O jogo possui imagens de violência e sangramentos excessivos, sendo recomendado para o público de 18 anos e superior. Caso se sinta sensível à esse tipo de imagens, não leia o review, ficando assim o aviso para sua total responsabilidade.

Jogos que instigam a discrição e dão a opção de ação sempre são bem vindos, inclusive quando tem fatores que você precisa dominar quando se deparar com diversas ocasiões e inimigos em uma fase, ou na sequência do jogo.
Sniper Ghost Warrior Contracts 2 é um dos jogos que o stealth deve ser levado em consideração juntamente com sua tática e como irá resolver cada situação, matar os alvos e completar os objetivos. Porém, tem a opção de ação frenética e caçada caso seus cálculos e planos não derem certo…
Publicado e desenvolvido pela CI Games (City Interactive S.A), é uma franquia que desafia sua mente e criatividade, se dividindo em 3 jogos da franquia:

Sniper: Art of Victory – o jogo se passava na segunda guerra mundial, nas localizações da frente oriental e Italia. As fases se constituíam em objetivos para ser completados. O jogo trouxe a avançada mecânica de balística, com interatividade na distância, vento e respiração.

Sniper Ghost Warrior – agora, em tempos mais atuais, a maioria das situações eram focadas em atirador tático, com linearidade e sequenciais, da mesma forma que seu antecessor. A mecânica de balística foi aprimorada com mais elementos, sendo considerado gravidade, distância, vento e respiração.
Entretanto, no 3º jogo, o elemento de mundo aberto foi implementado, diferente dos seus 2 jogos antecessores.

Contracts – mantendo o estilo de atirador tático e com o mundo aberto, as missões eram divididas em diferentes alvos numa mesma região, além de um aprimoramento para as melhorias do jogador, contanto com tokens de missões, desafios e objetivos que irão pagar mais para que você consiga desbloquear novas armas, equipamentos e habilidades.
Agora que foi brevemente explicado os 3 jogos com suas nomenclaturas, vamos saber um pouco mais da CI Games:
City Interactive S.A (CI GAMES) (site oficial)
Fundada em 2002, criamos títulos mundialmente reconhecidos há quase vinte anos:
a celebrada franquia Sniper Ghost Warrior vendeu mais de 11 milhões de cópias em todo o mundo, com o próximo SGW Contracts 2 marcando a quinta entrada da série, enquanto o RPG de ação, Lord of the Fallen, recentemente ultrapassou a marca de 3 milhões.
A CI Games S.A. possui estúdios operacionais em Varsóvia, Barcelona, Bucareste e nos Estados Unidos.
Sem mais delongas… vamos ao review / tutorial ????
Código cedido pela CI Games para review, versão Playstation 4

Nome: Sniper Ghost Warrior Contracts 2
Gênero: Atirador Tático / Stealth
Desenvolvedora: CI Games
Distribuidora: CI Games
Plataformas: PC, Playstation 4, Xbox One, Xbox Series S|X, Playstation 5
Lançamento: 2021 (4 de junho / 24 de agosto versão Playstation 5)
Mídia: Digital e Física


OBS: na Amazon, para PS5 basta clicar na plataforma no mesmo link do PS4, a versão PC infelizmente não tem lá.
Porém, ainda como opção, você pode tentar comprar diretamente pelo site oficial do jogo.
Tela Título

História / Enredo
Sniper Ghost Warrior Contracts 2 se passa em Kuamar, uma região sem lei do Oriente Médio, localizada ao longo da fronteira com o Líbano e a Síria.
Você assume o papel de Raven, Atirador Profissional de Elite, enquanto tentam derrubar a ditadura brutal instalada pelo presidente Bibi Rashida e seu marido, Omar Al-Bakr.
Gráficos
Os gráficos do jogo possuem texturas impressionantes para as armas e efeitos climáticos. Os cenários são detalhados com suavidade e com uma paleta de cores mais leve, dando um toque realístico para cada clima da região visitada.
As cenas de intermissões são feitas em animações CG’s.
A engine usada para o jogo é a CryEngine.
Som / OST
O time de dublagem é composto por Richard Booth, Jared Zeus, Atilla Akinci e Nadia Albina
A trilha sonora é composta por arranjos orquestrais e músicas ambientais e dinâmicas, ou seja, ao errar seus planos, a tensão toma conta e a música fica mais agitada.
A produção das músicas fica por conta de Gustavo Coutinho, um artista brasileiro que já trabalhou em Payday 2.
O canal do YouTube Kibernetik deixou a trilha sonora para sua apreciação.
Se gostar, pode comprar na Steam.
Jogabilidade
Mantendo a linha dos jogos anteriores, a perspectiva ainda é primeira pessoa.
Porém, quem não jogou nenhum jogo da franquia poderá ter dificuldades em aprender as mecânicas (mas lembre-se que é por isso que você está no site LOL), pois a balística foi levada para um realismo maior, envolvendo todos os fatores de física e relação ao alvo.
Apesar de tudo, tem um esquemático que usa muitas atribuições do controle, mas que são agradáveis e confortáveis num geral.

Como se pode notar, o esquemático não é personalizável e nem indicado “in game”, apenas com as condições de sensibilidade e inversão de eixos.
O jogo usa todas as funções do controle, incluso a variação com direcionais, alavancas, botões de ação e gatilhos, além do touchpad, sendo um esquemático bem completo…
![]() | Mover raven / Mover Drone |
![]() | Câmera / Mover Lente / Mover Binóculo |
![]() | Pular |
![]() | Correr |
![]() | Agachar / Deitar |
![]() | Modo Máscara |
![]() | Atirar / Subir Drone |
![]() | Roda de Equipamentos |
![]() | Ataque Corpo a Corpo / Marcar alvos para a Torreta |
![]() | Interagir / Recarregar / Interrogar |
![]() | Trocar armas / Trocar munição |
![]() | Atirar Distração |
![]() | Usar item tático |
![]() | Mapa |
![]() | Binóculo |
![]() | Usar lente da sniper / Ativar ADS (Aiming Down Sights) / Descer Drone |
![]() | Ajuste de zoom da Lente (acima) |
![]() | Ajuste de zoom da Lente (abaixo) |
![]() | Concentrar / Trancar Respiração |
Sistema de Jogo
Como dito antes, o jogo é em primeira pessoa. Sua progressão é totalmente linear, porém as fases serão missões com diversos serviços que devem ser feitos em 1 ou mais sessões (à sua escolha ).

As missões serão desbloqueadas conforme progredir no jogo, sendo 1 missão de tutorial e as outras missões à serviço.

Ao escolher uma missão, você terá contratos para concluir.
Os contratos podem variar entre caçada, sabotagem e pesquisa.
Caçada – um alvo em específico deve ser executado em condições improvisadas ou pensadas.
Sabotagem – arruinar ou alterar os planos dos inimigos através de seus equipamentos.
Pesquisa – infiltrar-se em algum ambiente e coletar informações.
Note que há uma recompensa pra cada contrato e outros símbolos, mais tarde eu falo deles.
Cada contrato está identificado no mapa através das áreas demarcadas com o quadrado vermelho:

A ordem e forma que irá fazer cada contrato é de seu livre arbítrio, o importante é completar.
Cada contrato finalizado lhe dará a chance de ir até a área de extração e enviar as informações para a sua base.
Mais pra frente darei mais detalhes sobre os contratos…
Reconhecimento
Uma das principais chaves para o sucesso é reconhecer cada ambiente que irá explorar.
Por estar em um mundo aberto nas missões, você irá se deparar com áreas fora do contrato, e as áreas específicas de cada contrato.
Pra isso, Raven tem um binóculo na sua máscara que irá marcar seus alvos e mostrar a distância que cada um terá em relação à ele, e isso inclui os próprios vigias e os objetos interativos / destrutivos de cada ambiente.

Conforme fizer seu reconhecimento, Raven poderá ter um debate com seu contratante ou pensar em voz alta para compartilhar ideias com você, fique atento se irá usar as táticas propostas ou se prefere improvisar.
Mais pra frente volto para o reconhecimento.
A precisão e a frieza
Como dito antes, a franquia é conhecida por usar uma mecânica balística que beira o realismo, e a evolução dessa mecânica foi sendo implementada em cada jogo novo lançado.
Raven deverá estar preparado para os elementos de cada ambiente do cenário e situação.
Isso se deve ao controle da sua respiração, a projeção da bala com relação aos alvos, a distância e deslocamento da bala até seu alvo, e o mais importante, a discrição…
O sangue frio em matar seus alvos rapidamente sem alarmar o restante das vigias é algo que devemos fazer com cuidado e de forma certeira.
Ao puxar a mira do rifle, você irá notar alguns elementos:

A distância do alvo com relação à projeção é mostrada na lente do rifle (por isso é importante fazer o recon antes de partir pra ação assassina).
Além disso, vamos levar em consideração que há o vento no ambiente:

A orientação do vento é exibida na parte superior da sua lente, indicando a direção que o vento está soprando com relação à sua posição, acredite, o vento pode ajudar ou atrapalhar, se não entender as mecânicas (mas justamente por isso você está lendo esse review xD).
Note que em cada métrica da distância há uma linha branca e um ponto caindo em um rastro, se mover a lente irá notar o deslocamento das linhas e da orientação do vento na sua lente.
O ponto é a previsão de queda do seu projétil com relação à métrica da distância do alvo, isso é muito importante para contratos de grande distância e sabotagem, pois é uma das melhores formas de agir em discrição.
Dando o exemplo acima, o alvo está à 107m de distância, e note que a minha mira está um pouco acima da cabeça do alvo. Seguindo a mecânica balística, o ponto nos 100 metros de distância irá acertar um headshot, por isso a minha mira está um pouco acima e para o lado esquerdo (lembre-se que há a mecânica do vento incluída).
Ainda complicado???? Vamos em outro exemplo, agora com o alvo deitado:

Note que o vento está à meu favor e a bala não irá se deslocar muito para o lado.
Entretanto, novamente minha mira está um pouco acima do alvo, respeitando a previsão de queda do projétil em 100m (o alvo está à 94), ao atirar no momento da previsão, acertarei ele.
Claro que, como bom atirador, seu fôlego deve conter o recuo do rifle, ficando mais fácil de concentrar a linha de tiro, além das posições diferenciadas para o disparo (agachar e deitar no chão, como de costume).

E se o stealth falhar????
Uma das possibilidades por descuido ou erro na previsão dos tiros, é alternar o alerta dos inimigos. O mini mapa irá identificar diferentes condições dos inimigos.
Se atirar próximo de um inimigo ele irá entrar em estado de desconfiado, geralmente eles irão deduzir de onde veio a linha de tiro ou algum barulho de projétil percebido e procurar a origem.
Na tela, a direção do inimigo aumentando sua desconfiança é exibido através da barra de identificação, se estiver próximo de você.
Além disso, o indicador de discrição na sua postura alterna entre preto e branco, onde preto é posição oculta e branca é exposto.

Se te avistarem, a barra de identificação fica em vermelho fixo, com agressividade máxima e tentarão vir em bando, nessas horas você deve dominar a mecânica de previsão o mais rápido possível ou puxar armas de apoio.

Os diferentes tipos de inimigos
O jogo conta com 2 tipos de inimigos: básicos e valiosos.

Inimigos Básicos
Os inimigos são identificados por diferentes ícones em cima deles ao fazer um reconhecimento.
Cada ícone tem um formato geométrico que irá diferenciar as patentes dos inimigos básicos:
▼ – Soldados, Fuzileiros e Sargentos
Os soldados são os mais fáceis de matar, pois não tem proteções relativamente alta e saem da cobertura com frequência. Os sargentos são especialistas em combates mais fechados e são resistentes à munições e táticas de gás. Os fuzileiros podem usar granadas de classe alta e são mais inteligentes para flanquear.
● – Atiradores
Os atiradores são assassinos de longa distância em posições táticas e com grande facilidade de detectar você.
⬟ – Soldados Pesados
Os soldados pesados podem suportar muito dano, sendo sua munição comum ineficiente contra eles, tendo de usar munições especiais ou usando um rifle de precisão mais pesado.
♦ – Oficiais
Os oficiais são os que dificultam o seu acesso na caçada, ficando na maior parte do tempo em cobertura ou trocando de posição nos combates. Entretanto, podem ter informações sobre os contratos e ativar eventos únicos.
Inimigos Valiosos
Os inimigos de escala maior e com valor alto são diferenciados pelos ícones da imagem da direita, com exceção dos atiradores que também podem ser considerados rivais, já que em sua maioria, são os guarda costas das áreas de contrato, como veremos mais pra frente…
Os ícones em azul são os alvos de recompensa, geralmente são encontrados em determinados pontos da região ou encontrando informações de inteligência.
Os ícones dourados são os alvos de contratos, geralmente são os mais inteligentes, agressivos e táticos, podendo ser alarmados em alguns casos e fugir de alguma maneira.
Atenção e Possibilidades
Voltando para o RECON, as áreas de deslocamento entre os contratos irão te levar em diversas possibilidades e a ordem que quiser completar eles. Uma das melhores formas de identificar o tipo e a distância alta dos contratos é no posto de tiro, ele geralmente irá ficar de frente para algum horizonte:
Ponto de tiro… contratos de alvo ou distância alta na certa…
Como visto antes, há diferentes tipos de inimigos, e grande parte da fortaleza irá te procurar nos postos táticos, podendo ser um atirador ou um informante / observador.
Um dos maiores desafios do jogo (e particularmente a diversão do jogo) é a possibilidade variada de completar os contratos. Como comentei antes, os personagens podem dar dicas ou você mesmo pode improvisar (caso o alvo tente fugir xD):

O Arsenal e Itens Críticos
Antes de cada missão, você pode escolher o loadout de Raven, e personalizar a arma como bem entender, de acordo com as necessidades da missão ou da forma que acha que deva jogar:

Raven conta com uma considerável variedade de equipamentos para suas missões, sendo inicialmente arma primária, arma secundária e arma lateral. As armas secundárias e lateral são para emergências e contratos em lugares fechados / combates próximos (nada te impede de usar apenas o rifle também).
Agora note que os equipamentos estão com seus anexos desmontados para melhor visualização da personalização da arma. As armas possuem alguns atributos que se deve levar em conta:
Desempenho |
Alcance Ideal – indica se a arma é para close quarters ou longa distância |
Taxa de Disparo – indica a cadência de tiro |
Estabilidade – indica a firmeza da arma em disparar o projétil |
Compensação de Recuo – o quanto a arma oscila ao disparar na cadência (combo estabilidade) |
Capacidade de Munição – capacidade do cartucho de munição |
Mobilidade – o peso da arma com relação à Raven se mover |
Redução de Ruídos – a discrição dos disparos |
Toda a variação para os atributos é verificado em comprar os anexos para as armas.

Além dos atributos básicos, ainda há as opções especiais que demonstra o pró e o contra de cada arma, isso pode variar de acordo com as limitações das armas para cada atributo.

Munições Especiais
Apenas para equipamentos específicos.
Perfurante – o projétil é capaz de perfurar armaduras e coberturas.
Marcação – capaz de marcar alvos atrás das paredes.
Isca – solta um projétil que emite sons e distrai os inimigos.
PEM – o projétil danifica equipamentos eletrônicos e de segurança.
Explosiva – o projétil explode ao acertar o alvo.
Agile – projétil com velocidade maior que o normal, reduzindo a queda com relação à distância alta e vento.
Raven também pode contar com alguns itens táticos e letais que pode encontrar de diversas formas: saqueando os corpos, explorando os ambientes e comprando nas intermissões.
Ainda nos equipamentos, Raven pode usar um drone, torreta, dispositivos de alerta.

Não vou mostrar as funcionalidades deles porque parte disso é da experiência do jogo para sua forma em completar os contratos (afinal de contas já ensinei bastante coisa né ?)
Por fim, Raven ainda tem a sua máscara que destaca bordas escaláveis, espaços interativos ocultos (ou difíceis de ver), itens e coletáveis, além de melhorias futuras que irão atribuir mais funções.

Um contrato é pouco, dois é bom, mais é melhor
Ao terminar os contratos, a área de extração irá aparecer, entretanto não é obrigatório ir no momento que ela aparece, pode-se engrenar mais contratos em sequência e ganhar os pagamentos e recompensas todas juntas.
Ou se for o caso, receber os contratos de forma isolada com a opção de sair da região e voltar pro menu…

Um assassino precisa se aprimorar…
Agora, voltando à tela de contratos, note que há mais dois ícones nas informações superiores além dos créditos e um ícone adicional na recompensa, tratam-se das fichas de desafios e fichas de contratos.

As fichas de contratos são ganhas naturalmente após completar as regiões…
O maior desafio é as fichas de desafio.
Como falei antes, você pode improvisar os contratos da melhor forma que lhe convir, isso se deve ao fato de ter diversas formas de completar os contratos, onde por sua vez, essas formas são os desafios.

Há diversos desafios diferentes para completar os contratos, ao realizar algum deles, serão marcados na guia desafios das missões, podendo repetir e fazer novamente os contratos de outra maneira…
Mas… pra quê tenho de repetir????
O aprimoramento do Raven e seus equipamentos só é realizado através das fichas…
Conseguirá fazer todos os upgrades ????

Com isso, não há muito o que explicar mais, além de desejar uma excelente e criativa caçada para seus alvos… xD
Troféus / Conquistas
Dificuldade: 4/10 se entender a mecânica de balística, 7/10 se não entender.

Apesar de ter uma mecânica de balística próxima da complexidade, ao entender bem como funciona e jogar na dificuldade mais fácil não irá prejudicar sua performance pra platina.
De forma resumida, você precisa:
- Desbloquear todas as armas (primária, secundária e lateral)
- Comprar 54 habilidades
- Encontrar todos os colecionáveis
- Completar alguns desafios em específico nos contratos
- Matar 1 inimigo de cada tipo em uma missão
- Matar 2 inimigos com a mesma bala
- Matar 2 inimigos com uma explosão
- Matar 5 inimigos em uma missão com a torreta
- Fique à 2 metros do inimigo por 10 segundos sem ser notado
- Conclua um contrato usando apenas seu rifle de precisão
- Mate 5 inimigos em 1 minuto sem soar o alarme
- Conclua todos os contratos de uma região sem sofrer dano
- Mate 5 inimigos enquanto prende o fôlego com um item específico
- Acerte um alvo à 1.300m de distância
- Conclua cada região em ATIRADOR CERTEIRO em uma sessão (considerado de forma isolada)
OBS: a última dificuldade não possui indicadores de previsão de queda do projétil e do vento. Porém, não exige que todos os contratos sejam feitos.
Considerações Finais
Graficamente o jogo chama atenção pelo seu rico detalhamento da iluminação, armas e ambiente, dando um show de beleza na concepção de texturas, a paleta de cores mais opaca reflete à indução de percepção do jogador em notar os inimigos em posições táticas e camuflados no meio dos ambientes. Tamanha exibição gráfica mostra o quão ainda é invejável o poder da CryEngine em detalhamento, mas que em alguns momentos beira o cômico na sua engine física. (detalhes mais pra frente)
A trilha sonora dinâmica dá uma imersão excelente para as situações de discrição, atenção e perspicácia, principalmente quando seu plano não ocorre da melhor forma e você deve pensar rápido para os inimigos não virem à sua caça. Gustavo Coutinho apostou na melhor concepção de músicas para o clima do jogo. A dublagem achei razoável, apesar de não demonstrar tamanha diversidade de emoções das conversas de Raven com o ponto de controle ou até mesmo enquanto pensa alto em alguma situação crítica…
A jogabilidade da franquia se mantém em uma constante evolução no seu sistema balístico, sendo cada vez mais incrementado e com um esquemático rico em funções, porém esquecível se deixar de jogar por muito tempo. A variação dos atributos das armas é notável em cada tentativa de uso dos equipamentos, exigindo que você se adapte em cada situação ao modificar as armas.
A duração do jogo é de forma razoável em quantidade de missões, sendo 7 missões no total, mas que é totalmente dinâmica nas horas gastas, devido à sua necessidade de saber como, onde, quando e o que fazer em cada contrato. Somando isso com o replay value dos desafios, certamente indagará você à se perguntar “e se tivesse feito dessa forma? será que funciona?”.
O desafio do jogo, se jogado na dificuldade franco atirador veterano dá uma ótima impressão em entender a mecânica, e deixa o realismo do hurtbox extremo em levar poucos tiros e perder muita vida, tendo uma progressão considerável na dificuldade das missões.
Em contrapartida, apesar de ser um jogo bonito, a performance no PS4 varia nos seus frames, sendo inicialmente 30fps, mas variantes em alguns pontos. Alguns patches entretanto diminuíram alguns engasgos mas outros ainda estão lá. Ainda não pude testar a versão PS5 e conferir a performance nele por não ser o editor que possui o aparelho…
Ainda na performance, o jogo conta com engraçados bugs / erros de física com objetos fantasmas no meio da tela, clipping e erro de posicionamento da IA:
Versão vídeo do tablet voador:
Aparentemente o nosso inimigo estava com preguiça de patrulhar:
Erro de clipping e fiquei trancado no cenário:
Como fiz os vídeos em dias anteriores ao lançamento, ocorreram alguns patches mais tarde que felizmente diminuíram bastante a frequência desses bugs, mas que não deixa de dar um toque engraçado quando acontecem.
De forma resumida, Sniper Ghost Warrior Contracts 2 é um jogo que mostra a contínua evolução da franquia no seu sistema de mecânicas e que apresenta uma vasta possibilidade de progressão, seja para o jogador mais discreto ou o que não se importa em chamar atenção.
Talvez a performance de frames incomode os mais exigentes no PS4, outros podem reclamar da repetição, mas veja bem… a criatividade no jogo é um fator que irá equilibrar o seu gameplay…
Independente do seu estilo, dará boas doses de diversão e desafio.
Infelizmente, por assuntos paralelos da vida pessoal, ainda não terminei o jogo (parei na quarta missão), mas por estar atrasado com meus reviews, não acharia justo aguardar pra publicar o review dessa franquia que muitos devem ter curiosidade em experimentar mas que ainda não sabiam como funcionava direito na sua mecânica…
E também por consideração à CI Games, que nos concedeu o código, devo me sentir no direito de tentar explicar o máximo que pude extrair do jogo até o momento que joguei (afinal de contas a transparência e seriedade com os jogos se mantém aqui), mas que assim que der voltarei para ele…
Mesmo assim espero que tenham gostado…
E você, pronto pra caçada independente da condição ????