Review / Tutorial: Minoria

Ola, aqui é o Pena e trago mais um review pra vocês, mais uma vez fugindo dos JRPGs, mas colocando os pés no meu outro gênero de jogo preferido, os Metroidvanias.
Minoria foi produzido pela Bombservice, que tem no time Guilherme “Rdein” Martins, brasileiro criador e diretor da série “Momodora”, sendo Minoria um sucessor espiritual da série.

Distribuido pela Dangen Entertaiment, que também distribuiu os jogos Iconoclast e Timespinner, teve o lançamento inicial no PC e agora podemos desfrutar deles no Playstation 4, Nintendo Switch e Xbox One.
Geralmente eu jogo em inglês, mas em prol do review e do nossos leitores brs, todas as imagens estão em português.

Review feito usando a versão do PS4 (código cedido pela Dangen Entertaiment)

Titulo: Minoria
Produtora: Bombservice (site)
Distribuidora: Dangen Entertaiment (site)
Gênero: Metroidvânia
Plataformas: PlayStation 4 / Nintendo Switch / PC / Xbox One
Mídia: Digital
Textos: Português, Inglês, Japonês, Chinês, Espanhol, Francês, Italiano, Coreano, Alemão e Russo

Trailer do jogo

História

O jogo ocorre em 1203, seguindo uma equipe de freiras inquisitoras que estão numa missão de resgatar a princesa do reino que foi sequestrada pelas bruxas.
A premissa do jogo é bem simples e direta, mas já da um contexto legal para seguir com o jogo e curtir o desenrolar da trama.

Personagens:

Semilla

Protagonista do jogo, é uma mulher de pouquíssimas palavras e muito hábil com a espada.
Trabalha para a igreja na inquisição caçando bruxas e aparentemente não faz isso por que quer…









Fran

Companheira da Semilla, essa é a primeira missão dela.
Uma garota mais frágil que ainda não sabe exatamente como agir nas situações que ocorrem no desenrolar da história.

Gráficos

Não podia faltar uma cena de termais, mas tem que achar ela 😛

Ao contrário de Momodora, que tinha gráficos em art pixel (muito bonitos, diga-se de passagem), em Minoria há uma mistura entre 2D pintados a mão com 3D em cel-shading tendo uma puxada anime nele, mas tem um estilo próprio muito bonito.

Temos uma lesma mineira XD

O cenário ta bem detalhado e tem bastante variação nele e dá pra ver que fizeram os modelos dos personagens também com bastante detalhe, pois diversas vezes temos cenas com mais zoom neles

Nossa protagonista realmente é de pouquíssimas palavras hahahaha

Algo legal aqui e que tinha bastante nas antigas mas não vemos nos jogos recentes é o esquema de mudança do texto, seguindo o emocional do personagem.
As palavras tremem quando o personagem está com medo ou ficam numa coloração mais escura, que dificulta a leitura, como se ele estivesse falando baixo

Áudio

Site com a trilha sonora oficial do jogo:
https://dangenentertainment.bandcamp.com/album/minoria-official-soundtrack

Boa parte das musicas do jogo são bem calmas, mantendo um clima suave na exploração do jogo, ficando um pouco mais agitada durante as batalhas de chefes. São bem gostosas, vale a pena parar pra escutar elas.
Uma pena que não temos dublagem no jogo, ficou faltando isso…

Jogabilidade

Agradeço que esse jogo você pode configurar todos os comandos, deixando do melhor jeito pra você desfrutar das batalhas.

Como todo bom metroidvania, o jogo é de ação em plataforma com bastante exploração e combates, então se prepara pra ficar perdido varias vezes.
Você pode atacar com combos os inimigos usando o ataque básico da sua arma.

Os incensos são itens utilizados nos combates, podendo equipar até 3 ativos e 2 passivos.
Os passivos tem o seu efeito ativado assim que equipa ele, enquanto os ativos você precisa usar o botão especificado para ele, sendo que cada um tem uma quantidade máxima que pode ser usada. A quantidade máxima pode aumentar se encontrar mais do mesmo incenso.

Folha de bordo da Momodora da as suas caras aqui

No menu, você pode equipar as armas que você encontra e ver sobre os itens chaves também.
Basicamente o dano das armas não muda (com 1 exceção), apenas a animação ou algum extra no ataque.

Aqui, a defesa é o melhor ataque 😛

No jogo tem o sistema de defesa e contra ataque.
Todos os ataques podem ser defendidos caso acerte o tempo e alguma também podem ser contra-atacados, causando um elevado dano no inimigo e quem estiver por perto dele.
Também tem como esquivas, basta apertar o botão de defesa enquanto move o direcional pro lado que você quer

Quando o inimigo está pra atacar, geralmente ele apresenta esses circulos vermelhos nele.
Claro que cada um tem um tempo de execução do ataque diferente, mas isso já te ajuda a conseguir bloquear ou esquivar dos ataques.

Ao ver esses locais brilhando, tente chegar até eles, você encontrara itens necessários pra prosseguir a aventura.

Mensagem mostrando quanta moedas de prata você encontrou no jogo

Alguns desses pontos brilhantes (geralmente bem escondidos) são umas moedas de prata. Existem no total de 40 moedas espalhadas no jogo todo e elas são utilizadas nos vendedores do jogo, já que não existe queda de item ou dinheiro dos inimigos nesse jogo.

“Level Up”

Yep, temos nivel de experiência no jogo também, então não fuja dos inimigos caso você não queria apanhar feio dos chefes ahahahahaha

rosa de cristal

Essas rosas de cristal podem ser destruídas, dando EXP para Semilla. A quantidade varia entre elas.

Habilidade de pulo duplo encontrada!!!

Em certos pontos chaves você encontra um cubo no mesmo estilo mostrado na imagem e ao pegar ele, recebe uma técnica extra que não é relacionado aos incensos, mas 1 delas, o “Corte Retalhador” que mostra logo abaixo do incenso só pode ser usada 1 vez, precisando recarregar nos save points

Mapa parcial durante a exploração

Você pode acessar o mapa a qualquer momento ao segurar o botão especificado pra ele sem pausar o jogo, conseguindo andar e se encontrar com ele.
Caso queria ver outros pontos, acesse ele pelo menus, assim rever algum ponto que ficou faltando algo ou tentar se achar.

Ao avançar na história, Fran tem novas coisas pra falar, aparece uma mensagem no canto superior direito da tela, dai é só apertar o botão relacionado ao “parceiro” pra ver o que ela tem para falar pra Semilla.

Em algumas partes, você fica preso numa sala e precisa matar todos os inimigos que aparecem pra conseguir prosseguir, cuidado por que aparece algumas levas deles.

Também existem plataformas invisiveis. Você identifica elas por essas “estrelas” que ficam flutuando no cenário, mas em alguns pontos eles se misturam bem com o fundo, dificultando achar elas.

Esses potes de tinta são os saves points do jogo.
Ao acessar um deles, além de salvar direto no slot que você selecionou ao iniciar a partida, ele recupera toda a energia da Semilla e os incensos que foram utilizados.

Não podia faltar as paredes com segredos, então boa sorte na caçada.
Existe um item que ajuda a achar elas, mas vai precisar encontrar ele antes XD

A princesa tirando um cochilo na biblioteca é sacanagem hahaha

Num certo ponto do jogo, você libera o acesso a biblioteca escondida, lá você consegue ler na pilha de livros dicas para os combates.
A NPC do canto vende incensos e vai atualizando a lista com o avançar da história, mas ela não é a unica vendedora do jogo, mas os outros NPC deixarei na surpresa.
Um detalhe, você consegue acessar a Biblioteca de diversos pontos do jogo, através de pontos de luz igual aquela faixa azul do lado esquerdo, mas ele NÃO FUNCIONA COMO ACESSO RÁPIDO a outras áreas do jogo, você retorna do mesmo ponto que acessou

No menu tem uma parte com os dados da sua partida, como também tem uma parte com dados extras recolhidas no decorrer do jogo pra reler a qualquer momento, excelente pra entrar de cabeça na história.

Extras

Mensagem antes do NG+

Fechou o jogo?
Agora você pode dar uma vasculhada legal no jogo pra procurar o que faltou.
Lembra que eu comentei que a biblioteca não era um acesso rápido aos outros pontos? Há, pegadinha hahahaah
Você consegue usar ela pra isso, mas SÓ DEPOIS QUE FECHOU O JOGO.

Também libera o acesso a áreas novas na biblioteca, sendo uma delas para a parte do chefe extra do jogo, boa sorte pra chegar nela. O que tem na outra parte? Vou deixar na curiosidade pra não estragar a surpresa.

Agora, conseguiu derrotar o chefe extra ou quer ir direto para o NG+? Vá pra a luz amarela na biblioteca e confirme. Adicionando informação ao que já está na imagem, ao iniciar o NG+, o que não é mantido:

  • Nenhum item chave usado pra prosseguir na história;
  • Habilidades extras.

Conquistas

Pra as plataformas que tem sistema de conquistas, ele tem uma lista interessante.
Não é nada impossível, mas vai dar um trabalho razoável devido a ter que fechar o jogo 2 vezes pra ver os 2 finais (se você não fizer pilantragem com o save, claro ahaha), além de achar todos os arquivos, derrotar um chefe sem tomar dano e derrotar a chefe secreta.
Essa ultima da um bom trabalho só pra chegar nela, depois pra enfrentar é pior hahahaaha

Considerações finais

Gosta de Metroidvania ou tem curiosidade no gênero?
Faça um favor a você e jogue ele, assim como Momodora, é um excelente jogo, com musicas e artes ótimas, além de uma dificuldade razoável, nada ignorante, mas também não é nada “babinha” XD

Único pesar dele é ser curto, mas como a maioria dos metroidvanias também são curtos, não da pra reclamar tanto (mas que eu gostaria que fosse maior, eu gostaria hahaha)