
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4)
Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: FobTI Interactive
Plataforma: PlayStation 4 / Xbox One / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2020
Jet Set Knights é um jogo arcade retrô de ação, onde o seu objetivo é proteger uma princesa em perigo e derrotar diversos monstros em múltiplos andares.
A ação se dá no estilo Mario Bros., com plataformas em três andares.
Para proteger a princesa, além de combater os inimigos, é preciso construir e reforçar/consertar barreiras de madeira em volta dela (material coletado randomicamente no cenário) e torres de proteção com metal (também coletado como a madeira) que disparam projéteis nos inimigos.

É possível também coletar um item de cabeça de gato, que faz a princesa disparar projéteis de energia nos inimigos próximos, por um curto período de tempo.
Inicialmente, quatro personagens estão disponíveis: Arthurus, Lanslet, Jarvis e Wisgarus (Jimi Warp é desbloqueado ao zerar o jogo no Normal ou Hard), todos portando espadas, que são o ataque básico, embora a maior parte das armas coletadas sejam flechas (normais, congelantes ou incendiárias) ao ponto de você esquecer da espada.
Além disto existe uma lança longa que aparece eventualmente no mapa e dura alguns ataques, além de uma cabeça de dinossauro (que serve para comer os inimigos e recuperar um pouco de vida no processo), uma estrela que dá invulnerabilidade temporária, uma poção que recupera parcialmente a vida e um livro que causa uma onda que mata todos os inimigos nos andares mais baixos automaticamente.

Além das armas, é possível coletar as cinco letras da palavra bônus, que temporariamente removem os inimigos da tela, substituindo-os por cinco bonecos de treino, que precisam ser destruídos no tempo hábil para gerar um bônus em dinheiro.
As moedas servem para a Gambling House, onde uma slot machine pode desbloquear diversos itens de buff para o personagem, entre aumento de dano, chance de crítico, maior coleta de moedas, etc. Apenas um pode ser equipado por vez.
Os óculos retrô causam um efeito interessante, deixando o jogo em cinza e marrom, semelhante ao tom “monocromático” do Game Boy original.

Cada fase possui alguns objetivos primários (randômicos) que precisam ser completados até o aparecimento do chefe.
Para verificar qual o objetivo da vez, basta apertar para baixo na frente da princesa.
A cada objetivo completo, um upgrade para ser escolhido aparece: vida, ataque, velocidade e chance de crítico. Este upgrade dura apenas na mesma fase.

As lutas contra chefe variam bastante entre as cinco fases, de um gorila arremessador de caixas a um polvo que cospe projéteis.
Além do modo single player, é possível jogar o modo Survival para dois jogadores (enfrentando hordas de inimigos) e a batalha para até quatro jogadores (também conhecido como o CAOS NA TERRA pela quantidade de flechas e armadilhas na tela).

Os gráficos bastante simples de JSK se sustentam com uma boa arte pixelada, focada no medieval dos personagens e de alguns cenários, contrastando com outros muito coloridos como o Castelo de Doces. A Casa das Armadilhas se destaca por ser o cenário mais complexo de se avançar, dada a quantidade de espinhos e projéteis arremessados no personagem principal.

A trilha sonora segue um estilo bastante retrô também (alguns jogos obscuros de Nintendo 8-Bits voltaram do fundo da minha memória, como Robin Hood).
A platina é relativamente tranquila, embora vencer as cinco fases seja mais desafiador do que aparenta inicialmente.
O restante dos troféus gira em torno de quantidade de inimigos mortos e quantidade de flechas diferentes disparadas.
Jet Set Knights se mostra como uma boa opção para uma ação rápida e desafiadora.
O visual leve retrô e o desafio alto são complementados pelas opções de multiplayer.