Muitos anos atrás houve um jogo chamado Zaxxon, lançado pela Sega em 1982 e era um shmup isométrico onde seu objetivo era destruir obstáculos e desviar de outros para seguir em frente…

Zaxxon era um dos mais viciantes jogos da sua época, desafiador e com alta exigência de percepção panorâmica do cenário, pois tinha que prestar atenção nos obstáculos, inimigos e…… os muros… hahahaha
Apesar de no site oficial eles falarem que foi inspirado em WipEout e Thumper, e que na minha opinião sinceramente acho errado, resolvi trazer a comparação com Zaxxon por ser mais parecido no seu conceito, e pensando neste jogo, embarcamos no Lost Wing, um shmup de visão traseira, mas com suas particularidades.
Lançado inicialmente para PC pela BoxFrog Games e permanecendo por um tempo em beta fechado, a 2Awesome Studio faz uma parceria com eles para lançar um port do jogo para os consoles e PC simultaneamente…

Vamos então analisar o que tem de desafiador este jogo????
Cópia analisada foi a versão Playstation 4
Nome: Lost Wing
Gênero: Shmup
Desenvolvedora: BoxFrog Games / 2Awesome Studio (port para consoles e distribuição)
Distribuidora: 2Awesome Studio / BoxFrog Games / Eastasiasoft (Asia e Japão)
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, MacOS
Lançamento: 2020 (28 de Julho)
Mídia: até o momento do review, apenas digital
Tela Título

História / Enredo
Sua nave deve embarcar em pistas e destruir a ameaça de cada ambiente…
O que??? Esperava um enredo maior que isso????
Gráficos
Graficamente o jogo trabalha com uma mistura de efeitos tridimensionais e com texturas desenhadas no cenário, variando sua coloração conforme a luminosidade do lugar, ou seja, tons bem escuros nos ambientes com pouca (ou nenhuma iluminação) e mais coloridos em ambientes com muita coloração…
Os efeitos de iluminação inclusive são um dos pontos fortes do jogo nas explosões e distorções de luminosidade do cenário.
Som / OST
A trilha sonora é com músicas eletrônicas variadas com batidas calmas e agitadas.
É possível trocar as músicas com L1 e R1.
Jogabilidade
A jogabilidade do jogo é dinâmica, você sente um controle rápido na sua resposta e variante conforme a sua perda com relação aos obstáculos (você irá entender conforme ler).
Você sente uma precisão dos controles principalmente nas dificuldades mais altas…
Note que, diferente de Zaxxon onde você realmente voava, em Lost Wing você pilota uma nave com anti-gravidade, ou seja, aquelas que flutuam próximas ao chão.

Sistema de Jogo
Vamos começar pelo jogo em si, mais pra frente explico a parte complementar.
A HUD do jogo é nas 2 extremidades da tela, sendo o painel esquerdo sua pontuação e vidas e o painel direito seu carregamento, combo e bombas, abaixo sua relação com os recordes globais e sua pontuação máxima.
A base do jogo é simples, com □ você dispara seu canhão, porém ele tem um número de balas carregadas, sendo cada disparo o custo de 1 charge.

Ao se aproximar do fim, um indicador fica próximo à sua nave:

O canhão serve para derrotar inimigos e obstáculos, porém alguns deles exigem mais de 1 tiro, por isso o canhão é totalmente semiautomático conforme sua necessidade de tiros sequenciais.
Outros porém não são destrutíveis e isso você vai descobrir da pior forma na sua maioria das vezes lol

Note que ao destruir inimigos / obstáculos ou simplesmente voar durante a fase, alguns itens aparecem, são os chamados pick ups, porém darei um detalhamento maior à seguir…
Quero chamar atenção são os pequenos círculos encontrados na fase:

Estas cápsulas terão duas funções: ativar o combo chain e aumentar seu carregamento.

O combo chain dá uma margem de 4 segundos para você capturar outras cápsulas, caso contrário, independente que você mate inimigos ou destrua obstáculos, não irá contar o combo…
Note que as informações da direita avisam quanto você recarrega do charge, caso manter o combo alto você terá mais chances de manter seu canhão sempre carregado para disparar.
O jato por sua vez possuem dois botões de velocidade, sendo o R2 o turbo para aumentar a sua velocidade (e consequentemente sua atenção no que vem pela frente) e o Slow Motion, onde irá reduzir para tentar desviar de um perigo iminente.

Podem me tirar as asas mas não a vontade de voar…
Caso você tenha a infelicidade de não conseguir desviar a tempo, você tem 3 pontos fracos, sendo 2 danificáveis e 1 fatal.
As asas são seus pontos danificáveis, caso você bata uma das asas, sua nave ficará mais pesada para o lado que a asa foi danificada, porém se perder as duas asas, sua nave ficará quase imobilizada perante a dificuldade de desviar dos obstáculos:
Pick-Up’s te dão asas (se uma marca de energético fosse nossa patrocinadora seria o momento ideal LOL)
Mas não se preocupe, o jogo terá alguns elementos que irão lhe ajudar (ou prejudicar), são os pick-ups.
Há diversos tipos de pickups

Points – adiciona o valor à sua pontuação, se houver combo, esse valor é multiplicado pelo combo.
Charge – cápsulas de tiros que carregam seu canhão, como já comentado antes.
Drone – adiciona um drone por 20 segundos para lhe auxiliar.
OBS: – se coletar um novo pickup de Drone, ele sofrerá um upgrade e sua cadência de tiro aumenta.


Recover Wings – recupera as asas, caso tenha perdido em colisões.
Smart Bomb – use o especial e destrua tudo que vier pela frente.

Grow Ship – aumenta o tamanho sua nave

Câmera Flip – a tela dá um giro de 180º e afeta seus comandos…

Shrink Ship – diminui o tamanho da sua nave

5 Charges – concede 5 de carregamento para seu canhão

Boost – dá um impulso na sua velocidade

Monte sua tática e julgue quais pick-ups serão necessários para pegar na hora certa…
Com isso, ao prosseguir pela fase você notará o seguinte ponto:

Os setores de checkpoint servem como ponto de partida para alguma colisão sua, além de indicar que você passou um setor da fase, e o próximo irá dificultar.
Ao passar 3 checkpoints, você chegará ao chefe da fase, que terá uma breve apresentação com seu nome

A batalha com o chefe terão pick-ups em sua maioria do combate, pode ajudar (ou não LOL)…
Seja rápido para derrotar o chefe, quanto mais demorar, mais a batalha irá ficar difícil…
Ao derrotar ele, você conclui a fase e terá um setor de bônus, e voltará para o setor 1 com mais dificuldade…

Com relação às fases, era isso… agora vamos para as possibilidades de jogo…
Experiência é tudo na vida…
Um dos pontos que já devo adiantar é que o jogo se inspira no seu perfil de jogador, ou seja, você terá um nível de jogador que irá desbloqueando os itens do jogo, seja skins pra nave, outras naves, modos de jogo e dificuldades.
Particularmente considero um fator de replay aceitável, pois lhe recompensa pelo tempo de jogo.

Os items do menu são facilmente dedutíveis, porém alguns aspectos devo frisar:
A sua pontuação é convertida em experiência para seu perfil, cada nível desbloqueia algo específico para o jogo, porém o raio de distância entre os níveis é considerável.
Perceba que se jogar em dificuldades maiores você ganha uma porcentagem maior de pontuação / XP, porém a dificuldade medium só libera no nível 5 de perfil.
Conforme sua dificuldade aumenta, um grande número de obstáculos e inimigos em conjunto pode aparecer, isso faz com que você saiba administrar seus tiros ou tenha atenção, seus reflexos sejam suficientes pra saber lidar com os desvios dos obstáculos.
Os mundos são divididos em tutorial, industrial, floresta, canyon e boss rush.
As pistas incluem modos de desafio diversificados para aquele mundo como:
– Blast que você tem 1 chance para fazer a maior pontuação possível.
– Turbo que você deve sobreviver em uma velocidade maior que o normal.
– Precisão que você deve passar portões em cada volta enquanto aumenta a velocidade.
As naves que o jogo possui são 3: HWK II, KADILAK (nível 12 perfil), AXE (nível 24 perfil).
Skins das naves também são desbloqueadas conforme aumentar seu perfil.
Troféus / Conquistas
Dificuldade: 2/10
Para platinar / dominar o jogo você não terá tanta dificuldade se já tiver acostumado com shmups…
De forma resumida:
Termine o tutorial, morra 1 vez, atire 1000 balas, chegue em um checkpoint sem sofrer dano de colisões ou morrer, perca uma asa, destrua 100 obstáculos, lute com um chefe, vire de cabeça pra baixo, marque 1000 mil pontos em uma fase, desbloqueie uma skin e destrua 5 obstáculos com uma smartbomb.
Considerações Finais
Graficamente o jogo é simples, porém bem executado. Os efeitos de luz são bem dinâmicos entre a sombra da nave sendo projetada conforme a perspectiva com relação a luz do corredor. Apesar de em alguns momentos você ver uma sombra deformada pelos pixels, mas nada gritante já que é rapidamente momentâneo.
Em sonoplastia o jogo não consegue atrair sua atenção, as músicas estão ali para preencher o vazio de não ter nada além de explosões, não sendo possível ser cativado ou ter alguma preferência, mesmo trocando as músicas durante o jogo…
A jogabilidade cumpre seu papel por interagir conforme seus reflexos ou até mesmo suas falhas, pesando a nave quando perder uma asa e lhe fazer ter a esperança de conseguir desviar dos obstáculos à tempo. Porém em contra partida, o pulo da nave não impõe um papel de peso, e sim algo planando.
O desempenho do jogo num geral é satisfatório, rodando à 60 fps sem variantes num PS4 FAT, mesmo se manter o R2 ativado fixamente. Não houve crashes e bugs durante a jogatina. O jogo tem um load inicial de 10 segundos, é instantâneo entre suas mortes das fases porém ao dar restart ele carrega novamente pra gerar um corredor novo (sim, é procedural).
A dificuldade e desafio são de bom tamanho conforme sua necessidade ou habilidade, aumentando a dinâmica dos obstáculos em dificuldades difíceis (como aumento dos obstáculos na pista ou alvos não destrutíveis mais seguidos). Jogar em dificuldades mais altas certamente serão um bom teste para seus reflexos…
Lost Wing num geral é um shmup indie competente, simples e com alta dose de replay, porém quem é caçador de troféu não irá se prender muito ao título por ser facilmente platinável e não exigir um nível alto para o perfil do jogador.
Jogadores de mobile talvez se sintam mais à vontade por ser um perfil de jogo comum entre a plataforma, que possui jogos baseados no seu tempo de jogo e que lhe recompensam conforme jogar por mais tempo e agregar experiência.
Porém algo que notei nesse item de jogo: a experiência é contabilizada apenas quando morrer as 3 vidas e deixar o contador de perfil parecer, se fizer restart antes o jogo não irá contabilizar.
Não tenho certeza se isso é proposital ou uma falha de registro do jogo…
Por ser um jogo com uma idéia simples, compre em uma promoção se gosta de troféus, do gênero ou testar seus reflexos. Caso contrário, poderá ficar sem ele no seu curriculo de jogador.
E você, pronto para ver todos os desafios do jogo????