última tacada, prepara-se para a jogada e… é atingido por um raio!


Acordando em um mundo diferente, ele é recepcionado pelo Escocês, um grande espírito de um antigo jogador de golfe.
O Escocês lhe ensina sobre o local onde estão: o Purgatório do Golfe.


Um local controlado por uma entidade maligna do golfe, o Vigia.
Para escapar, o protagonista precisará vencer uma série de desafios em mapas especialmente desenvolvidos para conter inúmeras armadilhas e impedi-lo de vencer os campos.
Tem início a Ascensão, agora é necessário avançar pelos diferentes campos de golfe, conseguindo atingir o buraco antes que o número de jogadas acabe.

SEM CADDIE E COM DESAFIOS
Cursed To Golf é um jogo roguelike de golfe, onde não há pontuações habituais do esporte, como Birdie, Eagle e Hole In One.
Aqui há um limite de tacadas e este não pode chegar a zero.


Você começa cada partida com cinco tacadas disponíveis, mas pode aumentá-las atingindo estátuas de caveiras, que concedem jogadas extras ou utilizando cartas com poderes.



As cartas podem ser obtidas durante o percurso de cada mundo, em baús, ou compradas nas lojas Eterni-tee, em pacotes surpresa. É possível, ainda, ganhar cartas extras conforme o medidor enche ao longo do percurso de um campo.


Entre as cartas, poderes para rebobinar jogadas, tacadas extras, foguete (a bola pode ser controlada temporariamente), bolas perfurantes, portais, entre outras podem ser ativadas, geralmente uma por jogada (salvando-se raras exceções).


Elas servem para compensar terrenos acidentados e verticalidades excessivas, além de armadilhas como partes com água, fogo, espinhos, plantas, etc.
Canos de ligação que transportam a bola, paredes que rebatem a bola permitindo corrigir a trajetória e câmaras de transporte estão entre os itens para ajudar.


O personagem conta com três tacos diferentes: Drive (para tacadas longas, com pouca inclinação), Iron (tacadas médias, com um pouco mais de inclinação) e Wedge (tacadas curtas, mas com grande grau de inclinação, ideal para atingir áreas mais altas).
Em grama alta, o Drive não pode ser utilizado e na areia, apenas o Wedge fica disponível.


É possível utilizar efeito de aceleração ou redução de velocidade da bola ao pressionar X repetidamente e apertar para um dos lados enquanto a bola está no ar.
Esta manobra permite atingir distâncias maiores, fazendo a bola quicar com mais força, fazê-la perder a força para rolar menos na queda ou mesmo recuar ou após tocar o chão.
ENFRENTANDO OS CAMPEÕES
O jogo consiste em quatro mundos, sendo cada um dos três iniciais dominado por um dos campeões aprisionados no Purgatório e o quarto (e menor) reino dominado pelo Vigia.
Cada mundo possui particularidades próprias quanto ao tipo de terreno e armadilhas.

O último campo de cada mundo é um desafio contra o campeão do lugar, que possui alguma vantagem específica sobre o protagonista.
Para ajudá-lo a reduzir tal vantagem, estátuas especiais podem paralisar por uma jogada o campeão adversário.
Neste desafio, ganha quem alcançar o buraco primeiro, portanto utilizar atalhos e paralisar o adversário é essencial.


Cada campeão derrotado concede uma habilidade nova, sendo que o Escocês concede um ponto de checkpoint, que você pode usar em qualquer campo do jogo como seu ponto seguro, para onde voltará se morrer.
Mas ao contrário do que parece, apenas um destes pontos é concedido, cabendo ao jogador escolher com sabedoria onde gastá-lo.
Dada a natureza roguelike do título, os campos mudam a cada nova visita.
CAMPOS VERDEJANTES?
O gráfico pixelado de “Cursed…” possui cores suaves e vivas, com personagens cartoon bem desenhados e um visual “limpo” e translúcido, dada a característica espiritual de todos eles.

Os cenários possuem bastante verticalidade e extensão, sendo possível observá-los utilizando a câmera livre com Círculo.
Cada mundo é único, começando por campos verdes, passando por um cenário com dunas e clima desértico, cavernas mais escuras e frias, até chegar no inferno.

A trilha sonora, assinada por Mark Sparling, possui uma interessante mistura nostálgica de jogos de plataforma, com um tom espectral.
Aliás, o compositor possui também participação na trilha de Shantae And The Seven Sirens (cujo review você pode conferir aqui). E esse comentário pode parecer avulso, mas a trilha sonora de Cursed To Golf tinha algo característico que eu não conseguia definir a origem, até perceber quem era o compositor.
PLATINA LENDÁRIA
A platina de Cursed To Golf é desafiadora, embora o maior desafio esteja realmente em finalizar o jogo.
A dificuldade do título é grande e um pouco baseada em sorte, dado o caráter roguelike.
Enquanto a maior parte dos troféus será obtida durante o jogo normalmente, quatro troféus requerem mais atenção: acertar o buraco em quatro tacadas, três tacadas, duas tacadas e em uma tacada.

RESUMO DA ÓPERA:
Cursed To Golf é uma experiência bem diferente, especialmente em se tratando de jogos de golfe.
O visual cartunesco e fofinho, com a trilha sonora animada, esconde uma dificuldade agressiva, especialmente nas partidas contra os campeões.
Não estamos falando apenas de armadilhas normais, mas de vantagens desproporcionais, como modificar o percurso para dificultar a sua jogada, ou transportar a bola sem precisar dar a tacada, para citar apenas duas.
O jogo é bem criativo nos cenários e atalhos, com elevadores móveis, canos interconectados e física que precisa ser dominada, tanto na tacada quanto para aprender a modificar o curso da bolinha.
Um título que se diferencia até mesmo de outros jogos de golfe arcade, Cursed To Golf é uma experiência única e desafiadora, que pode estressar o jogador, mas recompensa com humor ácido.