
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Curve Digital (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Curve Digital
Produtora: Aurora Punks / Pixadome
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC / macOs
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

Chenso Club é um jogo de plataforma 2D onde um grupo de heroínas precisa deter uma invasão alienígena.
O DESPERTAR DE BLUE
Quando uma invasão alienígena acontece, cientistas tentam ligar a androide Blue.
Eles não obtêm sucesso, até que um dos seres espaciais adentra o corpo da androide, dando vida à ela.

Blue parte então atrás dos invasores, processo no qual irá encontrar outras heroínas, que comporão o Chenso Club: Carmine, uma guerreira de armadura e com uma grande marreta; Plum, uma bruxa/maga que luta e voa com uma vassoura; Alice, uma escaladora que utiliza duas picaretas para lutar e um gancho com corda para se locomover e Molly, uma bombeira que utiliza uma mangueira acoplada em um reservatório de água para atacar e se propulsionar.
CHIRP
Com uma boa campanha de marketing, as heroínas possuem uma rede social onde podem interagir com os fãs e comprar melhorias deles: o Chirp.
Após a derrota de um chefe, a personagem participa de uma “sessão de fotos” enquanto caminha até o carro para sair de cena.


Durante o trajeto, um fotógrafo faz uma série de cliques das poses da personagem, enquanto um exército de fãs tenta agarrá-la.
Você pode (e deve) lutar com os fãs para conseguir escapar, sendo que as poses e até mesmo os ataques contam para ganhar mais fãs na rede social.



Em paralelo, NPC’s com pequenas missões durante as fases também podem segui-lo no Chirp, conforme você completa os desafios deles, como limpar o lixo de uma fase em pouco tempo ou aumentar a dificuldade temporariamente, etc.
O MERCADO DA VIDA
Em alguns momentos, derrotados os inimigos da tela, uma loja irá surgir.
Lá é possível comprar itens de Rogério (Wilhelm, no original) ao custo de seus pontos de vida. Pense bem até que ponto vale à pena comprar um item e ficar mais frágil na luta.


Na loja é possível comprar melhorias de velocidade, escudos de proteção, drones para ajudá-lo em combate, poderes extras, etc.
Cada ponto de vida perdido nas lutas pode ser recuperado, se a orbe for alcançada antes que exploda.
Inimigos também soltam orbes de vida ao serem derrotados, igualmente explosivas.


Rogério também participa das fases bônus, onde é necessário coletar uma série de pontos de vida espalhados pelos cenários e/ou derrotando inimigos, para ganhar até três baús com itens.
COMBATENDO LIMITES
O jogo utiliza um sistema de “arenas” em cada tela, onde a passagem fica bloqueada até que todos os inimigo sejam derrotados.
Há armadilhas entre as plataformas, como espinhos metálicos e buracos para cair: mesmo que o caminho a ser seguido seja para baixo, caso você caia antes de matar todos os inimigos, irá ser punido com redução de vida.

Obstáculos verticais ou horizontais podem ser transpostos utilizando o dash com O, que atravessa estas armadilhas, desde que haja espaço para tal depois delas.
Os limites da tela também precisam ser respeitados: caso caia ou seja jogado para os lados (ou até para cima), você sofrerá dano, semelhante ao que acontece em Smash Bros.

Os movimentos com Triângulo, que servem para propulsionar-se, podem ser perigosos nestes casos, ajudando a sair da tela.
De igual forma, semelhante ao sistema de Smash Bros. (e jogos parecidos), é possível utilizar a propulsão e o dash para voltar à tela e às plataformas, salvando-se a tempo.
ESCOLHENDO SEU ESTILO
Embora o início do jogo seja com Blue, a cada chefe derrotado uma nova personagem é desbloqueada e já pode ser selecionada na próxima fase.
A partir de então, cabe ao jogador escolher a personagem que melhor se adéqua ao seu estilo de jogo.


Blue é a personagem mais equilibrada, utilizando as motosserras para lutar; Carmine possui boa propulsão com a marreta giratória.
Plum pode voar com a vassoura, além de utilizar magias à distância e poder alçar-se criando asas; Alice é a personagem que possui a menor área de ataque, embora seu gancho possa puxá-la em direção ao inimigo ou ser utilizada para fixar-se em paredes e teto; já Molly é provavelmente a personagem mais complexa de ser controlada, pois seus disparos de água da mangueira esgotam e o reservatório precisa ser enchido manualmente com o bombeamento.



Afora os ataques normais e propulsões, especiais são desbloqueados e podem ser equipados (apenas um por vez), sendo utilizados com R2, mas com longo tempo de recarga.
Os ataques especiais variam de buracos negros, bumerangues, ondas de choque, etc.

2D COM ESTILO
Chenso Club é um colorido, BEM colorido.
Os personagens possuem carisma e são bem diferentes visualmente entre si.
O estilo anime é bem desenvolvido e com animações fluídas de personagens e disparos.
A trama é contada através de quadrinhos, com bastante humor (e uma bela localização para o português brasileiro).



Os cenários variam entre cavernas de gelo, um castelo, uma casa mal assombrada, entre outros.
Há dezenas de itens destrutíveis nas telas, embora não haja necessidade de destruí-los.


A trilha sonora é composta por músicas “dançantes”, com temática entre eletrônica e rock, com um clima levemente Megaman.
CLUBE DA PLATINA
A platina de Chenso Club vai consumir algum tempo.
Além dos troféus relacionados à trama, é necessário finalizar o título com as cinco personagens, ganhar 100 mil seguidores no Chirp, desbloquear todos os itens e power ups, completar 40 eventos e chegar ao estágio 14 de dificuldade.

RESUMO DA ÓPERA:
Chenso Club é um jogo de plataforma divertido e rápido, com alto nível de dificuldade.
Personagens carismáticos e animação fluída são complementados por uma trilha sonora animada e diversos desafios.

As lutas contra os chefes gigantes são bastante desafiadoras e pedem bons reflexos para esquivar as chuvas de projéteis.
Apesar de uma run completa ser relativamente rápida, Chenso Club é um jogo para muitas mortes e repetições, até que você realmente domine os movimentos e ataques das personagens.